Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018

SECRETÁRIA NUBIA FEITOSA FAZ PALESTRAS PARA ALUNOS DA ESCOLA ERASMO DIAS, NO MAIOBÃO

Duas palestras esclarecedoras sobre a violência contra a pessoa, principalmente contra as mulheres, foram realizadas na segunda-feira, 26, na escola de ensino médio Erasmo Dias, no Maiobão, pela secretária municipal de Planejamento e Articulação Política de Paço do Lumiar, Nubia Feitosa Dutra, que também é psicóloga, advogada e engajada nos movimentos contra a violência à pessoa.

“Eu não sou feminista, sou uma mulher, mãe, estudiosa do tema e tento trazer sempre o assunto à discussão. É uma forma de contribuir na tentativa de reduzir os casos de violência doméstica”, informou a secretária a uma plateia de dezenas de alunos na faixa de 15 a 18 anos. As duas palestras, realizadas nos turnos da manhã e da tarde, fizeram parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, desenvolvido pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Direitos Humanos.

Durante mais de uma hora, em cada palestra, a secretária interagiu com os estudantes, levantando questões importantes do dia-a-dia deles relacionados à violência, como bullying, ciúme nos relacionamentos amorosos, violência doméstica, assédio, entre outros. De forma descontraída e buscando sempre a participação da plateia, dra Nubia Feitosa lembrou aos estudantes que às vezes ações aparentemente sem maldade podem trazer sofrimento para um colega.

“É preciso se colocar no lugar do outro. Estar na escola é uma oportunidade de aprender com a convivência. Busquem o saber e também os sentimentos nobres, de companheirismo com os colegas. Nosso objetivo é formar sujeitos de direitos e deveres e também cidadãos que ajudem a termos uma sociedade melhor, mais harmônica, menos violenta e preconceituosa”, destacou a secretária.

As atividades da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres prosseguem até o dia 10 de dezembro em Paço do Lumiar.

Texto: Érika Rosa

Fotos: Adrielly Dayne