Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018

PAÇO DO LUMIAR INICIA CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL

Está na hora de os homens vencerem o preconceito e cuidarem mais da saúde. O Novembro Azul, mês dedicado ao diagnóstico preventivo do câncer de próstata, transcorrerá em Paço do Lumiar durante este período com uma programação especial. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou a campanha nesta terça-feira (6) com uma ação no centro de marcação de consultas, no Maiobão.

Durante toda a manhã, ao som da boa música da banda Click, os homens que foram até o CSU tiveram acesso a consultas com urologistas e testes rápidos de sífilis, HIV, pressão e glicemia, além de rodas de conversas sobre a importância de cuidar bem da saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Juarez Lima, a iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

"A campanha Novembro Azul faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que orienta os municípios a desenvolverem atividades que estimulem os homens a adotarem hábitos mais saudáveis de vida para que consigam reduzir suas resistências em procurarem os serviços de saúde mais próximos de suas casas e, aqui em Paço do Lumiar, nós abraçamos a campanha", disse o secretário.

A movimentação chamou a atenção de seu Antônio Barbosa, 52 anos, que tinha ido até o CSU marcar uma consulta para sua filha e acabou sendo surpreendido com a ação, ele que nunca realizou o exame de toque por medo, agora mudou de ideia. "Eu não sou de cuidar muito da saúde e esse exame me assusta, mas olhando todos esses homens aqui, se prevenindo sem nenhum problema, me inspirou. Eu vou aproveitar a oportunidade e vou fazer meus exames, com saúde não se brinca", disse Antônio.

Até o dia 30 de novembro, as Unidades Básicas de Saúde estarão com programações especiais e com atendimento de médicos urologistas.

Texto: Annielle Pimentel/Ascom Paço do Lumiar

Imagens: Hilton Silva/Divulgação