CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Infraestrutura 25/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Paula Azevedo leva Regularização Fundiária para a Zona Rural de Paço do Lumiar
Uma demanda que poucos gestores encaram de frente é a regularização fundiária de terras. Primeiro pela burocracia do trâmite, e segundo pelo elevado custo do processo. 

No entanto, mesmo com tantas barreiras, esta tem sido uma causa atendida nas áreas urbanas pela Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), e agora também na zona rural do município.

Na manhã desta quinta-feira, (25), a gestora esteve no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na sede, para tratar do tema e levar respostas efetivas para mais de 300 famílias que aguardam pela regularização nas áreas rurais como Mojó, Tendal e Montanha Russa.

Participaram da reunião, membros do sindicato, que lidam com o manejo do campo na zona rural de Paço do Lumiar. O presidente do sindicato, Itamar Reis da Silva, o secretário financeiro, Alex Pereira, a secretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-Semdes, Suelly Abreu, o adjunto da Semiu, César Filho, e a coordenador da comissão de regularização funciária, Jéssica Arruda. E também assessorando a prefeita, Josy Desterro e Val Lima acompanharam as tratativas.

A Prefeita Paula Azevedo esteve acompanhada na reunião por uma equipe de Infraestrutura, e de desenvolvimento social para ouvir a comunidade de agricultores. “Temos uma agenda bem grande já do Paço em Ação, mas estamos aqui para atender não apenas as demandas de regularização, mas também de outros serviços que podem chegar a todos por meio dos atendimentos sociais oferecidos por várias secretarias, que em breve chegará aos moradores da zona rural”, disse a prefeita Paula Azevedo.

No encontro esteve presente a coordenadora da comissão de regularização fundiária, Jessica Arruda, que explicou a situação aos filiados. “Já foi feito o cadastro e o levantamento nas regiões. O processo do povoado Montanha Russa já está no cartório sendo registrado, depois será a vez de Mojó, e por último o Tendal, que é a maior área”, explicou a coordenadora.

A secretária da Semdes, Suelly Abreu, falou sobre os atendimentos sociais que são oferecidos pela Prefeitura. “Temos diversos programas sociais que a comunidade pode está inserida, mas também queremos trazer uma etapa do Programa Paço em Ação para a zona rural, pois sabemos e entendemos que é uma região que também precisa desse acompanhamento”, explicou  Suelly Abreu.
#Infraestrutura 18/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar limpa bueiro e resolve problema na Avenida do Pau Deitado

Na tarde desta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através de funcionários da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) realizou o serviço de desobstrução de esgotos e bueiros na Avenida Principal do bairro Pau Deitado.

A Semiu fez um serviço de força-tarefa, a fim de agilizar os trabalhos no local para que não ocorra mais problemas de alagamentos na via.

Para a execução do serviço foi preciso o uso de uma retroescavadeira hidráulica, para retirar todo o lixo e dejetos que chegaram a entupir os bueiros e causar o acúmulo de água da chuva.

O secretário da Semiu, Walburg Neto, explicou que o problema estava sendo ocasionado pelo descarte incorreto de lixo. "Estamos cumprindo determinação da prefeita Paula Azevedo para realizarmos esse serviço com urgência e de suma importância aos moradores, para que não ocorra mais alagamentos. Contudo, devemos ressaltar que a comunidade precisa descartar os resíduos no local apropriado. Aqui o alagamento foi provocado porque os bueiros estavam todos entupidos", disse.

Na mesma área, também existe um córrego que teve o serviço de limpeza concluído. Foi necessário que a máquina operasse por mais de duas horas para concluir o serviço.

A Semiu esclarece que neste período chuvoso está intensificado serviços de poda, capina, limpeza, iluminação, entre outros, mas é importante que a população colabore com o trabalho que está sendo feito.

#Obra 16/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Com 100% de recursos próprios, Prefeitura avança com obras na Estrada do Mocajutuba
#Obra 16/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Relação harmoniosa entre Poderes beneficia cidadão luminense
#Infraestrutura 08/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura inicia recuperação asfáltica da Estrada do Mocajituba
A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Semiu (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo), iniciou a recuperação da pavimentação da Estrada do Mocajituba. A malha viária, que possui extensão de 7,2 quilômetros, e começa na MA 204 e vai até a comunidade Cotovelo, terá todo o seu pavimento recuperado. 

Até chegar à aplicação da massa asfáltica nos pontos mais deteriorados, os serviços serão divididos em 5 fases: retirada da camada de asfalto antiga; colocação de camada de solo brita; estabilização  da base; imprimação; e pintura de ligação. Ao todo, 1,2 quilômetros de trechos da Estrada receberão cobertura asfáltica. 

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB), acompanhada do secretário da Semiu, Walburg Neto, esteve no local verificando o trabalho das equipes.Durante a visita, a Chefe do Executivo destacou a importância desse investimento para a qualidade de vida da população. "Com a via recuperada, estaremos proporcionando condições de circulação e passagem, oferecendo mais segurança, conforto e qualidade de vida para os moradores, pesqueiros e produtores rurais, assegurando o fluxo de pessoas em períodos de chuvas intensas", sublinhou a prefeita Paula Azevedo. 

No Mocajituba, onde a principal fonte de renda nessa comunidade é a pesca, a estrada recuperada deve também fortalecer o desenvolvimento econômico/social e ainda aumentar o potencial turístico da localidade.

“Trata-se de uma intervenção definitiva. Por isso, primamos, desde o começo, pela qualidade da obra, seguindo cronograma estabelecido, executando cada intervenção com muita responsabilidade. Além de facilitar o escoamento das produções pesqueira e agrícola, também vamos melhorar o acesso para moradores, estudantes e o tráfego de veículos pesados”, ressaltou Walbur Neto, titular da pasta.
#Obra 08/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura inicia recuperação asfáltica da Estrada do Mocajituba Malha viária, que possui extensão de 7,2 quilômetros terá todo o seu pavimento recuperado.
#Infraestrutura 04/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Semiu inicia restauração asfáltica em trecho de avenida do Tambaú

A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), realizou nesta quinta-feira (04) serviços de restauração do asfalto na Avenida 01 do bairro Tambaú.

A iniciativa do Executivo, que atende determinação da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), visa restaurar o pavimento e providenciar a contenção dos buracos uma vez que o asfalto, que é antigo, estava bastante danificado.

Ao longo de quase toda a via, trechos de asfalto deteriorado tiveram de ser substituídos por pavimento novo.

#Urbanismo 26/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura dá passo decisivo na regularização fundiária da Vila Epitácio Cafeteira

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Paço do Lumiar deu mais um passo no processo de Regularização Fundiária do Município.

Desta vez, foi protocolado, oficialmente, junto ao 1º Cartório Extrajudicial de Ofício, o processo para registro dos 860 títulos do projeto de Regularização Fundiária da Vila Epitácio Cafeteira.

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB) esteve acompanhada da coordenadora do Programa de Regularização Fundiária, Jéssica Arruda, sendo recebida pelo registrador de imóveis do Cartório, Felipe Madruga, além das assessoras Luciellen Boás e Ana Gabriele Furtado.

A prefeita afirmou que a gestão tem trabalhado firme no propósito de promover a regularização fundiária em toda a cidade. "Vamos avançando nesse projeto, visando transformar a realidade urbanística, social e econômica da cidade. Já entregamos 3.787 títulos para famílias que há tempos esperavam pela regularização de suas casas. A nossa expectativa é de que, até dezembro de 2024, mais de 7 mil títulos de propriedade ainda sejam entregues. Gerando segurança jurídica, direitos e oportunidades para essas famílias", disse.

A coordenadora Jéssica explica que o protocolo marca o fim da fase que tramita no Município. "Agora, vai ser iniciado a etapa de registro. No prazo de 60 dias, a Prefeitura deve receber, do Cartório, as certidões das matrículas. Todas as famílias da Vila Epitácio Cafeteira serão contempladas com o registro de seus imóveis", pontuou.

Em resumo, não havendo diligências, o Registrador expedirá a matrícula individual para cada imóvel da Vila Epitácio Cafeteira.

#Infraestrutura 25/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura inicia restauração da Avenida General Arthur Carvalho

A Avenida General Arthur Carvalho, no trecho que vai da MA-204 até o limite com o município de São José de Ribamar, está passando por restauração do pavimento asfáltico, num total de 1.760 metros de extensão.

Em razão do constante tráfego de veículos leves e pesados, o local sofre constantemente com as más condições de manutenção, em especial em períodos chuvosos. Máquinas e homens da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), trabalham, nesta segunda-feira (25), na execução da pavimentação nos pontos mais deteriorados da via.

"A requalificação de uma via de importância como essa, ajuda na mobilidade, no conforto e na segurança dos usuários", destaca o titular da Semiu, Walburg Neto.

#Infraestrutura 19/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Executivo realiza intervenções de melhoria na Rua Santo Antônio

O trabalho da Prefeitura de Paço do Lumiar para manter a qualidade das ruas e avenidas é constante. E o serviço de restauração das vias continua em 2024. A Rua Santo Antônio está sendo beneficiada com as intervenções mais recentes.

Equipes coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) trabalham desde segunda-feira (18) na requalificação do trecho.

A obra obedece a um cronograma da Prefeitura para melhorar a qualidade do asfalto nos principais corredores de transporte da cidade. Essa via, que possui 1.600 metros de extensão, desempenha um papel vital como rota de ligação entre as MAs 201 (Pindaí) e 204 (Joelho de Porco).

#Infraestrutura 19/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Com redução das chuvas, Semiu retoma serviços de recuperação na estrada do Mocajituba
#Infraestrutura 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Força tarefa faz mutirão de limpeza na Vila do Povo

Nesta terça-feira (12), logo pela manhã, uma força tarefa da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) tomou conta da Vila do Povo, por determinação da prefeita Paula Azevedo (PCdoB). O objetivo do Mutirão de Limpeza, que terá continuidade no decorrer da semana, foi de recolher e providenciar a destinação correta de todo o lixo que estava depositado em terrenos baldios do bairro.

No material coletado e retirado pela Semiu com o uso de 4 caçambas e 2 pás carregadeiras, predominavam lixo doméstico, móveis, galhos de árvores, mato e resíduos trazidos pelas chuvas.

O coordenador de Limpeza da pasta, Reinaldo Pontes, destaca que o papel da população é determinante para evitar o acúmulo de lixo e problemas decorrentes dessa grande concentração de material. "É importante frisar que estamos empenhados para manter a cidade limpa e neste período chuvoso, onde o risco de criadouros de dengue é muito grande, aí que estamos mais preocupados para agilizar os serviços", reforçou.

#Infraestrutura 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Trechos deteriorados na Estrada do Sítio Grande começam a ser restaurados pela Prefeitura

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), iniciou nesta segunda-feira (11) trabalhos de recuperação da estrada do Sítio Grande que liga a Estrada da Maioba (MA-202) ao Conjunto Maiobão. Ela serve como via de acesso para outras localidades e também é considerada um importante corredor de transporte.

A intervenção inclui restauração do pavimento nos trechos mais comprometidos. Após a conclusão, os moradores e visitantes dessa região contarão com pavimento de maior qualidade, sem deformações e adequadamente recomposto para fazer seus trajetos diários com segurança e tranquilidade.

Segundo o secretário da Semiu, Walburg Neto, a via contemplada nessa ação da Prefeitura estava com alto grau de desgaste. "As obras viárias e de asfalto são muito frutíferas, e vêm alcançando áreas diversas da cidade. A Estrada do Sítio Grande é mais uma a ser contemplada agora com a recuperação de pavimento, que faz tanta diferença no dia a dia das pessoas", afirmou.

#Infraestrutura 28/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Município realiza segunda audiência pública sobre revisão do Plano Diretor

A Prefeitura de Paço do Lumiar avançou em mais uma etapa do Processo de Revisão do Plano Diretor em Audiência Pública realizada na noite de terça-feira(27), na UEB Nadir Nascimento de Moraes.

Apresentado pela equipe da Líder, empresa contratada para a consultoria do processo de Revisão do Plano, a Audiência Pública contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Jorge Maru (Republicanos), do promotor de justiça Francisco Teomário Serejo, do secretário de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), Walburg Neto, da coordenadora do Núcleo Técnico, a arquiteta e urbanista Luciana Leite, da população em geral, associações representativas e demais segmentos da sociedade.

Em sua fala de abertura, o juiz da 10ª Promotoria de Justiça Especializada (1ª Promotoria de Justiça Regional do Meio Ambiente), Francisco Teomário Serejo, ressaltou a importância da transparência e da participação da população nesse processo. Ele elogiou a ampla divulgação das oficinas e audiências públicas, a fim de permitir que a comunidade esteja informada e contribua em todas as etapas. "Aqui, eu quero parabenizar a organização pela divulgação exponencial do evento. Eu tive a seguinte informação: "foi avisado na igreja". A divulgação é algo importantíssimo. A colaboração cidadã se dá em audiência pública, por exemplo, como um abaixo-assinado, dizendo qual o limite de assinaturas necessárias para que a proposta seja avaliada pela Câmara. Então, o PD tem, como princípio, a participação popular", enfatizou.

O presidente Jorge Maru ressaltou a magnitude do projeto, com efeitos significativos para a sociedade. "O Plano Diretor merece toda a nossa atenção porque será essa lei que definirá o futuro da cidade. Vamos tratar o PD como prioridade e o poder legislativo é parceiro fundamental nesse processo", afirmou.

O secretário Walburg Neto explicou que as audiências públicas serão espaços de diálogo entre a prefeitura, os órgãos de fiscalização e a população. "A audiência pública é uma excelente oportunidade para que todos participem e colaborem com informações que resultarão no desenvolvimento da nossa cidade e de toda a região", disse.

Durante o evento, foi apresentada a "Análise Temática Integrada" da Revisão do PD, que consiste no levantamento e compilação de dados para construção do diagnóstico municipal, onde foram abordados os aspectos físico, social, econômico e ambiental.

Na oportunidade, os munícipes se manifestaram e apresentaram contribuições para o PD. Foram abordados pelos presentes: instalação de polo industrial têxtil, calçadista ou cosméticos; melhorias no setores de mobilidade urbana, iluminação pública e coleta de lixo; elevação do nível de atividade econômica para aumento de recursos públicos; geração de emprego; e construção de creches, equipamentos de esporte e lazer e de um Hospital Municipal de Urgência e Emergência.

A revisão do PD tem como objetivo atualizar os principais instrumentos da política municipal de desenvolvimento e ordenamento territorial. A lei reúne um conjunto de ações que devem ser respeitadas pelo Poder Público para que os cidadãos tenham acesso à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer.

Segundo a coordenadora do NTPD, Luciana Leite, a elaboração do plano atende os princípios da gestão democrática, baseando-se nas demandas populares. "Estamos avançando a cada encontro de tratativas do nosso PD. Ele é um guia para o desenvolvimento sustentável de nossa Paço do Lumiar e a participação popular de representantes dos moradores traz resultados positivos para o processo", destaca.

#Infraestrutura 27/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Segunda audiência sobre a revisão do Plano Diretor acontece hoje

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) e do NúcleoTécnico, realiza, hoje (27), a segunda audiência pública para a revisão do Plano Diretor da cidade.

A atividade será no auditório da UEB Nadir Nascimento de Moraes, às 18h. Devem ser apresentados os trabalhos desenvolvidos, até o momento, pela equipe técnica e o cronograma, com os próximos passos. Vale ressaltar que o Plano Diretor serve para orientar o crescimento e o desenvolvimento urbano do município.

Portanto, o encontro configura evento de continuação do processo de participação social, primordial à elaboração da revisão do Plano Diretor. Participe!

#Urbanismo 23/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura conclui ciclo de oficinas da 2ª fase de Revisão do Plano Diretor. Os munícipes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o PD e participar de debates e dinâmicas.
#Administração 22/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Executivo prossegue com debates, envolvendo a participação popular, sobre a revisão do Plano Diretor. os participantes delinearam os objetivos e metas do desenvolvimento municipal para os próximos anos.
#Infraestrutura 21/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura realiza mais uma oficina para a revisão do Plano Diretor

Nesta terça-feira (20), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) e do Núcleo Técnico, realizou a segunda oficina após a retomada da Revisão do Plano Diretor. Moradores do Maiobão e região se fizeram presentes na UEB Alana Ludmila, a fim de construir uma cidade melhor para todos. O processo está sob a responsabilidade de assessoramento técnico da empresa Líder.

Durante o evento, a arquiteta e urbanista Luciana Leite, coordenadora do NTPD, expôs como estão sendo feitas as revisões e as etapas do trabalho a ser desempenhado pelo Executivo. A Etapa 2 do processo de revisão contempla a participação popular por meio de oficinas que estão sendo realizadas em cada comunidade, para que possam ser debatidos pontos específicos dos locais. Ainda está prevista audiência pública.

A atividade contou com a participação do secretário da Semiu, Walburg Neto, das gestoras municipais Karollyne Muniz e Olavia Cristina. Representantes da União dos Moradores do Maiobão e da Associação dos Artesãos de Paço do Lumiar, também estiveram presentes e puderam contribuir com sugestões para a elaboração de uma proposta de revisão à altura dos desafios e pluralidades de Paço do Lumiar.

O Núcleo Técnico agradece a parceria da Secretaria de Educação (Semed) que, por meio da gestora-adjunta da UEB Alana Ludmila (Maiobão), Lucilea Ferreira de Oliveira, cedeu a área da escola para a realização da oficina.

O terceiro encontro da semana terá como público alvo os moradores da Vila Cafeteira (Setor 3) e bairros adjacentes. O evento será nesta quarta-feira, 21, na UEB PÃO DA VIDA, às 18h.

#Infraestrutura 20/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Executivo retoma discussão para atualizar Plano Diretor

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) e do Núcleo Técnico, retomou nesta segunda-feira (19) as discussões sobre a revisão do Plano Diretor. Moradores do Pau Deitado estiveram na UEB Governador Luiz Rocha para oficina intitulada Leitura Comunitária da 2ª fase da Revisão do Plano Diretor - Análise Temática Integrada.

A atividade marcou o início da 2ª fase de revisão do Plano Diretor, nos bairros. São encontros para ouvir a comunidade sobre as necessidades quanto a mobilidade, habitação, educação, saúde, entre outras questões urbanas, além de identificar as potencialidades de suas regiões, visando à construção da proposta de lei que será encaminhada aos vereadores até maio de 2024. Estão previstos diversos momentos com ampla participação dos cidadãos, como oficinas temáticas e audiência pública.

O Plano Diretor é uma lei municipal que orienta a política de desenvolvimento e de expansão urbana, e busca o crescimento ordenado da cidade. O documento existente em Paço do Lumiar foi criado em 2006, conforme a Lei 335, e desde então não houve revisão.

"De 2006 para cá, nosso município passou por mudanças, cresceu e se desenvolveu. A atualização do Plano Diretor garante que essas mudanças sejam planejadas e orientadas, de modo que esse crescimento não gere desequilíbrio", explicou a arquiteta e urbanista da Semiu, Luciana Leite.

Na oportunidade, os presentes responderam questionário apontando sobre o que precisa ser implementado nos mais variados quesitos.

A dinâmica dos trabalhos foi apresentada pelos arquitetos e urbanistas da empresa de consultoria Líder Engenharia e Gestão de Cidades (SP), Victor Kennedy e Aline Martchely, além da equipe do Núcleo Técnico da Revisão do Plano Diretor, sob a coordenação de Luciana Leite.

Participaram do evento, o secretário da Semiu, Walburg Neto, a vereadora Vanusa Neves (PCdoB), e as representantes da Associação das Marisqueiras do Timbuba, Rosileia Rocha e Georgena Rocha.

O Núcleo Técnico agradece a gestora da UEB Gov. Luiz Rocha (Pau Deitado), Ana Kayth Carvalho, por ter cedido a área da escola para a realização da oficina.

Nesta terça-feira, 20, a atividade se repete na UEB ALLANA LUDMILA, às 18h, para os moradores do Maiobão (Setor 2) e região.

#Infraestrutura 16/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura retomará atividades com a comunidade para revisão do Plano Diretor
A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da SEMIU e do Núcleo Técnico, dando início a segunda fase da Revisão do Plano Diretor do município, informa que voltará a realizar oficinas itinerantes nos bairros. 

Os encontros serão abertos a todos os cidadãos interessados em participar da organização territorial da cidade.  A primeira reunião de 2024 acontecerá no dia 19 de fevereiro, na UEB GOVERNADOR LUIZ ROCHA, Pau Deitado, às 18 horas.

Na terça-feira, 20, a atividade se repete na UEB ALLANA LUDMILA, às 18h, para os moradores do Maiobão (Setor 2) e região. 

O terceiro encontro da semana terá como público alvo os moradores da Vila Cafeteira (Setor 3) e bairros adjacentes. O evento será na próxima quarta-feira, 21, na UEB PÃO DA VIDA, às 18h.

Toda a população está convidada e deve participar deste processo.
#Infraestrutura 16/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura leva manutenção asfáltica à avenida 14 do Maiobão

Foram iniciados nesta quinta-feira (15) os trabalhos de manutenção e restauração do pavimento asfáltico na avenida 14, Maiobão, importante corredor de transporte do município. A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), integra os serviços de recuperação asfáltica que estão sendo executados nas vias urbanas da cidade, desgastadas pela ação das chuvas e pelo volume de tráfego.

O secretário da Semiu, Walburg Neto, destaca que a manutenção dos bairros é um compromisso da gestão azevedista. "Nossas equipes trabalham diariamente em melhorias em avenidas e ruas da cidade para melhorar o acesso a vias importantes da cidade e garantir mais segurança aos motoristas e qualidade de vida", afirmou.

#Infraestrutura 31/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO SEMIU inicia serviços de recuperação de ruas no Novo Horizonte

As máquinas da Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo -Semiu, estão trabalhando a todo vapor. A intervenção, que teve início hoje(31), no Residencial Nova Esperança, está sendo realizado atendendo um pedido do Legislativo Luminense, representado pelo presidente vereador Jorge Marú(Republicanos).

Desta feita, o Executivo vai garantir aos munícipes mais infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida. A Semiu tem realizado intervenções de recuperação de vias em diversos bairros do município, como Vila Cafeteira, Nova Esperança, e Cidade Verde

"As obras seguem ainda este ano em execução, com o planejamento de que na maior brevidade possível irá atender os bairros que mais precisam", contou o secretário da Semiu, Walburg Neto. O trabalho inclui ainda, os serviços de execução de limpeza, regularização, nivelamento e patrolamento do leito estadal.

#Infraestrutura 25/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Recuperação asfáltica chega a Vila do Povo têm como objetivo facilitar a mobilidade e garantir segurança ao tráfego do transporte público. FOTO: DIVULGAÇÃO
#Infraestrutura 25/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Seminário Preparatório Metropolitano acontece amanhã o evento vai abordar temas fundamentais para o desenvolvimento e o futuro da Região Metropolitana da Grande São Luís FOTO: divulgação
#Infraestrutura 24/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura realiza obras de revestimento primário no Nova Esperança

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), em continuidade ao trabalho de melhoria da malha viária urbana e rural, iniciou nesta quarta-feira (24), o revestimento primário das ruas do bairro Nova Esperança. A medida visa facilitar o acesso de centenas de famílias à localidade.

O revestimento primário consiste no patrolamento e cascalhamento das ruas. Além disso, as equipes da Semiu realizaram limpeza das vias.

A intervenção foi um pedido do presidente da Câmara de Paço do Lumiar, Jorge Maru (Republicanos), motivada após solicitação do líder comunitário Carlos Adriano.

"A Prefeitura de Paço do Lumiar teve atenção especial para o nosso pedido de melhoria nas ruas do bairro. A parceria com o Poder Legislativo vai trazer diversos benefícios para a população. Dessa vez, foi a manutenção das ruas. Agradeço a prefeita Paula Azevedo e ao secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, pelo empenho ao levar melhor estrutura para o Nova Esperança", disse Jorge Maru.

Paço do Lumiar está passando por um grande avanço na infraestrutura e qualidade de vida dos moradores. "Essas ações representam um compromisso contínuo em proporcionar uma cidade mais acessível, segura e sustentável para seus cidadãos. Seguiremos avançando, em parceria com a Câmara Municipal, em todas às áreas da gestão, assegurando assim o desenvolvimento de nossa cidade", destaca a prefeita Paula Azevedo (PCdoB).

#Infraestrutura 24/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Seminário preparatório para II Conferência Metropolitana acontece nesta sexta-feira (26)

Paço do Lumiar receberá, nesta sexta-feira (26), seminário preparatório para II Conferência da Região Metropolitana da Grande São Luís, que será realizada em março. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem), conta com total apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, e ocorrerá

na UEB Nadir Nascimento de Moraes, das 13h às 18h. Estão convidados autoridades e membros da sociedade civil organizada, além da imprensa.

Este será o segundo seminário realizado por meio da (AGEM), de um total de 13 a serem executados em cidades da Região Metropolitana da Grande São Luís.

O evento tem como pauta políticas públicas comuns aos 13 municípios da região metropolitana, com espaço para discussão dos eixos temáticos, os quais serão saneamento, mobilidade urbana e turismo. Também serão escolhidos os delegados para a eleição de membros do Conselho Participativo Metropolitano, nos termos do art. 13 da Lei Complementar nº 174, de 25 de maio de 2015.

"A integração entre os gestores das 13 cidades é o caminho para vencer os desafios da região metropolitana e este seminário é importante porque vamos discutir soluções conjuntas para os problemas que atingem a metrópole", asseverou a prefeita Paula Azevedo (PCdoB).

#Infraestrutura 15/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Trechos da Avenida 05 e Rua 04 da Vila Cafeteira recebem manutenção asfáltica

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), realiza a manutenção e restauração do pavimento no corredor de transporte da Vila Cafeteira.

A Semiu, mesmo com ponto facultativo decretado em virtude das festividades pelos 63 anos emancipaçãopolítico-administrativa do Município, manteve a atividade em funcionamento. O trabalho iniciou-se nessa segunda-feira, 15, nos trechos que compreendem a Avenida 05 e a Rua 04 do bairro. As equipes estão fazendo a recuperação dos pontos mais degradados.

As vias, por onde passam, diariamente, ônibus, vans, motoristas de aplicativos e carros de lotação, receberam reforço na camada de asfalto, além de terem eliminados os buracos e imperfeições dos caminhos como fissuras. A população que passar por esses pontos vai sentir uma melhora ao trafegar pelos trechos contemplados.

#Infraestrutura 12/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura entrega 150 títulos definitivos para celebrar aniversário de Paço do Lumiar

Se tem festa, tem aniversariante, tem convidado, tem presente. Mais 150 famílias de Paço do Lumiar, desta vez do bairro Morada Nova, agora têm garantido o direto de propriedade dos seus imóveis. O Executivo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), entregou, nesta quarta-feira (10), os Títulos de Regularização Fundiária. O evento, realizado na avenida principal do bairro, deu início às festividades em comemoração aos 63 anos de emancipação político-administrativa do município.

A emoção brilhou e transbordou dos olhos de quem estava recebendo a escritura da própria casa, agora proprietários de fato e de direito.

A atual gestão da Prefeitura já entregou 3.687 títulos. Em 2023, foram entregues 1.033 títulos. As regularizações já atenderam famílias do Residencial Sol Nascente, Cidade de Paço, Lima Verde, Loteamento do Padre, Residencial Todos os Santos, Residencial Cordeiro, Residencial Nova Vida, Alto Paranã III, Menino Gabriel, Cohabiano X e Alto Paranã I, Manaíra. A meta é de beneficiar 7.882 luminenses com ações de regularização fundiária até 2024. Atualmente, estão em andamento processos de regularização nas áreas do Mojó, Tendal, Montanha Russa, Vila Cafeteira, Nova Linda, Bob Kennedy e Altos do Laranjal. Os custos e tratativas do processo de regularização de imóveis são totalmente gratuitos para as famílias de baixa renda.

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) destacou o trabalho e as possibilidades que se abrem para as famílias, com o papel da casa na mão. "Hoje celebramos o fortalecimento de laços comunitários. Entregar esses títulos é garantir segurança e dignidade às famílias luminenses. Estamos construindo um Paço do Lumiar mais justo e inclusivo."

Presente no evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Maru (Republicanos), enfatizou em sua fala que é uma alegria imensa participar desse momento. "Cada título entregue é uma história de vida transformada. Na Câmara, estamos alinhados com a Prefeitura para seguir trabalhando pelo bem de Paço do Lumiar. Parabéns a todos que agora têm o título nas mãos."

A coordenadora do Programa de Regularização Fundiária, Jéssica Arruda, ressaltou que ver a emoção dessas famílias ao receberem seus títulos é gratificante. "Estamos construindo não apenas casas, mas lares seguros. A regularização fundiária é um passo importante para o desenvolvimento social e urbano de Paço do Lumiar."

Secretário à frente da Semiu, Walburg Neto parabenizou a todos e reforçou o compromisso da administração com o bem estar da comunidade. "Este é um dia especial para Paço do Lumiar. Ao entregar esses títulos, reforçamos nosso compromisso com o bem-estar de nossa comunidade. Vamos continuar trabalhando para que mais famílias tenham a segurança jurídica de suas casas."

A solenidade contou com a presença de secretários municipais, marcando um passo significativo na promoção da segurança jurídica e dignidade para as famílias de Paço do Lumiar.

#Infraestrutura 10/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Fiscalização de descarte irregular de resíduos é intensificada

Visando intensificar as ações de fiscalização dos descartes irregulares de lixo, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semap) e de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), monitora regularmente alguns pontos estacionários da cidade onde a prática de crime ambiental é infringida. Exemplo disso foi a ação realizada nesta terça-feira (9), em que as equipes identificaram diversos casos de descarte irregular de resíduos nas avenidas 1 e 13 do Maiobão.

No último final de semana, um empresário da cidade cometeu este delito. Na ocasião, um caminhão foi flagrado despejando lixo e entulho em terreno localizado na avenida 2 do La Belle Park. Após a equipe técnica das pastas constatarem a infração e colher provas por meio de vídeos, uma multa foi lavrada com base nos Arts. 14 e 15 da Lei Complementar N° 001, de 12 de agosto de 2013, que dispõe sobre Código de Posturas do Município de Paço do Lumiar. Foi imposta uma multa ao infrator no valor de R$ 1.302,00 (UM MIL TREZENTOS E DOIS REAIS)

A Secretária de Meio Ambiente, Alberlúcia Mendes, destaca os riscos inerentes ao descarte impróprio. "Essa prática pode causar a poluição visual da nossa cidade, proliferação de doenças graves e de animais peçonhentos, a contaminação do solo e do lençol freático. Então, definitivamente, o acúmulo de lixo em locais impróprios gera um grande impacto ambiental, aumentando a poluição das vias e, consequentemente, contribuindo com o risco de enchentes", afirmou a titular da pasta.

Diariamente, Paço do Lumiar sofre com o descarte irregular de resíduos sólidos, em áreas públicas e particulares, canteiros centrais, praças, entre outros. A fim de conter essa situação, a Prefeitura conta com a colaboração da comunidade. "O município a cada dia vem buscando intensificar, visando diminuir os impactos e manter a cidade limpa, que é o que importa pra gente. Vamos unir esforços para garantir um ambiente mais limpo e sustentável para a população local", enfatiza Walburg Neto, secretário da Semiu.

#Infraestrutura 08/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Paula Azevedo vistoria obras de drenagem e pavimentação da Avenida Chico Mendes

Quando o assunto é o bem-estar da população de Paço do Lumiar, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) não mede esforços para melhorar a vida dos cidadãos. Na tarde desta segunda-feira (8), a chefe do executivo municipal esteve na Avenida Chico Mendes, acompanhada do Presidente da Câmara de Paço do Lumiar, Jorge Maru(Republicanos), para conferir a obra de requalificação do pavimento asfáltico da avenida Chico Mendes.

Depois de concluídos os serviços de recapeamento e drenagem profunda, houve os trabalhos de construção de meio-fio e sarjetas. Vários trechos, onde a via apresentava deteriorações, tiveram o pavimento recuperado. As melhorias ocorreram em 1.100 metros na Chico Mendes, além da implantação de mais de 500 metros de rede de drenagem superficial.

O Presidente da Câmara de Paço do Lumiar, Jorge Maru, destacou a parceria com a administração municipal, que tem garantido mais uma intervenção importante na área . "Agradecemos a atuação da prefeitura para promover a pavimentação desta via, que tanto beneficiará os moradores do bairro. Os munícipes têm recebido a atenção devida do Poder Executivo e temos observado as melhorias nesta localidade", ressaltou o parlamentar.

Por sua vez, a prefeita Paula Azevedo reforçou que a gestão tem trabalhado muito para garantir a melhora na vida dos moradores. "Aqui nós estamos trazendo dignidade e melhoria da qualidade de vida da população. Nós estamos saindo de uma realidade do barro, da poeira, da lama, dos buracos, para a realidade do asfalto. É uma ação que beneficia toda a comunidade, por garantir bem estar aos motoristas e pedestres", ressaltou.

Acompanharam também a prefeita Paula Azevedo na vistoria, os secretários municipais Biné Amado (Turismo) e Yanne Pessoa (Educação).

#Infraestrutura 04/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura trabalha na implantação de 500 metros de meio-fio e sarjeta na Avenida Chico Mendes

A Prefeitura de Paço do Lumiar, que tem à frente a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), segue com os trabalhos de pavimentação, recapeamento e drenagem nas vias do município. Nesta semana teve início, na Avenida Chico Mendes, a implantação de mais de 500 metros de rede de drenagem superficial, que engloba a confecção de meio-fio e sarjeta.

O serviço tem o objetivo de assegurar maior durabilidade do asfalto, evitando o surgimento de buracos na via. Com essa infraestrutura, é possível evitar ainda que o fluxo de águas pluviais avancem sobre o passeio público, e consequentemente cheguem as propriedades particulares ou vão a caminho do asfalto, desgastando o pavimento.

O titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), Walburg Neto, destacou o compromisso da Administração Municipal com a qualidade na execução desse serviço, uma vez que a via estava intrafegável. "A prefeita Paula Azevedo desenvolve este trabalho com muito afinco para que a mobilidade urbana seja a melhor possível em Paço do Lumiar. Assim, todos os agentes que compõem o trânsito terão mais segurança, conforto e agilidade durante os deslocamentos no dia a dia", ressaltou.

As intervenções na Avenida Chico Mendes também incluíram sistema de drenagem profunda e recuperação de todo leito da via. Os moradores do bairro tiveram suas reivindicações atendidas e, agora, podem usufruir de uma melhor acessibilidade.

#Infraestrutura 28/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura avança na recuperação asfáltica da Cidade Verde e da avenida Chico Mendes

A Prefeitura de Paço do Lumiar segue realizando aplicação de asfalto nas ruas que compõem o Corredor de Transporte do bairro Cidade Verde. Serão requalificados, ao todo, vários pontos da via, que possui 1.600 metros de extensão. O serviço está sendo realizado por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu).

Na região que está situado o Corredor de Transporte, as equipes trabalham na recuperação dos trechos da avenida C e das ruas 23, 25 e 29. A requalificação da malha viária de Paço do Lumiar chegou também na avenida Chico Mendes.

Vários trechos, onde a via apresentava deteriorações, está tendo o pavimento recuperado. As melhorias ocorrerão em 1.100 metros na Chico Mendes.

Para a prefeita Paula Azevedo, essas obras são importantes porque oferecem uma perceptível melhora na qualidade de vida do munícipe. "São intervenções de grande porte que vem atender uma reivindicação dos motoristas de transporte público coletivo, aplicativo, motociclistas e veículos comuns, que utilizam estas duas vias tão importantes. Um asfalto de qualidade, além de promover valoração imobiliária, resulta em menos acidentes, menor gasto com a manutenção de veículos e aumenta o conforto de quem utiliza o transporte público", pontuou a gestora.

#Infraestrutura 20/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Limpeza das ruas são intensificadas através dos serviços de roço, capina e raspagem a Administração Municipal continua com o serviço de limpeza pública da cidade, com equipes espalhadas em diversos pontos do município trabalhando todos os dias
#Infraestrutura 15/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura asfalta avenida no Cidade Verde para acabar com histórico de lama e poeira.

Após anos de espera, o asfalto chega a mais uma localidade de Paço do Lumiar. Dessa vez, quem ganha com o trabalho realizado pela prefeita Paula Azevedo (PCdoB) são os moradores da avenida Chico Mendes.

A pavimentação teve início ontem(14), e será encerrada até o fim do mês. A avenida tem cerca de 1.200 metros de extensão. A intervenção, executada pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), faz parte de um pacote de melhorias realizadas pela Prefeitura de Paço do Lumiar.

Antes do novo asfaltamento, a avenida passou por intervenção no sistema de escoamento profundo de um trecho da via que estava colapsado. As equipes da Semiu realizaram a manutenção e desobstrução de grande parte da rede de drenagem.

Em seguida, foi feita a recuperação e desimpedimento de 92 bocas de lobo e 92 caixas coletoras. A pasta atuou também na limpeza de uma vala que fica na parte posterior da praça do Cidade Verde.

Os serviços realizados envolveram ainda implantação de 28 bocas de lobo e 28 caixas coletoras e ampliação da rede de drenagem em mais de 230 metros, com tubos de concreto. Após a conclusão da recuperação da rede de drenagem profunda, as equipes da Semiu partiram para a recuperação do leito estradal da via.

No ponto mais deteriorado, a Prefeitura colocou pavimento em bloquete. Em outro trecho, onde a superfície estava boa, a via recebeu restauração. Onde o asfalto estava ruim, foi retirada toda a capa asfáltica, para fazer a base e sub-base. Agora, os trabalhos na avenida estão concentrados na colocação do revestimento asfáltico.

A rua Chico Mendes também recebeu uma nova iluminação LED. Antes, a via contava com 43 luminárias LED, com potência de 50W. A Semiu substituiu todas as lâmpadas por 200W de capacidade, quadruplicando a efetividade do sistema de luzes no local.

Para conferir a mudança no local, a prefeita Paula Azevedo (PCdoB) e o secretário de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), Walburg Neto, realizaram, nesta sexta-feira (15), uma vistoria durante os trabalhos.

"Estamos tirando a lama e a poeira da frente da casa dos luminenses para entregar uma estrutura completa, com asfalto, além da substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e eficientes. Temos trabalhado muito para que a prefeitura tenha recursos para realizar transformações como esta no Cidade Verde", pontuou a chefe do Poder Executivo.

Walburg Neto reiterou que a pavimentação e iluminação da via promoverão deslocamento ágil e sem obstáculos. "Os serviços de Infraestrutura na avenida proporcionarão mais qualidade de vida aos moradores da região. Estamos conseguindo avançar mais com os trabalhos nos últimos dias, para chegar a cada canto da cidade", afirmou o titular da Semiu.

#Infraestrutura 15/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura avança na modernização com iluminação LED em espaços públicos

A Prefeitura de Paço do Lumiar, que tem à frente a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), segue a todo vapor com a troca do sistema de luz, implantando a tecnologia LED, em todas as regiões da cidade. As equipes da Semiu concluíram nesta semana a instalação da nova iluminação na área verde do Paranã I e II.

Foram instalados 7 postes de luminárias no espaço público, que antes eram equipadas com lâmpadas a vapor e passaram a ser de LED 100W. Com a mudança, o local ganha aumento no fluxo luminoso.

Além de mais potentes, estas lâmpadas consomem menos energia e duram mais reduzindo os gastos com a conta de luz e com a compra de novas unidades.

Conforme o secretário da Semiu, Walburg Neto, o novo sistema confere maior conforto e proteção a comunidade. "Além do aspecto urbano, valorizando ainda mais o bairro, a nova iluminação gera efeitos positivos nos índices de segurança, beneficiando moradores, trabalhadores e estudantes que precisam se deslocar no período noturno", ilustra o titular da pasta.

Desde que assumiu o comando do município, a prefeita Paula não tem medido esforços para fazer investimentos que consigam reverberar na melhora da qualidade de vida do cidadão e cidadã luminense. "O ano de 2023 não foi fácil. Tivemos no nosso orçamento cortes que ultrapassam a casa dos milhões de reais, mas mesmo assim, continuamos trabalhando de forma incansável e com muito compromisso e responsabilidade para não desassistir os munícipes. Esperamos que 2024 seja melhor e mais promissor, pois continuaremos cumprindo com a nossa função precípua, enquanto poder público, oferecer uma prestação de serviço digna", pontuou a prefeita.

#Infraestrutura 14/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Força Tarefa: Equipes da SEMIU estão nas ruas recolhendo o lixo acumulado.

No final da manhã desta quinta-feira (14), após tomar ciência da notificação do CENTRO DE TRANSBORDO TITARA S.A., cumprindo orientação da prefeita de Paço do Lumiar- Paula Azevedo(PCdoB), a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo - SEMIU , sob o comando do engenheiro Walburg Neto, montou uma força-tarefa com as equipes de agentes de limpeza para fazer o recolhimento dos resíduos sólidos acumulados. A coleta de lixo estava suspensa há vários dias, depois que a empresa resolveu suspender, indevidamente, o recebimento do lixo recolhido no município.

Para pôr fim ao imbróglio, a Procuradoria Geral do Município - PGM ajuizou uma Ação com pedido de Tutela Antecipada em caráter antecedente, o que foi deferido pelo juiz titular da 1ª Vara de Paço do Lumiar, Gilmar de Jesus Everton Vale. Na decisão, o magistrado determinou que a empresa voltasse a prestar imediatamente os serviços de limpeza, sob pena de pagar multa diária no valor de R$ 100.000,00, mil por se tratar de um serviço essencial, que está causando prejuízos à população, que tem vivenciado um verdadeiro 'lixão a céu aberto'.

O contrato para a prestação dos serviços está em vigor e trata-se de convênio de cooperação, que abrange todos os municípios da Região Metropolitana da Grande Ilha de São Luís e o Governo do Estado. Desta forma, o entendimento do juiz foi que o fato está sendo tratado de forma unilateral, prejudicando apenas um dos beneficiários.

Oportuno ressaltar que esse serviço sempre funcionou normalmente, de forma constante e eficiente nos bairros, avenidas e na zona rural do município.

#Limpeza 13/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Justica determina que Titara restabeleça coleta de lixo no município e estipula multa diária de 100 mil reais

Atendendo pedido de Tutela Antecipada, formulado pela Procuradoria Geral do Município, nesta quarta feira(13), o Juiz da 1 Vara da Comarca de Paço do Lumiar- Gilmar de Jesus Vale - determinou a Central de Gerenciamento Ambiental Titara, o restabelecimento imediato da coleta de lixo em Paço do Lumiar.

Ainda na decisão proferida, o magistrado estipulou multa diária de R$100 mil reais caso a decisão judicial não seja cumprida. Leia abaixo a íntegra da nota publicada pelo Executivo Luminense.

#Infraestrutura 11/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura segue com ação de limpeza e desobstrução de vias na zona rural

Com máquinas a todo vapor, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), realiza diversas intervenções para melhorar a mobilidade urbana do município. Entre as frentes de trabalhos estão a limpeza e desobstrução de vias da comunidade do Mojó.

A ação consiste na abertura dos trechos mais estreitos, limpeza e retirada de grande quantidade de mato e terra das laterais. Os trabalhos prosseguem sem parar nas vias de acesso às ruas Tendau, Campo, Nova e Arame, todas localizadas no Mojó.

Os serviços contam também com o auxílio dos maquinários Motoniveladora (Patrol), Caminhão basculante (Caçamba), Retroescavadeira, Pá carregadeira, Rolo compactador pé de carneiro e Caminhão-pipa.

O objetivo da intervenção é proporcionar mais conforto e segurança para pedestres motoristas e motociclistas que, diariamente, passam pelas localidades.

"Atenção especial e periódica a todos os bairros do município. Essa tem sido uma orientação recorrente dada pela prefeita Paula Azevedo à equipe da Semiu quando o tema se refere à limpeza urbana e desobstrução de vias. Essas são melhorias que influenciam diretamente a rotina dos luminenses", ressaltou Walburg Neto, titular da pasta.

#Infraestrutura 09/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura monta força-tarefa para limpeza e desobstrução de ruas no Mojó vários trechos e ruas na comunidade do Mojó estão recebendo intervenções por parte das equipes da Semiu.
#Infraestrutura 07/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura intensifica operação de limpeza em riachos, rios e valas

Nesta quarta-feira (06), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), iniciou os serviços de limpeza e desobstrução de riachos, rios e valas que cortam o município. A ação atende a dois objetivos simultâneos que é garantir o acesso com qualidade nos trechos mais difíceis dos terrenos por meio da limpeza de suas margens e, consequentemente, prevenir ou reduzir eventuais transbordamento dos cursos d'água durante o período chuvoso que se aproxima.

A intervenção das equipes contemplará os seguintes locais: Jardim Paranã/Cordeiro - Início da Avenida Alcântara; Silvia Cantanhede - Vila São José; Pindoba - UBS, IGREJA E SEDE DO BOI; Rua da Campina; Curva do Iguaíba; Ponte do Noberto; Ponte do Cardoso; Ponte Boca Rica; Sede; Cururuca; Sítio Grande: DOIS LOCAIS; Vassoural - Rua São Pedro; Mojó - Bueiro Triplo e Ponte; Beira Rio- MA204; Rio São João - MA201; Carlos Augusto; Santa Clara.

Os serviços foram iniciados pela Vala do Orquídeas, numa área de 110 metros de extensão por 5 de largura. No local, uma máquina retroescavadeira hidráulica fez a retirada do excesso de vegetação e dos resíduos que foram lançados na vala.

Conforme o secretário da Semiu, Walburg Neto, são ações para remover esses elementos e otimizar o fluxo das águas, reduzindo riscos e prejuízos às pessoas. "Seguindo orientação da prefeita Paula Azevedo, estamos fazendo à limpeza, retirando pedras, entulhos e muita sujeira dos leitos. É uma ação importante para prevenir grandes transtornos quando começar a chover forte", ressaltou.

Ao mesmo tempo, ele alerta: "É fundamental a colaboração dos moradores, que não devem jogar lixo nas valas, nos rios e riachos. Vamos jogar limpo com Paço do Lumiar".

#Infraestrutura 05/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Em reunião, Paço do Lumiar discute resolução sobre o manejo de resíduos sólidos

Representantes de prefeituras da região metropolitana estiveram, nesta segunda-feira (4), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, para participar da segunda reunião ordinária do colegiado que compõe os municípios da RMGSL.

O colegiado é composto por 26 membros, incluindo os prefeitos, o governador do Estado, a Casa Civil, e os secretários de estado das Cidades, Desenvolvimento Urbano, Planejamento Orçamento e Gestão, Assuntos Políticos, Infraestrutura, Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Turismo, Trabalho e Economia Solidária, Indústria e Comércio, Educação.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), comprometida com sistema de limpeza urbana local, teve como representante o secretário de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), Walburg Neto.

A reunião, presidida pelo secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira, contou com a presença do vice-governador Felipe Camarão (PT) e de representantes de todos os municípios da RMGSL: Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cahoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, José de Ribamar, São Luís, Santa Rita e Raposa.

Na oportunidade, os gestores apreciaram a Resolução sobre Política Tarifária para os serviços públicos de manejo de resíduos sólidos e a apresentação do projeto metropolitano de incentivo à Reciclagem de Resíduos Sólidos.

Durante a apresentação do projeto, a advogada responsável pelo setor ambiental da Agem, Elizabeth Costa, elencou uma série de fatores que envolvem a necessidade de solucionar a gestão do lixo, principalmente às dificuldades que as cidades têm encontrado para lidar com o crescente aumento na geração de resíduos, o que envolve a sua coleta, tratamento e destinação correta.

Depois de exposto o plano, os gestores municipais pediram mais tempo para discutir a necessidade de implementação de cobrança nos municípios para viabilizar o custeio desses serviços e a captação de recursos públicos, que estão condicionados ao cumprimento da Lei Federal n° 12.305/2010. O encaminhamento foi aprovado e uma nova reunião extraordinária será marcada antes do recesso de fim de ano.

O secretário da Semiu, Walburg Neto, vê com otimismo a promoção de mais debates para alinhar novas tratativas do processo. "A Agem está dando um suporte ímpar aos municípios. Mas resolvemos acompanhar os demais colegas prefeitos por entender que é necessário dar continuidade às discussões em torno da Política Tarifária para os serviços públicos de manejo de resíduos sólidos", disse.

#Infraestrutura 02/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Executivo investe na recuperação de ruas e avenidas

A cidade de Paço do Lumiar vive um novo capítulo de melhorias viárias com o pacote de recuperação de ruas e avenidas realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu).

Nessa fase, as Avenidas 02, 10 e 15, juntamente com as ruas 120 e 128 no Maiobão, foram alvos dessas melhorias significativas.

O objetivo dessa ação vai além do asfalto. A prefeitura, sob a liderança da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), está comprometida em garantir a fluidez no trânsito, promovendo uma infraestrutura que não apenas conecta ruas, mas também pessoas e oportunidades.

"Estamos empenhados em levar infraestrutura e dignidade aos luminenses. Cada rua recuperada é um passo em direção a uma Paço do Lumiar mais acessível, segura e com qualidade de vida para todos," disse Paula.

A Semiu, comandada pelo engenheiro Walburg Neto segue recuperando os principais corredores de transporte da cidade, de acordo com o cronograma de ações montado para melhor atender a população, após parceira administrativa firmada com o Governo do Estado.

#Infraestrutura 01/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Escola Bandeira Tribuzzi é contemplada com palestra sobre educação ambiental e coleta seletiva

Levar a educação ambiental para as escolas é um dos compromissos da Prefeitura de Paço do Lumiar, que tem à frente a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) com a integração de várias secretarias. Na manhã de sexta-feira (1), a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) esteve na UEB Bandeira Tribuzzi realizando a 8ª palestra "Educação Ambiental e Coleta Seletiva".

Acompanhados pelo assessor técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Lúcio André, e pelo chefe do departamento de Limpeza da Semiu, Renato Gomes, alunos dos anos finais do ensino fundamental receberam informações sobre a política do 7R da sustentabilidade, o fechamento do lixão de Iguaíba, funcionalidade dos Ecopontos e geração de renda na cooperativa de catadores de Paço do Lumiar.

As atividades, que contam com as parcerias das secretarias municipais de Educação (SEMED); Saúde (SEMUS); Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA); e de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SEMCTI), são parte do Projeto de Resíduos Sólidos que, desde março desse ano, se expande com ações sobre o tema para alunos e professores das unidades educacionais públicas municipais e estaduais de Paço do Lumiar, privadas e comunitárias.

Lúcio André considera importante a aproximação das Secretarias com os alunos. "Eles são agentes multiplicadores das boas práticas ambientais. E o objetivo é exatamente esse, multiplicar e fortalecer as ações em favor do meio ambiente", declarou.

#Infraestrutura 20/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura inicia restauração asfáltica do cruzamento das avenidas 05 e 10 do Maiobão.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), iniciou no último sábado (18) a restauração da pavimentação asfáltica da junção das avenidas 5 e 10 do Maiobão. A malha viária estava bastante deteriorada em função do acúmulo de água que descia da região da Vila Nazaré.

Para garantir o bom fluxo do trânsito no local, o Município encaminhou ofício à BRK Ambiental solicitando a construção da rede de esgoto padronizado, informando que a água da Rua do Araçagy, despejada no cruzamento entre as avenidas, estaria danificando o asfalto.

Tão logo a situação foi resolvida, foi realizada a retirada total do pavimento velho para a posterior colocação das novas camadas asfálticas. O trabalho busca garantir uma melhor mobilidade ao trânsito do transporte público, bem como de pedestres, ciclistas e demais veículos que trafegam pela área.

#Infraestrutura 16/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Semiu leva Educação Ambiental até alunos do Colégio Militar

Com foco na responsabilidade ambiental, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) realizou no início da semana, uma palestra sobre Coleta seletiva para 50 alunos do Colégio Militar do Paranã. Esta foi a sexta ação realizada pelo órgão neste ano.

Entre os assuntos apresentados durante a conversa com estudantes dos anos iniciais e finais, estavam a política do 7R da sustentabilidade, o fechamento do lixão de Iguaíba, funcionalidade dos Ecopontos e geração de renda na cooperativa de catadores de Paço do Lumiar.

As palestras sobre Educação Ambiental e Coleta Seletiva são parte do Projeto de Resíduos Sólidos, que tem a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMAP); Educação (SEMED); Saúde (SEMUS); Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA); e de Indústria, Comércio e Turismo (SEMCTI).

O programa visa implementar a prática da coleta seletiva em todas as respectivas unidades de ensino, na contribuição com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes na área de Sustentabilidade Ambiental.

Integram o projeto, os técnicos do Departamento da Semiu, Renato Gomes e Carlos Muniz, e o assessor técnico e palestrante Lúcio André da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

#Infraestrutura 14/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Plano Diretor: secretarias discutem estratégias para o Comércio e Turismo foi sugerido a inclusão de comerciantes e empresários locais para que entendam a importância do PD.
#Infraestrutura 11/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Semiu apresenta atualizações do processo de revisão do Plano Diretor ao setor da Construção Civil a reunião foi para apresentação da revisão do PD aos representantes do empreendedorismo, construção civil e comércio do município.
#Infraestrutura 10/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Olho de Porco elabora propostas para revisão do Plano Diretor

O processo de revisão do Plano Diretor de Paço do Lumiar está passando por debates e discussões públicas em todas as regiões da cidade. Nesta quinta-feira (09), foi realizada uma oficina na comunidade da Praia do Olho de Porco.

Os participantes questionaram sobre a organização territorial e de outros elementos que são necessários à estruturação, ordenamento, turismo e desenvolvimento sustentável. Na oportunidade, a arquiteta e urbanista da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), Luciana Leite, orientou e explicou sobre a função do Plano Diretor e sua importância para a cidade.

A técnica elogiou a participação dos moradores nesta fase do PD. "Ouvimos relatos de pessoas agradecendo a presença da equipe da Semiu e enfatizando a necessidade do poder público dar maior visibilidade a essa comunidade. Eles nos revelaram também que essa foi a primeira escuta realizada na comunidade, onde muitos ali vivem há mais de 20 anos na região próxima à praia, o que nos possibilitou perceber, com satisfação, que, para um primeiro contato, a participação deles foi de contribuição com o novo Plano Diretor", comentou.

#Infraestrutura 03/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Com recursos 100% próprios, Prefeitura de Paço do Lumiar faz recuperação da Estrada Vassoural

A Prefeitura de Paço do Lumiar dá sequência às políticas de valorização das comunidades rurais do município. A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU) entregará oficialmente as obras de recuperação da estrada do Vassoural, neste domingo (5), às 9h.

A solenidade simbólica de entrega vai acontecer no trecho próximo ao Viveiros Plantas Alberto. A recuperação da estrada foi viabilizada por meio de recursos próprios da Administração Municipal.

A via, que possui aproximadamente 3 km, recebeu serviços de colocação de asfalto da Rua São Pedro (estrada da Vitória) até a divisa com o município de São José de Ribamar (Rua Hermes de Sousa). "A região do Vassoural é conhecida por sua grande biodiversidade.

Ela é considerada o principal polo de produção de flores e plantas ornamentais do Maranhão", explicou a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), que comemorou mais esse importante feito na sua gestão.

Por lá, estão também produtores de café, peixe e mel. Na extensão da via tem instaladas, ainda, uma Fábrica de Gelo e Indústria de Água Mineral.

Os munícipes que transitarem, hoje, pela estrada do Vassoural, poderão observar que os trabalhos de melhorias estruturais na localidade possibilitaram a circulação do transporte coletivo na comunidade.

Já faz algum tempo que nenhum ônibus passava no local. Além das obras de asfaltamento e sinalização foi realizado serviços de modernização da iluminação pública, em extensa parte da estrada, com a substituição das luminárias antigas por lâmpadas de modelo LED 150w.

Segundo o secretário da Semiu, Walburg Neto, a intervenção vai dar mais segurança e comodidade aos usuários da estrada, tanto aos turistas quanto aos produtores rurais. "Ao garantir uma via de acesso mais adequada, a Prefeitura também está promovendo uma eficiente distribuição da produção agrícola da Zona Rural. O acesso facilitado para escoamento da produção é crucial para o desenvolvimento sustentável da economia local e para a geração de renda para os agricultores, além de fomentar o turismo do local", comentou o titular da pasta.

#Infraestrutura 31/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Inscrições para conselheiros do Concid vão até 17 de novembro

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), está convocando a sociedade civil para participar da seleção de representantes no Conselho da Cidade (CONCID). Os interessados terão até o dia 17 de novembro para se credenciarem.

O colegiado, criado em 2006, tem caráter consultivo e objetiva propor diretrizes para a formulação e implementação da política nacional de desenvolvimento urbano, bem como acompanhar e avaliar a sua execução.

O Concid tem a seguinte composição: dez vagas para o Poder Executivo Municipal e dez para Sociedade Civil Organizada (Ordem dos Advogados do Brasil; entidade empresarial do comércio; entidade não governamental, com atuação na área da construção civil; entidade com atuação na área ambiental; entidade de turismo).

É importante informar que a nomeação dos membros do Conselho da Cidade - CONCID de Paço do Lumiar será feita com qualquer quantidade de inscritos por segmento, entrando em votação apenas o segmento que ultrapassar o número limite para membros eleitos.

"Importante a inscrição de agentes comprometidos com o desenvolvimento urbano de Paço do Lumiar. Precisamos cada vez mais de fiscalização e avaliação das políticas públicas implementadas pelo poder público. É um canal em defesa dos interesses das comunidades luminenses", avalia a arquiteta e urbanista da Semiu, Luciana Leite.

Como se candidatar

Para participar, basta preencher o formulário eletrônico próprio.

Formulário eletrônico (lhttps://forms.gle/Snu6Q2EGE3hgPJFZ8)

#Urbanismo 28/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Reunião no Cidade Verde encerra semana de oficinas do Plano Diretor

A comunidade do Cidade Verde recebeu na noite de sexta-feira, 27, a última reunião da semana de trabalhos da Revisão do Plano Diretor de Paço do Lumiar. Era para ser um dia de ouvir os problemas observados pela população da região, que, ao exercer seu direito de reivindicar nesse espaço democrático, utiliza-se das redes sociais para reclamar de diversos serviços, mas, lamentavelmente, não existiu muito esforço por parte dos moradores em comparecer ao encontro, que tratou de temas como saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente e serviços públicos.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos, os poucos presentes responderam questionários e puderam realizar perguntas, apresentar problemas e sugerir melhorias, tanto para o município, quanto para o Cidade Verde e bairros adjacentes em que estão inseridos.

A reunião móvel foi conduzida pela arquiteta e urbanista da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), Luciana Leite, e contou com o suporte de Marilda Cutrim (Secretária), Paula Soares (Psicóloga), Gabriel Gusmão (Engenheiro Civil) e Dennis Póvoas (Administrativo). Os representantes da Administração Municipal integram o Núcleo Técnico do Plano Diretor, que farão a compilação das informações repassadas pelos presentes.

O próximo evento itinerante será no dia 01 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, no Colégio Militar do Paranã, quando devem participar os moradores do bairro de mesmo nome e áreas adjacentes.

#Infraestrutura 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Lima Verde participa de oficina para revisão do Plano Diretor serão realizadas 12 oficinas para que a sociedade civil e o poder público possam interagir com o intuito de promover a construção, de forma coletiva e democrática.
#Urbanismo 26/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Participação popular marca Oficina do Plano Diretor no Novo Horizonte.

Na quarta-feira (25), a Oficina Itinerante do Plano Diretor de Paço do Lumiar foi realizada no bairro Novo Horizonte e contou com expressiva participação popular. Dezenas de moradores estiveram na quadra da comunidade para dar sua opinião e sugestões sobre o futuro da Cidade e como ele deve ser construído.

Na oportunidade, a equipe do Núcleo Técnico da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) explicou o que é um plano diretor, quais são os objetivos e qual metodologia está sendo utilizada na revisão. Em seguida, foram feitos grupos de trabalho para a população apresentar suas proposições para a cidade.

Todas as argumentações passarão a ser analisadas e consideradas no novo texto do Plano Diretor. Esta foi a 4ª de 12 reuniões móveis que vão acontecer até o dia 16 de novembro, abordando temas como infraestrutura urbana, saúde, educação, meio ambiente, serviços públicos, entre outros.

"A participação foi expressiva e importante. Esperamos que a população continue atuante, para alcançarmos um Plano Diretor que atenda o Município em todas as suas necessidades", diz a arquiteta e urbanista da Semiu.

Confira as próximas datas das oficinas itinerantes nos bairros:

SETOR 02

27/10- CIDADE VERDE

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO CIDADE VERDE (18h00)

SETOR 03

26/10 - LIMA VERDE

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO (18h00)

01/11- PARANÃ

COLÉGIO MILITAR (18h00)

08/11 - CARLOS AUGUSTO

Em breve, local será divulgado

SETOR 4

09/11- OLHO DE PORCO

Em breve, local será divulgado

10/11 - PIRAMIDE

Em breve, local será divulgado

16/11 - CUMBIQUE

UEB CUMBIQUE (16h00)

#Urbanismo 23/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Vila do Povo opina sobre a região em Oficina do Plano Diretor

O bairro Vila do Povo foi o terceiro a receber a Oficina Itinerante de Revisão do Plano Diretor de Paço do Lumiar. A ação, promovida pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), por meio do Núcleo Técnico, tem como foco traçar coletivamente os desafios e oportunidades de cada setor na reelaboração do PD.

Ao longo do encontro, realizado sexta-feira (20), na Assembleia de Deus Cristo para Todos, representantes da região discutiram e responderam questionários a respeito da política de urbanização da cidade. Todos os apontamentos servirão para a elaboração da proposta que vai nortear o futuro do município.

Outras três oficinas ocorrerão ao longo desta semana: no Novo Horizonte (noite de quarta-feira, 25), no Lima Verde (noite de quinta-feira, 26) e no Cidade Verde (noite de sexta-feira, 27). Os encontros começam sempre às 18h.

Participe e dê suas sugestões para melhorar ainda mais Paço do Lumiar.

Confira o calendário das próximas oficinas:

SETOR 02

25/10 - NOVO HORIZONTE

QUADRA ABERTA DA AV PRINCIPAL (18h00)

27/10- CIDADE VERDE

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO CIDADE VERDE (18h00)

SETOR 03

26/10 - LIMA VERDE

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO (18h00)

01/11- PARANÃ

COLÉGIO MILITAR (18h00)

08/11 - CARLOS AUGUSTO

Em breve, local será divulgado

SETOR 4

09/11- OLHO DE PORCO

Em breve, local será divulgado

10/11 - PIRAMIDE

Em breve, local será divulgado

16/11 - CUMBIQUE

UEB CUMBIQUE (16h00)

#Urbanismo 20/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Pindoba recebe propostas para Revisão do Plano Diretor

Na quinta-feira (19), foi a vez dos moradores da região da Pindoba discutir sobre o futuro da cidade. Reunidos na U.E.B Benjamin Peixoto, os participantes da comunidade apresentaram sugestões para a Leitura Comunitária que servirá de base para a reelaboração do Plano Diretor.

Para debater a Paço do Lumiar que esperam para o futuro, os moradores foram orientados a identificar os pontos positivos e negativos que devem ser inseridos no novo PD. Foram abordados temas como educação e meio ambiente.

Durante todo o processo, serão realizadas 16 oficinas, que acontecem sempre em escolas municipais, igrejas ou associações de moradores localizadas em diferentes setores da Cidade justamente para facilitar o acesso das pessoas ao evento.

A próxima acontece hoje(20), às 18h, na Assembleia de Deus Cristo para Todos, no bairro Vila do Povo. Participe e dê suas sugestões para melhorar ainda mais Paço do Lumiar.

#Urbanismo 20/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Região da Vila do Povo recebe hoje oficina sobre o Plano Diretor

A revisão do Plano Diretor Municipal de Paço do Lumiar chega, nesta sexta-feira (20), na Vila do Povo para ouvir propostas e demandas dos moradores da região. O encontro ocorrerá na Assembleia de Deus Cristo para Todos, às 18h.

O evento faz parte das Oficinas Itinerantes iniciadas na semana passada pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) e é conduzido pelo Núcleo Técnico do Plano Diretor, responsável por planejar e elaborar diretrizes urbanísticas que irão atender os anseios dos luminenses.

O PDM é desenvolvido de forma participativa, através de reuniões com as comunidades das quatro regiões da cidade. A revisão é realizada através de várias dinâmicas, onde grupos, que são formados no dia das oficinas, apontam os principais problemas e soluções para a cidade. As sugestões apresentadas pelos participantes serão analisadas pelo NTPD e, quando possível, inseridas no novo texto do PD.

Próximas oficinas itinerantes:

SETOR 02

25/10 - CIDADE VERDE

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO CIDADE VERDE (18h00)

26/10 - NOVO HORIZONTE

QUADRA ABERTA DA AV PRINCIPAL (18h00)

SETOR 03

27/10- LIMA VERDE

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO (18h00)

01/11- PARANÃ

COLÉGIO MILITAR (18h00)

08/11 - CARLOS AUGUSTO

Em breve, local será divulgado

SETOR 4

09/11- OLHO DE PORCO

Em breve, local será divulgado

10/11 - PIRAMIDE

Em breve, local será divulgado

16/11 - CUMBIQUE

UEB CUMBIQUE (16h00)

#Urbanismo 19/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Comunidade do Pau Deitado participa e colabora com a revisão do Plano Diretor Municipal os moradores fizeram uma leitura sobre a realidade em que estão inseridas e debateram sobre o planejamento urbano e o futuro da cidade.
#Infraestrutura 19/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Comunidade do Pau Deitado participa e colabora com a revisão do Plano Diretor Municipal

A Comunidade do Pau Deitado e adjacências colaboraram, na quarta-feira (18/10), com opiniões e debates no processo de Revisão do Plano Diretor. A Prefeitura de Paço do Lumiar promoveu a segunda Oficina Itinerante para os participantes da região.

Durante o evento, os moradores fizeram uma leitura sobre a realidade em que estão inseridas e debateram sobre o planejamento urbano e o futuro da cidade.

As áreas de Educação, Equipamentos Públicos, Saúde e Reciclagem foram as mais discutidas, com sugestões como a reestruturação de unidades escolares, construção de praças e quadras poliesportivas, melhoria da iluminação pública, disponibilidade de mais ambulâncias para postos de saúde e a instalação de coletores seletivos, respectivamente.

Foram levantados também os pontos turísticos que não recebem investimento, bem como os geradores de renda e emprego que não são incentivados e melhor explorados de forma sustentável. As sugestões apresentadas serão analisadas pelo Núcleo Técnico do Plano Diretor e, quando possível, inseridas no novo texto do PD.

A Prefeitura de Paço do Lumiar planeja realizar um total de 16 oficinas, com dez delas programadas para acontecer até novembro deste ano. Os encontros serão realizados em escolas municipais, igrejas ou associações de moradores, em diferentes bairros da cidade, para facilitar o acesso da população ao evento. São momentos de escuta pública e discussões sobre a realidade local vivida pelos munícipes.

Confira as próximas datas das oficinas:

SETOR 01

19/10 - PINDOBA

UEB BENJAMIM PEIXOTO - PINDOBA (17H30)

SETOR 02

20/10 - VILA DO POVO

ASSEMBLEIA DE DEUS CRISTO PARA TODOS (18h00)

25/10 - CIDADE VERDE

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO CIDADE VERDE (18h00)

26/10 - NOVO HORIZONTE

QUADRA ABERTA DA AV PRINCIPAL (18h00)

SETOR 03

27/10- LIMA VERDE

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO (18h00)

01/11- PARANÃ

COLÉGIO MILITAR (18h00)

08/11 - CARLOS AUGUSTO

Em breve, local será divulgado.

SETOR 4

09/11- BOB KENNEDY

Em breve, local será divulgado.

10/11 - PIRAMIDE

Em breve, local será divulgado.

16/11 - CUMBIQUE

UEB CUMBIQUE (16h00)

#Infraestrutura 19/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Plano Diretor: região da Pindoba terá Oficina nesta quinta-feira.

A revisão do Plano Diretor de Paço do Lumiar segue avançando. A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), realiza, nesta quinta-feira (19/10), às 17h30, na U.E.B Benjamin Peixoto, a terceira Oficina Itinerante do PD.

Na reunião, os convidados de Pindoba e bairros adjacentes podem fazer sugestões sobre infraestrutura, mobilidade, transporte, habitação, meio ambiente, entre outros. Todos os apontamentos relacionados à organização territorial da Cidade serão analisados e inseridos no novo texto do PD.

Os eventos públicos estão sendo realizados desde setembro e seguirão até 16 de novembro. Ao todo, já foram seis oficinas organizadas pela Semiu, direcionadas para vários segmentos da sociedade. Participe e dê suas sugestões para melhorar ainda mais Paço do Lumiar.

Próximas oficinas itinerantes:

SETOR 02

20/10 - VILA DO POVO

ASSEMBLEIA DE DEUS CRISTO PARA TODOS (18h00)

25/10 - CIDADE VERDE

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO CIDADE VERDE (18h00)

26/10 - NOVO HORIZONTE

QUADRA ABERTA DA AV PRINCIPAL (18h00)

SETOR 03

27/10- LIMA VERDE

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO (18h00)

01/11- PARANÃ

COLÉGIO MILITAR (18h00)

08/11 - CARLOS AUGUSTO

Em breve, local será divulgado

SETOR 4

09/11- BOB KENNEDY

Em breve, local será divulgado

10/11 - PIRAMIDE

Em breve, local será divulgado

16/11 - CUMBIQUE

UEB CUMBIQUE (16h00)

#Urbanismo 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Nesta quarta-feira, Pau Deitado recebe oficina de revisão do Plano Diretor

Nesta quarta-feira (18), será realizada a 2ª oficina itinerante da revisão do Plano Diretor de Paço do Lumiar. O evento, organizado pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), será às 18h, no Salão Paroquial Igreja São Pedro.

Nesse importante encontro, a comunidade pode debater temas importantes para a região, como mobilidade, transporte, habitação, regularização, meio ambiente, entre outros.

Podem participar da oficina todos os moradores de Pau Deitado e bairros adjacentes, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em colaborar com a organização territorial da cidade. As propostas serão analisadas e inseridas no novo texto do PD.

Ao todo, serão doze eventos públicos organizados pela Semiu ao longo dos meses de outubro e novembro. Participe e dê suas sugestões para melhorar ainda mais Paço do Lumiar.

Próximas oficinas itinerantes:

SETOR 01

19/10 - PINDOBA

UEB BENJAMIM PEIXOTO - PINDOBA (17H30)

SETOR 02

20/10 - VILA DO POVO

ASSEMBLEIA DE DEUS CRISTO PARA TODOS (18h00)

25/10 - CIDADE VERDE

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO CIDADE VERDE (18h00)

26/10 - NOVO HORIZONTE

QUADRA ABERTA DA AV PRINCIPAL (18h00)

SETOR 03

27/10- LIMA VERDE

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO (18h00)

01/11- PARANÃ

COLÉGIO MILITAR (18h00)

08/11 - CARLOS AUGUSTO

Em breve, local será divulgado

SETOR 4

09/11- BOB KENNEDY

Em breve, local será divulgado

10/11 - PIRAMIDE

Em breve, local será divulgado

16/11 - CUMBIQUE

UEB CUMBIQUE (16h00)

#Urbanismo 12/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Plano Diretor: moradores do Iguaíba participam de Oficina Itinerante o encontro reuniu participantes da região e adjacências, representando diferentes segmentos da comunidade local.
#Infraestrutura 11/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Processo de revisão do Plano Diretor terá oficinas itinerantes nos bairros nos meses de outubro e novembro.

A região do Iguaíba receberá, nesta quarta-feira (11), a Oficina Itinerante da revisão do Plano Diretor de Paço do Lumiar. O evento, organizado pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), por meio do Núcleo Técnico da Revisão do Plano Diretor, terá início às 17h30, na U.E.B Iguaíba.

A oficina dá continuidade ao processo de revisão do Plano Diretor, que começou no dia 19 de setembro, com um evento na Vila do Paço. O objetivo da dinâmica é recolher sugestões da população para melhorar a qualidade de vida na região. As propostas serão analisadas e inseridas no novo texto do PD.

A arquiteta e urbanista da Semiu, Luciana Leite, considera importante que os moradores participem do ciclo de oficinas comunitárias. "Os principais assuntos debatidos nas oficinas realizadas junto à comunidade revelarão os problemas, as potencialidades e os desejos dos munícipes em relação à cidade. Por isso, queremos garantir a maior representatividade possível para este trabalho, uma vez que as oficinas são abertas à população e têm como objetivo discutir o futuro da cidade de forma democrática e participativa", pontuou.

Estão agendadas para os meses de outubro e novembro mais encontros nos bairros em que a população é ouvida sobre demandas e propostas para melhorar o município.

A Prefeitura de Paço do Lumiar reforça a importância da participação popular nas oficinas para apresentar as perspectivas de cada setor, para que o Poder Público e a população possam desenvolver juntos a revisão do Plano Diretor.

Confira abaixo a programação e não deixe de participar:

PRÓXIMAS OFICINAS ITINERANTES:

SETOR 01

18/10 - PAU DEITADO

SALÃO PAROQUIAL IGREJA SÃO PEDRO (18H00)

19/10 - PINDOBA

UEB BENJAMIM PEIXOTO - PINDOBA (17H30)

•••••••••••••••

SETOR 02

20/10 - VILA DO POVO

ASSEMBLEIA DE DEUS CRISTO PARA TODOS (18h00)

25/10 - CIDADE VERDE

Em breve, local será divulgado.

26/10 - NOVO HORIZONTE

Em breve, local será divulgado.

•••••••••••••••

SETOR 03

27/10 - LIMA VERDE

UEB LIMA VERDE (18h00)

01/11- PARANÃ

COLÉGIO MILITAR (18h00)

08/11 - CARLOS AUGUSTO

Em breve, local será divulgado.

•••••••••••••••

SETOR 4

09/11- BOB KENNEDY

Em breve, local será divulgado.

10/11 - PIRÂMIDE

Em breve, local será divulgado.

16/11 - CUMBIQUE

UEB CUMBIQUE (16h00)

#Infraestrutura 23/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Região do Polo Mocajutuba participa da 4ª Oficina para a revisão do Plano Diretor. durante a dinâmica, os munícipes foram convidados a formar grupos e apontar os principais problemas e soluções para a cidade
#Gestão 23/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Gestão Paula Azevedo entrega títulos de propriedades e moradores de Todos os Santos comemoram com mais essa etapa, o total de títulos ofertados aos moradores do bairro chega a 463.
#Urbanismo 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Participação popular junto às decisões do governo é discutida em audiência do Plano Diretor. no encontro, dirigido aos moradores do Polo Maiobão, todos os participantes acataram a decisão de que se faz necessário aumentar a mobilização
#Habitação 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura entregará títulos para famílias da comunidade Todos os Santos.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), fará amanhã(23), a entrega de títulos de propriedade para os que moram na comunidade Todos os Santos. O evento será na Associação do bairro, a partir das 8h. A cerimônia terá a presença da prefeita Paula Azevedo (PCdoB).

Na iniciativa, a Prefeitura conta com a parceria do 1° Ofício Extrajudicial de Paço do Lumiar, através do Programa Municipal de Regularização Fundiária, e serão entregues 75 certificados de posse.

Segundo a coordenadora da Comissão de Regularização Fundiária, Jéssica Arruda, a partir do ato, os moradores terão o documento legal que comprova sua posse sobre o imóvel ocupado. "Estes documentos cruciais que conferem o direito real de propriedade do imóvel, dando segurança jurídica e, principalmente, dignidade aos beneficiados. As pessoas passam a ter acesso a uma série de outros benefícios, como a possibilidade de financiar, dar em garantia ou vender o imóvel", afirmou.

O secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, celebra a finalização da regularização de mais uma comunidade da cidade. "Nós valorizamos a necessidade do direito à moradia. A expectativa é ampliar esses esforços não só no bairro de Todos os Santos, mas em todo o município de Paço do Lumiar", garantiu.

O processo para obter o certificado de posse começa com o levantamento das áreas que estão irregulares no município. Em seguida, a equipe da Semiu realiza um estudo sobre a existência de matrículas e sobreposições no núcleo. Posteriormente, são feitas notificações, levantamento topográfico de toda a área, individualização de lotes e cadastramento dos moradores. Concluídas essas fases, as Certidões de Regularização Fundiária são encaminhadas ao cartório, findando o processo com a entrega dos documentos de propriedade.

Balanço:

A gestão azevedista já entregou 3.369 certificados de legitimação fundiária para famílias de Residencial Sol Nascente, Cidade de Paço, Lima Verde, Loteamento do Padre, Residencial Todos os Santos, Residencial Cordeiro, Residencial Nova Vida, Alto Paranã III, Menino Gabriel, Cohabiano X e Alto Paranã I, Manaíra.

Atualmente, passam por processo de regularização fundiária moradores dos bairros Mojó, Tendal, Montanha Russa, Morada Nova, Vila Cafeteira, Nova Linda, Bob Kennedy e Altos do Laranjal, totalizando mais de 3 mil famílias a serem beneficiadas com os títulos.

#Infraestrutura 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Segunda oficina para revisão do Plano Diretor Municipal acontece hoje

Nesta quarta-feira(20), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio do Núcleo Técnico da Revisão do Plano Diretor, vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), juntamente com a consultora líder Engenharia e a colaboração de outras secretarias, convida a população, entidades e associações representativas dos diversos segmentos para participarem da segunda oficina da 1ª Semana de Oficinas de Leitura Comunitária do Plano Diretor e da primeira Audiência Pública da Fase 01 desse processo.

Nessas reuniões, os moradores são capacitados e conscientizados sobre a importância e a dinâmica do Plano Diretor Municipal. O resultado das oficinas será um conjunto de diretrizes que guiará a elaboração do Plano. O diagnóstico final, que será produzido pelos moradores, abordando problemas, potencialidades e desafios relacionados ao desenvolvimento urbano, será apresentado em uma Audiência Pública no dia 21 de setembro, juntamente com a eleição do núcleo gestor.

A SEMIU enfatiza que os membros dos segmentos escolhidos para compor o núcleo gestor representarão as comunidades e bairros da cidade, com a responsabilidade de acompanhar e fiscalizar as ações de planejamento e elaboração do documento. O Plano Diretor Municipal visa a discutir, juntamente com a comunidade, o desenvolvimento do município.

Para facilitar a organização, foram definidos quatro dias de oficinas e um dia de audiência pública, com a cidade dividida em quatro setores. Todos os dias, o evento começa às 18h.

Não perca a chance de contribuir com o futuro do desenvolvimento urbano de Paço do Lumiar. Sua participação é fundamental!

Abaixo, você confere o local e os bairros que serão atendidos no evento de hoje.

Setor 02 - Polo Vila São José

- Data: 20 de Setembro de 2023 - Quarta-feira

- Horário: 18h00 às 20h30

- Local: UEB CRIANÇA FELIZ (Associação dos Moradores da Vila São José II)

- Endereço: Travessa 5, número 13, Vila São José II

O Setor 02 abrange diversas áreas, incluindo Novo Paço, Luís Fernando, Altos do Laranjal, Rio São João; Taboca; Portal do Paço; Parque Eldorado; Pindaí; Mercês; Maracajá; Plaza das Flores; Loteamento São José; Nossa Senhora da Luz; Cidade Verde; Vila Cafeteira (Nova Olinda); Marly Abdala I e II; CJ. Roseana Sarney; Conjunto Zumbi dos Palmares; Edinho Lobão; Conjunto Novo Horizonte; Cajueiro; Comunidade Armindo Reis; Vila Nova Jerusalém; Nova Canaã; Residencial Itapoã (Vila do Povo); Solar das Mangueiras; Santa Edwiges; Parque Tiago Arôso; Vila São José; Maioba do Mocajutuba; Vassoural; Santa Filomena e Sílvia Cantanhede I.

#Urbanismo 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Moradores do Polo Vila do Paço participam do 1° evento público para Revisão do Plano Diretor

Foi realizada nesta terça-feira(19), na U.E.B. Maria de Lourdes, a abertura da 1ª Semana de Oficinas de Leitura Comunitária e da 1ª Audiência Pública da Fase 01 do processo de revisão de Plano Diretor Municipal. A oficina, realizada no setor 1 (Polo Vila do Paço), foi marcada por intensa participação popular, com a presença de representantes de instituições, associações e entidades da sociedade civil, além da vereadora Drielle da Pindoba (Republicanos).

O debate público foi aberto pelo secretário de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), Walburg Neto, que ressaltou a importância da presença massiva da população de Paço do Lumiar nessa primeira semana de oficinas. "A participação popular é imprescindível. O Plano Diretor permite as secretarias ajustarem suas políticas e ações de acordo com as necessidades e expectativas da comunidade", comentou.

Representando a prefeita Paula Azevedo (PCdoB), que cumpre agenda de trabalho em Brasília (DF), o vice-prefeito de Paço do Lumiar, Inaldo Pereira, esteve no evento e enfatizou que o início desse processo é um dia histórico para o município. "Paço do Lumiar é a única cidade da Região Metropolitana que está em ascensão de crescimento. O PD vem para assegurar qualidade de vida de todos os seus habitantes. Por isso, a população deve ser protagonista do processo de Revisão", disse.

Conforme a arquiteta da SEMIU, Luciana Leite, a dinâmica dos encontros integra estratégia importante para a consolidação dos estudos e revisão do Plano Diretor, em conjunto com a comunidade. "As pessoas são capacitadas e informadas sobre toda a metodologia do processo. Ainda tem 3 fases pela frente para termos um diagnóstico preciso para o desenvolvimento da cidade. Precisamos entender que o ordenamento territorial é primordial para o progresso de Paço do Lumiar", explicou.

Segundo o arquiteto e urbanista da empresa que está desenvolvendo o Plano Diretor e assessorando a SEMIU, Victor Kennedy, o objetivo das Leituras Comunitárias é compreender a realidade local a partir da visão da sociedade civil. "Damos início a conversa com a população, fazendo a introdução do que é o Plano Diretor, e quais as responsabilidades, tanto da equipe técnica de consultoria quanto da Prefeitura, e também começando aplicar questionários pegando a opinião da população sobre questões como educação, saúde, planejamento urbano e até meio ambiente", pontuou.

Durante a reunião, os moradores dos bairros puderam participar de forma ativa, relatando sugestões e informando as maiores dificuldades enfrentadas hoje na comunidade local.

Dona Terezinha Maia, professora aposentada e moradora da sede há mais de 70 anos, disse que se sente satisfeita com o ato. "Nesse encontro, temos a oportunidade de apresentar as necessidades do local onde moramos. Espero que os anseios levantados aqui sejam levados à frente pelo Poder Público", afirmou.

A próxima oficina ocorre hoje (20), na UEB CRIANÇA FELIZ (Associação dos Moradores da Vila São José II). São convidados os moradores do Setor 2 - Polo Vila São José, que compreende os bairros Novo Paço, Luís Fernando, Altos do Laranjal, Rio São João; Taboca; Portal do Paço; Parque Eldorado; Pindaí; Mercês; Maracajá; Plaza das Flores; Loteamento São José; Nossa Senhora da Luz; Cidade Verde; Vila Cafeteira (Nova Olinda); Marly Abdala I e II; CJ. Roseana Sarney; Conjunto Zumbi dos Palmares; Edinho Lobão; Conjunto Novo Horizonte; Cajueiro; Comunidade Armindo Reis; Vila Nova Jerusalém; Nova Canaã; Residencial Itapoã (Vila do Povo); Solar das Mangueiras; Santa Edwiges; Parque Tiago Arôso; Vila São José; Maioba do Mocajutuba; Vassoural; Santa Filomena e Sílvia Cantanhede I.

#Infraestrutura 18/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura convida luminenses para participar da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). As oficinas terão como resultado efetivo um conjunto de diretrizes que nortearão a revisão do PDM
#Prefeita 17/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeita Paula Azevedo e deputado Cléber Verde entregam ‘Arena do Tambaú' em Paço do Lumiar

A gestão da Prefeita Paula Azevedo (PCdoB), entregou neste sábado (16), mais uma obra de infraestrutura e benefício desportivo e de lazer, o Campo de Futebol Municipal em Paço do Lumiar, no bairro Tambaú.Realizada por meio da Secretaria de Infraestrutura, a cargo do secretário Walburg Neto, a obra vai beneficiar, diretamente, mais de 500 moradores do bairro, sem contar, ainda, com o entorno da região luminense.

A Prefeita Paula Azevedo falou dessa importante conquista. "Ainda em 2019, recebi o pedido da população, em nome do morador Júnior do Tambaú. Com o passar do tempo, todos achavam que não iríamos finalizar o pleito. Não foi fácil superar uma pandemia, mas o valor da emenda enviada pelo Deputado Federal, Cleber Verde(MDB), a quem aproveito o ensejo para agradecer publicamente, foi usada e hoje, através da entrega, estamos evidenciando o nosso empenho e dedicação a cada morador e moradora que acreditou na nossa palavra", disse.

O Deputado Federal Cleber Verde (MDB) reafirmou ainda durante o evento mais benefícios a Arena Tambaú. "A Prefeita Paula Azevedo, tem o meu apoio, assim como todos que aqui residem. Também quero reafirmar que irei destinar mais R$ 300 mil reais em emendas para construir vestiários, sistema de irrigação e a urbanização em torno do campo", conclui falando sobre as novas melhorias. O parlamentar é um apoiador do município e já ajudou com emendas nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.

Júnior do Tambaú, líder comunitário com forte atuação na área, agradeceu a gestão. "Mesmo em momentos de dificuldades, não deixei de acreditar na prefeita, e que essa obra seria entregue, graças ao empenho dela e de sua equipe, como o secretário Walburg Neto que sempre esteve aqui resolvendo as demandas da construção", disse.

Todo o montante disponibilizado foi consumido para a construção da arena, incluindo, arquibancadas com acesso as pessoas Portadoras de Deficiência Física (Pcd), mureta com alambrado e colocação de grama natural para o campo. A Prefeitura de Paço do Lumiar ainda investiu e colocou iluminação em led em todo o campo com extensão de 60 metros. Ao final da solenidade, as autoridades visitaram o campo.

MAIS BENEFÍCIOS:

Em sua fala durante o evento, a gestora informou à comunidade que já enviou outros projetos ao Ministério de Infraestrutura, com o intuito de receber verba para executar as obras de drenagem profunda da Avenida 3 e Avenida 1, além da construção do Parque Pro-Verde. O deputado Cleber Verde se prontificou a tratar das demandas com o Ministro Jader Filho de Infraestrutura, no Governo Federal.

INAUGURAÇÃO EM GRANDR ESTILO:

Para marcar a inauguração da arena, iniciou-se o 1º torneio de futebol, com a participação de 12 equipes. No ato, bastante concorrido, diga-se de passagem, além da prefeita e do parlamentar federal, também estiveram presentes os vereadores Jorge Maru e Wellington Sousa, respectivamente, presidente e vice da Câmara Municipal, além de secretários titulares e adjuntos, e lideranças comunitárias.

#Urbanismo 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Paço do Lumiar se prepara para atualizar o Plano Diretor Oficinas e audiências públicas serão realizadas nas zonas urbanas e rurais, objetivando a contribuição efetiva do cidadão luminense
#Infraestrutura 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Obras de mobilidade urbana avançam no bairro Mocajutuba.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU) e a Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES), avança com a pavimentação do Mocajutuba. Na rua Vila Nova, por exemplo, a equipe do Programa Rua Digna já realiza o aperfeiçoamento da via a partir de bloquetes de concreto.

O trecho que está a ser beneficiado é de aproximadamente 400 metros de extensão. Outro aprimoramento é a instalação de sarjetas. Os serviços estão sendo intermediados pela Associação Beneficente dos Moradores do Porto do Mocajutuba, Sururutiua e Pedrinhas.

Segundo o Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), Walburg Neto, a obra representa a valorização dos imóveis, o avanço da qualidade de vida e da mobilidade urbana. "A melhoria da infraestrutura proporciona mais segurança e comodidade a toda a população que utiliza a via. A prefeita Paula Azevedo não tem medido esforços para recuperar a malha viária de Paço do Lumiar, tanto na sede do município quanto na zona rural", destacou.

A gestão azevedista está comprometida em levar dignidade aos luminenses. Este ano, a SEMIU promoveu a renovação das ruas nos bairros Cururuca (rua Rio Grande), Residencial Manaíra (ruas 14 e 17), Jaguarema (ruas 7 e 9), Iguaíba (ruas 1, 3, 4 e 5 - Vila Romualdo), Roseana Sarney, Mojó, Pirâmide, Sítio Grande e Paranã III.

#Controle 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar realiza Blitz Urbana para desarticular pontos de lixo.

Na manhã desta segunda-feira (04), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), em ação conjunta com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMAP), Mobilidade Urbana (SEMUR), SAÚDE (SEMUS) e com o apoio da Guarda Municipal, vinculada ao gabinete da Prefeita Paula Azevedo (PCdoB), realizou uma operação denominada de Blitz Urbana. Além do descarte irregular de lixo, o trabalho teve como objetivo, também, evitar que fogo seja ateado em terrenos públicos e privados.

Segundo o Secretário de Infraestrutura, Walburg Neto, a ação tem o propósito de desencorajar a população a colocar lixo em lugares indevidos. "Essa fiscalização objetiva coibir os indivíduos a colocarem e queimarem resíduos em pontos estacionários. Estamos vigilantes! Estaremos em breve fiscalizando outros locais", enfatizou Walburg.

A fiscalização acontecerá de hoje (04) até sábado (09), no Loteamento Safira, localizado na MA-201, com o apoio dos Guardas de Trânsito de Paço do Lumiar e da equipe de limpeza pública.

Apesar da sustentabilidade estar em alta, muitos cidadãos não aderem ao movimento. Atear fogo no lixo é crime federal, de acordo com o artigo 41 da lei 9605/98. As queimadas causam perturbação comunitária, pois a fumaça produzida, além de incomodar, pode representar um risco à saúde de pessoas com problemas respiratórios. Em casos mais graves, pôr fogo em lixo pode provocar até mesmo incêndios urbanos. Portanto, é importante atender às normas municipais.

#Obra 01/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Programa Rua Digna embeleza Residencial Carlos Augusto em Paço do Lumiar

A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), concluiu mais uma via do Programa Rua Digna. Nessa fase do projeto - a ação que beneficiou a Rua Max Barros - foi realizada através de uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES) e o Clube de Mães do Residencial Carlos Augusto.

A via, que está no coração do Residendial, possui 300 metros e conecta a Avenida São José à Rua 09. Essa iniciativa visa melhorar significativamente a infraestrutura local, oferecendo uma rua mais digna e segura para os moradores e transeuntes.

O Programa Rua Digna é um compromisso da administração municipal, comandada pela prefeita Paula Azevedo(PCdoB), em proporcionar melhores condições de vida para a população, garantindo acessibilidade e qualidade nas vias públicas. Essa parceria entre o Governo do Estado e outras entidades demonstra o esforço conjunto para promover o desenvolvimento da comunidade de Paço do Lumiar.

#Obra 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar prossegue com melhorias de infraestrutura no Parque Horizonte

A cidade de Paço do Lumiar, liderada por Paula Azevedo (PCdoB), segue em ritmo constante de aprimoramentos em sua infraestrutura, com destaque para as intervenções em curso no Parque Horizonte. Nesse momento, as obras estão concentradas na fase de revestimento primário, uma etapa crucial para garantir a qualidade e durabilidade das melhorias.

As ações são lideradas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), que tem como objetivo primordial assegurar a trafegabilidade e dignidade dos luminenses. A gestão municipal trabalha incansavelmente para criar um ambiente urbano mais acessível e confortável para todos os moradores.

Com essa série de intervenções em andamento, a Prefeitura reforça o compromisso de proporcionar uma cidade mais moderna, funcional e adequada às necessidades de sua população. O Parque Horizonte se transforma com essas melhorias, refletindo o esforço contínuo para elevar a qualidade de vida de todos os cidadãos.

#Infraestrutura 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar avança na pavimentação no Cohabiano

Na manhã desta terça-feira (29), o Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, visitou o desenvolvimento do revestimento do chão em bloquetes da Rua São Cristóvão, localizada no bairro Cohabiano 10, em Paço do Lumiar. Outrora, a rua, no período chuvoso, ficava alagada, dificultando o tráfego de pessoas e veículos.

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB), obstinada em resolver os problemas de infraestrutura, priorizou a rua em questão. Entusiasmado com a evolução da obra quase finalizada, o secretário falou sobre a importância do trabalho feito para os moradores do bairro.

"Mais uma ação do Executivo Luminense com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Estão sendo pavimentados praticamente meio quilômetro de extensão que a comunidade ansiava muito. A Rua São Cristóvão agora ficará trafegável e saneada", enfatizou Walburg.

A Prefeitura de Paço do Lumiar dará continuidade ao andamento das obras por toda a região. Esse é um compromisso da gestão azevedista com a população luminense.

#Obra 28/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Paço do Lumiar recebe escavadeira doada pela deputada federal Roseana Sarney através da Codevasf

Na tarde desta segunda-feira(28), o engenheiro Walburg Neto, titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo - SEMIU - de Paço do Lumiar, esteve representando a prefeita Paula Azevedo(PcdoB), na solenidade realizada no pátio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na BR-135. Na oportunidade, evidenciando a força das parcerias e prestigio político da gestora luminense, o município foi agraciado com o recebimento de uma escavadeira hidráulica sobre esteira, avaliada em pouco mais de R$613 mil reais.

O equipamento, que será incorporado ao patrimônio do município, foi recebido graças a emenda parlamentar da deputada federal Roseana Sarney(MDB). "O maquinário será de grande valia, pois irá proporcionar maior celeridade ao trabalho de manutenção e melhoramento das estradas vicinais que dão acesso às comunidades localizadas na zona rural", comemorou a prefeita, que aproveitou o ensejo para agradecer a deputada Roseana Sarney, parceira de longas datas.

A Companhia, que tem por missão desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais, somente em 2023, já investiu mais R$13 milhões de reais para inclusão produtiva e melhoria de infraestrutura no Maranhão. Oportuno ressaltar, também, que todo os bens, adquiridos com recursos federais oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e repassados à Codevasf por meio de emenda parlamentar, vão ser bastante útil aos municípios maranhenses.

"Esse tipo de ação da Codevasf tem como foco promover melhoria na infraestrutura dos municípios atendidos com equipamentos e ampliar a capacidade produtiva das famílias. O resultado é a elevação da renda e da qualidade de vida de centenas de produtores rurais do estado", destaca o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.

Feliz pelo feito alçado, o secretário falou da utilidade e importância que a máquina terá. "Paço do Lumiar acaba de ser contemplado com essa escavadeira que muito vai contribuir para os serviços estruturantes. Estamos diante de mais uma grande ação da prefeita Paula, feito a partir de um entendimento com a deputada Roseana Sarney. Em nome dos luminenses, que serão os maiores agraciados, quero agradecer, publicamente, a deputada Roseana Sarney e a nossa gestora, pois nunca se fez tanto em tão pouco tempo", enfatizou Walburg.

Nos últimos anos, a Codevasf tem feito um alto investimento no Estado. Só em 2021, por exemplo, 116 municípios foram beneficiados com máquinas e equipamentos voltados ao suporte a atividades produtivas e a ações de infraestrutura. Em 2022, a União empregou R$ 47 milhões de reais em cidades maranhenses. As ações de desenvolvimento regional da Codevasf no Maranhão são coordenadas pela 8ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em São Luís.

#Infraestrutura 26/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Equipe técnica da AGEM e SEMIU realiza nova vistoria na obra da Praça de Alimentação no Maiobão. Todos os vendedores que já estavam no local, atendendo ao pedido da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), ganharão quiosques.
#Urbanismo 23/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO SEMIU faz vistoria técnica no campo de futebol society no Tambaú SEMIU faz vistoria técnica no campo de futebol society no Tambaú
#Agenda 20/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeita Paula Azevedo é recepcionada por moradores do Loteamento Bela Vista

Os moradores da comunidade Bela Vista, em Paço do Lumiar, acolheram na manhã deste domingo (20) a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), os secretários Walburg Neto (Infraestrututra) e Yanne Pessoa (Educação), e o vereador Wellington Souza(PSB), para um café da manhã de agradecimento pelos investimentos realizados na região. Nos últimos dias foi iniciado o serviço de raspagem e revestimento primário, melhorando assim a trafegabilidade no local.

"Hoje tivemos a alegria de nos reunirmos para ouvir a comunidade, seus agradecimentos e suas demandas para juntos, dialogando, podermos traçar as melhores estratégias para melhorar a qualidade de vida de todos que aqui vivem", disse a prefeita.

O secretário Walburg Neto enfatizou que a obra na rua Terturiana Severa Pereira tem quase um quilômetro de extensão, facilitando o acesso dos moradores.

"Fomos procurados pelos moradores e, prontamente, sob ordens da gestora, viemos ao local e prontamente atendemos tal demanda. Estamos em fase inicial e já buscando novos recursos para darmos continuidade ao que estamos fazendo", disse o secretário.

Para a população o sentimento maior é de gratidão. "Por muito tempo procuramos o poder público pleiteando melhorarias nas ruas, mas não éramos atendidos. Já a atual gestão nos deu atenção, veio e agora está realizando a obra na avenida principal. Estamos muito gratos e nos sentindo assistidos", enfatizou o morador Marcelo Lobato. Pensamento semelhante foi compartilhado por Leidiane Ribeiro, que também reside no Bela Vista. "Hoje nós podemos transitar com facilidade, temos mais tranquilidade e consequentemente bem-estar" finalizou.

#Urbanismo 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PAÇO DO LUMIAR: Secretário acompanha equipe da AGEM em vistoria a obra da Praça de Alimentação no Maiobão

Ao lado do secretário de Infraestrutura e Urbanismo- SEMIU de Paço do Lumiar- o engenheiro Walbur Neto, técnicos da Agência Executiva Metropolitana (AGEM) estiveram em visita à obra da Praça de Alimentação no Maiobão. Após concluída a intervenção, uma melhora significativa será sentida pelos moradores do entorno, cuja edificação deverá se transformar no mais novo cartão postal da cidade.

"Pelo projeto do Governo do Estado, o espaço vai oferecer uma área mais verde, com bancos fixos, canteiros, iluminação, lixeiras e uma ampla área para comercialização de comidas", explicou Walburg. A presença da equipe estadual evidencia

o empenho em aprimorar os espaços públicos de Paço do Lumiar, garantindo um ambiente mais agradável e funcional para os moradores.

A Praça de Alimentação do Maiobão se tornará um local propício para encontros familiares, momentos de descontração e interações sociais. O equipamento é mais um passo na direção de um ambiente urbano mais inclusivo e agradável, onde os moradores possam desfrutar de momentos de convívio social e relaxamento.

#Administração 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar avança na revitalização de importante via no Maiobão

A gestão da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), segue em frente com a restauração dos principais corredores de tráfego em Paço do Lumiar. Nesta quinta-feira(17), atendendo pedido da população, os trabalhos no período da tarde foram concentrados na Rua 15 do Maiobão. O foco é claro: assegurar um trânsito mais fluido e eficiente para a comunidade.

Com a restauração em andamento desta importante via, o Executivo Luminense reforça seu compromisso em melhorar a infraestrutura viária, proporcionando condições melhores para a mobilidade urbana. A preocupação em garantir vias bem conservadas não apenas contribui para o conforto dos motoristas, mas também, para a segurança e agilidade no trânsito.

Os esforços da administração municipal em revitalizar corredores de tráfego ratifica a prioridade em atender às necessidades da população. Ao focar na fluidez do tráfego, o Executivo Luminense reconhece a importância de um transporte eficaz e do investimento contínuo em infraestrutura urbana para o bem-estar dos cidadãos.

A ação da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) e da SEMIU reafirma o comprometimento com a qualidade de vida dos luminenses, destacando a importância de ruas em boas condições para o funcionamento adequado da cidade. Essa revitalização é um passo em direção a uma circulação mais eficiente e segura, beneficiando a comunidade como um todo.

#Infraestrutura 17/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar avança na restauração de corredores de transporte

A administração da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), está dando continuidade ao processo de restauração dos principais corredores de transporte em Paço do Lumiar. Na manhã desta quinta-feira(17), a equipe do Executivo Luminense estava em plena atividade na área do Tambaú.

O objetivo central é assegurar a fluidez do tráfego na região, melhorando a mobilidade urbana para todos. Os esforços da gestão municipal estão direcionados para a melhoria da trafegabilidade, tornando viáveis os deslocamentos e aliviando o congestionamento.

"A restauração dos corredores de transporte é uma parte importante do compromisso da prefeitura em garantir uma cidade mais acessível e funcional para os moradores", explicou a gestora. Ela concluiu dizendo que com o andamento do trabalho na localidade, a gestão demonstra sua dedicação em atender às necessidades dos munícipes, criando condições melhores para o trânsito e a mobilidade cotidiana.

#Infraestrutura 05/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar entrega 200 títulos de propriedade a famílias do Residencial Manaíra

Aconteceu neste sábado, dia 05 de agosto, mais uma entrega de títulos de propriedade a famílias luminenses. Foram mais de 200 títulos entregues a famílias do Residencial Manaíra, na zona urbana do município de Paço do Lumiar. A solenidade de entrega aconteceu na Rua 12, Quadra 35, área verde do Conjunto Manaíra, e contou com a presença da prefeita Paula Azevedo, autoridades do legislativo e executivo Estadual e Municipal, e lideranças comunitárias de Paço do Lumiar.

Paula Azevedo lembrou que o Programa de Regularização Fundiária tem levado segurança jurídica e dignidade às famílias do município. "Estou muito feliz com o resultado da parceria entre a nossa coordenação do Programa de Regularização Fundiária, o Cartório de Registro de Imóveis, e o Governo do Estado, por meio do Iterma. Esta aliança tem mudado a realidade de milhares de famílias em Paço do Lumiar, e ainda temos muito a conquistar antes do final do meu mandato", disse Paula Azevedo.

Desde dezembro de 2019, foram entregues mais de 3.000 títulos de propriedades. Estão 100% regularizados os bairros Cidade de Paço, Loteamento do Padre (Lima verde), Todos os Santos, Cordeiro, Nova Vida, Alto Paranã I, II e III, Menino Gabriel, Cohabiano, e agora Manaíra. "Desde o início do Programa de Regularização Fundiária tivemos conquistas importantes na concretização do direito social à moradia digna", destaca Jéssica Arruda, coordenadora do Programa.

Ela explica que a regularização fundiária leva benefícios não só para as famílias de Paço do Lumiar, mas também para empresas e repartições públicas, a exemplo de creches, escolas e cemitérios. Ela lembra que todos os levantamentos e cadastros são custeados pelo próprio Município, sendo o processo de regularização totalmente gratuito para as famílias de baixa renda. "Este o grande diferencial na gestão da prefeita Paula Azevedo. O morador recebe o documento da sua casa, já registrado em cartório, e sem realizar o pagamento de qualquer valor", comenta.

Jéssica Arruda esclarece ainda que todos os 773 lotes do Residencial Manaíra foram regularizados, e que, portanto, outros títulos serão entregues em breve para as famílias da comunidade. "A Regularização Fundiária é um programa de interesse social, em que o morador de baixa renda não paga nada para ter o documento da sua casa. E queremos regularizar o máximo possível de imóveis antes do final da gestão da prefeita Paula", assinala.

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar (SEMIU), Walburg Neto, destacou que a regularização fundiária é um dos grandes pilares da gestão Paula Azevedo na atenção e cuidado com as famílias mais carentes do município. "Estamos garantindo a propriedade imobiliária às famílias luminenses, nos mais diversos bairros e povoados, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Nossa meta é conseguir regularizar mais de 5 mil imóveis até 2024. É a gestão Paula Azevedo cuidando da nossa gente", disse Walburg Neto.

#Infraestrutura 02/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura garante conclusão da Avenida Chico Mendes no Residencial Cidade Verde I, em Paço do Lumiar

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), está recuperando toda a extensão da Avenida Chico Mendes, no Residencial Cidade Verde I, com serviços de pavimentação e de drenagem superficial e profunda em trechos mais críticos.

A via tem mais de 1 km (um quilômetro) de extensão, e, segundo Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo Walburg Neto, um determinado trecho da Avenida Chico Mendes sofreu muito com a ação das águas pluviais. "Nesse trecho mais crítico, que é alvo da reclamação dos moradores, estamos substituindo o pavimento asfáltico pelo pavimento em bloquete, pois são mais resistentes à ação das águas das chuvas", esclareceu o Secretário Walburg Neto.

Simultaneamente ao serviço de pavimentação, o Secretário Walburg Neto informou que a Prefeitura de Paço do Lumiar está recuperando toda a drenagem profunda e superficial (meio fio e sarjeta) da Avenida Chico Mendes, o que vai melhorar o escoamento das águas e o trânsito na referida via.

Com relação à drenagem profunda, o Secretário Walburg Neto explicou que, no trecho considerado mais crítico, foi feita a limpeza e a desobstrução das caixas coletoras e das bocas de lobo, para aumentar a capacidade de vazão das águas das chuvas. "E, no restante da via, estamos recuperando todo o pavimento asfáltico", assinalou o Secretário Walburg Neto.

#Infraestrutura 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar segue com obras de pavimentação em bloquete na zona rural de Paço do Lumiar

Com o compromisso de melhorar a qualidade de vida da população, a prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Urbanismo (SEMIU), está pavimentando com bloquetes, a rua Rio Grande, no bairro Cururuca, zona rural do município. Esta é uma reivindicação antiga da comunidade, que agora é atendida pela gestão da prefeita Paula Azevedo.

Nesta terça-feira (18), o Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo Walburg Neto vistoriou as obras, acompanhado de técnicos da pasta. A expectativa é de que a obra seja inaugurada até o mês de agosto. "Estamos cumprindo o compromisso assumido com a comunidade, que precisava muito desta obra. A prefeita Paula Azevedo pediu prioridade, para que a gente possa entregar a rua toda pronta nos próximos dias e, assim, realizar o sonho dos moradores da região. A gente vai avançar em outros pontos", disse o Secretário Walburg.

A Rua Rio Grande tem quase um quilometro de extensão e está sendo pavimentada com bloquetes. Os serviços são realizados com recursos próprios do município.

#Infraestrutura 14/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar e Agência Metropolitana anunciam construção de nova praça no Maiobão

Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU) e a Agência Executiva Metropolitana (AGEM), do Governo do Maranhão, anunciaram a construção de uma nova e moderna praça no Maiobão, durante reunião realizada no Centro Administrativo do município. No encontro, foram definidos os detalhes do projeto, que vai contemplar espaços de lazer, convivência das famílias e uma praça de alimentação.

O espaço de 1.300m² de área construída terá bancos de concreto, lixeiras, abrigos para moto taxistas, banheiros, playgrounds e padrões de acessibilidade, de acordo com regras com a ABNT. O Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo Walburg Neto explicou os detalhes e cronograma das obras. "Fizemos a reunião de planejamento, para definir o cronograma de execução da obra, que começa já na próxima semana, em parceria com o Governo do Maranhão. Também conversamos com os comerciantes que serão contemplados com espaços para a venda produtos e serviços, numa praça de alimentação que será implantada no local. São comerciantes que estavam em área insalubre e agora serão colocados num local mais adequado", disse o Secretário Walburg Neto.

A nova praça será construída próximo ao Colégio Domingos Vieira Filho e a Avenida 13, no Maiobão. O objetivo é aproveitar uma área subutilizada e valorizar ainda mais os espaços públicos da cidade de Paço do Lumiar. "A construção da praça é um desejo antigo da população, tanto pela situação dos comerciantes, quanto pela necessidade de urbanização de um espaço importante. Os vendedores ficavam perto da MA-201, gerando insegurança e atrapalhando o passeio público. Por determinação do governador Carlos Brandão, vamos realizar a obra em parceria com a prefeitura de Paço do Lumiar", explicou Luiz Viana, representante da Agência Executiva Metropolitana.

Os treze comerciantes que serão beneficiados pelo projeto, também participaram da reunião. Ildomar Santos, de 41 anos comemorou o novo momento. "Eu vendo lanche aqui há muitos anos e há tempos esperava a construção da praça, pra poder ter um local melhor pra gente que trabalha e para os nossos clientes. Estou feliz porque sei que a nova praça vai ser boa pra todo mundo e vai fortalecer o nosso trabalho", comemorou o comerciante.

A previsão de entrega da nova praça de alimentação é setembro deste ano. As obras terão início imediato, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Agência Executiva Metropolitana.

#Infraestrutura 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar dá início ao processo de regularização fundiária de imóveis nas comunidades do Mojó

A Prefeitura de Paço do Lumiar iniciou nesta terça-feira (04), o processo de regularização fundiária nas comunidades do Mojó, Tendal e Montanha Russa, localizadas na zona rural do município. Mais de uma centena de moradores e lideranças dessas comunidades participam, esta amanhã, de uma reunião com a prefeita Paula Azevedo, o Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo Walburg Neto, a coordenadora do Programa de Regularização Fundiária, Jéssica Arruda, e o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), Anderson Ferreira.

A Prefeita Paula Azevedo destacou o importante trabalho que a Comissão de Regularização Fundiária do município de Paço do Lumiar vem fazendo ao longo da sua gestão, e da parceria com o Governo do Estado do Maranhão, por meio do ITERMA, que tem mudado a realidade de milhares de famílias. "Já fizemos a entrega de mais de 3 mil títulos, e pretendo ultrapassar a marca de 4 mil entregues antes do final da minha gestão", ressaltou Paula Azevedo, falando que o reconhecimento ao direito de propriedade é uma das principais políticas públicas assumidas por sua administração, que valoriza o imóvel e garante segurança jurídica às famílias.

O presidente do ITERMA, Anderson Ferreira, enfatizou a grande sintonia existente entre o governo do Maranhão e a Prefeitura de Paço do Lumiar para promover a regularização jurídica dos imóveis em Paço do Lumiar. Ele também falou do importante papel da comunidade nesse primeiro momento, de início de cadastro dos imóveis, com o levantamento de toda a documentação por parte dos proprietários, e atenção ainda aos próximos passos, de medição dos lotes e formalização dos processos junto ao cartório. "Estamos em um momento oportuno para avançar com a regularização fundiária em Paço do Lumiar. Regularização essa que traz diversos benefícios para o titular da terra. E contamos com a parceria de todos", assinalou.

A coordenadora do Programa de Regularização Fundiária, Jéssica Arruda, lembrou que todos os custos e tratativas do processo de regularização de imóveis são totalmente gratuitos para as famílias de baixa renda. "A Regularização Fundiária é um programa de interesse social, em que o morador de baixa renda não paga nada para ter o documento da sua casa. E queremos regularizar todos os imóveis em Tendal, Mojó e Montanha Russa antes do final da gestão da prefeita Paula", afirmou.

O Secretário Walburg Neto lembrou, em sua fala, de todas as frentes de trabalho que a Prefeitura vem realizando na zona rural, especialmente na comunidade do Mojó, onde aconteceu a reunião desta amanhã. "Estamos atuando em todas as frentes, no que diz respeito à infraestrutura e à regularização fundiária dentro de Paço do Lumiar. Com a prefeita Paula Azevedo, estamos vivendo, com certeza, a melhor gestão que o nosso município já experimentou nos últimos anos", discorreu Walburg Neto.

Na fila para iniciar o processo de regularização do seu imóvel, estava a idosa Maria Zilda de Sousa Costa, de 60 anos. Ela mora há mais de 30 anos, com o filho e uma neta, em uma casa de alvenaria na comunidade do Mojó. "Fiquei muito feliz quando soube que a prefeitura vinha pra cá pra iniciar esse processo de regularização. É uma grande oportunidade pra minha família e também uma segurança. Espero que logo eu esteja com o meu título de propriedade em mãos", disse Maria Zilda.

#Infraestrutura 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar executa obras em Lima Verde, na Rua do Mamão e na Estrada do Cajueiro Até o final de julho, 19 ruas estarão pavimentas na região do Lima Verde
#Infraestrutura 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeita Paula Azevedo se reúne com Governo do Estado para conclusão de obras em 7 bairros de Paço do Lumiar Com a parceiro do Governo do Maranhão, Prefeitura de Paço do Lumiar deve revitalizar mais de 7 km de ruas
#Infraestrutura 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Rua Luzia Costa, no Bairro Itapiracó em Paço do Lumiar, é entregue pela gestão Paula Azevedo este final de semana

Mais uma obra de Infraestrutura é entregue pela Gestão Paula Azevedo. A solenidade de inauguração da Rua Luzia Costa, no bairro Itapiracó, com mais de 200 metros de pavimentação em bloquetes, ocorreu no último sábado (03). Além da prefeita Paula Azevedo, estiveram presentes, o Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo Walburg Neto e a Secretária Municipal de Educação Yanne Pessoa.

A obra tem a parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio de Emenda do ex-deputado federal Bira do Pindaré. A Prefeita Paula Azevedo falou da satisfação em inaugurar mais uma rua pavimentada dentro do município.

"É uma grande alegria pra mim, como gestora, entregar mais uma rua pavimentada dentro de Paço do Lumiar, entre tantas que já entregamos desde que assumi a Prefeitura. E não vamos parar por aqui, pois temos um cronograma de entregas para os próximos meses, e até o final do meu mandato", afirmou a Prefeita Paula.

O Secretário Walburg Neto destacou a perseverança e dedicação da prefeita Paula Azevedo em buscar parcerias e disponibilizar projetos de infraestrutura com recursos próprios, do município, para beneficiar comunidades que, até então, haviam sido esquecidas por gestões anteriores. "Inauguramos, hoje, mais 206 metros de pavimentação, fazendo a alegria de dezenas de famílias", assegurou o Secretário Walburg Neto.

Para Antônio Carlos, morador há 50 anos da Rua Luzia Costa e filho da homenageada, falou da luta e da satisfação pela obra. "Tenho muita gratidão pela prefeita Paula Azevedo por ter realizado um sonho antigo de todos os moradores dessa rua e a minha gratidão é maior ainda porque a minha mãe foi a homenageada em vida. Obrigada por tudo!", disse o morador.

#Infraestrutura 29/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura recupera Avenida Chico Mendes no Residencial Cidade Verde I, em Paço do Lumiar

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMIU), está fazendo a recuperação de toda a extensão da Avenida Chico Mendes, no Residencial Cidade Verde I, com serviços de pavimentação e drenagem superficial e profunda em trechos mais críticos.

A via tem mais de 1 km (um quilômetro) de extensão, e, segundo Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo Walburg Neto, há um determinado trecho da Avenida Chico Mendes que sofre mais com a ação das águas pluviais. "Nesse trecho mais crítico, que é alvo da reclamação dos moradores, estamos substituindo o pavimento asfáltico pelo pavimento em bloquete, pois são mais resistentes à ação das águas das chuvas", esclarece o Secretário Walburg Neto.

Simultaneamente ao serviço de pavimentação, o Secretário Walburg Neto informa que a Prefeitura de Paço do Lumiar está recuperando toda a drenagem profunda e superficial (meio fio e sarjeta) da Avenida Chico Mendes, o que vai melhorar o escoamento das águas e o trânsito na referida via.

Com relação à drenagem profunda, o Secretário Walburg Neto explica que, no trecho considerado mais crítico, está sendo feita a limpeza e a desobstrução das caixas coletoras e das bocas de lobo, para aumentar a capacidade de vazão das águas das chuvas: "E, no restante da via, iremos recuperar todo o pavimento asfáltico".

#Educação 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Educação Ambiental e Coleta Seletiva é tema de palestra realizada pela Prefeitura de Paço do Lumiar na Vila Cafeteira

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura (SEMIU) e de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAP), realizou ontem (24), a 1ª Palestra sobre Educação Ambiental e Coleta Seletiva, na Unidade de Educação Básica (UEB) Pão da Vida, na Vila Cafeteira, com a participação de 40 estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

A palestra foi apresentada pelo Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA) Lúcio André e contou ainda com a participação de Daniela Pimentel, Arquiteta Urbanista do setor Ambiental, Social e de Governança (ASG) da Agência Executiva Metropolitana do Estado do Maranhão (AGEM).

As palestras sobre Educação Ambiental e Coleta Seletiva são parte do Projeto de Resíduos Sólidos, que tem a parceria das secretarias municipais de Infraestrutura (SEMIU); de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAP); de Educação (SEMED); Saúde (SEMUS); Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA); e de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SEMCTI).

Além da continuidade das palestras em todas as unidades educacionais públicas municipais e estaduais de Paço do Lumiar, privadas e comunitárias, o Projeto de Resíduos Sólidos visa implementar a prática da coleta seletiva em todas as respectivas unidades de ensino, na contribuição com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes na área de Sustentabilidade Ambiental.

As secretarias municipais parceiras no projeto têm como titulares das pastas: Alberlucia Mendes (SEMAP), Walburg Neto (SEMIU), Yane Ribeiro (SEMED), Júlia Silva (SEMAPA), Danielle Pereira (SEMUS) e Elizabeth Diniz (SEMCTI), que têm contribuído de forma integral para que a ação obtenha os resultados esperados dentro das comunidades onde as escolas estão inseridas.

#Infraestrutura 23/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Lima Verde em Paço do Lumiar tem grande projeto para a Estrada do Cajueiro, que interligará a Ponte Verde até o Maiobão A Prefeitura de Paço do Lumiar iniciou hoje, 23 de maio, a limpeza da Estrada do Cajueiro, para melhorar a trafegabilidade da via
#Habitação 13/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Programa de Regularização Fundiária de Paço do Lumiar entrega 139 títulos de propriedade a famílias do Alto Paranã

A Prefeitura de Paço do Lumiar entregou, na manhã deste sábado (13/05), 139 títulos de propriedade a famílias das comunidades do Alto Paranã I e II. Desde que assumiu a gestão, a prefeita Paula Azevedo já regularizou a situação de aproximadamente 3 mil famílias das zonas Rural e Urbana de Paço do Lumiar, com perspectivas de entregar mais de 4 mil títulos antes do final do seu mandato.

A festa de entrega dos títulos aconteceu na Rua 05, do Alto Paranã I, entre 9h e 11h30 desta manhã, e contou com a presença da Prefeita Paula Azevedo, autoridades do legislativo e executivo Estadual e Municipal, e lideranças comunitárias de Paço do Lumiar.

A gestora Paula Azevedo estava acompanhada de todo o seu secretariado e assessores, e dos amigos Márcio Jerry, deputado federal, e Rodrigo Lago, deputado estadual e atual 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Paula Azevedo falou da importância da regularização fundiária para dar dignidade às famílias que viveram décadas em áreas urbanas e rurais sem qualquer tipo de segurança jurídica.

"Esse é um momento único na história de Paço do Lumiar. Estamos entregando hoje 139 títulos de propriedade de terra; somando já 3 mil entregues na nossa gestão. E nossa expectativa é passar dos 4 mil títulos entregues, antes que eu deixe a administração de Paço no ano que vem", destacou a prefeita, agradecendo pelo trabalho e determinação da equipe da Regularização Fundiária do Município, e pela parceria do cartório de registro de imóveis de Paço do Lumiar, na pessoa de Felipe Truccolo, presente à solenidade.

O deputado Márcio Jerry parabenizou o município pela ampliação das conquistas, assegurando a famílias de áreas carentes de Paço do Lumiar o direito à propriedade, com o título de terra sendo expedido gratuitamente. "Parabéns à prefeita Paula Azevedo e às comunidades do Alto Paranã I e II por essa grande conquista", ressaltou o parlamentar.

O deputado Rodrigo Lago fez menção à grande transformação pela qual tem passado o município de Paço do Lumiar deste que a prefeita Paula Azevedo assumiu o executivo. "Aqui tem obras sendo entregues praticamente todos os dias. Sou um defensor da gestão Paula Azevedo, pois vejo o quanto o município tem conquistado desde que ela assumiu. Para mim, a prefeita prova, todos os dias, sua capacidade para gerir a cidade de Paço do Lumiar. Parabéns a Paula Azevedo e ao povo luminense", frisou Rodrigo Lago.

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar (SEMIU), Walburg Neto, informou que a Prefeitura de Paço do Lumiar está trabalhando para entregar outros títulos de propriedade às comunidades do Alto Paranã I e II. "Hoje, foram entregues 139, de um total de 476 que iremos entregar. Sei que a regularização fundiária não é um serviço que leva cimento ou asfalto para as comunidades, mas, com certeza, leva dignidade e segurança jurídica para quem recebe", assinalou o secretário Walburg Neto.

A coordenadora do Programa de Regularização Fundiária, Jéssica Arruda - que foi homenageada pela prefeita Paula Azevedo durante o ato solene de entrega de títulos, em virtude da recente maternidade e de ser véspera do Dia das Mães - explicou que a regularização fundiária leva benefícios não só para as famílias de Paço do Lumiar, mas também para as empresas e repartições públicas, a exemplo de creches escolas e cemitérios.

Segundo ela, todas as ruas de Paço do Lumiar já foram georreferenciadas, o que significa que todos os bairros já estão oficialmente estruturados. "Queremos não só alcançar a meta que estabelecemos em 2019, quando a prefeita Paula assumiu, mas ultrapassar os 4 mil imóveis regularizados, com entrega dos títulos de propriedade nas mãos dos seus donos", destacou Jéssica Arruda.

Maria do Socorro Nascimento de Oliveira, da Avenida 7, Quadra 1, Nº 12, no Alto Paranã I, foi uma das beneficiadas com o recebimento do título de propriedade. "Estou muito feliz por esse belo presente do Dia das Mães, que esperei por mais de 20 anos. Obrigada", disse.

"Esse é um dos melhores presentes que eu poderia receber hoje, depois de 30 anos morando aqui. Estou muito feliz (lágrimas e voz embargada), pois agora sei que poderei deixar esse imóvel para os meus filhos, que criei sozinha e com a ajuda de Deus", falou emocionada Maria da Conceição Rocha Sousa, da Avenida 7, Quadra 1, Nº 14, do Alto Paranã I.

#Urbanismo 27/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INAUGURA NOVAS RUAS URBANIZADAS PELO MUTIRÃO RUA DIGNA EM 4 ANOS, GESTÃO PAULA AZEVEDO PAVIMENTOU COM BLOQUETES QUASE 4 KM DE RUAS
#Obra 26/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço inicia recuperação da Avenida Solar das Mangueiras. Via interliga três bairros à Estrada da Maioba

A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar iniciou esta semana a recuperação da Avenida Solar das Mangueiras, um dos principais acessos ao bairro Tiago Aroso, comunidade situada às margens da MA 204, mais conhecida como Estrada da Maioba. Com quase 1,3 km de extensão, a avenida é utilizada como alternativa de tráfego para se chegar à MA 204, e interliga o bairro Tiago Aroso à Vila São José e Vila do Povo.

"A Avenida Solar das Mangueiras foi muito castigada durante o período de chuvas deste ano. Em razão da importância estratégica da via, a Prefeitura de Paço está, de forma emergencial, restaurando as condições de trafegabilidade da avenida", explica o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto.

"Neste primeiro momento, estamos nivelando o pavimento da avenida através do serviço de terraplanagem. Assim que for concluída essa etapa, o terreno será compactado com uma mistura de pedra e piçarra", acrescenta Walburg. Os serviços vão restaurar as condições de trafegabilidade da avenida, bastante castigada pelas chuvas.

De acordo com previsões feitas pela SEMIU, os serviços de recuperação da Avenida Solar das Mangueiras devem ser concluídos dentro de duas semanas. Esse prazo, no entanto, pode sofrer alterações. "Tudo depende das condições do tempo nos próximos dias. A chuva pode interromper os serviços e até mesmo nos obrigar a refazer parte do trabalho já executado na avenida. Já contamos com isso", finalizou Walburg Neto.

#Infraestrutura 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Obras avançam: prefeitura de Paço inicia recuperação da Avenida Chico Mendes Via é o principal acesso ao Residencial Cidade Verde 1
#Melhoria 11/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO SEMIU apresenta à SINFRA novo sistema de drenagem profunda de águas pluviais no Residencial La Belle O projeto prevê 1.621 metros de extensão, a colocação de 80 bocas-de-lobo e aberturas intercaladas junto ao meio-fio para escoamento das águas das chuvas
#Infraestrutura 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Obras de pavimentação asfáltica avançam na Vila Nazaré A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar (SEMIU) está concluindo mais três quilômetros de ruas asfaltadas
#Obra 24/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço e governo do Estado anunciam obra de urbanização de praça para trailers no Maiobão

A Prefeitura de Paço do Lumiar e o governo do Maranhão vão construir uma praça de alimentação para abrigar o comércio informal que ocupa há anos a calçada anexa à Escola estadual Domingos Vieira Filho, na entrada do conjunto Maiobão, às margens da MA 201(Estrada de Ribamar). O anúncio oficial da obra foi feito nesta quarta-feira (22) durante encontro entre a prefeita Paula Azevedo e o presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Leônidas Araújo. A obra será iniciada até o fim deste semestre e tem previsão para ser entregue em cinco meses.

"Estou feliz por trazer mais um investimento importante para o município, que irá fortalecer os negócios dos microempreendedores do setor de alimentos, além de dar mais conforto e segurança para todas as pessoas que frequentam diariamente a área", destaca a prefeita de Paço, Paula Azevedo. Presente ao encontro, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar, Walburg Neto, reforçou a importância da obra. "A calçada da escola Domingos Vieira Filho virou um dos pontos comerciais mais movimentados da cidade, mas, por estar em um local inadequado, se tornou um lugar arriscado, tanto para os trabalhadores quanto para os clientes das lanchonetes", ressalta o secretário. "A urbanização da área, sem dúvida, é uma conquista significativa que a prefeita Paula Azevedo, com muita determinação, deixará de legado para a cidade", ressalta. A construção da praça de trailers na área da escola Domingos Vieira Filho vai beneficiar 13 micro comerciantes instalados há mais de 17 anos no local.

Detalhes da obra

O projeto da Praça de Alimentação anexa à UEB Domingos Vieira Filho prevê a reforma de todo o calçamento com piso em concreto, recuperação do passeio e meio-fio, definição de 13 espaços padronizados para a instalação de trailers, construção de três banheiros, sendo um masculino, um feminino e um para Pessoas Com Deficiência (PCD). A concepção do projeto também contempla novos canteiros com áreas verdes, plantio de novas árvores, bancos fixos em

concreto, vagas de estacionamento para veículos e motos, ponto para moto-táxi, espaço livre para a alimentação, recreação e lazer, além de acessibilidade com piso tátil e rampas. Ao todo, a área construída mede 1.019m². De acordo com a Gerência Executiva Metropolitana (AGEM), a licitação pública para a

realização da obra está marcada para o próximo mês de abril. Somado o prazo do processo licitatório ao tempo de execução, a AGEM prevê que a obra deve ser entregue até meados do mês de setembro.'

#DefesaCivil 09/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar instala sinalização especial de alerta em áreas com risco de alagamento

O município de Paço do Lumiar começou a sinalizar as principais áreas da cidade sujeitas a alagamento. Nesta quinta-feira (9), ao lado de representantes regionais da Defesa Civil, a prefeita de Paço, Paula Azevedo, acompanhou a instalação de placas de advertência de risco de alagamento em dois pontos da rodovia estadual MA 204, na região conhecida como Beira-rio, às margens do rio Paciência.

O trabalho faz parte das ações emergenciais de proteção às vítimas de enchentes, supervisionadas pelas coordenações Estadual e Municipal de Proteção e Defesa Civil. Por meio do Programa, placas com mensagens de alerta à população estão sendo instaladas em 15 diferentes áreas de Paço do Lumiar sujeitas a alagamentos.

"A instalação dessas placas é uma medida necessária e importante, pois alerta motoristas e pedestres dos riscos de circular a pé ou de carro por essas áreas durante períodos de chuva intensa, como os registrados nessa época do ano", argumenta a prefeita de Paço. "É uma ação complementar ao trabalho de desobstrução e limpeza dos sistemas de drenagem de águas pluviais que vem sendo feito desde fevereiro pela Prefeitura de Paço, em parceria com o governo estadual".

Um dos principais focos do trabalho está concentrado no Rio Paciência, que atravessa parte das terras dos municípios de São Luís, Paço do Lumiar e Raposa. "Um maquinário especial, cedido pelo governo do Estado, está fazendo a limpeza e desobstrução das margens e do próprio leito do rio, a fim de aumentar a capacidade de escoamento das águas das chuvas, e, dessa forma, reduzir a possibilidade de alagamento das áreas", explica o coordenador da Defesa Civil de Paço do Lumiar, Wescley Penha.

Segundo o coordenador, o trabalho de limpeza do rio Paciência, executado desde fevereiro, será estendido até o fim do período de chuvas. Das 15 áreas de Paço do Lumiar classificadas como pontos com risco de alagamento, metade já recebeu a sinalização preventiva de alerta. De acordo com a previsão da coordenação de Defesa Civil do município, o trabalho de sinalização deve ser concluído até o fim desta semana.

Áreas que estão recebendo sinalização de alerta:

1. PONTE BEIRA RIO - MAIOBA DO JENIPAPEIRO (MA-204)

2. AMARAL DE MATOS (02 PLACAS NA MA-201)

3. AVENIDA 03 DO BAIRRO TAMBAÚ

4. AVENIDA PRINCIPAL DO RESIDENCIAL ORQUÍDEA - I

5. AVENIDA PRINCIPAL DO RESIDENCIAL ORQUÍDEA - II

6. RESIDENCIAL CORDEIRO

7. RUA 17 DO CONJUNTO MAIOBÃO

8. AVENIDA 13/ CAMPO DE FUTEBOL DO PALHETA DO CONJUNTO MAIOBÃO

9. AVENIDA 01 DO RESIDENCIAL LA BELLE PARK

10. ESTRADA DO CAJUEIRO NO CONJUNTO BOM SUCESSO

11. AVENIDA PERICUMÂ DO RESIDENCIAL DOM MANUEL

12. SÍTIO GRANDE

13. DEPÓSITO RIBEIRO - MA-201

14. MA-204, PRÓXIMO À VILA DO POVO

#Infraestrutura 06/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura inicia nova pavimentação no Mojó. Investimento vai facilitar escoamento da produção agrícola

A Prefeitura de Paço do Lumiar em parceria com o Governo do Estado iniciou, no final de semana, a penúltima etapa das obras de asfaltamento da Estrada do Mojó, região agrícola estratégica que integra o chamado Cinturão Verde do município. Os serviços de pavimentação, executados pela Secretaria Estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID) e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), estão previstos para serem concluídos até o próximo final de semana.

Nesta nova etapa da obra, a estrada de acesso à região agrícola do Mojó vai ganhar mais 1,2 km de pavimentação asfáltica, no trecho entre a Unidade Escolar Básica Nicolau Dino e o Porto do Mojó. As obras incluem ainda a implantação de rede de drenagem superficial (meio-fio e sarjeta). Após a conclusão dessa etapa, a Estrada do Mojó terá sido contemplada, ao todo, com 6,5 km de pavimentação - sendo 6 km com asfalto e 500 metros em bloquetes de concreto.

Planejada para ser feita em etapas, a pavimentação da estrada teve início em março de 2022 e, segundo o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar, Walburg Neto, vai muito além de garantir, simplesmente, mais facilidade de transporte para as cerca de três mil famílias residentes na região. "O asfaltamento da Estrada do Mojó era um sonho de dezenas de décadas que se tornou realidade durante a gestão da prefeita Paula Azevedo. Até então, a estrada só recebia cuidados esporádicos e paliativos", explica o secretário.

"Além de tirar, definitivamente, várias famílias da área do isolamento, a obra de pavimentação facilitou o acesso e proporcionou uma melhora significativa na qualidade de vida de uma série de trabalhadores e estudantes. Uma promessa de campanha feita aos moradores que agora está faltando bem pouco para ser completamente cumprida", destaca Walburg Neto.

ESCOAMENTO PARA A PRODUÇÃO

Em termos econômicos, a pavimentação da Estrada do Mojó deu um grande impulso para os setores agrícola e pesqueiro, duas atividades extrativistas de grande envergadura na região. "O Mojó integra o grande cinturão verde de Paço do Lumiar, que hoje responde por boa parte dos produtos hortifrutigranjeiros que abastece os municípios da região metropolitana da capital e do interior do Estado", explica a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Paço, Júlia Assunção.

"O asfaltamento da estrada permitiu o fortalecimento da atividade agrícola na região, ao possibilitar uma maior regularidade no trabalho de assistência técnica prestado pelas equipes da SEMAPA junto aos agricultores, além de facilitar o escoamento de tudo que é produzido na área, principalmente coco verde", ressalta Júlia Assunção.

A chegada do asfalto ao Mojó também favoreceu a comercialização de peixes e frutos do mar, outra atividade de grande vocação no Mojó. "O prolongamento da pavimentação asfáltica até o Porto, somado à urbanização do Terminal Pesqueiro, traz uma nova perspectiva para esse outro segmento da economia produtiva de Paço do Lumiar", projeta a secretária. O último trecho da Estrada do Mojó a ser pavimentado corresponde a 1,6 km, e fica entre o Porto do Mojó ao final da rodovia.

#DefesaCivil 24/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Força Tarefa da Defesa Civil de Paço do Lumiar e do Governo do Estado realizam a limpeza e desobstrução do Rio Paciência

O Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV) realizou nesta sexta-feira (24), em Paço do Lumiar, a limpeza e desobstrução do Rio Paciência na altura da ponte do Beira Rio, às margens da MA-204, para prevenir alagamentos na região, onde é comum esse tipo de problema, principalmente quando as chuvas são mais intensas.

Há duas semanas, uma força tarefa realizada pelo Governo do Estado e Prefeitura de Paço do Lumiar atua fortemente para prevenir novos casos de alagamento na cidade. Segundo a Defesa Civil de Paço do Lumiar, 12 pontos de alagamento foram mapeados, principalmente na zona urbana do município.

O Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV) esclarece que em locais onde há acúmulo de lixo e até resto de árvores é comum ocorrer alagamentos, provocados pelo represamento das águas das chuvas e dos rios.

"O excesso de água das chuvas e o lixo descartado incorretamente pela população acabam funcionando como uma represa, obstruindo o fluxo normal de água, acumulando-a e ocasionando o alagamento. Atualmente, estamos mapeando esses locais, como fizemos hoje aqui na região do Beira Rio, onde realizamos a limpeza e desobstrução do leito do Rio Paciência e suas margens", afirmou o coordenador da Defesa Civil, Wescley Penha.

A Defesa Civil alerta para algumas medidas preventivas que devem ser tomadas, tais como: evitar o descarte de lixo na rua, porque obstrui os bueiros, leva a sujeira para os córregos e rios, e atrapalha o escoamento da água; nunca enfrentar pontos de alagamento, seja a pé ou em veículos; e limpar bem as caixas de esgoto e de drenagem pluvial da sua residência.

#Infraestrutura 31/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO A prefeita Paula Azevedo está buscando parcerias para financiar nova obra de drenagem para o loteamento La Belle

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo - SEMIU, iniciou estudos para implantação de um novo sistema de escoamento de águas pluviais na avenida 1, principal via de acesso ao Loteamento La Belle. De acordo com o levantamento, a rede de drenagem profunda construída quando da aprovação do Loteamento, no final de 2010, não consegue escoar com eficiência o grande volume de águas das chuvas, provocando alagamentos rotineiros em vários trechos da avenida.

"Com a construção dos imóveis no loteamento La Belle, todo o sistema de drenagem projetado e executado se mostrou inadequado e insuficiente para o escoamento efetivo das águas das chuvas", explica o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar, Walburg Neto. "Ao longo do tempo, os problemas foram se agravando. A administração Paula Azevedo recebeu essa herança complicada de gestões anteriores, e agora tem buscado uma solução definitiva para sanar o problema", reforça Walburg.

Por determinação da prefeita Paula Azevedo, a SEMIU elaborou um anteprojeto de engenharia para a execução da obra de drenagem profunda na Avenida 1 do La Belle. "É uma obra de custos muito elevados e que o município de Paço do Lumiar não tem condições financeiras de arcar sozinho", ressalta a prefeita. "Estamos tentando junto aos governos Federal e Estadual pleitear recursos para financiar o projeto em parceria", acentua Paula Azevedo.

Na semana passada, a prefeita Paula Azevedo e o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, reuniram-se com o secretário estadual de Infraestrutura, Aparício Bandeira, para discutir a retomada e o planejamento de novas obras a serem executadas pelo governo do Estado no município.

"Aproveitamos a reunião para entregar oficialmente ao titular da SINFRA o pedido para o governo do Estado nos ajudar, entre tantas necessidades, a fazer as obras de drenagem no La Belle, com ênfase na Avenida 1", destaca a prefeita Paula Azevedo. "Em resposta, o engenheiro e secretário Aparício nos garantiu que o governo Carlos Brandão irá concluir o projeto iniciado pelas equipes técnicas de Paço, e ajudar o município a executar a obra", concluiu a prefeita.

#Agenda 16/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Obras de infraestrutura, esporte e lazer são entregues no aniversário da cidade de Paço do Lumiar

Em comemoração aos 62 anos de emancipação política de Paço do Lumiar, a prefeitura local entregou a Praça da Juventude, no Maiobão, e a Quadra Poliesportiva São José, da UEB Pão da Vida; além de títulos de cadastro ambiental, títulos de propriedade, kits esportivos e pavimentação em bloquetes. Todos as obras são uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Governo do Estado.

Em seu discurso, a prefeita Paula Azevedo disse que tem buscado melhorar cada vez mais a vida dos luminenses. "Sei que ainda há muito a se fazer, mas também sei que já tivemos muitas conquistas. Construímos, reconstruímos e entregamos várias obras em Paço do Lumiar, e ainda quero buscar mais. Com o meu caderninho de anotações vou estar sempre pedindo, por nossa cidade, a parceria do nosso governo estadual", falou.

Várias personalidades participaram da inauguração da quadra poliesportiva São José, no Colégio Pão da Vida, e da Rua 19, do Residencial Safira, Rua 5, da Vila Romualdo, e das vias do Residencial Maria Firmina II e do Parque Jair, que receberam pavimentação em bloquetes. O governador Carlos Brandão foi uma delas, que declarou ser Paço do Lumiar uma cidade muito acolhedora, e que buscará sempre viabilizar da melhor forma as solicitações do município.

"Aqui em Paço nós temos uma parceria forte, que tem trabalhado muito para melhorar a vida da população local; por isso, nos empenhamos para entregar essas obras hoje (14/01), que beneficiarão milhares de pessoas", frisou Carlos Brandão.

A Praça da Juventude, no bairro Maiobão em Paço do Lumiar, recebeu campo de futebol Society; serviços de extensão das estruturas de banheiro e vestiário; instalação da nova iluminação led; fechamento do campo com tela e mourões em concreto; implantação de assentos com mesas; quadras de futsal, basquete e futevôlei; vôlei de praia e futebol de areia; e pistas de caminhada, ciclismo e skate.

Na ocasião, também foram realizadas as entregas de 77 títulos de Cadastro Ambiental Rural e de 30 títulos de posse de terra. Entre as demais autoridades presentes, estava o presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Jorge Maru, e os vereadores Wellington Sousa, Bianca Mendes e Alexisandra Garcia; o vice-governador Felipe Camarão; os deputados federais Márcio Jerry e Rubens Jr; e os deputados estaduais Carlos Lula, Rodrigo Lago e Iracema Vale.

#Infraestrutura 15/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura inicia nova pavimentação no Iguaíba. Investimento vai facilitar escoamento da produção agrícola

No dia em que comemorou 62 anos de emancipação política, ontem, 14 de janeiro, o município de Paço do Lumiar ganhou outro presente importante. A Prefeitura iniciou a pavimentação asfáltica de um novo trecho da avenida de acesso ao Iguaíba, atualmente a principal região produtora de cocos d`água da região metropolitana de São Luís.

O trecho a ser asfaltado, de 750 metros de extensão, compreende as ruas do Noberto, do Anajá, e a rua do Campo do Campinense. As obras estão sendo executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar (SEMIU).

O titular da SEMIU, Walburg Neto, acompanhou no sábado o início da imprimação e asfaltamento da rua do Noberto - a primeira etapa dos serviços. De acordo com Walburg Neto, com a pavimentação de todo o novo trecho, a gestão da prefeita Paula Azevedo conclui mais um pacote de investimentos, realizados a partir de novembro passado, na estratégica região agrícola do Iguaíba.

Somados os 750 metros asfaltados, agora, com os 1.150 executados no segundo semestre do ano passado, o bairro do Iguaíba será contemplado com cerca de dois quilômetros de pavimentação asfáltica. "Com essa obra, a gestão Paula Azevedo irá favorecer a mobilidade dos moradores e facilitar o escoamento da produção de cocos d'água e dos produtos cultivados pelos inúmeros agricultores familiares existentes na região", disse Walburg Neto.

#Infraestrutura 13/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Plano de obras viárias de Paço do Lumiar facilita acesso a comunidades centenárias do município

As comunidades da Pindoba e Cururuca em Paço do Lumiar, duas das mais antigas do município, estão saindo do isolamento. Na quinta-feira (12), a prefeita Paula Azevedo e o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, entregaram oficialmente as obras de pavimentação asfáltica das ruas e avenidas de acesso aos dois bairros, situados na Zona Rural do município.

As inaugurações fazem parte de um pacote de obras e serviços públicos entregues pela Prefeitura durante toda esta semana em que se celebra o aniversário da cidade. No próximo sábado (14), Paço completa oficialmente 62 anos de emancipação política.

Residente há anos no bairro Pindoba, a prefeita de Paço, Paula Azevedo, destacou na inauguração das obras a importância de levar asfalto a lugares que há muito tempo sofrem com as condições desfavoráveis das vias. "O asfaltamento nas ruas dessas comunidades facilita a mobilidade para o trabalho, para a escola, o abastecimento do comércio, e permite também o acesso da população a serviços públicos importantes, como coleta de lixo, ronda policial, entre outros", destacou a prefeita. "Acima de tudo, obras como essas, resgatam a cidadania que esses moradores sempre tiveram direito", reforçou.

Moradores da Pindoba e Cururuca, lideranças comunitárias, além das vereadoras Alexsandra Garcia, Drielle da Pindoba e Vanusa Neves, prestigiaram a cerimônia de inauguração das obras.

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, avalia que nunca se fez e se entregou tantas obras viárias em tão pouco tempo. "A gestão Paula Azevedo executa atualmente um rigoroso e extenso plano de obras viárias por todo o município; boa parte dele custeado com recursos próprios. Na Pindoba, por exemplo, já foram asfaltados cerca de seis quilômetros (6 km) de ruas e avenidas, triplicando o volume de vias com pavimentação", explica o secretário. "Paço do Lumiar, em todos os seus 62 anos de história, nunca viu algo do tipo".

Vozes das comunidades

"Agora, não precisamos mais lavar o carro ou a moto a toda hora, além de facilitar o nosso deslocamento para qualquer canto" - Jean Silva Cruz, morador da Pindoba.

"Vivo aqui desde 1966 e nunca tinha visto alguém trabalhar tanto quanto a prefeita Paula" - Maria das Dores da Silva, moradora e líder comunitária da Pindoba".

"O asfaltamento no bairro dos menos favorecidos faz com que o povo que mora na região passe a ser visto e tenha a sensação de que é finalmente reconhecido" - Driele da Pindoba, vereadora de Paço.

"Nunca vimos, antes, um gestor público tratar esta comunidade centenária com tanto carinho e respeito. Isso eleva nossa autoestima e nos faz ter a sensação de finalmente sermos parte de Paço do Lumiar" - Neta Maia, moradora do bairro Cururuca.

Ruas beneficiadas

Na Pindoba - Rua São Francisco, Rua das Hortas e o prolongamento da Avenida Principal de acesso ao bairro.

No Cururuca - Avenida Principal de acesso ao bairro.

#Infraestrutura 10/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço de Lumiar entrega pacote de obras em comemoração aos 62 anos do município.

Na área de Infraestrutura e Urbanismo, a prefeita de Paço de Lumiar, Paula Azevedo, entregou a pavimentação em bloquetes de um conjunto de 07 ruas nos bairros Abdalla I, Todos os Santos e Residencial Roseana Sarney, além da pavimentação asfáltica da Avenida Leste Oeste, no bairro Jardim das Mercês. Somadas, são cerca de 2km de pavimentação de vias públicas.

"Fizemos muitas obras em Paço e, ao longo desta semana, iremos inaugurar oficialmente, como forma de presentear a cidade e os seus moradores", destacou a prefeita Paula Azevedo durante a cerimônia de inauguração.

Presente aos eventos, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar, Walburg Neto, destacou a importância dos investimentos. "São obras que melhoram não somente a mobilidade das pessoas, como facilitam o acesso a serviços públicos, a exemplo da coleta de lixo nessas comunidades", destaca o secretário.

Nas ruas contempladas com as melhorias, a satisfação e o contentamento são unânimes. "Há mais de 20 anos, os moradores do Residencial Abdalla I aguardavam pela urbanização de suas ruas, e agora veem esse sonho virar realidade", comemora o líder comunitário Yago Acciole.

No residencial Roseana Sarney, o calçamento em bloquetes na rua do Carpinteiro, trouxe alívio para a família da professora Priscila Abtibol, que mora no local há mais de 20 anos. "No período de chuvas era um desespero até para sair de carro pela garagem", relembra. "Agora, com a pavimentação da rua, esse tormento acabou", acrescenta.

Ruas contempladas:

? Residencial Abdalla I - Pavimentação em bloquetes das ruas 01, 03 e 04.

? Jardim das Mercês - Pavimentação asfáltica da avenida Leste Oeste.

? Residencial Roseana Sarney - Pavimentação em bloquetes das ruas do Carpinteiro, Mestre de Obras e rua do Servente.

? Todos os Santos - Pavimentação em bloquetes da avenida São José.

#Urbanismo 26/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar moderniza iluminação pública do Vassoural Novas luminárias são 5 vezes mais potentes que as anteriores
#Urbanismo 07/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço leva novo asfalto e iluminação pública para a comunidade do Vassoural

Depois de mais de 30 anos, a espera da comunidade do Vassoural chegou ao fim. Quem enfrentava a lama e os buracos na via de acesso ao Vassoural durante o período chuvoso, poderá andar em breve em uma rua completamente pavimentada e com nova iluminação pública.

A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo-SEMIU, deu início à restauração completa de toda a rua, de quase 3 km de extensão. A obra vai beneficiar centenas de moradores da região, principalmente os micro e pequenos empreendedores. O bairro do Vassoural é um significativo polo de produção de flores e plantas ornamentais, hortaliças, peixes e diversos outros produtos exportados para municípios de todo o Maranhão.

A prefeita de Paço, Paula Azevedo, esteve no local nesta terça-feira(06), acompanhada do do secretário municipal de Infraestrutura e banismo, Walburg Neto, para vistoriar o andamento dos trabalhos. Paula Azevedo destacou a importância estratégica da obra. "A recuperação do acesso ao Vassoural é um sonho dos moradores e meu também, pois eu frequento aqui há muito tempo e conheço o grande potencial da região para a economia do município" ressaltou a prefeita.

A agricultora Maria da Conceição reside na comunidade do Vassoural há mais de 65 anos e é bastante conhecida por produzir plantas e flores ornamentais que abastecem a região metropolitana de São Luís e também cidades do interior do estado. Ao recepcionar a comitiva da prefeita, a agricultora a agradeceu por atender a uma reivindicação cobrada há anos pelos agricultores. "Para mim é um sonho realizado, pois mesmo durante o período chuvoso eu poderei vender minha produção, sem medo da lama e da água, e sem prejuízo ao meu negócio e ao dos demais produtores", ressaltou a empreendedora.

Outras melhorias e o primeiros impactos

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, além do novo asfaltamento, a via de acesso ao Vassoural irá ser beneficiada com a troca e modernização da iluminação pública ao longo de toda a extensão da via.

"Com esses investimentos feitos pela prefeitura de Paço, de uma só vez, iremos favorecer a mobilidade urbana e levar mais segurança para os moradores da região", reforça o secretário.

Antes mesmo das obras serem concluídas, os impactos já podem ser percebidos. Esta semana, a linha de ônibus para o Vassoural, desativada há 5 anos, voltou a circular.

#Infraestrutura 02/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço faz novos investimentos na recuperação da infraestrutura do município

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo - SEMIU, iniciou nesta sexta-feira (02), as obras e serviços de pavimentação asfáltica na Localidade Pindoba. Logo após a terraplenagem, ainda na manhã de hoje, a SEMIU iniciou a imprimação asfáltica da rua São Francisco, nas imediações do ponto final de ônibus da Pindoba, em um trecho de aproximadamente 250 metros de extensão.

RECUPERAÇÃO DA ESTRADA DO VASSOURAL

Em outra frente de trabalho, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo acelerou as obras de recuperação da estrada de acesso à comunidade do Vassoural, importante polo agrícola produtor de flores e plantas ornamentais.

Com mais de 2,7 km de extensão, a estrada estava sem manutenção e, em muitos trechos, comprometida por enormes crateras.

"Tanto por minha origem de pequena agricultora e por ter consciência da importância estratégica do Vassoural para a economia de Paço, determinei a recuperação plena de toda a extensão da estrada de acesso à comunidade", destaca a prefeita Paula Azevedo. "Além de tirar o Vassoural do isolamento, a obra vai proporcionar mais segurança e facilidade de deslocamento para trabalhadores, estudantes e demais moradores", completa.

Durante vistoria às obras o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, anunciou que após a conclusão dos serviços, a Prefeitura vai reativar a linha de ônibus para o Vassoural. "Há cinco anos, devido à situação de abandono da estrada, a empresa não teve mais como manter a circulação dos ônibus, prejudicando muito a mobilidade de toda a comunidade residente na área", explica o secretário.

Walburg Neto anunciou ainda que além da recuperação da estrada, a Prefeitura vai investir também na modernização da iluminação pública da principal via de acesso ao Vassoural. "Vamos substituir as luminárias antigas por modelos novos com maior eficiência, proporcionando mais segurança a quem circula pela estrada", concluiu.

"Depois de 15 anos de completo abandono, a comunidade do Vassoural está tendo a sua cidadania e dignidade restauradas", avalia a moradora Karla Garcês. "Fiel às suas origens, a prefeita Paula demonstra toda sua sensibilidade em nos devolver uma nova estrada, uma nova iluminação, e, a reativação da linha de ônibus. Só temos a agradecer", finalizou a moradora.

#Infraestrutura 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITA PAULA AZEVEDO VISTORIA OBRAS EM PAÇO DO LUMIAR PREFEITA PAULA AZEVEDO VISTORIA OBRAS EM PAÇO DO LUMIAR
#Infraestrutura 27/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA SEGUE COM EXECUÇÃO DO MAIOR CRONOGRAMA DE OBRAS DA HISTÓRIA DE PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA SEGUE COM EXECUÇÃO DO MAIOR CRONOGRAMA DE OBRAS DA HISTÓRIA DE PAÇO DO LUMIAR
#Mobilidade 20/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO SEMANA NACIONAL DO TRANSITO É INICIADA EM PAÇO DO LUMIAR SEMANA NACIONAL DO TRANSITO É INICIADA EM PAÇO DO LUMIAR
#Infraestrutura 10/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO MORADIA GARANTIDA: SEMIU entrega títulos de propriedade para moradores do Cohabiano X MORADIA GARANTIDA: SEMIU entrega títulos de propriedade para moradores do Cohabiano X
#Infraestrutura 05/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA REALIZA ASFALTAMENTO DA AVENIDA PRINCIPAL DO CURURUCA PREFEITURA REALIZA ASFALTAMENTO DA AVENIDA PRINCIPAL DO CURURUCA
#Infraestrutura 12/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PAÇO DO LUMIAR RECEBE A VISITA DO GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO EM VISTORIAS DE OBRAS PAÇO DO LUMIAR RECEBE A VISITA DO GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO EM VISTORIAS DE OBRAS
#Infraestrutura 07/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA ENTREGA QUATRO RUAS NO CONJUNTO JAGUAREMA E UMA NO CUMBIQUE EM DIA DE INAUGURAÇÕES PREFEITURA ENTREGA QUATRO RUAS NO CONJUNTO JAGUAREMA E UMA NO CUMBIQUE EM DIA DE INAUGURAÇÕES
#Infraestrutura 21/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA REALIZA O ASFALTAMENTO DA AVENIDA PRINCIPAL DO CURURUCA PREFEITURA REALIZA O ASFALTAMENTO DA AVENIDA PRINCIPAL DO CURURUCA
#Infraestrutura 04/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO 135 famílias da comunidade Menino Gabriel recebem títulos de propriedade 135 famílias da comunidade Menino Gabriel recebem títulos de propriedade
#Infraestrutura 03/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO INFRAESTRUTURA: Residencial Manaíra recebe novas ruas pavimentadas com recurso próprio INFRAESTRUTURA: Residencial Manaíra recebe novas ruas pavimentadas com recurso próprio
#Infraestrutura 02/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO 175 FAMÍLIAS DO ALTO PARANÃ III SÃO ATENDIDAS PELO PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DA PREFEITURA 175 FAMÍLIAS DO ALTO PARANÃ III SÃO ATENDIDAS PELO PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DA PREFEITURA
#Infraestrutura 27/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Obras no Residencial Pirâmide ganham força Obras no Residencial Pirâmide ganham força
#Infraestrutura 08/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PRAÇA NOSSA SENHORA DO CARMO É INAUGURADA NO LIMA VERDE PRAÇA NOSSA SENHORA DO CARMO É INAUGURADA NO LIMA VERDE
#Infraestrutura 01/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO INAUGURAM PORTOS DO TIMBUBA E MOCAJUTUBA EM PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO INAUGURAM PORTOS DO TIMBUBA E MOCAJUTUBA EM PAÇO DO LUMIAR
#Infraestrutura 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR E GOVERNO DO ESTADO INICIAM OBRAS NA COMUNIDADE TIAGO AROSO  PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR E GOVERNO DO ESTADO INICIAM OBRAS NA COMUNIDADE TIAGO AROSO 
#Infraestrutura 30/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO ESTRADA PINDOBA-IGUAÍBA E AVENIDA 02 DO RESIDENCIAL PIRÂMIDE SÃO INAUGURADAS EM PAÇO DO LUMIAR  ESTRADA PINDOBA-IGUAÍBA E AVENIDA 02 DO RESIDENCIAL PIRÂMIDE SÃO INAUGURADAS EM PAÇO DO LUMIAR 
#Infraestrutura 16/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PRAÇA DO LIMA VERDE É INAUGURADA EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO  PRAÇA DO LIMA VERDE É INAUGURADA EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO 
#Infraestrutura 21/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PONTE BOCA RICA É INAUGURADA NA REGIÃO DO IGUAÍBA PONTE BOCA RICA É INAUGURADA NA REGIÃO DO IGUAÍBA
#Infraestrutura 07/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO ASSINADA ORDEM SERVIÇO DE ESTRADA QUE VAI BENEFICIAR MORADORES DA PINDOBA E IGUAÍBA  ASSINADA ORDEM SERVIÇO DE ESTRADA QUE VAI BENEFICIAR MORADORES DA PINDOBA E IGUAÍBA 
#Infraestrutura 27/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO MAIS DE 300 FAMÍLIAS DO RESIDENCIAL CORDEIRO RECEBERAM A REGULARIZAÇÃO DEFINITIVA DE SEUS IMÓVEIS MAIS DE 300 FAMÍLIAS DO RESIDENCIAL CORDEIRO RECEBERAM A REGULARIZAÇÃO DEFINITIVA DE SEUS IMÓVEIS
#Infraestrutura 27/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PARCERIA ENTRE PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO REALIZA SONHO DOS MORADORES DO CONJUNTO ABDALLA II E ADJACÊNCIAS PARCERIA ENTRE PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO REALIZA SONHO DOS MORADORES DO CONJUNTO ABDALLA II E ADJACÊNCIAS
#Infraestrutura 27/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO OBRA DO PORTO DO MOCAJUTUBA AVANÇA E AUTORIDADES VISTORIAM A RECONSTRUÇÃO DO LOCAL OBRA DO PORTO DO MOCAJUTUBA AVANÇA E AUTORIDADES VISTORIAM A RECONSTRUÇÃO DO LOCAL
#Infraestrutura 20/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA ASFALTAMENTO DE RUAS DA VILA SÃO JOSÉ  ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA ASFALTAMENTO DE RUAS DA VILA SÃO JOSÉ 
#Infraestrutura 09/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PORTUÁRIA: PAÇO DO LUMIAR ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA INÍCIO DAS OBRAS DOS PORTOS DE MOCAJUTUBA, TIMBUBA E MOJÓ PORTUÁRIA: PAÇO DO LUMIAR ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA INÍCIO DAS OBRAS DOS PORTOS DE MOCAJUTUBA, TIMBUBA E MOJÓ
#Infraestrutura 18/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO RECONSTRUÇÃO: AUTORIDADES VISITAM INSTALAÇÕES DA FEIRA DA 10 RECONSTRUÇÃO: AUTORIDADES VISITAM INSTALAÇÕES DA FEIRA DA 10
#Obra 17/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR ASSINAM ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DA “FEIRA DA 10” GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR ASSINAM ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DA “FEIRA DA 10”
#Infraestrutura 17/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DA PRAÇA DO LIMA VERDE  ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DA PRAÇA DO LIMA VERDE 
#Infraestrutura 26/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA GARANTE 300 TÍTULOS DE PROPRIEDADES A MORADORES DO BAIRRO NOVA VIDA PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA GARANTE 300 TÍTULOS DE PROPRIEDADES A MORADORES DO BAIRRO NOVA VIDA
#Infraestrutura 13/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO INFRAESTRUTURA TEM GRANDES AVANÇOS EM CEM DIAS DE GESTÃO INFRAESTRUTURA TEM GRANDES AVANÇOS EM CEM DIAS DE GESTÃO
#Infraestrutura 08/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO ENTREGAM PRAÇA DA FAMÍLIA, NO MAIOBÃO PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO ENTREGAM PRAÇA DA FAMÍLIA, NO MAIOBÃO
#Infraestrutura 16/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA BUSCA MELHORIAS PARA O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM PAÇO DO LUMIAR  PREFEITURA BUSCA MELHORIAS PARA O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM PAÇO DO LUMIAR 
#Infraestrutura 04/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO MAIS DE 11 MIL PONTOS DE ILUMINAÇÃO EM LED SÃO INSTALADOS EM PAÇO DO LUMIAR MAIS DE 11 MIL PONTOS DE ILUMINAÇÃO EM LED SÃO INSTALADOS EM PAÇO DO LUMIAR
#Infraestrutura 29/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO REFORMA DO VIVA MAIOBÃO EM RITMO ACELERADO  REFORMA DO VIVA MAIOBÃO EM RITMO ACELERADO 
#Urbanismo 29/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PROFISSIONAIS DE LIMPEZA PÚBLICA DE PAÇO DO LUMIAR SEGUEM COM AÇÕES DIÁRIAS NO MUNICÍPIO PROFISSIONAIS DE LIMPEZA PÚBLICA DE PAÇO DO LUMIAR SEGUEM COM AÇÕES DIÁRIAS NO MUNICÍPIO
#Infraestrutura 28/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DÁ CONTINUIDADE AO CRONOGRAMA DE OBRAS NA PINDOBA E NOS BAIRROS PARANÃ 1 E NOSSA SENHORA DA VITÓRIA PREFEITURA DÁ CONTINUIDADE AO CRONOGRAMA DE OBRAS NA PINDOBA E NOS BAIRROS PARANÃ 1 E NOSSA SENHORA DA VITÓRIA
#Infraestrutura 15/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INVESTE EM TRABALHOS DE INFRAESTRUTURA NOS BAIRROS LIMA VERDE E MANAÍRA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INVESTE EM TRABALHOS DE INFRAESTRUTURA NOS BAIRROS LIMA VERDE E MANAÍRA
#Infraestrutura 11/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO EM MENOS DE UM ANO, PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE ENTREGA DE MAIS DE 600 TÍTULOS DE PROPRIEDADE EM MENOS DE UM ANO, PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE ENTREGA DE MAIS DE 600 TÍTULOS DE PROPRIEDADE
#Infraestrutura 24/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA OBRAS DE ASFALTAMENTO NO BAIRRO EUGÊNIO PEREIRA  PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA OBRAS DE ASFALTAMENTO NO BAIRRO EUGÊNIO PEREIRA 
#Infraestrutura 18/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO IGUAÍBA E OUTRAS REGIÕES DE PAÇO DO LUMIAR RECEBEM OBRAS DE REVESTIMENTO EM CONCRETO ASFÁLTICO  IGUAÍBA E OUTRAS REGIÕES DE PAÇO DO LUMIAR RECEBEM OBRAS DE REVESTIMENTO EM CONCRETO ASFÁLTICO 
#Infraestrutura 11/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA, CAPINA, ROÇAGEM E PODA DE ÁRVORES ACONTECEM EM DIVERSOS PONTOS DE PAÇO DO LUMIAR SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA, CAPINA, ROÇAGEM E PODA DE ÁRVORES ACONTECEM EM DIVERSOS PONTOS DE PAÇO DO LUMIAR
#Infraestrutura 04/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO MORADORES DO LOTEAMENTO CORDEIRO REALIZAM CADASTRO PARA RECEBEREM TÍTULOS DE PROPRIEDADE MORADORES DO LOTEAMENTO CORDEIRO REALIZAM CADASTRO PARA RECEBEREM TÍTULOS DE PROPRIEDADE
#Infraestrutura 03/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITA ASSINA CERTIDÃO QUE RECONHECE DIREITO DE PROPRIEDADE AOS MORADORES DO BAIRRO DOM MANOEL PREFEITA ASSINA CERTIDÃO QUE RECONHECE DIREITO DE PROPRIEDADE AOS MORADORES DO BAIRRO DOM MANOEL
#Infraestrutura 01/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA ENTREGA DE RUAS NO MAIOBÃO  PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA ENTREGA DE RUAS NO MAIOBÃO 
#Infraestrutura 30/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PONTE DO ITATUABA SERÁ RECONSTRUÍDA EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO  PONTE DO ITATUABA SERÁ RECONSTRUÍDA EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO 
#Infraestrutura 29/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA REALIZA ASFALTAMENTO NA RUA 43 DO CONJUNTO MAIOBÃO PREFEITURA REALIZA ASFALTAMENTO NA RUA 43 DO CONJUNTO MAIOBÃO
#Infraestrutura 23/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO OBRAS DE RECUPERAÇÃO DE RUAS E AVENIDAS CONTINUAM ACONTECENDO NO MAIOBÃO E CONJUNTOS NOVA JERUSALÉM E CORDEIRO OBRAS DE RECUPERAÇÃO DE RUAS E AVENIDAS CONTINUAM ACONTECENDO NO MAIOBÃO E CONJUNTOS NOVA JERUSALÉM E CORDEIRO
#Infraestrutura 17/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO RESIDENCIAL LIMA VERDE VAI RECEBER PRAÇA COM ÁREA DE LAZER COMPLETA RESIDENCIAL LIMA VERDE VAI RECEBER PRAÇA COM ÁREA DE LAZER COMPLETA
#Infraestrutura 16/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura realiza ações de melhorias na infraestrutura em vários pontos do município Prefeitura realiza ações de melhorias na infraestrutura em vários pontos do município
#Infraestrutura 13/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO MAIS RUAS RECEBEM  ILUMINAÇÃO DE LED EM PAÇO DO LUIMIAR MAIS RUAS RECEBEM  ILUMINAÇÃO DE LED EM PAÇO DO LUIMIAR
#Infraestrutura 09/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO RUAS 12 E 16 DO CONJUNTO MAIOBÃO RECEBEM REVESTIMENTO ASFÁLTICO  RUAS 12 E 16 DO CONJUNTO MAIOBÃO RECEBEM REVESTIMENTO ASFÁLTICO 
#Infraestrutura 08/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura promove cadastro para entrega de títulos de propriedade na comunidade Todos os Santos Prefeitura promove cadastro para entrega de títulos de propriedade na comunidade Todos os Santos
#Infraestrutura 06/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA REALIZA OBRAS NAS RUAS 8, 12 E 16 DO MAIOBÃO PREFEITURA REALIZA OBRAS NAS RUAS 8, 12 E 16 DO MAIOBÃO
#Infraestrutura 03/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA REALIZA OBRAS DE REVESTIMENTO PRIMÁRIO NO RESIDENCIAL BOM NEGÓCIO PREFEITURA REALIZA OBRAS DE REVESTIMENTO PRIMÁRIO NO RESIDENCIAL BOM NEGÓCIO
#Infraestrutura 02/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura realiza obras de drenagem e revestimento asfáltico em cruzamento da Vila Cafeteira com o Paranã 4 Prefeitura realiza obras de drenagem e revestimento asfáltico em cruzamento da Vila Cafeteira com o Paranã 4
#Infraestrutura 30/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura instala nova iluminação pública na Praça da Bíblia e na Vila Nova Canaã
#Infraestrutura 18/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Ruas atingidas pelas chuvas são recuperadas no Residencial Lima Verde

O Residencial Lima Verde está em obras. Nessa quarta-feira (18), as ruas Girassol, Sapoti e rua do Morango receberam revestimento primário pela primeira vez e a rua do Mamão, que havia sido fortemente atingida pelas enxurradas do último período chuvoso está em recuperação, recebendo material reforçado.

De acordo com o morador Vicente Paulo, é a primeira vez que a rua do Morango recebe melhorias estruturais.

"Sou morador há mais de 20 anos do Lima Verde e as obras chegaram em boa hora para nós", disse o morador.

As equipes da secretaria municipal de infraestrutura de Paço do Lumiar também fizeram a limpeza da vegetação e do lixo, que segundo a moradora Francisca das Chagas, causava transtornos à população.

"A sujeira que havia antes acumulava lama e vários carros atolaram por aqui, mas agora, eu como moradora da rua Sapoti, posso dizer que está muito melhor para nós", afirmou Francisca.

#Urbanismo 16/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar recupera estrada e ponte no bairro da Pindoba
#Infraestrutura 12/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura realiza serviços de recuperação na rua 98 do Maiobão

A Prefeitura de Paço do Lumiar está com equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU) realizando diversos serviços de recuperação na rua 98 do Maiobão.

A via já sofreu muito com as fortes chuvas que assolaram o município, tendo sido rompida no meio no ano passado. Por isso, está sendo feito um trabalho de drenagem, com uma escadaria para diminuir a força da água, tubulação para escoamento, bueiro, caixa coletora e dissipador de energia para evitar que o trabalho seja danificado.

Além disso, em parceria com o Governo do Estado, serão implantados bloquetes em 200 metros de extensão da rua, o que também irá beneficiar o escoamento da água.

O seu Marco Antônio mora na rua 98 há dez anos e está com altas expectativas em relação às obras.

"Aqui quando chove fica impossível. Não consigo sair com carro nem a pé. Agora, estou vendo que o trabalho realmente está acontecendo e estou com expectativas muito boas. Agradeço à gestão por olhar nosso problema e vir resolver", enfatizou o comerciante.

#Infraestrutura 09/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Loteamento Safira e Lima Verde recebem serviços de infraestrutura

A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), está realizando serviços de revestimento primário, limpeza geral e roçagem em diversas ruas do Loteamento Safira e do bairro Lima Verde.

No loteamento Safira, foram contempladas as ruas 5, 7 e 11, que já estão concluídas. Já no Lima Verde, a rua do Cajá já foi contemplada e os serviços seguirão para as ruas do Murici e do Açaí.

A dona Angélica Maria, que mora na rua 7 do Loteamento Safira, estava só felicidade ao ver finalmente a porta de sua casa recebendo os reparos necessários.

"Estou achando muito bom ver este trabalho sendo feito. Antes, aqui era uma buraqueira e quando chovia enchia de lama. Espero que com esse serviço facilite nossas vidas, já estou vendo que para andar de carro vai ser muito melhor e espero que tudo melhore muito mais", concluiu a vendedora.

Além destas, as ruas 1, 3, 9, 13, 15, 17, 20, 21 e 41 do Loteamento Safira e as ruas do Bacuri, Mamão, Cupuaçu, Graviola, Pitomba e Girassol do Lima Verde também estão previstas para receberem as obras de revestimento primário.

#Infraestrutura 04/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura segue com obras estruturais em ruas e prédios públicos do município

Os trabalhos das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar (SEMIU) não param. As ruas 9, 38, 41, 59, 62, 90 e 114 do Maiobão e a Avenida dos Marceneiros, na vila Roseana Sarney, receberam obras de recapeamento asfáltico e, agora, estão muito mais trafegáveis e seguras.

A professora Suênia Bianca é moradora da rua 90 desde que nasceu, há 40 anos, e não cabe em si de alegria em ver sua rua totalmente asfaltada.

"Foi muito satisfatório, o acesso melhorou muito tanto para os pedestres quanto para quem utiliza carro. Vale dizer que para mim foi de suma importância, já que meu filho anda de bicicleta. Antes, ele sempre caía em buracos, mas agora posso ficar em paz de saber que ele está brincando em segurança", enfatizou a professora.

Além dos trabalhos de recuperação asfáltica, também foi concluído o revestimento primário na avenida Alcântara do Jardim Paranã, na rua 09 do residencial Manaíra, e na Avenida Gervásio Santos, na Vila São José 1.

Além das ruas e avenidas, as reformas das UBS's do residencial Safira e do bairro Canaã já foram iniciadas e, em breve, estarão prontas para atender a população com mais conforto e qualidade.

O Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, ressalta que os serviços não irão parar.

"Estamos em um momento delicado por conta da Covid-19, mas sabemos que infraestrutura é uma necessidade primária. Portanto, a prefeita Paula Azevedo determinou que continuemos com os serviços. Iremos continuar levando melhorias para diversas ruas do município e mostrando resultados para a população", concluiu o Secretário.

#Infraestrutura 26/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar realiza recapeamento asfáltico no Maiobão

A prefeitura de Paço do Lumiar segue intensificando as obras de infraestrutura no município. Desta vez, os serviços de pavimentação asfáltica foram feitos nas ruas 38 e 41 do bairro Maiobão, um dos mais populosos e movimentados da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, a obra faz parte do cronograma determinado pela prefeita em exercício, Paula Azevedo (PCdoB).

"A prefeita Paula tem uma preocupação muito grande em valorizar nosso município, e isso refere-se, também, na questão estrutural da cidade. Por isso, a equipe de infraestrutura segue um cronograma que vai chegar em diversas partes da cidade. Agora, concluímos a pavimentação dessas duas vias aqui do Maiobão, elas vão melhorar o tráfego de pessoas e de veículos. O bairro precisava desta obra, principalmente porque é um lugar de intenso movimento", disse o secretário.

A prefeita Paula Azevedo destacou a importância da obra para a população.

"Nós estamos sempre priorizando atender as demandas do povo, e essas ruas há muito tempo aguardavam recuperação, a população pedia muito. Incluímos as duas vias no planejamento e colocamos nossas equipes em ação para solucionar este problema. Hoje, é uma alegria poder entregar o serviço completo e melhor ainda é saber que atendemos ao pedido dos moradores do bairro. Isso é uma satisfação!", declarou a prefeita.

#Infraestrutura 25/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar realiza recapeamento asfáltico na rua 9 do Conjunto Maiobão

Mesmo em meio à pandemia causada pelo Covid-19, doença causada pelo Coronavírus, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), segue dando prosseguimento à recuperação de várias ruas do município.

Desta vez, a rua 9, do Conjunto Maiobão, está sendo contemplada. A via está recebendo trabalhos de recapeamento asfáltico em AAUQ (areia asfalto usinada à quente), que consiste na mistura executada à quente, em usina apropriada, de agregado miúdo, material de enchimento (filer) e cimento asfáltico espalhado quente.

Todos os 100 metros de extensão da via, que equivalem à área de 600 metros quadrados, receberão a recuperação, o que vai melhorar a trafegabilidade de pedestres e veículos na região.

O Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, destacou a importância dos trabalhos na área, que tem grande fluxo de carros e pessoas.

"É uma importante rua, que interliga duas grandes avenidas do Maiobão, a 7 e a 8. Por isso, é tão importante termos o trabalho sendo feito na região. A Prefeita Paula Azevedo determinou que várias ruas recebam recuperação pelos próximos dias e em breve teremos grandes melhorias para a população", concluiu o Secretário.

#Infraestrutura 19/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar inicia obras de revestimento primário na Avenida Alcântara Prefeitura de Paço do Lumiar inicia obras de revestimento primário na Avenida Alcântara
#Infraestrutura 18/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar inicia obras de recuperação da estrada da Pindoba Prefeitura de Paço do Lumiar inicia obras de recuperação da estrada da Pindoba
#Infraestrutura 16/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Sítio Grande recebe ações de infraestrutura e urbanismo Sítio Grande recebe ações de infraestrutura e urbanismo
#Obra 14/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Equipes da prefeitura fiscalizam obras de infraestrutura no Paranã e Maria Firmina Equipes da prefeitura fiscalizam obras de infraestrutura no Paranã e Maria Firmina
#Infraestrutura 08/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura realiza investimentos de infraestrutura no residencial La Belle Park

A população do residencial La Belle Park pediu e a prefeitura de Paço do Lumiar atendeu. Depois da modernização da iluminação pública, agora, as vias de acesso à comunidade estão recebendo manutenção, que vai garantir mais trafegabilidade e segurança ao local. Nesta sexta-feira (8), a avenida 1, as ruas 14, 15 e a rua Alpha receberam revestimento primário e remoção do lixo e da vegetação que obstruíam as vias.

Os pontos mais desgastados pelas chuvas receberam um serviço especial, para evitar o acúmulo de água, que antes ocasionava lama e buracos. De acordo com o secretário municipal de infraestrutura de Paço do Lumiar, Walburg Neto, o objetivo é tornar a área mais trafegável e segura.

"Nós estivemos previamente aqui no La Belle Park, prometemos e, agora, estamos trazendo revestimento primário à avenida 1 e suas transversais, tudo com base no planejamento que prevê a livre trafegabilidade pelos acessos da comunidade", explicou o secretário.

De acordo com a moradora Wania Ferreira, a população se sente grata pelas obras na comunidade.

"A avenida 1 é muito importante para nós que moramos, na comunidade, e assim como a iluminação pública, a infraestrutura nas ruas vai melhorar a nossa vida, pois nos sentimos mais seguros para trafegar, agradeço a prefeita Paula Azevedo por olhar para o Lá Belle Park", afirmou a moradora.

#Infraestrutura 28/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Iluminação pública: Parque Guarujá recebe serviços de manutenção e novas instalações

A Prefeitura de Paço do lumiar, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), segue trabalhando em ritmo acelerado para levar iluminação pública às comunidades do município, mesmo em meio à pandemia da Covid-19.

Entre as comunidades beneficiadas está o Parque Guarujá. Mais de 180 pontos de iluminação já foram instalados no bairro, todos com lâmpadas de LED, que além de serem mais modernas, são mais econômicas. Um problema histórico que está sendo corrigido pelo poder público do município.

Além disso, braços de postes que estavam se deteriorando foram trocados e novos foram implantados, garantindo mais comodidade e segurança aos moradores.

Dona Margarete de Sousa, residente do Parque Guarujá há 10 anos, ficou bastante satisfeita. "É uma alegria ver este serviço finalmente acontecendo. Antes, era perigoso até sair na porta de casa, pois vivíamos na escuridão. Agora, tenho esperanças de que as coisas irão mudar, já que nunca havia visto o bairro tão iluminado", conta a moradora.

É importante lembrar que dentro do setor de iluminação, as notificações dos moradores devem ser feitas por meio da ouvidoria, através de três números disponibilizados exclusivamente para esse atendimento: (98) 98102 3980, (98) 99107 2811 e (98) 3197 4494. As notificações recebidas são atendidas obedecendo o cronograma de serviços.

#Obra 20/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INICIA REFORMA DA FEIRA DO MAIOBÃO. PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INICIA REFORMA DA FEIRA DO MAIOBÃO.
#Infraestrutura 03/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA ENCAMINHA OFÍCIO À EMPRESA BRK PEDINDO QUE CORTES DE ÁGUA SEJAM SUSPENSOS PREFEITURA ENCAMINHA OFÍCIO À EMPRESA BRK PEDINDO QUE CORTES DE ÁGUA SEJAM SUSPENSOS
#Infraestrutura 30/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR E GOVERNO DO ESTADO RECUPERAM AVENIDA PRINCIPAL DO SÍTIO GRANDE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR E GOVERNO DO ESTADO RECUPERAM AVENIDA PRINCIPAL DO SÍTIO GRANDE
#Infraestrutura 18/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR E GOVERNO DO ESTADO INICIAM OBRAS DE RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR E GOVERNO DO ESTADO INICIAM OBRAS DE RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA
#Infraestrutura 10/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar cria força-tarefa para acompanhar danos causados pelas chuvas Prefeitura de Paço do Lumiar cria força-tarefa para acompanhar danos causados pelas chuvas
#Infraestrutura 06/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO FAZEM MANUTENÇÃO DE RUAS E AVENIDAS DE PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO FAZEM MANUTENÇÃO DE RUAS E AVENIDAS DE PAÇO DO LUMIAR
#Infraestrutura 28/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura firma parceria com o Governo do Estado para construção da Ponte do Itatuaba A obra será realizada em conjunto com a Agência Executiva Metropolitana (AGEM)
#Infraestrutura 27/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura realiza serviços de capina, roçagem e limpeza em diversos pontos do município Prefeitura realiza serviços de capina, roçagem e limpeza em diversos pontos do município
#Infraestrutura 10/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA INICIA OBRAS DE REVESTIMENTO PRIMÁRIO NA PINDOBA PREFEITURA INICIA OBRAS DE REVESTIMENTO PRIMÁRIO NA PINDOBA
#Prefeita 28/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR MELHORA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DOS BAIRROS PINDAÍ, PINDOBA E MAIOBÃO. PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR MELHORA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DOS BAIRROS PINDAÍ, PINDOBA E MAIOBÃO.
#Infraestrutura 23/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR POTENCIALIZA SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA E ILUMINAÇÃO PÚBLICA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR POTENCIALIZA SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA E ILUMINAÇÃO PÚBLICA
#Infraestrutura 08/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura instala iluminação de LED em mais três localidades de Paço do Lumiar Prefeitura instala iluminação de LED em mais três localidades de Paço do Lumiar
#Infraestrutura 08/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Ordem de Serviço para construção da praça pública do Mocajutuba é assinado Ordem de Serviço para construção da praça pública do Mocajutuba é assinado
#Infraestrutura 30/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura de Paço do Lumiar recupera asfaltamento entre o Pindaí e a sede do município Prefeitura de Paço do Lumiar recupera asfaltamento entre o Pindaí e a sede do município
#Infraestrutura 05/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Manutenção asfáltica melhora o trânsito em importantes corredores viários de Paço do Lumiar Manutenção asfáltica melhora o trânsito em importantes corredores viários de Paço do Lumiar
#Obra 28/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA OBRA NO BAIRRO CIDADE VERDE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA OBRA NO BAIRRO CIDADE VERDE
#Melhoria 25/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Com iluminação pública Prefeitura de Paço do Lumiar melhora qualidade de vida da população. Com iluminação pública Prefeitura de Paço do Lumiar melhora qualidade de vida da população.
#Infraestrutura 18/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Governo do Estado e Prefeitura de Paço do Lumiar apresentam o projeto da nova praça do bairro Mocajutuba. Governo do Estado e Prefeitura de Paço do Lumiar apresentam o projeto da nova praça do bairro Mocajutuba.
#Infraestrutura 15/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INICIA REVITALIZAÇÃO NO COHABIANO X. PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INICIA REVITALIZAÇÃO NO COHABIANO X.
#Melhoria 14/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeita Paula Azevedo se reúne com vereadora Carmem Aroso e moradores do Bairro Paranã Prefeita Paula Azevedo se reúne com vereadora Carmem Aroso e moradores do Bairro Paranã
#Obra 09/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PAÇO DO LUMIAR: VEREADOR WELLINGTON SOUZA E PREFEITA PAULA AZEVEDO DIALOGAM COM REPRESENTANTES DA VILA SÃO JOSÉ. PAÇO DO LUMIAR: VEREADOR WELLINGTON SOUZA E PREFEITA PAULA AZEVEDO DIALOGAM COM REPRESENTANTES DA VILA SÃO JOSÉ.
#Infraestrutura 16/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REINICIA OBRAS NA COMUNIDADE TIAGO AROSO. A prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (SD), o secretário municipal de Infraestrutura, Walburg Ribeiro, e o Secretário Municipal de Planejamento, Jameson Malheiros, visitaram na manhã desta segunda-feira, 16, a obra de revestimento primário da avenida Amadeu Aroso, na comunidade Tiago Aroso.

De acordo com o secretário de infraestrutura, aproximadamente 1 quilômetro da avenida recebeu terraplanagem e compactação. A prefeita Paula Azevedo ouviu os moradores e durante o diálogo, afirmou estar sensível às necessidades da comunidade.

" Nós estamos fazendo uma obra reforçada, já pensando no período das chuvas, eu sei que não é fácil para os moradores desta comunidade durante o inverno. Faço questão de ouvir a população para poder priorizar as demandas".

A moradora Santana Castro, falou da importância da avenida para a comunidade. " Esse é o pontapé inicial, para uma melhor trafegabilidade de um dos principais acessos da nossa comunidade, assim como o Dutra, a prefeita demonstrou um cuidado especial por nós", disse ela.

O pastor Odilon Lins, que também mora na Tiago Aroso, agradeceu pela obra. "Esse momento é fruto da união do povo com a prefeitura. Só posso agradecer a prefeita Paula , pela sensibilidade e empenho", disse o morador.
#Infraestrutura 10/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeitura visita Seap para reforçar parceria e conhecer trabalhos dos detentos. Na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, a Prefeita em exercício de Paço de Lumiar, Paula Azevedo(SD), acompanhada do Secretário Municipal de Infraestrutura, Walburg Neto, esteve visitando a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária,para reafirmar uma parceria com órgão e conhecer o trabalho realizado no local.

A parceria trata-se de um convênio de cooperação para compra de blocos de calçamento feitos pelos detentos e uso da mão de obra carcerária do Sistema Penitenciário do Maranhão em obras públicas de infraestrutura do município.

A pavimentação da rua que fica na entrada da sede de Paço do Lumiar está sendo feita através do convênio e a previsão é de que até o dia 23 deste mês esteja totalmente concluída.

A prefeita aproveitou a visita para conhecer outros trabalhos feitos pelos detentos, que também confeccionam roupas, fardamento escolar e fazem móveis em MDF. A ideia é estender a parceria para outras áreas além da de infraestrutura. "Todos os trabalhos são de ótima qualidade e tem um bom custo benefício, pois são mais baratos. É uma ótima oportunidade para Paço do Lumiar, por isso, queremos, sim, ampliar esta parceria", ressaltou a prefeita.

Hoje, através do projeto, trabalham externamente 200 presos e, em todo o estado, 25% dos detentos do sistema prisional estão em atividade. O Secretário Estadual de Administração Penitenciária, Murilo de Andrade, reforçou o quanto a parceria é importante tanto para o programa, quanto para Paço do Lumiar. ''Todos só têm a ganhar, tanto a Seap, porque coloca os presos para trabalhar, quanto a comunidade, que terá obras de qualidade sendo feitas. É o poder público trabalhando para o povo.''
#Obra 09/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Prefeita Paula Azevedo recebe líderes comunitários A prefeita Paula Azevedo (SD), o secretário municipal de Infraestrutura, Walburg Gonçalves e o secretário de mobilidade urbana, Pádua Nazareno, se reuniram nesta segunda-feira, 9, na prefeitura de Paço do Lumiar, com as lideranças comunitárias da região da vila Cafeteira, Nova Vida, Conjunto Habitar e Residencial Silvana para tratar da questão da mobilidade, iluminação pública e coleta de lixo nas áreas em questão.

Os moradores solicitaram obras de restauração das vias principais e investimentos em mobilidade urbana.
Depois de ouvir os líderes comunitários, a prefeita Paula se comprometeu a fazer uma visita e começar os serviços de melhorias nos locais.

"Neste sábado, dia 14, eu quero ir pessoalmente ver esses locais e a partir do dia 16 de setembro já começar a execução das obras mais importantes".

O morador Rafael Neves, líder comunitário do residencial Silvana afirmou que a reunião foi satisfatória.

"A chefe do executivo nos atendeu positivamente e se comprometeu em fazer a limpeza, roçagem e iluminação pública tanto do Residencial Silvana, quanto no Cafeteira, Habitar, conjunto Nova Vida e Edinho Lobão".

Em seguida, a prefeita se reuniu com o representante da comunidade das Pedrinhas, Werval Diniz, que solicitou o acompanhamento da prefeitura em relação aos conflitos de terras no assentamento P.A. Cumbique, em processo de levantamento ocupacional junto ao INCRA, além de solicitar melhorias na feira da Avenida 10 do Maiobão.

A prefeita Paula Azevedo solicitou um levantamento de dados sobre a comunidade P.A. Cumbique e afirmou que as obras de melhorias na feira da Avenida 10 já estão incluídas no plano de obras do município.
#Obra 06/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO PREFEITA PAULA AZEVEDO VISITA OBRA DE ASFALTAMENTO NA AVENIDA 3 DO TAMBAÚ. Mais de um quilômetro de avenida foi asfaltado.

A prefeita Paula Azevedo (SD), acompamhada do secretário de Infraestrutura de Paço do Lumiar, Walburg Gonçalves Neto e do Secretário Municipal de Planejamento,visitou nesta sexta-feira, 6, a obra de asfaltamento da avenida 3 do Tambaú. Aproximadamente 1.030 metros de rua foram asfaltados, ligando o Maiobão e a MA 201, beneficiando os moradores e motoristas que trafegam na região.

Ao acompanhar a obra, a prefeita Paula garantiu que vai concluir os trabalhos idealizados pelo prefeito Domingos Dutra. "Esta é uma obra que teve início com o prefeito Domingos Dutra e tem muita importância para o bairro. Ao concluir o que está sendo feito, os moradores terão garantia de um projeto que vai durar bastante", disse a prefeita.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Walburg Gonçalves, falta pouco para a conclusão da obra. "A prefeita tem dado continuidade as obras de 5 ruas no Maiobão, a rua 40, rua 111, rua 115, a 65 e a 57 além da avenida 3 do Tambaú. Até o final do mês nós já queremos estar inaugurando está avenida aqui com a prefeita", destacou o secretário.

Uma moradora da avenida 3, Katia Betania, explicou que o asfaltamento vai oferecer outros benefícios além da acessibilidade. "Por mais de 20 anos a gente esperou pelo asfalto. Agora eu vou poder abrir um novo negócio, já que a poeira não vai mais danificar meus equipamentos", desabafou a moradora.

A etapa de conclusão está programada para a próxima segunda-feira, quando serão feitas as obras de escoamento, com sarjeta e meio fio.
www.pacodolumiar.ma.gov.br
Emitido dia 25/04/2024 às 17:14:31