Domingo, 24 de Março de 2019

PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR E UEMA INICIAM PESQUISA DA BIODIVERSIDADE LOCAL

A Prefeitura de Paço Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, firmou uma importante parceria com a Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a iniciativa visa fazer um levantamento da biodiversidade do município.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Gomes, que acompanhou o grupo da Uema, não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no município, pois este tipo de estudo nunca foi feito antes.

"Paço do Lumiar tem uma grande diversidade biológica. Precisamos fazer um levantamento disso e descrever a riqueza e a variedade do nosso mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano. É importante termos esse entendimento e sabermos o que nosso município oferece", ressaltou o secretário.

A equipe da AGA iniciou suas atividades em terras luminenses no último dia 25. Os pesquisadores, juntamente com a empresa Júnior do curso de Ciências Biológicas, realizaram uma visita técnica a alguns pontos da cidade como o rio Curuçá; Rio Grande e Porto do Iguaíba; Porto do Mojó; Mercês; Porto do Mocajutuba; Pau Deitado; Porto e Fonte do “O”, e Porto da Timbuba.

O secretário destacou que o estudo pode melhorar o turismo local, partindo do ponto de que conhecendo o que município oferece, o interesse público pode aumentar. "Temos grandes riquezas naturais que poucos conhecem, mas a partir do momento que o visitante tem conhecimento do que pode encontrar passeando por Paço do Lumiar, não há dúvidas de que seu interesse vai aumentar", concluiu Renato Gomes.

Texto: Annielle Pimentel

Fotos: Paulo Filho