Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

PAÇO DO LUMIAR ADERE AO PACTO PELO FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM

O município de Paço do Lumiar aderiu ao Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem no Maranhão. A adesão aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 20, durante solenidade realizada no Hotel Luzeiros, em São Luís. Com isso, novas ações passarão a ser desenvolvidas no município com o objetivo de fortalecer ainda mais o processo de aprendizagem dos estudantes luminenses.

O Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem consiste em um acordo firmado entre o Governo do Estado e as prefeituras municipais, com o intuito de melhorar as condições de aprendizagem. O lançamento do pacto foi feito pelo governador Flávio Dino, na presença do ex-ministro da Educação, José Henrique Paim, e de prefeitos, deputados e demais autoridades. Na ocasião, o município de Paço do Lumiar foi representado pelo secretário municipal de Educação Paulo Roberto Barroso.

Objetivo – O pacto visa reforçar a colaboração entre Estado e municípios para a elevação de indicadores educacionais em todas as cidades maranhenses. Dessa forma, o plano tem o intuito de fortalecer a colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as Secretarias Municipais de Educação, por meio do desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos indicadores e à concretização de metas do Planos de Educação.

Com essas ações, haverá o fortalecimento do processo de aprendizagem dos estudantes desde a Educação Infantil, para que eles cheguem ao Ensino Médio com as habilidades necessárias para a sua formação.

As metas e ações previstas para o Pacto são focadas na Educação Infantil e o Ensino Fundamental, que no Sistema Educacional Brasileiro é de responsabilidade municipal. O Governo do Estado irá auxiliar os municípios com a melhora na infraestrutura das escolas, formação de professores, oferta de assessoria técnico-pedagógica, entrega de kits pedagógicos e de veículos escolares (ônibus e lanchas), para garantir o acesso dos estudantes ao ambiente escolar.

Avaliação - “O pacto tem uma dimensão política, mas, sobretudo, uma dimensão muito prática que é fazer o Estado mais próximo dos Municípios, com o apoio técnico e financeiro para que juntos possamos melhorar a educação do Maranhão”, destacou o governador Flávio Dino durante o evento.

Durante o lançamento, foi entregue aos gestores e professores municipais o Documento Currículo do Território Maranhense, que servirá como base curricular para que as escolas elaborem seus projetos e planos de aulas de docentes para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

“Pela primeira vez no estado do Maranhão, nós temos um documento norteador para o desenvolvimento das Polícias Públicas voltadas para a educação. Vamos agora juntar os esforços: aquilo que nós já estamos desenvolvendo na rede municipal com o acompanhamento e o cumprimento do pacto firmado. O município de Paço não vai ficar de fora e nós já até começamos com essas ações desde o dia 11 de fevereiro com o início das aulas deste ano”, pontuou Paulo Roberto Barroso, secretário municipal de Educação de Paço do Lumiar.

Texto: Leandro Santos

Foto: Adrielly Dayne