NOTÍCIAS

20-SET-2023

Moradores do Polo Vila do Paço participam do 1° evento público para Revisão do Plano Diretor

#Urbanismo POR ASCOM 20 DE SETEMBRO DE 2023

a oficina, realizada no setor 1 (Polo Vila do Paço), foi marcada por intensa participação popular, com a presença de representantes de instituições FOTO: DIEGO CHAVES

Foi realizada nesta terça-feira(19), na U.E.B. Maria de Lourdes, a abertura da 1ª Semana de Oficinas de Leitura Comunitária e da 1ª Audiência Pública da Fase 01 do processo de revisão de Plano Diretor Municipal. A oficina, realizada no setor 1 (Polo Vila do Paço), foi marcada por intensa participação popular, com a presença de representantes de instituições, associações e entidades da sociedade civil, além da vereadora Drielle da Pindoba (Republicanos).

O debate público foi aberto pelo secretário de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), Walburg Neto, que ressaltou a importância da presença massiva da população de Paço do Lumiar nessa primeira semana de oficinas. "A participação popular é imprescindível. O Plano Diretor permite as secretarias ajustarem suas políticas e ações de acordo com as necessidades e expectativas da comunidade", comentou.

Representando a prefeita Paula Azevedo (PCdoB), que cumpre agenda de trabalho em Brasília (DF), o vice-prefeito de Paço do Lumiar, Inaldo Pereira, esteve no evento e enfatizou que o início desse processo é um dia histórico para o município. "Paço do Lumiar é a única cidade da Região Metropolitana que está em ascensão de crescimento. O PD vem para assegurar qualidade de vida de todos os seus habitantes. Por isso, a população deve ser protagonista do processo de Revisão", disse.

Conforme a arquiteta da SEMIU, Luciana Leite, a dinâmica dos encontros integra estratégia importante para a consolidação dos estudos e revisão do Plano Diretor, em conjunto com a comunidade. "As pessoas são capacitadas e informadas sobre toda a metodologia do processo. Ainda tem 3 fases pela frente para termos um diagnóstico preciso para o desenvolvimento da cidade. Precisamos entender que o ordenamento territorial é primordial para o progresso de Paço do Lumiar", explicou.

Segundo o arquiteto e urbanista da empresa que está desenvolvendo o Plano Diretor e assessorando a SEMIU, Victor Kennedy, o objetivo das Leituras Comunitárias é compreender a realidade local a partir da visão da sociedade civil. "Damos início a conversa com a população, fazendo a introdução do que é o Plano Diretor, e quais as responsabilidades, tanto da equipe técnica de consultoria quanto da Prefeitura, e também começando aplicar questionários pegando a opinião da população sobre questões como educação, saúde, planejamento urbano e até meio ambiente", pontuou.

Durante a reunião, os moradores dos bairros puderam participar de forma ativa, relatando sugestões e informando as maiores dificuldades enfrentadas hoje na comunidade local.

Dona Terezinha Maia, professora aposentada e moradora da sede há mais de 70 anos, disse que se sente satisfeita com o ato. "Nesse encontro, temos a oportunidade de apresentar as necessidades do local onde moramos. Espero que os anseios levantados aqui sejam levados à frente pelo Poder Público", afirmou.

A próxima oficina ocorre hoje (20), na UEB CRIANÇA FELIZ (Associação dos Moradores da Vila São José II). São convidados os moradores do Setor 2 - Polo Vila São José, que compreende os bairros Novo Paço, Luís Fernando, Altos do Laranjal, Rio São João; Taboca; Portal do Paço; Parque Eldorado; Pindaí; Mercês; Maracajá; Plaza das Flores; Loteamento São José; Nossa Senhora da Luz; Cidade Verde; Vila Cafeteira (Nova Olinda); Marly Abdala I e II; CJ. Roseana Sarney; Conjunto Zumbi dos Palmares; Edinho Lobão; Conjunto Novo Horizonte; Cajueiro; Comunidade Armindo Reis; Vila Nova Jerusalém; Nova Canaã; Residencial Itapoã (Vila do Povo); Solar das Mangueiras; Santa Edwiges; Parque Tiago Arôso; Vila São José; Maioba do Mocajutuba; Vassoural; Santa Filomena e Sílvia Cantanhede I.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Hoje

Feirinha da Agricultura Familiar garante renda e alimentos saudáveis aos munícipes

Toda semana, de terça a sexta-feira, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretari [...]

#DireitosHumano Hoje

SEMDHU emite nota de repúdio contra intolerância religiosa sofrida em terreiro na Vila São José

A Secretaria de Direitos  Humanos de Paço  do lumiar (SEMDHU), lançou nota de repúdio, n [...]

#Prefeita Hoje

Executivo retoma parceria com a ADRA e irá oferecer exames de vista gratuitos a partir desta segunda-feira

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob a liderança da prefeita Paula Azevedo (PCdoB [...]

#Desenvolvimento Hoje

Desenvolvimento e cidadania: a gestão eficaz de Suely Abreu na SEMDES

Comprometida com uma gestão participativa, inclusiva e democrática, a Secretaria de Desenv [...]

#Esporte Hoje

Prefeitura realiza sorteio de equipes no Congresso Técnico para realização dos JEL’s

Visando a realização dos Jogos Escolares Luminenses-JEL’s, que terá início no próximo dia [...]

#Município Há 1 dia(s)

Vândalos travestidos de moradores agridem profissionais e depredam unidade móvel de remoção

Na última quarta-feira (24), delinquentes alcoolizados da Vila Gaspar agrediram com barb [...]

#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar entrega Ecoponto no Tambaú

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semap) entregou [...]

#Infraestrutura Há 2 dia(s)

Paula Azevedo leva Regularização Fundiária para a Zona Rural de Paço do Lumiar

Uma demanda que poucos gestores encaram de frente é a regularização fundiária de terras. P [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito