Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019

SEMFAZ E JUCEMA DEFINEM ESTRATÉGIAS DE DESBUROCRATIZAÇÃO FISCAL EM PAÇO DO LUMIAR

Durante a manhã desta quinta-feira, 8 de agosto, a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) de Paço do Lumiar sediou uma reunião entre servidores do município, membros da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) e profissionais de tecnologia para tratar a respeito da integração de dados da junta comercial ao banco de informações do Sistema Tributário da Secretaria Municipal da Fazenda.

A integração pretende desburocratizar a abertura e alterações cadastrais das empresas.

Para o secretário municipal de Fazenda, Flávio Estrela, a integração completa de todas as informações da Jucema no banco de dados do Sistema Tributário da Secretaria Municipal da Fazenda de forma automática servirá de exemplo para todo o Maranhão.

De acordo com o auditor fiscal do Município e coordenador do programa Empresa Fácil, Nicholas Moreira, o processo vai ajudar o contribuinte a evitar filas e burocracia na hora de receber atendimento sobre o seu negócio.

"Com essa integração, nós fazemos tudo o que hoje está sendo trabalhado, mas vamos acabar com essa necessidade do contribuinte vir até nós para tratar de abertura, alteração, baixa ou coisas relacionadas à sua empresa, podendo fazer tudo isso direto de casa", explicou.

Ian Madu, servidor da Semfaz de Paço do Lumiar, deu mais detalhes sobre a integração. "Essa automatização dá mais facilidade ao contribuinte. Ele faz abertura de CNPJ, de alvará de funcionamento, tira as demais licenças dentro do município, sem precisar estar se deslocando à secretaria", explicou.

Participaram da reunião representante da empresa Vox, responsável pela sistema da REDESIM, e também servidores municipais do Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária.

SAIBA MAIS

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Publicado em: 08/08/2019