NOTÍCIAS

21-DEZ-2022

Representantes de Paço do Lumiar participam de encerramento do projeto Minha Escola Me Acolhe em São Luís

#Educação POR ASCOM 21 DE DEZEMBRO DE 2022

Representantes de Paço do Lumiar participam de encerramento do projeto Minha Escola Me Acolhe em São Luís (Foto: Marcos Caldas)

Acolher, ensinar e dialogar - esses são os pilares do projeto "Minha Escola Me Acolhe: violência de gênero não é normal", realizado no município de Paço do Lumiar, graças à parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher e as secretarias municipais de Educação e de Direitos Humanos de Paço do Lumiar.

O projeto acontece há quatro meses no município de Paço e em outros 19 municípios maranhenses; e tem como proposta despertar o diálogo dentro das escolas, sobre o tema violência contra a mulher. O encerramento do projeto aconteceu nesta terça-feira (20), no Edifício Nagib Haickel, no Jaracaty, e reuniu autoridades, gestores e alunos. Estes, são os chamados multiplicadores do projeto.

Em Paço do Lumiar, o projeto acontece no Colégio Militar 02 de julho (Unidade XII), no Paranã, com cerca de 10 alunos do 9º ano. Para a secretária municipal de Educação, Monique Carmona, o projeto encoraja e desperta alunos e professores ao diálogo sobre a violência contra a mulher.

"Essa pauta é de fundamental importância para ser discutida no ambiente escolar. Sabemos que os casos de mulheres que sofrem algum tipo de violência são recorrentes e precisamos despertar para o enfrentamento a esse tipo de violência. A melhor forma de fazermos isso é trabalhando a base, no ambiente escolar", ressaltou a secretária.

O projeto em Paço do Lumiar conta com duas monitoras - Rosianne de Jesus e Laís Alves. A coordenadora da Divisão de Diversidades Educacionais, Rosiane Silva de Jesus, caracteriza o projeto como um presente:

"Escolhemos o Colégio Militar para aplicação do projeto, pois lá tivemos 10 alunos que se tornaram multiplicadores, despertando, assim, outros alunos para o diálogo sobre violência de gênero. Isso é importantíssimo, pois, pela idade e identificação, os demais alunos acabam se envolvendo nessas ações", explica a coordenadora.

A assistente social da Coordenação da Mulher de Paço do Lumiar, Hélica Silva, enfatizou o caráter revolucionário desse projeto: "Ele é realmente muito impactante junto às famílias e comunidade escolar. Buscamos debater com os alunos todas as formas de violência, bem como sobre novas formas de socialização, para tentar romper com a estrutura de violência que ainda, neste tempo, enfrentamos", reforçou Hélica.

A multiplicadora e aluna da rede municipal de Educação, Thaismara Cristiny, disse que a experiência vivida nos últimos meses impactou muito em seu aprendizado, no entendimento de poder fazer suas próprias escolhas, sem interferências; sendo isso um direito seu. "Durante todo esse tempo, fizemos atividades e palestras, e espero que os novos alunos também aprendam, assim como eu, e passem a ser multiplicadores", assinalou a jovem estudante.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Hoje

Prefeitura promove diálogo construtivo com representantes dos professores da Rede Municipal

Na manhã desta sexta-feira, 03, a equipe de assessores da Prefeitura de Paço do Lumiar rec [...]

#Saúde Hoje

Semus recebe treinamento e apoio técnico pelo Programa Cuidar

Nesta quinta-feira (2), a Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de [...]

#Esporte Há 1 dia(s)

SEMCEL divulga Escuta Pública para sugestões sobre a Lei Aldir Blanc

A Secretaria Municipal de Cultural, por meio da Prefeitura de Paço do Lumiar, divulga a [...]

#Tecnologia Há 1 dia(s)

SEMCTI EXECUTARÁ PROJETO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO NA 20ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, [...]

#Turismo Há 1 dia(s)

SEMICT prestigia inauguração de mais uma loja que chega em Paço do Lumiar para gerar empregos diretos e indiretos

A cidade de Paço do Lumiar recebeu mais um empreendimento referência no varejo e atacado [...]

#Cultura Há 2 dia(s)

DIA DO TRABALHADOR: SEMCEL comemora com torneio de futebol no Iguaíba

Intitulado desde 1886, o 1º de Maio é celebrado como luta dos trabalhadores por direitos p [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito