Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019

CONCLUÍDO CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DE DIREITO

Na tarde da última sexta-feira, 24, foi realizado o encerramento do Módulo I do Curso Básico em Direitos Humanos, Controle Social e Participação Popular, que faz parte do Ciclo de Formação Básica para Conselheiros e Conselheiras de Paço do Lumiar.

O evento foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), por meio da Escola de Conselhos.

Os conselheiros de direitos são figuras de grande importância. É por meio deles que são implementadas na sociedade políticas públicas que beneficiam várias pessoas, principalmente aquelas em estado de maior vulnerabilidade.

No módulo foram trabalhados os conceitos básicos de políticas públicas, controle social e participação popular, abordando a importância dos Conselhos e demais instâncias de participação neste processo.

O público-alvo do módulo foram os conselheiros municipais de direito e líderes comunitários. O curso foi gratuito. “Esta foi mais uma ação inédita da nossa gestão, que vai ajudar na melhor aplicação e fiscalização das políticas públicas no município”, afirmou o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra.

“Fico muito feliz com a participação de todos os envolvidos e tenho certeza de que eles contribuirão para a garantia dos direitos daqueles que mais precisam. No final, ainda fui presenteado com uma pequena amostra da produção agrícola da comunidade Guarujá III. Obrigado a todos pela gentileza”, afirmou o prefeito Dutra.

Proposta

A Escola dos Conselhos se propõe a promover, articular e fortalecer ações transversais e territorializadas de educação formal e não formal, com foco no fortalecimento da consciência crítica, do controle social, da participação popular e do exercício democrático para o aperfeiçoamento das políticas públicas e defesa dos direitos humanos.

Para Marcos Tadeu Corvelo, que participou do curso, foi muito bom rever os princípios dos Direitos Humanos, da Democracia e da Educação Popular. “Aprendemos por meio de um processo participativo, de diálogo, que possibilitou a reflexão crítica da realidade. Gostei de estudar sobre Controle Social, Participação Popular e Garantia de Direitos. Vai ser muito útil pra mim, que trabalho em programas sociais do governo”, afirmou.

Texto: Leandro Santos/Ascom Paço do Lumiar

Publicado em: 31/05/2019