NOTÍCIAS

14-SET-2023

Paço do Lumiar discute militância e políticas públicas para a população LGBTQIA+.

Essa é a quarta ação realizada para marcar a “Semana da Diversidade LGBTQIA+”, aberta pela gestão municipal na última segunda-feira (11)

#DireitosHumano POR ASCOM 14 DE SETEMBRO DE 2023

Paço do Lumiar discute militância e políticas públicas para a população LGBTQIA+.

FOTO: AMANDA ARAÚJO

Na manhã desta quinta-feira (14), em Paço do Lumiar, foi realizado o "8º Seminário de Militância LGBTQIA+: Políticas Públicas da População em Paço do Lumiar". O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo da prefeitura por meio das ações da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), e coparticipação do Grupo Paço Livre, que a 17 anos atua em defesa dos direitos desta parcela da população.

Participando das plenárias e painéis propostos estavam atores indispensáveis para discussões sobre inclusão, sociedade mais justa para todos e todas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Estiveram presentes autoridades do poder público municipal, representantes de entidades de luta e defesa dos direitos LGBTQIA+, e também, integrantes da sociedade civil organizada.

Como gestora, a prefeita Paula Azevedo (PCdoB), fez questão de prestigiar o ato. Na ocasião ela ressaltou a importância e dimensão desta população e que a busca por respeito à diversidade, tem sido uma bandeira da atual gestão.

"A Semana da Diversidade LGBTQIA+ já parte do calendário de eventos na nossa cidade. Nesse sentido há inclusive a Lei Nº 886, de 18 de outubro de 2021, sancionada nesta gestão, criando a regulamentação e estipulando preferencialmente sua realização no mês de setembro", lembrou.

Durante o seminário, também foram apresentadas as bases do "Plano Municipal para a Promoção de Cidadania e Direitos Humanos LGBTQIA+", que vem sendo construído pela SEMDHU e demais secretarias de Paço do Lumiar. O plano tem como missão subsidiar a implementação e execução de ações governamentais de sensibilização e enfrentamento do preconceito, discriminação e violência contra a pessoa LGBTQIA+ especialmente àquelas em situação de risco social e exposição à violência.

"Este documento nasce a partir Lei Municipal nº 3.712/2022 com instituição de grupo de trabalho Interinstitucional, buscando criar mecanismos contra a desigualdades e a discriminações, e acima de tudo, atendendo às necessidades desta população como sujeitos de direito e sujeitos políticos de fato", evidenciou a secretária Hélica Silva.

A realização do seminário precedeu o evento da 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Paço do Lumiar, evento que acontecerá no domingo (17). "Há uma estimativa de mobilização de 5 mil pessoas na rua cumprindo o percurso desde a concentração, às 16h, na Av.12 até a Praça da Família, chamando à atenção da sociedade para essa causa", avaliou Herbert Sousa, coordenador do Grupo Paço Livre.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 1 dia(s)

Primeira semana dos XVI JELS foi sucesso dentro e fora das quadras

A primeira semana dos XVI Jogos Escolares municipais foi um grande sucesso dentro das quad [...]

#Esporte Há 1 dia(s)

Quarto dia de JEL’s movimenta o cenário esportivo luminense

O quarto dia dos Jogos Escolares Luminenses, promovido pela Prefeitura de Paço do Lumiar, [...]

#DireitosHumano Há 1 dia(s)

Inauguração da Casa dos Conselhos movimenta o Maiobão

Devidamente inaugurada na manhã desta sexta-feira (17), pela prefeita Paula Azevedo(PCdoB) [...]

#Desenvolvimento Há 1 dia(s)

Caminhada do 18 de Maio movimenta o município

Músicas, balões, panfletagem, carros de som e muita gente caminhando na mesma direção. Est [...]

#Município Há 1 dia(s)

7ª edição do Paço em Ação acontece amanhã na comunidade Guarujá

A Prefeitura de Paço do Lumiar realiza amanhã, sábado(18), a 7ª edição do projeto "PAÇO EM [...]

#Saúde Há 1 dia(s)

SEMUS homenageia mães no Espaço TEA no Maiobão

A manhã desta sexta-feira, (17), no Espaço TEA, que funciona no prédio da Secretaria Munic [...]

#Município Há 1 dia(s)

Prefeitura aciona Equatorial para fornecer energia no Residencial Flávio Dino

Buscando garantir a qualidade do fornecimento de energia para os moradores do Residencial [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito