NOTÍCIAS

31-MAR-2023

Divisão de Igualdade Étnico Racial e Crença da SEMDHU divuIgará dados de Povos e Comunidades Tradicionais no município

Os dados foram compilados num mapeamento e são essenciais para informar a realidade desse público

#Administração POR ASCOM 31 DE MARÇO DE 2023

Ethinalia Soares e Reinaldo Avelar, chefes da Divisão de Igualdade Étnico Racial e Crença da SEMDHU.

O município de Paço do Lumiar será a primeira cidade do Maranhão a fazer sua Devolutiva do Mapeamento com Povos e Comunidades Tradicionais de Religião Matriz Africana. Para isso, a Prefeitura realizará um ato solene com a presença de representantes dessas comunidades para apresentar dados importantes sobre um estudo exclusivamente voltado para conhecer a realidade dos terreiros e famílias que fazem parte deles. O evento acontecerá dia 13 de abril, das 14h às 17h, no Terreiro de Mina Pedra de Encantaria (Ilé Axé Ata Olé), na Avenida 14 Qd.09, Nº 09 - Maiobão. A realização do mapeamento é uma antiga reivindicação dos Povos e Comunidades Tradicionais de Religião Matriz Africana de Paço do Lumiar, atendida agora na gestão da Prefeita Paula Azevedo. No inicio, o objetivo era saber o número estimado de terreiros no município. No levantamento feito pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por meio da Coordenação Sócioinclusiva/Divisão de Igualdade Étnico Racial e Crença, foram apontados 100 terreiros, mas por conta da pandemia do Covid, até o mome nto 60 foram identificados dentro do mapeamento e 48 tiveram questionários aplicados pelos pesquisadores.

No mapeamento, foram levantadas informações sobre a quantidade de pessoas que fazem parte deles, como crianças, jovens, adultos e idosos. Além disso, será possível saber quantas famílias tem aposentados e integrantes dependentes de benefícios como o bolsa-família e outros. Também foi aplicado um formulário para saber as demandas mais urgentes de cada comunidade. Por conta desse mapeamento, os povos e comunidades tradicionais de Religião Matriz Africana também puderam fazer solicitações de serviços e obras nos bairros e vilas onde residem. Demandas sobre pavimentação, iluminação pública e ações envolvendo a prestação de serviços de saúde foram oferecidos pela Prefeitura de Paço do Lumiar mediante as reivindicações apresentadas.

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E COMBATE AO PRECONCEITO

O levantamento também abrangeu aspectos sociais e econômicos. Por conta disso, os pesquisadores conseguiram identificar que os integrantes de terreiros contam com recursos próprios e de clientes dos serviços que oferecem. São esses recursos que auxiliam na realização de doações e ações sociais que distribuem comida, roupas e brinquedos nas comunidades em épocas de festejos populares das religiões de matriz africana. Pelo estudo, foi descoberto que mais de 2 mil pessoas fazem parte dos Povos e Comunidades Tradicionais de Religião Matriz Africana em Paço do Lumiar.

Já alguns terreiros contam com cerca de 30 a 40 anos de existência. Também foram relatados problemas com falas preconceituosas. "Isso é verificado justamente pelos comentários e olhares que fazem sobre os trajes que usam as comunidades tradicionais de Matriz Africana. Também tivemos um caso de um terreiro invadido que foi acompanhado pela Secretaria de Direitos Humanos de Paço do Lumiar", informa Ethinalia Soares, que ao lado de Reinaldo Avelar, são os chefes da Divisão de Igualdade Étnico Racial e Crença da SEMDHU. Segundo ela, as raízes dos terreiros de Paço do Lumiar, identificados no mapeamento são o Tambor de Mina, Candomblé (Predominância Casa Fanti), Terecó (raiz de Codó) e Cura e Pajelança. "Esse mapeamento é importante porque ele dará visibilidade aos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, assim como às demandas dessas comunidades", destaca Ethinalia Soares.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Infraestrutura Há 1 dia(s)

Prefeita Paula Azevedo segue acompanhando de perto obras no Mocajutuba/Cotovelo

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB) seguiu com a agenda de trabalho neste sábado (04) visitand [...]

#Saúde Há 1 dia(s)

Com uma política de acolhimento diferenciada, Lúcia Vasconcelos é a nova titular da SEMUS

Até então, secretária adjunta da pasta desde 2023, Lúcia Vasconcelos agora assume novo des [...]

#Tecnologia Há 1 dia(s)

PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR DÁ INÍCIO A 20ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Na manhã desta sexta-feira(3), a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e D [...]

#Desenvolvimento Há 2 dia(s)

Semdes emite nota para corrigir informações equivocadas e distorcidas

Após tomar conhecimento de postagem feita por blogueiro que induziu leitores a uma  compr [...]

#Educação Há 2 dia(s)

Prefeitura promove diálogo construtivo com representantes dos professores da Rede Municipal

Na manhã desta sexta-feira, 03, a equipe de assessores da Prefeitura de Paço do Lumiar rec [...]

#Saúde Há 2 dia(s)

Semus recebe treinamento e apoio técnico pelo Programa Cuidar

Nesta quinta-feira (2), a Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de [...]

#Esporte Há 3 dia(s)

SEMCEL divulga Escuta Pública para sugestões sobre a Lei Aldir Blanc

A Secretaria Municipal de Cultural, por meio da Prefeitura de Paço do Lumiar, divulga a [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito