CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 18/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Paula Azevedo e técnicos da SEMED participam do 1º Seminário do Programa Educar pra Valer

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar marcou presença no I Seminário Regional Educar pra Valer 2024, realizado em São Luís/MA. O evento, organizado pela Associação Bem Comum, reuniu autoridades e gestores educacionais para discutir estratégias de implementação do programa de alfabetização para o ano em curso.

Acompanhada da secretária de Educação, Kenia Guimarães - a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), participou ativamente das discussões, destacando o compromisso do município com a melhoria da qualidade da educação. Ambas as líderes ressaltaram a importância de programas como o Educar pra Valer para o fortalecimento do ensino e aprendizado na região.

"A educação é uma prioridade em nossa gestão, e eventos como este são fundamentais para nos capacitarmos e buscarmos soluções eficazes. Juntos, podemos transformar a realidade educacional de nossa cidade e oferecer um futuro mais promissor para nossos alunos," disse a prefeita.

Para a secretária, Kênia Guimarães, além de oportunizar trocas de experiências o seminário também demonstra o compromisso da gestão em aprimorar o processo educacional dos alunos luminenses. "Este evento proporciona uma oportunidade única para compartilhar experiências e estratégias que irão fortalecer nossa abordagem na alfabetização. Estamos comprometidos em implementar as melhores práticas para garantir uma educação de qualidade em Paço do Lumiar, enfatizou.

Um dos momentos de destaque do evento foi a presença e participação de Veveu Arruda, idealizador do programa Educar pra Valer pela Associação Bem Comum. Sua experiência e visão foram fundamentais para orientar as discussões sobre os desafios e oportunidades da alfabetização nas redes de ensino.

A presença da equipe da SEMED e das líderes municipais demonstra o comprometimento de Paço do Lumiar com a educação de qualidade e o desenvolvimento integral dos estudantes. O engajamento nesse seminário representa um passo importante na busca por estratégias inovadoras e eficazes para aprimorar os índices educacionais do município.

#Educação 10/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Semed emite nota para esclarecer fake news sobre fardamento escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar emitiu nota hoje (10) para esclarecer notícias falsas disseminadas na última terça-feira (09) sobre a suposta falta e consequente venda de fardamento na UEB Pão da Vida.

A escola recebeu, no dia 19 de fevereiro, a quantidade de fardamento solicitada pela gestão escolar à SEMED. O órgão esclarece ainda que os pedidos de trocas e adições de fardamento, mediante novas matrículas, vêm sendo realizada por meio de requerimento das escolas da rede.

#Educação 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED realiza 2ª convocação de concurso público

A Prefeitura de Paço do Lumiar anunciou na noite desta sexta-feira (05), a segunda convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público regido pelo Edital n° 001/2023 da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Os convocados devem se apresentar a partir da próxima segunda-feira (08), no horário comercial, na Unidade de Ensino Básico Professora Nadir Nascimento de Moraes, situada no bairro Maiobão. 

Esta convocação é parte essencial do processo de seleção para preenchimento de vagas na rede municipal de ensino, seguindo os trâmites legais estabelecidos pelo edital do concurso. Os candidatos devem estar atentos aos documentos e procedimentos exigidos para a efetivação da convocação. 

É importante comparecer no local indicado dentro do prazo estabelecido para não perder a oportunidade de assumir o cargo para o qual foram aprovados. A segunda convocação demonstra o compromisso da gestão municipal em preencher as vagas disponíveis com profissionais qualificados e aptos a contribuir com a educação no município.

A Prefeitura reitera a importância da apresentação dentro do prazo estipulado e ressalta que outras informações pertinentes ao processo de posse poderão ser obtidas através dos canais oficiais de comunicação da Secretaria Municipal de Educação.
#Educação 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED realiza 2ª convocação de concurso público os convocados devem se apresentar a partir da próxima segunda-feira (08)
#Educação 04/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Estudantes da EJAI exploram o Parque Ambiental da ALUMAR com entusiasmo

A recente visita técnica dos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da UEB Bandeira Tribuzzi ao Parque Ambiental da ALUMAR em Paço do Lumiar foi um sucesso. Os estudantes se envolveram em atividades lúdicas e educativas, guiados pelos técnicos da empresa, fortalecendo laços e estimulando a criatividade.

Segundo Yanne Pessoa, Secretária de Educação de Paço do Lumiar, "Essa experiência proporciona um aprendizado prático e enriquecedor, essencial para a formação integral dos alunos. Estamos comprometidos em promover mais iniciativas como essa, que conectam os estudantes com questões ambientais e ampliam seus horizontes."

A parceria entre a SEMED e a ALUMAR foi fundamental para o sucesso da ação, evidenciando a importância do envolvimento da comunidade na educação dos jovens. A ação contou ainda com o apoio de Departamento de Atendimento Educacional Especializado.

#Educação 28/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED divulga lista de Convocação dos Seletivados para ocupação de cargos temporários

A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar divulgou na noite desta quarta-feira (27), a lista de convocação dos seletivados para ocupação de cargos temporários. Estas vagas correspondem à substituição de servidores efetivos afastados por motivos de licenças diversas. É importante ressaltar que essa convocação não interferirá na 2ª convocação dos concursados, que em breve será divulgada.

#Educação 21/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Semed de Paço do Lumiar celebra Dia Internacional da Síndrome de Down com iniciativas de sensibilização e inclusão

Os alunos da rede luminense de ensino tiveram uma quinta-feira diferente. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Paço do Lumiar, por meio do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (DAEE), promoveu uma série de atividades em todas as escolas neste dia 21 de abril, Dia Internacional da Síndrome de Down.

Durante todo o dia, as escolas se tornaram palco de ações voltadas para a conscientização e inclusão dos alunos com Síndrome de Down e de toda a comunidade escolar. As atividades incluíram rodas de conversa, palestras ministradas por profissionais especializados, contação de histórias, exibição de vídeos educativos e a distribuição de materiais informativos, como folders.

O objetivo principal dessas iniciativas foi sensibilizar os alunos, professores, funcionários e pais sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade dentro e fora da sala de aula. Através do diálogo e da troca de experiências, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre a Síndrome de Down e refletir sobre formas de promover um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos os estudantes, independentemente de suas diferenças.

Para Yanne Pessoa, secretária municipal de Educação, "é fundamental que a escola seja um espaço onde todos se sintam acolhidos e respeitados, independentemente de suas características individuais. Celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down não apenas nos permite conscientizar sobre as necessidades e potenciais das pessoas com essa condição, mas também nos impulsiona a refletir sobre como podemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva".

A coordenadora do DAEE, Nathália Rissane, comemorou a mobilização da rede municipal.

"Hoje vivenciamos de perto a experiência de cada estudante luminense, é importante combater esse tipo de preconceito dentro e fora da sala de aula e a recepção dos alunos foi muito positiva. As gestões escolares estão de parabéns por terem abraçado a ideia", ressaltou a coordenadora.

As atividades realizadas pela Semed de Paço do Lumiar evidenciam o compromisso do município em promover uma educação inclusiva e de qualidade, garantindo o acesso de todos os alunos a uma educação que respeite e valorize suas diferenças.

#Educação 20/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE OLHO NA FEIRA DE CIÊNCIAS: SEMED promove preparativos para o evento anual

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar, sob a liderança da Secretária de Educação Yanne Pessoa, está em pleno vapor nos preparativos para a aguardada Feira de Ciências Luminense, programada para o dia 29 de maio deste ano.

Em um esforço conjunto, o Departamento de Programas e Projetos Especiais da SEMED organizou uma enriquecedora oficina de projetos escolares voltada para os professores dos anos iniciais e anos finais. O principal objetivo deste evento foi proporcionar um espaço de diálogo e troca de ideias, visando explorar as diversas possibilidades de abordagem dentro da sala de aula, além de preparar os docentes para participarem ativamente da Feira de Ciências.

Durante a oficina, os educadores foram incentivados a desenvolver projetos inovadores que pudessem ser apresentados durante o evento, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora e inspiradora no campo da ciência.

"A Feira de Ciências é um momento crucial para incentivar o interesse dos nossos alunos pelas ciências e pela pesquisa. Estamos dedicados a proporcionar um ambiente para o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade, preparando nossos estudantes para os desafios do futuro", destacou a Secretária.

A SEMED de Paço do Lumiar reafirma seu compromisso com a promoção da educação de qualidade e agradece o empenho e a dedicação dos professores e colaboradores envolvidos na preparação deste evento tão importante para a comunidade escolar.

#Educação 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Executivo entrega termo de posse para mais 80 aprovados no concurso da Semed

Após a publicação da lista dos candidatos do concurso público aptos a tomar posse pelo concurso público municipal, divulgada na noite da última terça-feira (12), a Prefeitura de Paço do Lumiar realizou hoje (13) a cerimônia de posse de concursados. A nova listagem, disponível no site oficial da prefeitura, representa um marco significativo no fortalecimento da equipe de servidores municipais.

A cerimônia de boas-vindas, realizada na UEB Nadir Nascimento de Moraes, aconteceu para saudar os profissionais e foi marcada por palavras de encorajamento e satisfação proferidas pela Secretária de Educação, Yanne Pessoa. A transparência no processo seletivo e a contribuição essencial para o aprimoramento da educação foram destacadas como pilares fundamentais desta convocação.

"A chegada desses talentos representa um reforço crucial para nossa rede de ensino. Estamos orgulhosos em acolher cada técnico aqui presente, cujo empenho e dedicação certamente elevarão o nível de excelência de nossas escolas", declarou Yanne.

Os convocados, agora empossados, devem ser lotados em seus postos de trabalho nos próximos dias. Desta forma, a Prefeitura de Paço do Lumiar reitera seu compromisso com a valorização do serviço público e a promoção do mérito, e parabeniza todos os convocados, desejando-lhes sucesso em suas novas jornadas profissionais.

#Educação 12/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Executivo realiza convocação de concursados A posse será realizada na UEB Professora Nadir Nascimento de Moraes, no Maiobão, amanhã.
#Educação 01/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Posse dos concursados evidencia o compromisso da prefeita Paula Azevedo com a Educação Municipal Durante à cerimônia, foram evidenciados os esforços da administração para garantir transparência em todo o processo seletivo.
#Educação 01/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA: Estudantes da rede municipal terão até o próximo dia 15 para efetuar inscrições As inscrições estão abertas no site https://www.obmep.org.br, até o dia 15 de março
#Educação 27/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Semus e Semed unem forças para combater a Dengue

A prefeitura de Paço do Lumiar intensificou a Campanha de conscientização de combate à dengue nas escolas, buscando a comunidade escolar como maior aliado nessa guerra contra o mosquito. Uma ação conjunta das Secretarias municipais de Saúde e Educação - Dia D de Combate à Dengue nas Escolas tem como meta levar orientação e conscientização para os colégios sobre os riscos e prevenção de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A ação está sendo promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE) em algumas Unidades Básicas de Ensino.

Nesta terça-feira (27), o Dia D de Combate à Dengue nas Escolas foi realizado na UEB Cumbique. A Secretaria de Saúde (Semus) contribuiu com o grupo do PSE com palestras orientativas ministradas pela equipe da Divisão de Arbovirose, Agentes Comunitários de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Na oportunidade, também foi realizada pela equipe de Imunização da Semus a vacinação dos pré-adolescentes com 10 e 11 anos com o imunizante Qdenga, além da atualização vacinal.

A secretária da Semus, Danielle Oliveira, reforça a parceria entre Semus e Semed com a realização de ações que visam fortalecer a gestão pública municipal. "Hoje estamos mais uma vez levando para as escolas municipais serviços em saúde extremamente necessários para o combate à dengue em nosso município: orientação e imunização. Atendendo às necessidades de crianças de 10 e 11 anos. Um trabalho conjunto de duas grandes pastas, fazendo a diferença não só dos estudantes, mas também de suas famílias", endossa Danielle.

A equipe de Divisão de Arboviroses da Semus levou além de orientação, momentos lúdicos para a comunidade estudantil com a participação do mosquito Aedes aegypti e dos Agentes Comunitários e de Endemias que são os profissionais que diariamente estão de porta em porta monitorando os focos de criadouros da dengue nos bairros de Paço do Lumiar.

A chefe de Divisão de Arbovirose, Taina Marques, explica que ao longo da ação, os alunos conheceram um pouco mais sobre o mosquito transmissor da dengue. "Durante a palestra abordamos de forma lúdica sobre os riscos de contaminação pelo Aedes Aegypti. Também tratamos sobre os cuidados diários dentro de casa e no ambiente escolar. Esses estudantes são os verdadeiros multiplicadores dessas informações e é através deles que conseguimos alcançar milhares de famílias e desmistificar algumas ideias que são propagadas de forma incorreta", afirma Taina.

O marco da participação da Semus durante a programação foi a vacinação dos alunos de 10 e 11 anos com o imunizante com a Qdenga. A chefe de Divisão de Imunização da Semus, Layla Trindade, reforça que a Semed é a maior parceira da Semus, no quesito mobilização da classe estudantil para atualização vacinal. "As duas pastas estão sempre trabalhando em parceria, e o o PSE é o maior exemplo, uma ação que leva para dentro das escolas serviços de saúde. Hoje, mais uma vez trouxemos para os estudantes com 10 e 11 anos o imunizante Qdenga e t

#Educação 22/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Combatendo, prevenindo e educando: SEMED e SEMUS realizam vacinação contra Dengue nas Escolas da Rede Municipal A Semed recebeu o certificado de "Escola Amiga no Combate à Dengue". Essa
#Educação 17/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Monitores escolares participam de palestra sobre Primeiros Socorros promovida pela SEMED

Em antecipação ao início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar, sob a liderança da secretária Yanne Pessoa, organizou nesta sexta-feira (16) uma palestra abrangente de primeiros socorros destinada aos monitores escolares das 93 escolas que compõem a rede municipal.

O principal objetivo da iniciativa foi capacitar os servidores com conhecimentos práticos sobre procedimentos de primeiros socorros, visando prevenir e lidar eficazmente com possíveis incidentes envolvendo os estudantes luminenses.

A secretária Yanne Pessoa expressou sua satisfação com a participação ativa dos monitores no evento, enfatizando o comprometimento da SEMED em proporcionar um ambiente escolar seguro e preparado para lidar com situações imprevistas.

"Esses treinamentos são como uma medida proativa para garantir a segurança e bem-estar dos estudantes. A capacitação dos monitores escolares não apenas oferece conhecimentos vitais em situações de emergência, mas também reforça a responsabilidade coletiva na promoção de um ambiente educacional seguro," disse a gestora.

A palestra, ministrada pelo tenente Vieira da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, abordou uma variedade de tópicos essenciais. Além das técnicas de desengasgo, os monitores receberam instruções detalhadas sobre métodos de reanimação, todas fundamentadas na chamada "Lei Lucas". A Lei Lucas, que leva o nome de Lucas Begalli Zamora, um jovem que faleceu devido à falta de atendimento de primeiros socorros em 2017, estabelece a obrigatoriedade de treinamento em práticas de cuidados iniciais para professores e funcionários de escolas de todo o Brasil.

Os monitores também terão outro momento, neste sábado (17), em que aprenderão técnicas para lidar com situações de conflitos com estudantes e pessoas com deficiência.

#Educação 16/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Novos Gestores Escolares Tomam Posse na Rede Municipal de Ensino

Na tarde de ontem(15), ocorreu a posse dos novos gestores escolares selecionados para integrar a rede municipal de ensino de Paço do Lumiar. Sob a liderança da prefeita Paula Azevedo(PCdoB)e da secretária de Educação, Yanne Pessoa, um total de 12 novos gestores, entre titulares e adjuntos, assumiram oficialmente suas responsabilidades.

"É um novo desafio para eles e acreditamos que eles desempenharão um importante trabalho na rede educacional. Desejamos boas-vindas aos novos gestores e um excelente início de ano letivo," afirmou a secretária Yanne Pessoa.

A cerimônia de posse, que contou com a presença da equipe pedagógica da SEMED e membros da comunidade educacional, marcou o compromisso dos novos técnicos com a promoção da qualidade educacional no município. Esses profissionais estão preparados para contribuir significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do ensino em Paço do Lumiar.

A partir de hoje(16), os recém empossados estaram plenamente engajados em suas atividades dentro das escolas, dando início aos preparativos para a tão aguardada volta às aulas, programada para a próxima segunda-feira(19). Com dedicação e comprometimento, eles desempenharão um papel fundamental na organização e execução das ações necessárias para proporcionar um ambiente educacional seguro e propício ao aprendizado.

A cerimônia também marcou a despedida dos antigos gestores que foram prestigiar e dar as boas vindas dos novos gestores escolares.

"Hoje estamos passando o cajado aos nossos colegas, acreditando que eles darão continuidade ao trabalho desempenhado," afirmou a ex-gestora da UEB Bandeira Tribuzzi, Conceição Góes.

Esta iniciativa representa mais um passo importante na contínua busca pela excelência na Educação luminense. A SEMED reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais da Educação e com o constante aprimoramento do sistema educacional municipal.

#Educação 07/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Capacitação e Entrega de EPIS Reforçam Compromisso com Boas Práticas na Alimentação Escolar

Com a proximidade do início das aulas, em um esforço contínuo para aprimorar a excelência da nutrição educacional oferecida aos alunos da rede municipal, foi realizada nesta terça-feira (06), na UEB Professora Nadir Nascimento de Moraes (Maiobão), o treinamento dos merendeiros do município de Paço do Lumiar. O evento, promovido pela SEMED por meio do Departamento de Alimentação Escolar, teve como objetivo proporcionar conhecimento sobre as boas práticas de manipulação de alimentos, visando garantir a segurança e a qualidade nutricional das refeições servidas nas escolas.

"Durante a capacitação, os profissionais responsáveis pela preparação das refeições receberam orientações detalhadas sobre procedimentos higiênicos, armazenamento adequado de alimentos, controle de qualidade e demais diretrizes que visam assegurar a excelência na manipulação da merenda estudantil. A iniciativa busca não apenas atender às exigências sanitárias, mas também elevar os padrões nutricionais, promovendo assim a saúde e o bem-estar dos estudantes", afirmou a secretária de Educação, Yanne Pessoa.

Além da qualificação, foi realizada a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) aos merendeiros. Essa medida não só visa resguardar a integridade dos manipuladores de itens alimentares, mas também reforça a proteção dos próprios alimentos oferecidos aos alunos da rede. Os EPIS fornecidos incluem itens essenciais, como luvas, aventais e máscaras, garantindo um ambiente seguro e higiênico durante todo o processo de preparação e manipulação dos mantimentos.

O investimento na capacitação e na entrega de EPIS reflete o compromisso da gestão municipal de Paço do Lumiar com a qualidade e a segurança alimentar nos colégio. A administração reconhece a importância da refeição educacional como um componente crucial para o desenvolvimento cognitivo e físico dos discentes, e busca constantemente aprimorar os processos para oferecer refeições saudáveis e seguras.

Essa iniciativa reforça o comprometimento do município com a transparência e a responsabilidade na gestão da alimentação escolar, proporcionando não apenas educação de excelência, mas também garantindo que cada refeição seja preparada e servida seguindo os mais altos padrões de segurança e qualidade nutricional.

#Educação 06/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Capacitação e entrega de EPIS reforçam compromisso com boas práticas na alimentação escolar

Com a proximidade do início das aulas, em um esforço contínuo para aprimorar a excelência da nutrição educacional oferecida aos alunos da rede municipal, foi realizada nesta terça-feira (06), na UEB Professora Nadir Nascimento de Moraes (Maiobão), o treinamento dos merendeiros do município de Paço do Lumiar. O evento, promovido pela SEMED por meio do Departamento de Alimentação Escolar, teve como objetivo proporcionar conhecimento sobre as boas práticas de manipulação de alimentos, visando garantir a segurança e a qualidade nutricional das refeições servidas nas escolas.

"Durante a capacitação, os profissionais responsáveis pela preparação das refeições receberam orientações detalhadas sobre procedimentos higiênicos, armazenamento adequado de alimentos, controle de qualidade e demais diretrizes que visam assegurar a excelência na manipulação da merenda estudantil. A iniciativa busca não apenas atender às exigências sanitárias, mas também elevar os padrões nutricionais, promovendo assim a saúde e o bem-estar dos estudantes", afirmou a secretária de Educação, Yanne Pessoa.

Além da qualificação, foi realizada a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) aos merendeiros. Essa medida não só visa resguardar a integridade dos manipuladores de itens alimentares, mas também reforça a proteção dos próprios alimentos oferecidos aos alunos da rede. Os EPIS fornecidos incluem itens essenciais, como luvas, aventais e máscaras, garantindo um ambiente seguro e higiênico durante todo o processo de preparação e manipulação dos mantimentos.

O investimento na capacitação e na entrega de EPIS reflete o compromisso da gestão municipal de Paço do Lumiar com a qualidade e a segurança alimentar nos colégios. A administração reconhece a importância da refeição educacional como um componente crucial para o desenvolvimento cognitivo e físico dos discentes, e busca constantemente aprimorar os processos para oferecer refeições saudáveis e seguras.

Essa iniciativa reforça o comprometimento do município com a transparência e a responsabilidade na gestão da alimentação escolar, proporcionando não apenas educação de excelência, mas também garantindo que cada refeição seja preparada e servida seguindo os mais altos padrões de segurança e qualidade nutricional.

#Educação 19/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Segundo dia de Jornada Pedagógica transpira unidade e compromisso com a educação luminense

Pelo segundo dia consecutivo, gestores, coordenadores, professores e integrantes das equipes escolares de Paço do Lumiar reuniram-se no Centro Adventista de Treinamento e Recreação (CATRE) para mais uma imersão no planejamento do ano letivo de 2024.

Dentre os momentos mais marcantes desta quinta-feira (18), destaca-se a palestra com o escritor, pedagogo e conferencista Isaque Folha, que, com leveza e bom humor, despertou a comunidade escolar para um novo olhar para o Ensino luminense, motivando e desafiando-os para este ano.

"Preparamo-nos com muito carinho esses dias, desde a comodidade do local até os palestrantes escolhidos. Queremos que seja uma experiência marcante e motivadora", disse a secretária de Educação, Yanne Pessoa.

Para os participantes, o objetivo foi alcançado com sucesso. "Foi uma experiência marcante! Nunca tínhamos vivido uma jornada tão intensa e animadora em Paço do Lumiar. Saímos daqui hoje com o sentimento de gratidão e muito amor pela educação luminense", afirmou a servidora e educadora Carina Bárbara.

A Jornada Pedagógica, cujo tema este ano é: "Educação para a equidade: currículo, inclusão e formação em rede", continua até esta sexta-feira (19) com a oferta de oficinas no IESF, no Maiobão.

#Educação 13/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Paula Azevedo homologa concurso público da SEMED

A Prefeita Paula Azevedo(PCdoB ) anunciou a homologação do Concurso Público 001/2023 na tarde desta sexta-feira (12), um marco significativo no compromisso da administração municipal em promover transparência, meritocracia e eficiência na gestão pública.

Após um processo seletivo criterioso, que incluiu diversas etapas avaliativas, desde a aplicação das provas até a análise minuciosa dos resultados, a gestora ratifica os esforços empreendidos para garantir a lisura e a igualdade de oportunidades aos candidatos.

"Os aprovados representam a futura força de trabalho do município, desempenhando papéis fundamentais em diversas áreas. A homologação destaca o comprometimento da administração municipal em fortalecer os quadros funcionais, promovendo o desenvolvimento sustentável e a qualidade dos serviços prestados à população", disse.

O cronograma para a posse dos aprovados será divulgado em breve, está prevista uma nomeação coletiva dos novos servidores que irão integrar-se ao serviço público municipal com dedicação e compromisso.

DECRETO:

https://www.pacodolumiar.ma.gov.br/arquivos/518/DECRETO_3.896_2024_0000001.pdf

#Educação 12/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FAZENDO HISTÓRIA: SEMED entrega fardamento às escolas da rede municipal de ensino

Os alunos de Paço do Lumiar vivem um novo momento: o acesso facilitado a Educação e tudo que a ela se refere. Na tarde desta quinta-feira (11), os estudantes luminenses receberam das mãos da prefeita Paula Azevedo(PCdoB ) e da secretária de Educação, Yanne Pessoa, os fardamentos que serão usados no ano letivo de 2024. Com o olhar sensível da gestão, os estudantes puderam ter acesso gratuito as fardas que serão distribuídas pela SEMED a mais de 18 mil alunos atendidos pela rede de ensino.

Durante a cerimônia pais, alunos, gestores e autoridades reforçaram o carater de pertencimento e igualdade que o fardamento proporciona aos estudantes.

"É dificil não se emocionar quando você mesma já vivenciou momentos difíceis na vida ao ponto de dividir uma farda entre vários irmãos. Por essa razão decidimos que os nossos estudantes luminenses não precisam passar por isso. Educação de qualidade não é somente o conteúdo que é ensinado em sala de aula, mas também proporcionar aos alunos uma vivência com bem-estar e igualdade", disse a prefeita Paula Azevedo.

Para a secretária de Educação, Yanne Pessoa, esse momento marca um momento histórico na cidade de Paço do Lumiar.

"Eu desconheço a gestão que um dia tenha entregue fardamento gratuito aos alunos da rede. Sei que nas escolas ainda temos muitas crianças carentes, que as vezes não têm nem o que comer. Resolvemos a questão da alimentação escolar e agora resolvemos também o fardamento. Pouco a pouco vamos promovendo melhorias aos nossos estudantes", disse a secretária Yanne Pessoa.

O ato simbólico presenteou os alunos da UEB Allana Ludmila e das UEBs Moranguinho, Geralda Melo, Maria de Lourdes, José Maria Ramos e a Creche Sebastiana Sobreiro. O restante do fardamento deve ser entregue dentro de algumas semanas as demais escolas, seguindo um cronograma que será definido pela SEMED.

#Educação 11/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FAZENDO HISTÓRIA: SEMED entrega fardamento às escolas da rede municipal de ensino

Os alunos de Paço do Lumiar vivem um novo momento: o acesso facilitado a Educação e tudo que a ela se refere. Na tarde desta quinta-feira (11), os estudantes luminenses receberam das mãos da prefeita Paula Azevedo(PCdoB ) e da secretária de Educação, Yanne Pessoa, os fardamentos que serão usados no ano letivo de 2024. Com o olhar sensível da gestão, os estudantes puderam ter acesso gratuito as fardas que serão distribuídas pela SEMED a mais de 18 mil alunos atendidos pela rede de ensino.

Durante a cerimônia pais, alunos, gestores e autoridades reforçaram o carater de pertencimento e igualdade que o fardamento proporciona aos estudantes.

"É dificil não se emocionar quando você mesma já vivenciou momentos difíceis na vida ao ponto de dividir uma farda entre vários irmãos. Por essa razão decidimos que os nossos estudantes luminenses não precisam passar por isso. Educação de qualidade não é somente o conteúdo que é ensinado em sala de aula, mas também proporcionar aos alunos uma vivência com bem-estar e igualdade", disse a prefeita Paula Azevedo.

Para a secretária de Educação, Yanne Pessoa, esse momento marca um momento histórico na cidade de Paço do Lumiar.

"Eu desconheço a gestão que um dia tenha entregue fardamento gratuito aos alunos da rede. Sei que nas escolas ainda temos muitas crianças carentes, que as vezes não têm nem o que comer. Resolvemos a questão da alimentação escolar e agora resolvemos também o fardamento. Pouco a pouco vamos promovendo melhorias aos nossos estudantes", disse a secretária Yanne Pessoa.

O ato simbólico presenteou os alunos da UEB Allana Ludmila e das UEBs Moranguinho, Geralda Melo, Maria de Lourdes, José Maria Ramos e a Creche Sebastiana Sobreiro. O restante do fardamento deve ser entregue dentro de algumas semanas as demais escolas, seguindo um cronograma que será definido pela SEMED.

#Educação 10/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED abre inscrições para a Jornada Pedagógica 2024

Começou ontem(09) e vai até sexta-feira(12), as inscrições para a aguardada Jornada Pedagógica, que ocorrerá de 17 a 19 de janeiro. Este evento enriquecedor será realizado no Centro Adventista de Treinamento e Recreação - Catre (Maioba) e no IESF (Maiobão), promovendo a troca de conhecimento e experiências entre educadores.

Os participantes terão a oportunidade de escolher entre diversas oficinas oferecidas durante a jornada, abordando temas relevantes para a prática educacional contemporânea. As inscrições podem ser realizadas por meio de um formulário online disponível até o dia 12 de janeiro no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZw2FZoZaXUCyZ9MOjqamX6vd3LlpAg4URnJvSBfRuUjMfGg/viewform.

Entre as oficinas oferecidas, destacamos:

1. A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E EQUIDADE: UMA ABORDAGEM MULTISSENSORIAL EM DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2. SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR DO PROFESSOR

3. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO PRINCÍPIO BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO

4. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS - PRINCÍPIOS E PRÁTICAS

5. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA

6. METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

7. O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA COMO BEM CULTURAL E POPULAR

8. EDUCAÇÃO PARA EQUIDADE NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO

9. COMPORTAMENTOS DESAFIADORES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO: COMO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PODEM IDENTIFICAR, MEDIAR E ORIENTAR A ESCOLA?

10. CURRÍCULO REFLEXIVO E FLEXÍVEL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

A Jornada Pedagógica é uma oportunidade única para aprimorar práticas pedagógicas, trocar experiências e se aprofundar em temas fundamentais para o cenário educacional atual. Não perca a chance de participar!

#Educação 20/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Destaques em práticas exitosas na Educação Pública recebem homenagens durante cerimônia

A inovação, a criatividade e as práticas exitosas no processo de aprendizado realizadas pela equipe pedagógica de Paço do Lumiar receberam reconhecimento da SEMED em cerimônia ocorrida hoje (19) na UEB Nadir Nascimento de Moraes, no Maiobão. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, liderada pela secretária Yanne Pessoa e pela adjunta Kênia Guimarães, a programação foi recheada de emoções e homenagens que trouxeram à tona a criatividade e o desenvolvimento educativo de gestores e coordenadores.

Isso porque o Departamento de Gestão e Coordenação Escolar de Paço do Lumiar tem desempenhado um papel fundamental na promoção e reconhecimento das práticas educativas bem-sucedidas na rede pública municipal. A Cerimônia de Certificação e Valorização das Experiências Exitosas na Gestão Pedagógica Escolar, um evento anual, celebra as contribuições excepcionais de professores, coordenadores e gestores escolares, destacando a excelência nas abordagens pedagógicas.

Em 2023, a cerimônia se concentrou no desenvolvimento integral dos educandos, com ênfase especial em experiências relacionadas ao processo de Alfabetização e Multiletramentos, Inclusão, Gestão Pedagógica Democrática, Cultura de Paz e Diversidade, Formação de Professores, Relação Família e Escola, abrangendo todas as etapas da educação básica, desde a fase inicial até o Ensino Fundamental. Além disso, serão contempladas as especificidades educacionais, como a Educação de Jovens e Adultos (EJAI) e a Educação Especial.

O principal objetivo desta iniciativa foi a valorização das práticas exitosas no ensino público municipal, reconhecendo e destacando publicamente os educadores que se destacaram na implementação de abordagens pedagógicas eficazes. Ao fazer isso, a celebração visa fortalecer o senso de pertencimento e aprimorar a qualidade das ações educativas em Paço do Lumiar.

"A cerimônia representa um reconhecimento merecido do trabalho árduo dos gestores escolares, coordenadores e docentes da região. Serviu como uma valiosa oportunidade para a troca de conhecimentos, a socialização de ideias e a exposição de práticas criativas e bem-sucedidas desenvolvidas nas escolas em colaboração com os estudantes e toda a comunidade educativa", disse a secretária de Educação, Yanne Pessoa.

A ocasião destacou o compromisso com a excelência educacional e a busca contínua por métodos inovadores. "O evento tem tomado a cada ano proporções maiores, visto que aquelas escolas que, por algum motivo, não foram homenageadas se sentem desafiadas a melhorar o desempenho e fazer parte desse ciclo de desenvolvimento e aprendizado", disse a adjunta, Kênia Guimarães.

Como parte do evento, foi exibido um vídeo que destaca as ações de boas práticas e experiências exitosas realizadas pelas 35 escolas da rede pública de Educação de Paço do Lumiar. A participação expressiva destes colégios é um testemunho do comprometimento da comunidade educativa em oferecer uma instrução de qualidade e promover o sucesso acadêmico. "Esse momento foi de grande importância, pois nos promoveu honra por tudo o que temos feito. Foi gratificante ver o nosso trabalho sendo reconhecido", disse Maria Nilde Diniz, gestora escolar da UEBI Geralda Mello.

#Educação 13/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED promove ação de conscientização para servidores

Em celebração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar promoveu uma iniciativa de conscientização destinada aos trabalhadores vinculados à pasta. A ação, realizada pelo Departamento de Aprendizado Educacional Especializado (DAEE), consistiu em uma dinâmica envolvendo os servidores, convidando-os a desempenhar suas funções com os olhos vendados.

O objetivo era proporcionar, mesmo que por poucos minutos, a vivência dos desafios enfrentados por pessoas cegas. Ao término da atividade, a equipe partilhou as experiências vivenciadas e teve a oportunidade de ouvir o professor de geografia Raimundo Nonato de Jesus, que é deficiente na visão.

O docente compartilhou um pouco de sua própria vivência, enriquecendo a compreensão dos participantes sobre as dificuldades e superações enfrentadas diariamente por indivíduos com deficiência visual. "Foi uma experiência importantíssima. Juntos podemos dialogar e entender a importância de promovermos a essas pessoas cegas uma vivência dentro e fora do trabalho mais tranquila e acessível", afirmou o professor.

Essa iniciativa não apenas sensibiliza os servidores para as questões relacionadas à deficiência visual, mas também promove uma maior empatia e compreensão, contribuindo para a construção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso.

#Inclusão 13/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Encerramento do Curso Básico de LIBRAS promove Inclusão na Educação Municipal O curso tem como objetivo fomentar a inclusão, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
#Educação 11/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Compromisso e valorização dos professores municipais marcam reunião com SINPROESEMMA

Na tarde desta segunda-feira (11), a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), acompanhada pelas secretárias titular e adjunta da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Yanne Pessoa e Kênia Guimarães, respectivamente, participaram de uma reunião significativa com representantes do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino do Estado do Maranhão (SINPROESEMMA). O encontro teve como objetivo discutir e alinhar o rateio do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) para os educadores que atuaram entre os anos de 1998 a 2006.

A gestão de Paula Azevedo demonstra seu comprometimento em garantir que 60% do precatório sejam destinados à categoria, em conformidade com a emenda constitucional 114/2021. Essa medida visa não apenas cumprir obrigações legais, mas também destacar o empenho em valorizar os educadores, deixando assim um legado de respeito e reconhecimento.

"Hoje nos reunimos com os representantes do sindicato e os advogados que irão nos auxiliar em todos os trâmites necessários para fazermos cumprir a determinação e claro garantir que todos os profissionais que têm direito possam receber os valores referentes ao FUNDEF. Tenho a grata alegria de fazer parte desse processo, pois sei que é uma luta de cerca de duas décadas que se tudo der certo logo chegará ao fim com vitória para a categoria", enfatizou Paula.

Para a secretária Yanne Pessoa, esse momento enfatiza ainda mais o compromisso e responsabilidade da gestão com a instrução. "Educação é um assunto muito sério e sabemos que proporcionar ensino de qualidade também perpassa pela garantia de direitos como do FUNDEF. Estamos muito felizes e empenhadas em concluir esse processo".

Além da prefeita e das secretárias da SEMED, a reunião contou com a participação do presidente Estadual do SINPROESEMMA, Raimundo Oliveira, do assessor jurídico Frederich Marx e da coordenadora do núcleo do SINPROESEMMA de Paço do Lumiar, Jori Mary.

O presidente Estadual do SINPROESEMMA, Raimundo Oliveira, expressou sua satisfação com a atitude da prefeita: "Ficamos muito felizes em saber que essa iniciativa partiu da prefeita Paula. Desde o início da gestão, ela vem demonstrando claramente a sua preocupação em garantir o cumprimento de deveres e a garantia de direitos dos professores e profissionais de Educação."

O encontro foi considerado proveitoso pelos participantes, reforçando a importância que a administração tem atribuído à categoria. A atitude da prefeita destaca-se como um compromisso sólido com a valorização e reconhecimento dos profissionais que desempenham um papel fundamental na formação da comunidade educacional local.

#Educação 07/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Desenvolvimento e Inovação transformam a Educação no município

Sob a liderança da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), que não tem medido esforços para melhorar as condições de vida e o bem estar dos luminenses, em parceria com a secretária de Educação, Yanne Pessoa, o ensino de Paço do Lumiar está experimentando uma notável onda de desenvolvimento e inovação. Ao longo dos últimos meses, a pasta tem implementado uma série de iniciativas que não apenas elevaram a qualidade de instrução, mas também posicionaram o município como referência para outras localidades.

Um dos principais focos da gestão tem sido o investimento em formação continuada para professores e para a equipe pedagógica. Esse compromisso com o aperfeiçoamento profissional visa garantir que os educadores estejam sempre atualizados com as melhores práticas pedagógicas e tecnológicas, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor para os alunos.

Além disso, a Instrução de Paço do Lumiar não tem poupado esforços na melhoria da infraestrutura escolar. Até o momento, 45 escolas foram reformadas e entregues à comunidade, proporcionando ambientes mais adequados e acolhedores para o aprendizado. Essa iniciativa não apenas valoriza o espaço educacional, mas também reflete o compromisso em oferecer condições propícias para a evolução integral dos estudantes.

Outro destaque tem sido os investimentos na merenda escolar, composta principalmente pela agricultura familiar (60%). O transporte escolar também não ficou para trás, com a implementação de novas linhas, como a entregue nas últimas semanas para a UEB Cumbique e UEB Geralda Melo.

Os resultados dessas ações não passaram despercebidos, e à instrução de Paço do Lumiar tem se destacado como um modelo para outras cidades. A abordagem inovadora e os investimentos estratégicos estão transformando não apenas a experiência de aprendizado, mas também o setor educativo em toda a região.

"Os avanços são notórios e inquestionáveis. Temos trabalhado para proporcionar cada vez mais ensino de qualidade. Isso nasceu do desejo da nossa prefeita Paula Azevedo na valorização da categoria educacional e isso tem refletido na sala de aula. O trabalho continua e seguiremos investindo cada vez mais", disse a secretária de Educação, Yanne Pessoa.

Em resumo, as realizações da prefeita Paula Azevedo, da secretária Yanne Pessoa e sua equipe refletem o compromisso contínuo com a excelência educacional em Paço do Lumiar. A cidade não apenas avança no campo do conhecimento, destaca-se como um exemplo inspirador de como a inovação e o desenvolvimento podem moldar o futuro do ensino local.

#Educação 01/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Programa Saúde na Escola recebe reconhecimento por atuação na atualização da caderneta vacinal de estudantes

Reconhecimento e valorização marcaram a participação da equipe do Programa Saúde na Escola na "I Mostra de Experiência Exitosas da Macrorregional Norte", ocorrida na última quinta-feira (30), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. Durante o evento, a equipe composta pelas enfermeiras Ingrid Cristine e Lidyane Pinto, a coordenadora de imunização de Paço do Lumiar, Layla Trindade e a coordenadora de atenção básica Aracy Santos apresentaram os dados do município frente as ações nas escolas municipais com o trabalho "PSE e imunização: Estratégia de multivacinação para o aumento da cobertura vacinal de crianças e adolescentes de Paço do Lumiar - MA", e alcançaram o 2º lugar dentre as cidades da Região Metropolitana com os melhores resultados.

O objetivo maior foi reconhecer o território como mola propulsora de conhecimento, onde foi possível mostrar um pouco da experiência do Programa Saúde na Escola de Paço do Lumiar, a respeito da atualização da caderneta vacinal.

"Paço do Lumiar se tornou destaque com o trabalho do PSE. Estamos empenhados em fazer com que cada aluno possa ter acesso a esses serviços básicos e promover mais saúde e cuidados com nossos estudantes. Aproveito para parabenizar toda a equipe por todo emprenho e pelo excelente resultado", disse a secretária de Educação, Yanne Pessoa

"Essa premiação é fruto da dedicação e do trabalho conjunto das equipes da Saúde e Semed. É o reconhecimento das ações implantadas no município, aproximando a saúde da comunidade escolar, ao atuar na diminuição das vulnerabilidades, promovendo aprendizado e incentivo a hábitos saudáveis", pontua a secretária da Semus, Danielle Oliveira.

Segundo as informações coletadas de março a junho foram realizadas 22 ações, totalizando 398 vacinas aplicadas de COVID-19, também foram aplicadas 1.271 doses de rotina e 282 de Influenza. De agosto a novembro, foram realizadas 20 ações, totalizando: 69 vacinas de COVID-19, 447 doses de rotina e 446 de influenza, chegando ao total anual de 2.913.

SOBRE O PSE - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA:

O Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolve ações importantes no que tange estratégias de educação em saúde no ambiente escolar levando serviços como orientação nutricional, odontológica, atualização da carteira vacinal e aplicação de fluór. O objetivo é facilitar o acesso a esses serviços básicos que em outras oportunidades, pela correria do dia a dia, não seriam possíveis. Em Paço do Lumiar esse serviço é realizado em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Saúde.

#Educação 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Estudantes luminenses recebem medalhas pelo desempenho na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica a cerimônia foi repleta de emoção, homenagens e alegria aos alunos, pais e equipe pedagógica.
#Educação 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Conscientização e manifesto de alunos do Erasmo Dias marcam palestra de Educação Ambiental. levar o Ensino Ambiental para as escolas é um dos compromissos da Prefeitura de Paço do Lumiar
#Educação 20/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO De pequeno que se faz grande: Mesa-rendonda na UEB Vereador José Carlos celebra ao Dia da Consciência Negra

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Divisão de Diversidades Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu na manhã desta segunda-feira (20) uma significativa mesa-rendonda com os alunos da Unidade de Educação Básica Vereador José Carlos, situada na região da Cafeteira.

O evento foi marcado pela participação ativa dos alunos, equipe pedagógica e representantes da sociedade civil, que se reuniram para discutir temas cruciais como o racismo e a importância da data em questão. A iniciativa buscou proporcionar um diálogo descontraído, porém fundamental, enriquecendo a compreensão dos participantes sobre as questões relacionadas à consciência negra.

"Esse tipo de iniciativa é uma oportunidade valiosa para promover o diálogo aberto e reflexivo sobre questões fundamentais como o racismo", ressaltou a secretária de Educação, Yanne Pessoa.

Destacando a relevância do encontro, foram abordados diversos assuntos, incluindo reflexões sobre o significado histórico e contemporâneo do Dia da Consciência Negra. A diversidade de perspectivas contribuiu para um debate enriquecedor, promovendo uma compreensão mais profunda das questões raciais na sociedade.

A Divisão de Diversidades Educacionais da SEMED reforça o compromisso com a promoção da diversidade, educação inclusiva e igualdade racial. A roda de conversa na UEB Vereador José Carlos foi uma manifestação tangível desse comprometimento, inspirando a comunidade escolar a refletir sobre a importância da consciência negra em nossa sociedade.

"O objetivo dessa iniciativa é trazer para os estudantes dos anos iniciais essas pequenas reflexões sobre o dia 20 de novembro, a importância de estar dialogando e assim contribuindo no combate ao racismo", disse a coordenadora da Divisão de Diversidade, Rosianne de Jesus

A ação também contou com a ilustre presença dos membros da Associação de Capoeira Descendentes de Aruandê, que prestigiaram o evento, proporcionando uma dimensão cultural e artística à celebração. A capoeira, além de ser uma expressão cultural afro-brasileira, integrou-se harmoniosamente ao ambiente, fortalecendo os laços entre educação, cultura e consciência negra.

#Educação 31/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Alunos luminenses participam de avaliação da alimentação escolar na UEB Tia Dedé

A Unidade de Educação Básica Tia Dedé, localizada na Pindoba, recebeu a visita da equipe da Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Paço do Lumiar nesta segunda-feira, 30 de outubro. A ocasião foi marcada pelo Teste de Aceitabilidade (Escala Hedônica) da merenda escolar, um importante passo para o aprimoramento da alimentação oferecida aos nossos estudantes.

A Secretária de Educação, Yanne Pessoa, reconhece a importância da alimentação escolar como parte fundamental do desenvolvimento educacional das crianças.

"O objetivo desse teste é avaliar o nível de aceitabilidade dos alunos em relação à merenda fornecida nas escolas municipais, visando melhorar a qualidade e a variedade das refeições. Temos aprimorado cada vez mais nosso cardápio, como com a inserção de mais de 60% do lanche sendo composto por produtos da agricultura familiar", ressaltou a secretária.

A criançada da UEB Tia Dedé curtiu muito o teste onde tiveram a oportunidade de experimentar o lanche e fornecer feedback valioso por meio de cédulas personalizadas com graus que iam desde "Gostei" até o "Detestei" sobre os sabores e a apresentação dos alimentos. Esse processo permitirá à Secretaria de Educação realizar ajustes e adaptações necessárias com base nas preferências e necessidades dos estudantes.

Para o merendeiro Maurício Guedes essa também foi uma oportunidade para ele poder trocar experiências com a equipe de nutricionistas.

"É sempre muito satisfatório servir essas crianças e hoje contei com o apoio de vocês da SEMED que me deram dicas e puderam ver também o trabalho que temos desempenhado aqui", disse o merendeiro.

Este é o início de um processo contínuo, e a Divisão de Alimentação Escolar continuará realizando o teste de aceitabilidade nos próximos dias, estendendo a oportunidade de participação a outras escolas do município. "Acreditamos que a colaboração e o envolvimento da comunidade escolar são essenciais para oferecer uma alimentação escolar de qualidade. Durante os próximos dias visitaremos escolas de variados anos para poder ter um parâmetro maior da aceitabilidade dos alunos", afirmou Jéssica Fontinele, nutricionista da SEMED.

#Educação 30/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura e CGU juntas para fomentar cidadania de forma lúdica aos estudantes luminenses esse material é de suma importância para que diversos ensinamentos sejam repassados dentro de sala de aula.
#Educação 26/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação em Destaque: Levantamento do FNDE confirma qualidade da merenda ofertada pela SEMED

Buscando apresentar a execução da alimentação escolar 2023, a Secretaria de Educação de Paço do Lumiar recebeu nos últimos dias os auditores federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Eduardo Valente e Carlos Antônio de Oliveira. Sob o comando das secretárias titular e adjunta, Yanne Pessoa e Kênia Guimarães, a equipe da SEMED realizou uma força tarefa para apresentar passo a passo do que vem sendo investido na alimentação dos estudantes luminenses.

A sondagem teve início na segunda-feira(23) e foi concluído hoje(26). Nesse interregno de tempo, os técnicos do FNDE conduziram uma avaliação minuciosa, reunindo-se com representantes da licitação, as gestoras da pasta, a equipe de nutricionistas, merendeiras, membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar e visitaram 16 escolas da rede municipal.

Nesta quinta-feira (26) foi realizada reunião, na qual foram apresentadas as observações feitas por meio da verificação. O relatório final concluiu que, de fato, a alimentação escolar é regularmente ofertada aos alunos do município. Além disso, o FNDE solicitou apenas algumas poucas melhorias estruturais, o que demonstra o comprometimento da administração municipal em proporcionar uma alimentação de qualidade para os estudantes.

"Nós recebemos a equipe federal para demonstrar que o nosso compromisso, em nome da gestão da prefeita Paula Azevedo, vem sendo garantir que os estudantes tenham uma alimentação de qualidade nas mais de 90 escolas da rede. Concluímos essa reunião com a sensação de dever cumprido e, claro, ciente de que ainda temos muito a avançar e assim faremos. Agradeço a colaboração dos envolvidos neste processo e aproveito para ratificar o compromisso da gestão com a educação e o bem-estar do corpo discente", disse a secretária de Educação, Yanne Pessoa.

"Este resultado positivo reflete o compromisso do Executivo com a educação e o bem-estar dos alunos, assegurando que a merenda escolar seja um direito garantido e mantido," disse Kênia Guimarães, secretária adjunta.

A administração municipal está empenhada em continuar aprimorando os serviços oferecidos nas escolas, buscando sempre o melhor para a comunidade educacional.

#Educação 26/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação em Destaque: Auditoria do FNDE confirma qualidade da merenda ofertada pela SEMED

Buscando apresentar a execução da alimentação escolar 2023, a Secretaria de Educação de Paço do Lumiar recebeu nos últimos dias os auditores federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Eduardo Valente e Carlos Antônio de Oliveira. Sob o comando das secretárias titular e adjunta, Yanne Pessoa e Kênia Guimarães, a equipe da SEMED realizou uma força tarefa para apresentar passo a passo do que vem sendo investido na alimentação dos estudantes luminenses.

A auditoria teve início na segunda-feira(23) e foi concluída hoje(26). Nesse interregno de tempo, os técnicos do FNDE conduziram uma avaliação minuciosa, reunindo-se com representantes da licitação, as gestoras da pasta, a equipe de nutricionistas, merendeiras, membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar e visitaram 16 escolas da rede municipal.

Nesta quinta-feira (26) foi realizada reunião, na qual foram apresentadas as observações feitas por meio do monitoramento. O relatório final da auditoria concluiu que, de fato, a alimentação escolar é regularmente ofertada aos alunos do município. Além disso, o FNDE solicitou apenas algumas poucas melhorias estruturais, o que demonstra o comprometimento da administração municipal em proporcionar uma alimentação de qualidade para os estudantes.

"Nós recebemos os auditores para demonstrar que o nosso compromisso, em nome da gestão da prefeita Paula Azevedo, vem sendo garantir que os estudantes tenham uma alimentação de qualidade em todas as nossas mais de 90 escolas da rede. Concluímos essa reunião com a sensação de dever cumprido e, claro, ciente de que ainda temos muito a avançar e assim faremos. Agradeço a colaboração de todos os envolvidos no processo de auditoria e reforça seu compromisso com a educação e o bem-estar de seus alunos.", disse a secretária de Educação, Yanne Pessoa.

"Este resultado positivo reflete o compromisso do Executivo com a educação e o bem-estar dos alunos, assegurando que a merenda escolar seja um direito garantido e mantido," disse Kênia Guimarães, secretária adjunta.

A administração municipal está empenhada em continuar aprimorando os serviços oferecidos nas escolas, buscando sempre o melhor para a comunidade educacional.

#Educação 20/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED divulga lista preliminar de candidatos inscritos no Processo Seletivo Interno para Gestor Escolar

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação divulga a lista preliminar de candidatos inscritos no Processo Seletivo Interno para Gestor Escolar.

Confira no link: https://www.pacodolumiar.ma.gov.br/arquivos/482/EDITAL_N%2012_2023_0000003.pdf

#Educação 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Professores formadores de Paço do Lumiar participam da Feira do Livro em São Luís secretárias Yanne Pessoa e Kênia Guimarães prestigiaram o evento e participaram da premiação de alunos que foram destaque no evento.
#Educação 13/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO De olho no futuro: alunos luminenses participam de imersão em cursos da UEMA ideia é despertar nos estudantes o interesse no ingresso na universidade através da identificação e curiosidade
#Educação 12/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED divulga resultado final homologado do Processo Seletivo Simplicado além da contratação temporária, o processo irá formar cadastro de reserva.
#Educação 12/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Paço do Lumiar rumo ao Plano Nacional de Educação - PNE participaram do evento autoridades, gestores, vereadores e componentes do Fórum Municipal de Educação e representantes do Governo do Estado.
#Educação 12/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Confira os turnos da prova de Concurso da Prefeitura de Paço do Lumiar

Acompanhe no link abaixo os turnos da prova objetiva do Concurso Público nº 01/2023 que será aplicada no dia 29 de outubro de 2023. A lista disponível no link abaixo apresenta as função disponíveis em cada turno de prova.

Confira aqui: https://www.fsaduconcursos.org.br/c/1333/get_doc.php?id=7&c=deb6c24120ff529ab8b8c84bff19e33c7f94bf67

#Educação 12/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Inscrições de seletivo interno para gestores são prorrogadas Candidatos têm até o dia 18 para participar
#Educação 09/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMPROMISSO: Prefeitura e SEMED garantem pagamento retroativo e reajustado às escolas comunitárias Mais um avanço no acordo entre Secretaria de Educação e representantes das 11 escolas comunitárias.
#Educação 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prorrogado o período de inscrição para o Concurso Público de Paço do Lumiar Concurso Público de Paço do Lumiar tem período de inscrições prorrogado até o dia 10 de outubro de 2023.
#Educação 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED inicia preparativos para o Encontro Municipal de Educação

Reafirmando o compromisso com o aprendizado de qualidade, a Secretaria de Educação de Paço do Lumiar já iniciou os preparativos para mais um Encontro Municipal de Educação, que será realizado na próxima terça-feira (10), no auditório do IESF, no Maiobão. O evento tem como foco contribuir com a elaboração do novo Plano Nacional 2024-2034, envolvendo a participação ampla, qualificada e representativa da sociedade civil na construção de fatores educacionais cada vez mais avançados.

Participaram da reunião as secretárias titular e adjunta de Educação, Yanne Pessoa e Kênia Guimarães, respectivamente, além da coordenadora pedagógica, Paula Renner, a assistente administrativa, Cláudia Assunção e demais coordenadores da SEMED.

Para Yanne Pessoa, essa será a oportunidade de dialogar com a comunidade acadêmica do município e construir novas perspectivas. "Estamos nos ajustando para receber os colegas da rede educacional. Iremos dialogar tanto com profissionais do setor privado quanto público para discutirmos à educação em nossa cidade", afirmou a secretária.

"Esse evento será fundamental para a formação da delegação luminense que participará das etapas intermunicipais, estaduais e nacionais", afirmou Kênia Guimarães.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ENCONTRO:

Durante à solenidade será realizada uma palestra magna com o tema "Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a Garantia da Educação como Direito Humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável", ministrada pela professora e mestre em gestão e avaliação da educação pública, Arsênia Formiga.

Em seguida será realizada a eleição de delegados para a Etapa Intermunicipal que deve ser realizada em novembro deste ano.

#Educação 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED divulga resultado final do processo seletivo

A Prefeitura de Paço do Lumiar torna público o resultado final do Processo Seletivo Simplificado do Edital 002/2023. Os candidatos já podem acessar a lista de aprovados, por ordem de classificação no site oficial da prefeitura.

Confira o resultado aqui: https://www.pacodolumiar.ma.gov.br/arquivos/453/EDITAL_N%2002_2023_0000009.pdf

INTERPOLAÇÃO DE RECURSOS

Candidatos que desejarem realizar a interpolação de recursos tem até às 16h30 desta sexta-feira (06) para solicitar à equipe da Secretaria Municipal de Educação que estará instalada no Instituto Ensino Superior Franciscano (IESF), na avenida 14, no Maiobão.

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://www.fsaduconcursos.org.br/c/1333/get_doc.php?id=8&c=40dbf0a8515be762e29008150bfa8236f362af7b'></iframe>

#Educação 05/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED abre Seletivo Interno para Gestor Escolar e Gestor Adjunto

A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar anuncia que a partir desta quinta-feira (05) estão abertas as inscrições para o Seletivo Interno destinado à seleção de Gestores Escolares e Gestores Adjuntos para atuar na rede municipal. O objetivo é promover a ascenção profissional de professores efetivos da rede com mandato de um ano.

Período de Inscrições:

5 de outubro a 11 de outubro de 2023.

Edital: (link edital)

Inscriçõs em: (link formulário de inscrições)

Requisitos para participação:

1. Ser professor efetivo da rede municipal de educação de Paço do Lumiar.

2. Possuir formação em Pedagogia ou área correlata, comprovada por diploma de graduação.

3. Experiência mínima de 05 anos na área da educação.

4. Não estar em período de estágio probatório.

5. Outros requisitos específicos poderão ser estabelecidos no edital.

Etapas do Processo Seletivo:

1. Inscrição: Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição no site da Prefeitura durante o período especificado.

2. Análise de Documentação: Será realizada a verificação da documentação dos candidatos inscritos.

3. Entrevista e Avaliação de Competências: Os candidatos serão convocados para entrevista e avaliação de competências, que poderão incluir a análise de experiências anteriores, conhecimento em gestão escolar, entre outros critérios.

4. Resultado Final: O resultado final será divulgado no site da Prefeitura e em locais de ampla visibilidade.

Datas Importantes:*

- Período de Inscrições: 5 de outubro a 11 de outubro de 2023.

- Realização da prova escrita objetiva e dircursiva: 20 de outubro

- Divulgação do gabarito da prova escrita objetiva: 23 de outubro.

- Resultado Final: 15 de dezembro de 2023

*Confira o cronograma detalhado no edital.

A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar deseja sucesso a todos os candidatos e reforça o compromisso com a qualidade da educação em nosso município.

Para mais informações e detalhes sobre o processo seletivo, consulte o edital completo que estará disponível no site da Prefeitura.

#Educação 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura e Terceiro Setor juntos para defender o direito das crianças luminenses o objetivo principal do projeto é fazer com que as crianças participem da sua própria proteção
#Educação 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED divulga resultado da Análise dos Recursos do Processo Seletivo Nº 002/2023 após avaliação das contestações dos candidatos, a Comissão Organizadora do certame concluiu a análise e emitiu o parecer final.
#Educação 03/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED realiza avaliações formativas de português e matemática na rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (SEMED) realiza, de 3 a 5, as Avaliações Formativas com os alunos do 2º e 5º ano. Os estudantes estão realizando provas das disciplinas de língua portuguesa e matemática do programa "Libertar pelo Saber", implementado pela Semed.

O material pedagógico é disponibilizado pela Semed, que busca prepará-los para a prova nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os testes possibilitam ainda medir as capacidades dos educandos e também permitem o planejamento de políticas públicas educacionais e ações pedagógicas.

"Com as avaliações na rede municipal, podemos identificar as habilidades e competências de nossos alunos em cada ano de escolaridade", disse a secretária de educação, Yanne Pessoa.

Os resultados também oferecem um norte e uma orientação para o trabalho pedagógico, pois assim é possível melhorar o aprendizado do aluno e o desempenho do professor.

"Serve para revermos nossas práticas e priorizarmos melhorias nas principais dificuldades dos alunos. Com isso, nós atingimos o nosso objetivo maior, que é melhorar a qualidade de ensino municipal de nossos estudantes", disse a Gestora adjunta Sonha Rodrigues, da UEB Liberalino de Jesus Pereira.

A partir dos indicadores gerados após o resultado das provas, será possível que as escolas, equipes pedagógicas e docentes melhorem o olhar sobre seus discentes, entendam suas reais necessidades e adotem contramedidas de recuperação de aprendizagem para os que mais necessitarem.

#Educação 03/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação realiza ação de avaliação nutricional em estudantes da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar, por meio do setor de Divisão de Alimentação Escolar, realizou nesta terça-feira, 03, a ação de análise alimentar em alunos da UEB Lima Verde.

As avaliações estão sendo realizadas por nutricionistas que acompanham os educandos da rede municipal de ensino, com o objetivo de diagnosticar discentes que possam apresentar sobrepeso, obesidade e desordens nutricionais no ambiente educacional.

Para a secretária de Educação, Yanne Pessoa, a Semed tem buscado atender à qualidade da refeição estudantil. "A avaliação nutricional reflete diretamente na saúde dos discentes nas escolas, e com as análises podemos identificar e melhorar ainda mais o alimento oferecido em toda a rede de ensino", disse a secretária.

A aplicação das avaliações é apenas uma das propostas do programa, que visa melhorar constantemente a oferta de alimentos nutritivos e saudáveis para uma dieta balanceada, além de manter a saúde e o bem-estar dos discentes.

As nutricionistas Milena Carvalho Rocha, Jéssica Fontinele e Ana Beatriz Dutra já visitaram as escolas UEB Isabel Ferreira, UEB Maria Ferreira, Creche Geralda Melo, UEB José Raimundo Rubim, UEB Maria de Lourdes e UEB Lima Verde, realizando um total de 128 avaliações.

No programa, é realizada anamnese e antropometria (medida do peso e altura), além da aplicação de questionários, buscando identificar o estado da nutrição e o consumo alimentar dos estudantes.

Para a nutricionista Milena Carvalho Rocha, as análises também visam melhorar a nutrição dos estudantes. "Além da avaliação nutricional, estamos identificando os hábitos alimentares dos alunos e de que forma eles podem impactar no ambiente educacional. Buscamos aprimorar ainda mais a oferta de nutrientes de alta qualidade para a alimentação escolar", disse.

Uma das barreiras ainda é o acesso dos educandos a alimentos não saudáveis. "A dieta escolar oferece os melhores nutrientes para uma alimentação saudável. No entanto, eles trazem de casa alimentos ultraprocessados como salgadinhos, sucos em caixa e doces. O ideal é que eles optem pelo lanche estudantil", explicou.

#Educação 02/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Continuam abertas as inscrições para o concurso da Secretaria de Educação o concurso está aberto com vagas para diversas áreas, a nível fundamental: Merendeiro Escolar.
#Educação 28/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO UEB Canaã recebe ação do Setembro Amarelo dezenas de estudantes participaram da palestra que visa alertar para o tema foco na campanha setembro amarelo
#Educação 26/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Alunos e pais da UEB Geralda Melo recebem ação social realizada em parceria da Prefeitura, Estado e Universidade Ceuma a ação, que contemplou dezenas de crianças, foi uma parceria do município, estado e Universidade Ceuma
#Educação 26/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Teste de Fluência mostra que estudantes alcançaram até 400% de crescimento na aprendizagem

O município de Paço do Lumiar tem muito o que comemorar. A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (SEMED) divulgou os resultados dos testes de fluência que foram aplicados aos discentes das escolas que atendem aos anos iniciais (1º ao 5º ano) do município. Estima-se que mais de 6 mil alunos foram avaliados pelo sistema SAEV, da ONG Bem Comum.

A prova serve para avaliar o nível de alfabetização dos educandos, redirecionar as estratégias pedagógicas e até formular políticas públicas na educação. É aplicado como uma das ações do programa "Libertar pelo Saber", implementado pela SEMED para melhorar a aprendizagem em sala de aula.

No resultado das avaliações, divulgado esta semana, percebe-se o notório desempenho dos alunos no ato de ler, em Língua Portuguesa e em matemática. Os estudantes do 1º ano aumentaram em 400% o rendimento no teste de fluência em leitura. Assim como a participação dos discentes, que subiu de 87% para 97% se compararmos os resultados da primeira e segunda avaliação no primeiro semestre.

A Secretária de Educação de Paço do Lumiar, Yanne Pessoa, analisa que os resultados estão muito satisfatórios. "Saímos há pouco tempo de uma pandemia, onde vários discentes sentiram a dificuldade em manter o aprendizado, por isso, esse bom desempenho nos remete que o programa "Libertar pelo Saber" está cumprindo o seu papel de ajudá-los ainda mais nesses anos iniciais, que é a alfabetização", disse.

No 2º ano, a média também se manteve. Houve um crescimento de 123% no teste de fluência em leitura. Na primeira avaliação, foi de 17%, e a terceira chegou ao resultado de 38%. Assim como no 3º ano, onde os estudantes avançaram 41% nos testes.

No 4º ano, a devolutiva continuou nos mesmos parâmetros de evolução. A leitura dos alunos teve um progresso avaliado em 70,5%. No 5º ano, os educandos que na primeira prova alcançaram o resultado de 21% conseguiram subir para 34%, apresentando, assim, um crescimento de 61%.

Mais uma rodada de avaliação formativa está marcada para acontecer de 3 a 5 de outubro com a aplicação das provas do SAEV.

#Educação 26/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ALUNOS E PAIS DA UEB GERALDA MELO RECEBEM AÇÃO SOCIAL

Os alunos da UEB Geralda Melo, no bairro Cotovelo, em Paço do Lumiar, receberam, nesta terça-feira, 26, uma manhã voltada para o cuidado e a atenção básica.

A escola foi contemplada com ação social, realizada por profissionais do município, incluindo a Secretarias de Educação (Semed) de Saúde (Semus), em parceria com a pasta estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), além da Universidade Ceuma.

O colégio atende crianças de 2 a 5 anos de idade, oferecendo ensino da creche à educação infantil, com 61 alunos que cursam do 1º ao 5º ano dos anos iniciais.

"Hoje a nossa escola pôde receber todos esses profissionais; o prédio foi todo reformado e entregue pela prefeita Paula Azevedo. Antes, tínhamos apenas 2 salas, e após a reforma, recebemos toda essa estrutura que vocês estão vendo", contou a diretora da UEB Geralda Melo, Maria Nilde Diniz da Silva Reis.

Mais de 30 famílias participaram da palestra sobre Direitos Humanos. Em seguida, elas receberam atendimento médico, onde foi realizada a triagem dos pacientes com consulta médica com clínico geral, realização de testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites e vacinação. Todo o trabalho foi realizado pelo corpo de enfermeiras, técnicos de enfermagem e agentes de saúde da UBS Itapera.

A ação impactou e proporcionou uma assistência para as famílias que precisavam. "Ação de grande importância para a comunidade; sentimos que fomos bem assistidos por todas as parcerias presentes e pela gestão, que está sempre nos acolhendo, trazendo melhorias e também atendendo às nossas necessidades", disse a mãe Karlliane da Silva Reis, que tem os filhos Karol Reis, de 9 anos, e Kaio Reis, de 5 anos, matriculados na escola.

#Educação 21/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Processo Seletivo: Prefeitura de Paço do Lumiar divulga resultado preliminar da análise documental

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, através da Secretária Municipal de Educação (Semed), publica nesta quinta-feira (21), o Resultado Preliminar da Análise Documental do Processo Seletivo do Edital de N 02/2023, conforme o cronograma.

Clique aqui e confira o resultado. https://www.pacodolumiar.ma.gov.br/arquivos/453/EDITAL_N%2002_2023_0000007.pdf

A próxima etapa do Edital, de acordo com o cronograma, é o período para Interposição de recursos da etapa de Divulgação da Listagem Preliminar dos candidatos selecionados após análise das documentações entregues pelos candidatos, no prazo de 22 e 25 de setembro, das 08h às 11h30min, e das 13h30min às 16h30min, no IESF - Instituto de Ensino de Superior Franciscano (Sede);

Avenida 14, nº18, Quadra 02 - Maiobão, Paço do Lumiar - MA, 65060-000.

#Educação 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Paço do Lumiar abre concurso na área da educação As inscrições serão feitas, exclusivamente, no site da Fundação Sousandrade
#Educação 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SAÚDE NA ESCOLA: SEMED e SEMUS promovem atendimento aos alunos das UEB's Carlos Cunha e Lima Verde

Uma ação realizada em parceria pelas Secretarias de Educação (Semed) e Saúde,(SEMUS), ambas do Paço do Lumiar- resultou no atendimento aos alunos das UEB's Lima Verde e Carlos Cunha. A atividade teve como objetivo a prevenção e promoção ao bem-estar por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), que busca oferecer com mais agilidade o acesso às políticas públicas.

Os estudantes receberam palestras pedagógicas sobre higiene bucal e os cuidados com a escovação. Alimentação saudável e, ainda, a atualização das cadernetas de vacina.

Na UEB Carlos Cunha, no Iguaíba, foram atendidos estudantes do 1º ao 2º ano, com uma média de 30 atendimentos. As crianças de até 7 anos receberam o esquema vacinal de rotina, como as vacinas para febre amarela, hepatite B, influenza, entre outras.

O nutricionista, Paulo Victor, disse que é nas séries iniciais que fica mais fácil o entendimento da importância de uma alimentação saudável. "Nas salas de aula, as palestras são trabalhadas de forma visual, com apresentação das frutas e hortaliças. O que as crianças aprendem aqui, elas acabam dizendo aos pais o que se deve ou não comer", contou o nutricionista.

Já na Lima Verde foram atendidos pequenos de 3 a 6 anos, uma média de 135 crianças, que inclui creche e infantil. Além das vacinas, eles também receberam a aplicação de flúor, utilizado para a prevenção de cáries e outras infecções orais.

#Educação 18/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Paço do Lumiar estará muito bem representado no Seminário Nacional pela Alfabetização 2023. o município luminense estará muito bem representando em Brasília
#Educação 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Estudantes da UEB Isabel Ferreira recebem ação do Programa Saúde na Escola A meta do programa é que sejam atendidos mais de 15 mil estudantes, em 42 escolas municipais e 4 estaduais.
#Educação 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Semed publica errata para o Processo Seletivo Simplificado 02/2023

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) comunica que foi divulgada ERRATA do Cronograma do Processo Seletivo Simplificado 02/2023, referente ao novo prazo de divulgação do resultado Preliminar da Análise Documental.

Com a retificação, a nova data de divulgação será no dia 21 de setembro. Na oportunidade, a Semed informa aos candidatos, que a banca do Processo Seletivo Simplificado 02/2023 está trabalhando com maior agilidade possível, transparência e responsabilidade para cumprir os demais prazos do certame.

O número expressivo de inscritos sobrecarregou a banca avaliadora, que precisou da dilação de prazo, objetivando, assim, atender a grande demanda e cumprir devidamente todas as exigências do edital.

Click aqui e confira a errata.

#Educação 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Semed de Paço do Lumiar realiza 2º módulo de formação continuada para profissionais da educação Nas atividades realizadas hoje, "Juntos pela Alfabetização das Crianças e a Erradicação do Analfabetismo" foi o tema abordado.
#Educação 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Profissionais da Educação de Paço do Lumiar participam da Formação Pacto pela Aprendizagem : a atividade é uma realização da Semed, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão para fortalecer e consolidar as ações educacionais no âmbito municipal
#Educação 12/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Mais de 9 mil alunos de Paço do Lumiar participam dos Testes de Leitura na rede municipal de ensino. : em cada avaliação de habilidade linguística feita nas escolas, os estudantes são avaliados mensalmente
#Desfile 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Semana da Pátria: Prefeita Paula Azevedo e a Secretária de Educação Yanne Pessoa acompanham os tradicionais desfiles. Os desfiles cívicos abordaram temas de relevância social e movimentaram dezenas de alunos de inúmeras escolas da rede municipal.
#Educação 05/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED e SEMAP se unem para debater Educação Ambiental nas escolas luminenses

A secretária de Educação Yanne Pessoa, e a secretaria adjunta Kênia Guimarães, receberam nesta terça-feira, (6), o secretário adjunto de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Sidney Nunes, para tratar do projeto de educação ambiental que será levado as escolas luminenes.

A reunião foi acompanhada pelas coordenadoras Lucialice Cordeiro e Lucimar Oliveira, da Semap. A Semed tem dado todo o apoio para que o projeto de educação ambiental possa fortalecer ainda mais as duas pastas e oportunizar mais conhecimento nas atividades curriculares dos alunos.

"Esse tema é de suma importância pois desperta no discente a consciência de preservação e de cidadania. O ser humano deve passar a entender, desde cedo, que precisa cuidar, preservar e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais", explanou a secretária.

Para Sidney Nunes, o ambiente escolar precisa ser explorado, favoravelmente, pois quanto mais cedo o tema for abordado, mas cidadãos conscientes serão formados. "Precisamos conscientizar e sensibilizar nossas crianças de adolescentes em relação aos problemas ambientais. Fomentar seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente é de suma relevância, por isso precisamos desenvolver ainda na primeira infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca", completou Nunes.

#Atendimeto 31/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Empenho da prefeita Paula Azevedo beneficia as 11 escolas comunitárias que estavam com repasses suspensos

Uma articulação política conjunta encabeçada pela prefeita Paula Azevedo (PcdoB), com o apoio do vereador Jorge Maru (Republicano), presidente do Legislativo, dos deputados federais Márcio Jerry (PCdoB), Cleber Verde (MDB) e outros membros da Bancada Federal Maranhense, alcançou uma importante conquista no setor educativo em Paço do Lumiar.

O trabalho, que também contou com a atuação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, bem como de técnicos do gabinete do MJSP, possibilitou a regularização das 11 escolas comunitárias que haviam ficado, desde o início de 2023, sem receber os recursos financeiros em consequência de um erro no Educacenso.

Tal informação, bastante comemorada pela gestora luminense, efetivou-se após a publicação da Portaria Interministerial nº 3, de 28 de agosto de 2023, que altera a Portaria Interministerial MEC/ME nº 7, de 29 de dezembro de 2022, e estabelece uma série de mudanças nas regras e critérios que esses estabelecimentos precisam atender.

Na reunião realizada na semana passada com representantes das 25 entidades que atuam na cidade, a prefeita Paula dividiu com os educadores as medidas tomadas que estavam em execução, tanto na esfera administrativa, política e judicial para solucionar esse impasse, inclusive, as tratativas junto aos agentes políticos com atuações em Brasília, a qual acabou logrando êxito.

O documento, assinado pelos Ministros de Estado da Educação, Camilo Sobreira de Santana, e Fazenda, Fernando Haddad, permitiu que as escolas comunitárias fossem regularizadas, podendo, a partir de então, receber os fundos devidos.

"A importância dessa realização não pode ser subestimada, já que as escolas comunitárias desempenham um papel crucial no ensino da região. Por isso, não podíamos permanecer de braços cruzados. Buscamos nossos parceiros políticos e, felizmente, logramos sucesso nessa difícil empreitada. Minha gratidão a todos", reverberou.

"Quero ratificar o nosso compromisso com a qualidade da educação e o bem-estar das comunidades escolares. Esse esforço coletivo precisa ser enaltecido, pois demonstra que o empenho e força política da nossa prefeita conseguiram resolver questões práticas, beneficiando diretamente a educação luminense. O resultado é um exemplo de união em prol de um objetivo comum: garantir um ensino de excelência para todos os estudantes", finalizou a secretária de Educação, Yanne Pessoa.

#Educação 26/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Grande evento marca o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência em Paço do Lumiar

Na tarde desta sexta-feira (25), a Praça da Família, localizada no Maiobão, foi palco do encerramento da 10ª Semana da Pessoa com Deficiência, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com apoio total do Executivo Luminense, sob o comando da prefeita Paula Azevedo (PCdoB) de Paço do Lumiar.

De acordo com a secretária da SEMED, Yane Pessoa, as atividades foram voltadas para trabalhar a inclusão de crianças e adolescentes. " A Prefeitura de Paço do Lumiar não tem medido esforços para proporcionar um ambiente igualitário, por isso estamos sempre apoiando e garantindo que essas ações sejam realizadas", disse.

Durante toda a semana, diversas atividades foram realizadas nas escolas, incluindo palestras e roda de conversas, bem como a inauguração de Salas de Recursos Multifuncionais, como aconteceu na Unidade de Estudos Básicos O Bom Aluno, no Timbuba.

Segundo a prefeita, o período teve como principal objetivo sensibilizar a população para o protagonismo das pessoas com deficiência na construção de uma sociedade inclusiva. "Com esse evento, nós estamos reforçando o compromisso do município com a promoção da igualdade e respeito para todos", relatou Paula Azevedo.

O principal foco da programação montada foi conscientizar os alunos sobre a importância da inclusão e do respeito pelos colegas com deficiência. As Salas de Recursos Multifuncionais, num total de 34, oferecem atendimento educacional especializado a estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, deficiência e altas habilidades/superdotação.

Além das barracas com um farto material didático, a distribuição de brindes para as mães das crianças e adolescentes que integram a rede municipal de ensino com habilidades especiais, o show do cantor autista Augusto Neto foram ações que marcaram o encerramento das atividades

#Educação 25/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, vem por meio desta, prestar os devidos esclarecimentos, quanto às equivocadas e ofensivas matérias, veiculadas pela mídia local, no dia 22 de agosto de 2023, relativas à paralisação das atividades das escolas comunitárias luminenses, na data supracitada.

Na oportunidade, as reportagens afirmavam, equivocadamente, que a referida paralisação se deu em razão da ausência de vigilantes, agentes de portaria e profissionais de limpeza, no âmbito das referidas escolas, e que estes profissionais estariam com os seus salários atrasados. Não obstante, alegavam ainda, erroneamente, que parte dos professores do Município também estariam com salários atrasados e, por último, que o repasse financeiro dos termos de colaboração (responsável pela manutenção das escolas comunitárias) não estaria sendo repassado, por parte da Prefeitura, há cerca de 06 (seis) meses.

O Município esclarece que, no que se refere aos profissionais de vigilância, limpeza e aos agentes de portaria, tais profissionais são terceirizados (regime CLT), contratados pela empresa Primar Administração e Serviços LTDA (CNPJ: 21.515.170/0001-89), empresa vencedora do Pregão Eletrônico nº 04/2023/CPL/PMPL (Processo Administrativo nº 8314/2022. Contrato Administrativo nº 069/2023). Inclusive, a esse respeito, convém externar que a competência legal e contratual da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar consiste, apenas e tão somente, na realização dos pagamentos à referida empresa e, na fiscalização, da regular execução da prestação de serviços terceirizados com regime de dedicação exclusiva de mão de obra. Ou seja, é de responsabilidade única e exclusiva da empresa terceirizada realizar os pagamentos de seus funcionários mensalmente ou até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido, por força de lei e de contrato.

A Administração Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, esclarece que já notificara a empresa Primar Administração e Serviços LTDA, com o objetivo de garantir o retorno imediato dos funcionários (vigilantes, agentes de portaria e profissionais de limpeza) aos seus respectivos postos de trabalho, sob pena de adoção das medidas legais e cabíveis ao caso.

Cabe esclarecer, de igual modo, que os salários de todos os servidores públicos municipais, incluindo os docentes, encontram-se rigorosamente em dia, sem qualquer tipo de pendência e/ou atrasado. Portanto, absolutamente improcedente, o noticiado pela mídia local, alegando que os professores do Município estariam com os seus respectivos salários atrasados. Quanto aos salários dos professores e demais profissionais de educação, vinculados às escolas comunitárias, tais profissionais são regidos pelo regime jurídico CLT, tendo como empregador(a) as Entidades Mantenedoras das respectivas Escolas Comunitárias que possuem Termo de Colaboração vigente com o Município. Ou seja, é de responsabilidade única e exclusiva das Organizações da Sociedade Civil, via Termo de Colaboração, efetuar os pagamentos de seus funcionários, mensalmente ou até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido, por força de lei e de contrato.

Neste cenário, compete à Administração Municipal efetuar os repasses financeiros às Entidades Mantenedoras das Escolas Comunitárias, via Termo de Colaboração, e a estas últimas, por conseguinte, cabe a relização dos pagamentos de seus funcionários, à luz da Consolidação das Lei do Trabalho.

Importante esclarecer, outrossim, que é inverídica a informação noticiada pela mídia local, ao afirmar que os repasses financeiros, oriundos dos termos de colaboração (responsáveis pela manutenção das escolas comunitárias), não estariam sendo realizados por parte da Prefeitura há cerca de 06 (seis) meses. Ao contrário, a Administração Municipal já efetuara os repasses financeiros às 25 (vinte e cinco) entidades mantenedoras das respectivas escolas comunitárias, relativos ao primeiro semestre de 2023, ou seja, equivalentes aos meses de janeiro a junho do corrente ano. Sendo oportuno ressaltar que do montante anual devido, num valor de pouco mais R$ 14.000.000,00 (quatorze milhões de reais), R$ 7.500.000,00 (sete milhões e quinhentos mil reais), já foram adimplidos somente no 1º semestre letivo.

Sem olvidar, no presente caso, que com o advento da Portaria Interministerial - MEC No 07 de 29 de dezembro de 2022, que trata da publicação do número de matrículas da educação básica, computadas no FUNDEB, para o exercício de 2023, foi constatado - na listagem de instituições conveniadas, escolas ofertantes de Atendimento Educacional Especializado-AEE e alunos considerados na distribuição dos recursos do FUNDEB, publicadas anualmente no sítio do FNDE - que das 25 (vinte e cinco) Instituições de Paço do Lumiar informadas durante a coleta de dados do Censo Escolar 2022 (VIA EDUCACENSO), somente 14 (quatorze) estão sendo computadas para efeitos de distribuição de recursos oriundos do FUNDEB, por erro unilateral da UNIÃO, INEP e FNDE. Ou seja, atualmente, o Município de Paço do Lumiar vem realizando (normalmente) o repasse financeiro das 25 (vinco e cinco) escolas comunitárias luminenses, em que pese a ausência de repasse federal (oriundo do Fundeb) para 11 (onze) das 25 (vinte e cinco) escolas comunitárias conveniadas com o Poder Público Municipal.

Só de déficit financeiro nos cofres municipais (conta do Fundeb do Município), visando o repasse para as Entidades Mantenedoras das Escolas Comunitárias Luminenses, para o ano letivo de 2023, em função do erro administrativo da UNIÃO, INEP e FNDE, calcula-se o importe deficitário de R$ 8.178.328,90 (oito milhões cento e setenta e oito mil trezentos e vinte e oito reais e noventa centavos), cálculo aritmético compreendido entre o valor per capta anual por aluno somado ao quantitativo dos alunos atendidos.

Como forma de solucionar a problemática em tela, depois de frustrada a via administrativa (sem qualquer tipo de êxito), a Procuradoria Geral do Município de Paço do Lumiar ajuizara um pedido de TUTELA ANTECIPADA ANTECEDENTE com pedido de Liminar (PJe nº 1036643-24.2023.4.01.3700), oportunidade em que o Juízo da 13ª Vara Federal Cível da SJMA, deferiu a liminar em caráter antecedente, requerida em sede de tutela provisória de urgência, para determinar a inclusão, na relação da Portaria MEC n. 1.047 de 27 de dezembro de 2022, das escolas conveniadas individualizadas na inicial, bem como a regularização dos repasses financeiros do FUNDEB, a contar de 01 de janeiro de 2023, com o efetivo cômputo dos 1.638 alunos, de zero a cinco anos de idade, regularmente matriculados nas referidas escolas, nas modalidades de ensino de creche e pré-escola.

Todavia, até a presente data, não houve ainda por parte dos Réus (União, Inep e Fnde), no bojo da referida ação judicial, o cumprimento voluntário da referida obrigação de fazer. Cabendo, ressaltar, inclusive, que todas as medidas judiciais necessárias foram e vem sendo tomadas pela Fazenda Pública Municipal (a fim de garantir o cumprimento da referida decisão liminar), inclusive com vários pedidos de aplicação de multa diária em desfavor dos Réus, sem prejuízo das sanções criminais, civis e processuais cabíveis, com aplicação de multa de até 20% (vinte por cento) do valor da causa, nos termos do art. 77,§2º, do CPC, por restar configurado no presente caso, claro descumprimento de decisão judicial (de natureza provisória) e inequívoca criação de embaraços à sua efetivação por parte dos Réus, condutas estas configuradas como ato atentatório à dignidade da justiça.

Por fim, a Administração Pública Municipal esclarece a toda comunidade educacional luminense, que após reunião realizada na tarde desta quinta-feira (24/08/2023) entre o Poder Público Municipal e os Representantes Legais das 25 (vinte e cinco) Escolas Comunitárias do Município, no âmbito do Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Paço do Lumiar, restou consignado um acordo entre as partes, onde os quais comprometeram-se, respectivamente, a efetuar o pagamento da parcela do mês de julho no dia 08/09/2023 e, como contrapartida, o retorno imediato das aulas nas 25 (vinte e cinco) escolas comunitárias para a próxima segunda-feira (28/08/2023).

No mais, ratifica-se que, como de praxe, a Administração Municipal é extremamente zelosa quanto à observância dos preceitos legais e lisura levada a efeito, notadamente quanto à solução dos desafios enfrentados, visando sempre a qualidade e o fortalecimento da educação luminense.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR - MA

Paço do Lumiar, 24 de agosto de 2023.

#Educação 23/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Paço do Lumiar inaugura Sala de Recursos Multifuncionais no Timbuba O espaço tem como objetivo ofertar o Atendimento Educacional Especializado aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento, deficiência, e altas habilidades/superdotação.
#Educação 23/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Palestra aborda Cultura de Paz e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e Drogas em Paço do Lumiar
#Educação 23/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Para celebrar a inclusão, Paço do Lumiar abre a 10ª Semana da Pessoa com Deficiência
#Educação 21/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 10ª Semana da Pessoa com Deficiência em Paço do Lumiar promete programação inclusiva O evento promete uma série de atividades inclusivas para celebrar e conscientizar sobre a importância da inclusão.
#Educação 21/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Paço do Lumiar reinaugura espaço para práticas de alunos com altas habilidades Reinauguração do Espaço Luminense aconteceu em comemoração ao Dia Internacional da Superdotação
#Educação 20/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Paula Azevedo realiza vistoria nas escolas municipais de Paço do Lumiar em preparação para o retorno às aulas

A gestão municipal segue sem medir esforços para garantir a qualidade da Educação da cidade. Priorizando o ambiente educacional, a prefeita Paula Azevedo vem realizando uma abrangente vistoria nas escolas municipais. Nesta quarta-feira (19) não foi diferente. O objetivo principal da visita foi acompanhar de perto os preparativos para a volta às aulas, bem como viabilizar pequenas manutenções e ações nas dependências escolares.

A prefeita Paula Azevedo, ao lado da Secretária Municipal de Educação Yanne Pessoa e da Secretária Adjunta Municipal Kênia Guimarães e de todo a equipe técnica da SEMED, visitou a UEB Tia Dedé (Pindoba), UEB Benjamin Peixoto (Pindoba) e UEB Emmanuel Aroso (Mocajutuba).

A Prefeita Paula demonstrou grande interesse em assegurar que as escolas estivessem adequadamente equipadas para receber os estudantes com segurança e conforto. Durante a visita, ela interagiu com diretores e funcionários ouvindo atentamente suas demandas.

"A educação é uma prioridade para a nossa gestão e queremos garantir que nossas escolas estejam em condições ideais para receber nossos alunos. Estamos trabalhando incansavelmente para viabilizar todas as medidas necessárias para que o retorno às aulas ocorra de forma bem estruturada", afirmou a Prefeita Paula.

Durante a vistoria, foram identificados alguns pontos que necessitavam de atenção, como reparos em salas de aula, substituição de lâmpadas e mobílias, além da realização de pequenos reparos. Além disso, a Secretária Yanne também ressaltou a importância de garantir a adequada manutenção dos espaços externos, como pátios e áreas de recreação.

"Quero deixar claro que a equipe da prefeitura, por meio da SEMED, continuará trabalhando para garantir que as escolas estejam prontas para a volta às aulas, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para todos os alunos e profissionais da educação", enfatizou a Secretária Yanne.

A prefeita Paula Azevedo reafirmou o compromisso de sua gestão com a educação e destacou que o diálogo aberto com a comunidade escolar é fundamental para a construção de um ambiente de ensino mais qualificado e inclusivo.

#Educação 18/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Preparativos para a volta às aulas: Paula Azevedo visita escolas municipais ao lado das secretárias de Educação

A tarde desta segunda-feira (17) foi repleta de visitas realizadas em escolas municipais de Paço do Lumiar. A prefeita Paula Azevedo, a Secretária Municipal de Educação Yanne Pessoa e a Secretária Adjunta Municipal de Educação Kênia Guimarães montaram uma comitiva para realizar visitas surpresas em algumas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo era checar de perto como andam a estrutura, a prestação de serviços e os preparativos para a retomada das aulas que estão previstas para iniciar no dia 02 de agosto.

Ali, face a face com gestores, as autoridades municipais constataram a necessidade de algumas manutenções e ações para preparar o ambiente escolar e minimizar o máximo possível possíveis evasões.

"Hoje nós visitamos essas escolas com o objetivo muito claro: proporcionar a melhor volta às aulas possíveis aos nossos estudantes. Pudemos ver de perto o estado das escolas e constatamos que algumas necessitam de suporte como mobília e limpeza da área, por exemplo. Ainda nas próximas semanas resolveremos essas pendências", disse a Prefeita Paula Azevedo.

Para a Secretária Yanne, essas visitas surpresas auxiliam numa melhor compreensão da realidade escolar. "Nossa gestão tem como compromisso estar cada vez mais perto dos alunos, professores, gestores e toda a equipe escolar. Assim poderemos compreender as suas necessidades e nos preparar para atender cada uma delas da melhor maneira", enfatizou a Secretária Yanne.

As escolas visitadas foram: UEB Vereador José Vicente Pires Sampaio (Anos iniciais), UEB Roberto Macieira (Educação infantil), UEB Nascimento Morais (Anos iniciais), UEB Luís Pires da Fonseca (Anos finais) e UEB Geralda Melo (Educação infantil).

#Educação 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Força tarefa para lançamento dos resultados das avaliações do Programa Libertar pelo Saber mobiliza técnicos da SEMED

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem se empenhado para garantir melhor desempenho na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) deste ano. Prova disso foi a realização da segunda edição das avaliações de português e matemática com alunos do 2º ao 5º ano da rede municipal de ensino. As avaliações foram realizadas nos dias 21 e 22 de junho, em 48 escolas.

O objetivo dessas avaliações é preparar os 3.777 estudantes luminenses para a prova do IDEB, que acontece de dois em dois anos. A previsão deste ano é que a avaliação ocorra no mês de novembro. O IDEB é uma ferramenta fundamental para acompanhar a qualidade do ensino básico a nível nacional.

""Estamos prosseguindo para proporcionar aos nossos alunos uma educação cada vez melhor. Essas avaliações são de extrema importância para o diagnóstico da situação de cada estudante. Se soubermos os pontos fracos poderemos auxiliá-los nas suas dificuldades", disse a Secretária Municipal de Educação Yanne Pessoa.

"Essa avaliação é fundamental para a preparação dos nossos alunos para a prova do IDEB que acontecerá no final do ano. Com os resultados desses testes, os professores poderão avaliar os pontos fortes e pontos fracos de cada escola e trabalhar em cima disso para resolver cada situação", informou Nelson Nunes, técnico municipal do sistema SAEV.

A equipe do programa Educar para Valer realizará a segunda fase de inserção dos resultados dos testes no sistema de avaliação do programa. Essa etapa está prevista para encerrar no dia 05 de julho.

#Educação 06/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Nos preparativos para o desfile da independência, SEMED realiza entrega de instrumentos na UEB Bandeira Tribuzzi Entrega contou com a presença da Prefeita Paula Azevedo e de alunos do município
#Educação 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Paço do Lumiar encerra Semana do Brincar com ações por todo o município

Que o ato de brincar é garantia de diversão para os pequenos não há dúvidas, mas você sabia que isso também é um direito assegurado por lei?

Segundo o artigo 16º, inciso IV da lei 8.069/1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente, deve ser assegurado à toda criança o direito a brincar, por essa razão foi instituída, pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar, uma semana inteira recheada de brincadeiras, diversão e interação entre os alunos luminenses.

Foi realizada entre os dias 29 de maio e 02 de junho a Semana do Brincar. Ao todo, 92 escolas assistidas pela rede realizaram gincanas, brincadeiras, danças e muito mais para engajar os estudantes e promover maior vínculo entre escola e aluno visto que essa atividade é essencial para o desenvolvimento da criança em vários aspectos como: físico, cognitivo, social e emocional.

Para a Secretária Municipal de Educação Yanne Pessoa, a programação vai muito além do simples ato de brincar. Trata de despertar a interação entre os estudantes e ativar áreas que podem ser melhores desenvolvidas.

"Em todas as escolas que visitamos pudemos perceber o quanto aquele simples ato de brincar com os colegas de sala gerou mais engajamento, interação e claro, possibilitou desenvolver aspectos sociais, emocionais e cognitivos dos estudantes. É muito mais do que brincar, é proporcionar a eles um aprendizado de forma lúdica e assertiva", disse a Secretária Yanne.

#Educação 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED realiza Amostra de Qualidade de Alimentação Escolar

Estudantes, gestores escolares e representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) participaram, na tarde da última quarta-feira (24), da Amostra da Alimentação Escolar realizada na UEB Alana Ludmila, no Maiobão. O objetivo era garantir que todos os alimentos utilizados nas escolas sejam de boa qualidade e que atendam às necessidades nutricionais dos mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino. A amostra permitiu uma maior percepção do alimento que é servido diariamente aos estudantes.

A demonstração contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Yane Pessoa e a Secretária Adjunta Kênia Guimarães, a Coordenadora da Divisão de Alimentação Escolar Rafaela Muniz, os gestores da escola e alunos.

Os alimentos são adquiridos com recursos próprios e também do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Na lista dos produtos estão, dentre outros: arroz, açúcar, feijão, macarrão, alho em pasta, cebola, biscoitos salgados e doces e muito mais. Sem falar na agricultura familiar que atende com frutas, legumes, verduras, etc.

A alimentação escolar é fornecida mediante cardápio, elaborado por uma equipe de nutricionistas e preparada pelas merendeiras lotadas em cada escola do município.

Para a secretária de Educação, Yane Pessoa, essa amostra é fundamental na construção de uma política de alimentação escolar forte e saudável.

"A nossa gestão está comprometida em garantir o cumprimento do direito à alimentação escolar. Muitas vezes os alunos vão para a escola já com a expectativa do lanche e entregar algo de qualidade para os nossos estudantes luminenses é a nossa missão", ressaltou a Secretária Yane.

Para a gestora escolar Isa Carvalho, iniciativas assim só comprovam que a gestão está comprometida em entregar o melhor para cada aluno.

"É extremamente importante esse acompanhamento mais de perto, olhando as instalações, condições de trabalho e, agora, degustando o lanche que futuramente será servido para os alunos. É um diferencial", disse a gestora escolar.

#Educação 20/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA ESCLARECE EQUÍVOCO COM RELAÇÃO A CONCURSO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, vem por meio desta, prestar os devidos esclarecimentos relativos à equivocada publicação quanto a supostas preterições aos candidatos aprovados no Concurso Público regido pelo Edital nº 001/2018, com fundamento em que o Projeto de Lei, protocolado junto à Câmara Municipal de Paço do Lumiar/MA, requer o provimento de 400 vagas destinadas à Secretaria Municipal de Educação - SEMED.

O Município esclarece que promoveu Concurso Público no ano de 2018 por meio do Edital nº 001/2018 objetivando o preenchimento de 557 (quinhentos e cinquenta e sete) vagas, distribuídas da seguinte forma: 242 (duzentos e quarenta e duas) para cargos em nível superior, 191(cento e noventa e uma) para nível médio e 124 (cento e vinte e quatro) destinadas ao nível fundamental, o qual foi devidamente HOMOLOGADO por meio do Decreto nº 3.373/2019.

Nesse sentido, essa municipalidade sustenta que TODOS OS CANDIDATOS APROVADOS foram devidamente nomeados, incluindo aqui os candidatos da rede de Educação Municipal, logo, não há que se falar em preenchimento de cargos vagos atinente ao certame referenciado, nem mesmo da ocorrência de Preterição.

Inclusive, a esse respeito, convém externar que o prazo final do certame em comento se dá em 27 de abril de 2023, prazo esse ampla e legalmente justificado, conforme o Decreto nº 3.788 de 17 de abril de 2023, divulgado no DOM nº 1.185 de 18 de abril de 2023.

Por seu turno, o Projeto de Lei nº 08/2023, protocolado em 31 de março de 2023, "Dispõe sobre a criação de cargos e vagas, de provimento efetivo, no quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Paço de Lumiar, e dá outras providências", "para a realização de concurso público (de provas e títulos), no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar".

Tal medida se fez necessária em atendimento ao Temo de Ajustamento de Conduta - TAC nº 001/2023, entabulado junto ao Ministério Público Estadual por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça, documento este anexado ao Projeto de Lei ora em destaque.

Importante esclarecer que a multa equivalente a R$ 3.000,00 (três mil reais), anunciada pelos meios de comunicação, diz respeito ao caso de eventual descumprimento do Cronograma apresentado, fazendo parte do TAC supracitado, demonstrando assim a ampla responsabilidade por parte do Município com o assunto.

Com efeito, ao contrário do que tudo consta na inadequada e falsa divulgação acerca do tema ora tratado, fácil concluir que o Concurso Público nº 001/2018 ofertou 557 (quinhentos e cinquenta e sete) vagas e, assim como informado alhures, todos os APROVADOS foram devidamente NOMEADOS, não se vinculando, em qualquer ponto, com o objeto do Projeto de Lei nº 08/2023, que trata tão somente de requerimento feito para a criação de novos cargos e vagas visando eventuais e futuras convocações decorrentes de Concurso Público no âmbito da Educação Municipal, com fundamento, inclusive, em acordo feito com o Ministério Público Estadual, com foco no respeito e na célere prestação de serviços à comunidade Luminense (Princípio da Celeridade).

Por fim, a Administração Pública Municipal ratifica que, como de praxe, é extremamente cuidadosa quanto à observância dos preceitos legais e lisura levada a efeito, notadamente quando de ações relativas a Concursos Públicos.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR - MA

Paço do Lumiar, 20 de abril de 2023.

#Município 14/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Empossados novos membros do CACS-FUNDEB e eleita a nova Mesa Diretora Durante a solenidade foram empossados 13 titulares e 13 suplentes do colegiado
#Segurança 12/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAS: agentes públicos avançam na adoção de medidas de segurança e combate às denúncias Até o presente momento, todas as denúncias foram apuradas de forma criteriosa pelas Polícias Militar e Civil e nada de concreto foi identificado
#Segurança 11/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura adota diálogo com setores estratégicos para reforçar segurança em escolas de Paço do Lumiar Entre medidas preventivas, será ampliada a ronda escolar em parceria com a Guarda Municipal
#Melhoria 05/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Semed e CME dispõem de novas linhas telefônicas para atender à população luminense

A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (SEMED) e o Conselho Municipal de Educação (CME) comunicam que já estão disponíveis duas novas linhas telefônicas para melhor atender o cidadão luminense. Para falar com Secretaria Municipal de Educação (SEMED), disque (98) 3196-1598. E para contatar o Conselho Municipal de Educação (CME), entre em contato pelo (98) 3196-1588.

#Município 04/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Paço do Lumiar anuncia concurso público para a área da educação Segundo a SEMED, a previsão é que sejam ofertadas mais de 400 vagas, com salários que podem chegar até 6,1 mil reais
#Educação 21/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Comissão Permanente de Gestão encaminha novo Plano de Carreira do Magistério de Paço do Lumiar

A Comissão Permanente de Gestão do Plano de Carreira fez o encaminhamento do novo Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Magistério Público para análise jurídica, contábil e atuarial para os órgãos PGM, SEMAF e PREVPAÇO. A Lei de n° 424/2009, que está vigente desde o ano de 2009 e contemplava professores e especialistas em Educação Básica, foi reformulada para ampliar o número de profissionais e rever os direitos dos profissionais do Magistério. A segunda Lei prevê a construção de um novo plano para os profissionais da Educação.

Em 2021, foi criada a Comissão Permanente de Gestão do Plano de Carreira, composta por três representantes da SEMED, três do PREVPAÇO, três da SEMAF e três do SIMPROESEMMA, iniciando o processo de Progressões. Em 2022 foi iniciada a construção das duas minutas com propostas que beneficiam a carreira dos profissionais com novos direitos como: reestruturação da jornada para 30 horas; interstício de mudança de classe para três anos; melhoria para a função de gestor escolar; implementação da gratificação de difícil acesso e provimento para profissionais lotados em escolas nessas condições; dentre outros.

Todo o processo foi elaborado ao longo do ano de 2022 com a participação de representantes de diversos cargos que compõem os trabalhadores da Educação da Rede Municipal de Ensino. Os textos das minutas contemplam várias conquistas que vão tornar a carreira mais promissora no município.

"É um estímulo com várias garantias, se as minutas forem aprovadas, vamos tornar muito promissora e atrativa a carreira dos profissionais da educação do município de Paço do Lumiar e, consequentemente, teremos profissionais valorizados, satisfeitos, e isso se reverbera em melhorias nos resultados da Educação. Acreditamos que após a aprovação das nossas minutas, dentro da viabilidade financeira e legal, a educação luminense terá muito a ganhar de um modo geral", pontuou a secretária adjunta de Educação e presidente da Comissão, Hilberlene Barbosa.

#Educação 16/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escolas da Rede Municipal de Ensino de Paço do Lumiar voltam a servir alimentação para os alunos de forma regular Uma das empresas que abasteciam as escolas do município deixou de fornecer alguns itens básicos que compõem o cardápio, o que prejudicou o fornecimento às escolas
#Educação 16/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação promove Curso de Libras para servidores da Prefeitura de Paço do Lumiar

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), promoverá um Curso de Libras Básico para todos os servidores da Prefeitura de Paço do Lumiar.

O curso será aplicado na Faculdade IESF, localizado na avenida 14 do bairro Maiobão, entre 21 de março e 26 de junho, das 8h às 11h (matutino) e das 14h às 17h (vespertino), dias de terça e quinta-feira.

As inscrições são online, estão abertas a partir desta quinta-feira (16) e podem ser feitas até o próximo domingo (19).

Abaixo, você tem a opção de fazer sua inscrição, ou pelo período da manhã ou da tarde:

#Educação 14/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Gestão Paula Azevedo garante reajuste salarial de 15% para os professores de Paço do Lumiar

Aumento salarial para os profissionais da educação. A gestão da prefeita Paula Azevedo garantiu reajuste de 15% na remuneração dos professores, que foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Paço do Lumiar, no dia 10 de março de 2023, por meio da Lei de n° 964, de 8 de março de 2023, que reajusta a tabela salarial de plano de carreiras, cargos e salários de valorização dos profissionais do magistério da educação básica de Paço. Após aprovação pela Câmara Municipal de Vereadores, a Lei foi sancionada e promulgada.

Ao anunciar a notícia, a prefeita afirmou que o reajuste é mais uma conquista para os profissionais da educação de Paço do Lumiar. "Com muita alegria anuncio este aumento para os nossos professores, que merecem ser valorizados por tanto empenho e dedicação aos nossos estudantes. Novamente, reafirmo meu compromisso com a categoria de garantir mais esse reajuste, cumprindo a determinação do Governo Federal", declarou a prefeita Paula Azevedo.

O reajuste de 15% será pago de forma retroativa referente ao mês de janeiro, obedecendo a Tabela Salarial da Lei e será aplicado aos profissionais do Magistério da Educação Básica do município, também em janeiro, a prefeita Paula Azevedo (PCdoB) anunciou o aumento salarial para os professores da Rede Municipal de Ensino.

#Educação 11/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Atendimento Educacional Especializado (AEE) está em 34 salas de 19 escolas de Paço do Lumiar

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem ocupado cada vez mais espaço nas escolas de Paço do Lumiar. O serviço foi implementado há dez anos no município e tem evoluído ao longo do período; o AEE está presente em 19 escolas da rede municipal de ensino, que somando a cada turno, totaliza 34 salas, atendendo todos que apresentam comprovada necessidade de acompanhamento, possibilitando o acesso à participação e aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial.

O serviço ocorre em salas especializadas localizadas nas escolas e também através de uma equipe multidisciplinar para o atendimento, avaliação e acompanhamento dos estudantes com psicopedagogos, especialistas em braile, educação inclusiva, libras, professor intérprete de libras e tutores/cuidadores.

O atendimento em cada classe tem variações de acordo com a necessidade dos estudantes, ofertando no contraturno ao ensino comum as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), que oferecem atividades de intervenção nas áreas de linguagem, coordenação motora, cognitiva, atividade de vida prática e raciocínio lógico. Essas salas estão presentes em todas as 19 escolas que oferecem o AEE em Paço.

Também existe a Classe Especial de Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 3, onde é desenvolvido atendimento em caráter extraordinário para estruturação de um currículo natural funcional adaptado para os alunos com autismo. O atendimento fica localizado na UEB Poeta Gonçalves Dias.

A Classe Especial Bilíngue da Alfabetização de Libras, com professores e instrutores de libras, realiza o ensino de libras como primeira língua e atende na UEB Padre Paulo Sampaio. E o Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação, para suplementação curricular de alunos com altas habilidades e superdotação ou dupla excepcionalidade, está presente na UEB Henrique de La Roque.

"Nessas salas, os atendimentos são realizados por professores especializados, com pós-graduação em Educação Inclusiva ou AEE, justamente para traçar o perfil educacional individualizado desse aluno, destacando as habilidades que ele já desenvolveu e as que ele necessita desenvolver, em um ambiente estruturado, com recursos adaptados para cada necessidade", explica a professora do AEE, Fernanda França, sobre a Sala de Recurso Multifuncional.

TUTORES/CUIDADORES

Além das salas disponibilizadas nas escolas de Paço do Lumiar, também existe o trabalho dos tutores/cuidadores dentro das escolas com estudantes que apresentam comprovada necessidade de atendimento educacional especializado. Os tutores/cuidadores são profissionais que dão apoio educacional em caso de necessidades de comunicação, alimentação, segurança, socialização e demais atividades escolares. Os tutores estão presentes nas atividades de sala de aula e extraclasse.

A gestora Conceição dos Santos, da UEB Bandeira Tribuzzi, afirma que o AEE ganhou mais atenção na escola após o número de alunos com deficiência aumentar no ano de 2023. "Este ano, estamos dando ainda mais atenção ao AEE em nossa escola, pois o número de alunos que precisam desse serviço teve um crescimento significativo. Estamos empenhados em atender a todos de forma satisfatória e pretendemos expandir ainda mais para melhor rendimento dos nossos estudantes", declarou.

O tutor Matheus Felipe Torres, que também atua na UEB Bandeira Tribuzzi, falou sobre a importância do acompanhamento. "Temos o professor da Sala de Recurso que vai fazer o atendimento do aluno com deficiência; o tutor é responsável por auxiliar o professor a partir de um planejamento direcionado para o aluno, que acompanha e vai auxiliá-lo na transposição do conhecimento. O tutor é um facilitador do processo pedagógico e auxilia o aluno dentro e fora de sala de aula", explicou.

A secretária municipal de Educação de Paço do Lumiar, Monique Carmona, endossa a importância da expansão do AEE em Paço do Lumiar. "O AEE é um serviço de inclusão, nenhuma criança ou jovem deve ficar fora da escola. A verdadeira educação está baseada na perspectiva de que todos, sem exceção, devem ter acesso a ela, e por isso estamos ampliando cada vez mais o AEE para que mais alunos tenham acesso ao aprendizado. Estamos dando continuidade aos trabalhos para a ampliação deste Atendimento Educacional Especializado em todas as escolas, que vem como um serviço complementar e suplementar para o público alvo da Educação Especial. Todos estão satisfeitos com o trabalho que está sendo realizado e com os resultados através do bom desempenho desses alunos e suas famílias tão especiais", enfatizou a secretária Monique.

#Educação 23/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Paço do Lumiar realiza Chamada Pública para aquisição de alimentação escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (SEMED) realizou na manhã desta quinta-feira (23), uma Chamada Pública para a aquisição da compra de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar destinados a alimentação escolar do ano de 2023, conforme regulamentação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O evento ocorreu no Centro Administrativo da Prefeitura de Paço do Lumiar e contou com a presença da secretária adjunta de Educação Hilberlene Barbosa, nutricionistas e coordenadores da SEMED.

Os gêneros alimentícios são oriundos exclusivamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Rural organizados em Grupos Formais, destinados ao fornecimento de alimentos para os alunos da rede municipal de ensino e escolas filantrópicas de Paço do Lumiar.

A aquisição de gêneros alimentícios através dos Grupos Formais da Agricultura Familiar tem o objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos da educação básica do PNAE, por meio de ações de educação alimentar e nutricionais durante o período letivo.

"A aquisição destes produtos também é essencial para o fortalecimento da agricultura familiar e geração de renda dos agricultores do município, garantindo assim a oferta de um produto de melhor qualidade aos alunos atendidos e a segurança alimentar e nutricional, o mais importante", explicou a secretária adjunta, Hilberlene Barbosa.

#Educação 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Programa Proerd será aplicado em escolas de Paço do Lumiar. Protocolo de Intenções foi assinado nesta quarta-feira, 15

Nesta quarta-feira (15), a secretária municipal de Educação de Paço do Lumiar, Monique Carmona, assinou o Protocolo de Intenções Proerd para aplicação do programa nas escolas do município. O projeto será implantado no final de fevereiro.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é um programa de caráter preventivo e social, realizado pela Polícia Militar em redes de ensino públicas e particulares de todo o Maranhão, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência.

O Proerd oferece atividades educativas em sala de aula, que ajudam as crianças e adolescentes a desenvolver suas potencialidades, preparando-os para o futuro.

"O Proerd vai ajudar a tornar nossos alunos mais conscientes do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, e de resistência às pressões cotidianas ao uso de drogas e à violência. Esta gestão acerta novamente por decidir investir no futuro das nossas crianças e adolescentes", declarou a secretária Monique Carmona.

Também participaram da assinatura do Protocolo de Intenções, a secretária adjunta Hilberlene Barbosa; a coordenadora Pedagógica Paula Muniz; cabo Elessandra Ribeiro; sargento Ivaldo e a capitã Camila.

#Educação 07/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escolas de Paço do Lumiar retornam às aulas presenciais gradativamente neste mês de fevereiro

O fim das férias e início do primeiro semestre letivo na Rede Municipal de Ensino de Paço do Lumiar marca o mês de fevereiro. Desde o dia 1°, as escolas têm retornado suas aulas presenciais. O retorno ocorre conforme planejamento do calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Uma das gestoras da UEB Bandeira Tribuzzi, Conceição dos Santos, explica que o retorno está sendo tranquilo e dentro da normalidade. "Iniciamos nossas aulas no dia 1° e graças a Deus temos a maioria dos professores, algo muito importante para o ensino e aprendizagem; nossos alunos também estão retornando de forma gradativa. Temos ainda muitos alunos com necessidades especiais entrando na escola; aqui, eles estão tendo o acompanhamento de tutores e cuidadores", conta a gestora.

A professora Cláudia Vilela ressalta a alegria de poder iniciar mais um ano letivo. "Graças a Deus retornamos e estamos muito satisfeitos com os resultados até o momentom. É uma grande alegria estar dentro da sala de aula, podendo repassar aos meus alunos todo o conhecimento que adquiri. Que este ano seja de muito crescimento para todos nós", disse.

A secretária municipal de Educação de Paço do Lumiar, Monique Carmona, desejou um bom ano letivo para todos os educadores e educandos. "Desejo que este ano letivo transcorra dentro da normalidade, que a proposta pedagógica de cada escola seja efetivada, visando a qualidade do ensino. Que os nossos alunos dominem os conteúdos básicos, obtendo êxito em todos os aspectos. Desejo um bom retorno a todos", comunicou a secretária Monique.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

De acordo com a gestora Conceição dos Santos, em 2023 o número de alunos com necessidades especiais aumentou e, com isso, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ganhou mais atenção na UEB Bandeira Tribuzzi. O tutor Matheus Felipe Torres explica um pouco mais sobre sua função no AEE.

"Temos o professor da sala de recursos que vai fazer o atendimento do aluno com transtorno ou deficiência. O tutor é responsável por auxiliar o professor a partir de um planejamento que ele já traz de casa; então ele já sabe quem é o aluno, já conhece e vai auxiliá-lo na transposição do conhecimento. O tutor é um facilitador do processo pedagógico. Já o cuidador auxilia na escola, mas fora da sala de aula, levando ao banheiro, auxiliando na higiene pessoal e funções semelhantes", explicou o tutor.

#Educação 05/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO INFORMADA PELO CANDIDATO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO ON-LINE PODE SER FEITA ATÉ ESTE DOMINGO, DIA 05

ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO INFORMADA PELO CANDIDATO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO ON-LINE PODE SER FEITA ATÉ ESTE DOMINGO, DIA 05

Avisamos a todos os candidatos do Seletivo Simplificado de Paço do Lumiar que, após realizadas as inscrições, a documentação de comprovação das informações prestadas deve ser encaminhada até este domingo, dia 5 de fevereiro de 2023, para os seguintes e-mails:

Cargo de Monitor de Transporte:

semed.monitor.seletivo2023@pacodolumiar.ma.gov.br

Cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil:

semed.adi.seletivo2023@pacodolumiar.ma.gov.br

#Educação 03/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Paço do Lumiar está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está realizando Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária e formação de cadastro de reserva de profissionais para atendimento da Rede Municipal de Educação. As inscrições são online e vão até este sábado, dia 04/02 - confira abaixo os links para o Edital e Inscrição. Todo o processo seletivo será concluído até o dia 17 de fevereiro.

O processo seletivo é isento de pagamento da taxa de inscrição e visa atender à necessidade temporária de interesse do público para a contratação de profissionais para atendimento da SEMED, para os cargos de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Monitor de Transporte Escolar.

Durante o seletivo ocorrerá avaliação de currículo, títulos e experiência profissional para todos os cargos, além da etapa de análise de documentação.

As inscrições são exclusivamente online e vão até este sábado, dia 04, podendo ser feitas através do site da Prefeitura de Paço do Lumiar (acesse o link), onde também consta o edital com todas as informações sobre o processo seletivo.

#Educação 27/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JORNADA PEDAGÓGICA 2023 MARCA INÍCIO DO ANO LETIVO EM PAÇO DO LUMIAR

Professores, gestores e coordenadores escolares de diversas localidades do município de Paço do Lumiar, reuniram-se nesta quinta-feira (26) para a abertura da Jornada Pedagógica 2023, no Clube da Assembleia Legislativa, localizado no bairro Maiobão.

O evento teve o objetivo principal de acolher os profissionais da Educação e orientá-los sobre as principais ações planejadas para o ano de 2023. Este ano, o tema "Educação em Movimento: desafios e possibilidades para a garantia da aprendizagem" faz reflexões importantes sobre o atual contexto da educação luminense e os desafios enfrentados pós o retorno presencial das atividades escolares.

Temáticas sobre questões socioemocionais, combate à evasão escolar, inclusão, parceria com a família e o trabalho coeso em rede, priorizando o sucesso no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, com ênfase na alfabetização, também foram abordadas.

A secretária Monique Carmona agradeceu a oportunidade de, como educadora, contribuir para um momento importante para o município de Paço.

"É um privilégio vivenciar este momento tão importante para a Educação do nosso Município. É importante para compartilharmos experiências e abrangermos temas relevantes neste final de recesso escolar e retorno às aulas. Estamos com uma programação enriquecedora nesses dois dias de evento, que certamente será de extrema importância para a formação dos nossos educadores e para dentro das salas de aula", disse a secretária Monique, que confirmou o retorno de 100% das aulas presenciais no dia 30 de janeiro.

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) reiterou seu compromisso com os profissionais e destacou a importância da Jornada Pedagógica.

"Aqui ocorrerão debates importantes que, com certeza, irão fortalecer e complementar o ensino da nossa Rede Municipal. Estamos com muita garra e o tema deste ano nos deixa muito motivados a irmos além; iniciamos na Prefeitura com muitas dificuldades, mas conseguimos reverter todas elas, garantindo diversos benefícios para nossos alunos. Contem comigo, com minha contribuição em prol da nossa educação. Desejo a todos uma ótima jornada", enfatizou a prefeita Paula Azevedo.

O vice-governador Felipe Camarão, parabenizou a prefeita Paula Azevedo e sua equipe de governo por todo o trabalho realizado em Paço do Lumiar. "Nós continuaremos juntos em busca sempre do melhor para a cidade. Na área da Educação, da Saúde, da Infraestrutura, Segurança Pública, dentre outras, vocês podem ter certeza, a prefeita Paula ainda tem mais dois anos de mandato e, nesse período, vem muita coisa boa para Paço do Lumiar", confirmou o vice-governador.

Ainda na abertura do evento, a palestrante Dra. Marise Marçalina e o mediador, professor Joel Nascimento, discutiram o tema da Jornada deste ano, com considerações e a participação da plateia.

Além da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), do vice-governador Felipe Camarão, e da secretária Municipal de Educação, Monique Carmona, estavam presentes na abertura da Jornada Pedagógica, a secretária Adjunta de Educação, Hilberlene Barbosa; o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Maru; o vice-presidente da Câmara, Wellington Sousa; o vereador Miércio; a coordenadora Estadual do Programa BNCC/Undime - MA, Joana Fonseca; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Brunna Patrícia Penha; a presidente do Simproessema, Rose Silva Moraes, e a diretora acadêmica do Instituto de Ensino Superior Franciscano, professora Rosângela Mendes Costa.

No segundo dia da Jornada Pedagógica 2023, realizada nesta sexta-feira (27), na faculdade IESF, foram oferecidas aos professores, gestores e coordenadores escolares, oficinas para cada categoria de ensino: Gestão e Coordenação Escolar; Educação Infantil; Anos Iniciais; Anos Finais; EJA e Educação Especial.

Na abertura da Jornada Pedagógica, a Prefeitura de Paço do Lumiar realizou a entrega de uma viatura que será utilizada para ronda escolar, que deve percorrer todo o município, garantindo mais segurança para as áreas escolares de Paço do Lumiar.

#Educação 19/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura esclarece destino do Fundeb em reunião nesta quinta-feira, 19, com profissionais da Educação

Parte dos profissionais da Educação de Paço do Lumiar reuniram-se na manhã desta quinta-feira (19) com a secretária municipal de Educação, Monique Carmona, e equipe técnica da SEMED para prestação de contas sobre o destino dos recursos do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no exercício do ano de 2022.

Além da secretária Monique Carmona, também participaram do encontro o assessor contábil da SEMED, André Maia; a presidente do CACS FUNDEB, Rosilene Silva; o presidente da Câmara dos Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Maru; os vereadores Fernando Feitosa, Miércio Martins e Wellington Sousa; a coordenadora do Sinproesemma, Jori Mary Souza; assessores jurídicos e parte dos profissionais da educação de Paço.

Em janeiro de 2023, o pagamento dos 70% do FUNDEB foi efetuado a todos os servidores da educação referente ao ano de 2022. O assessor contábil André Maia explica que em 2021 havia uma segregação de folhas, mas por conta de uma lei criada em dezembro do mesmo ano pelo FUNDEB, houve uma junção de todas as categorias.

"Em 2021 havia uma segregação de folhas de 70% e de 30% que neste ano de 2022 não teve, portanto, todos os profissionais da educação hoje encontram-se na categoria dos 70%, com exceção dos psicólogos e assistentes sociais, esse é um dos motivos do abono ter sido menor em relação ao ano anterior, por conta dessa alteração legal, esse foi um dos fatores determinantes. Aliado a isso, a prefeita Paula Azevedo (PCdoB) concedeu um reajuste de aproximadamente 34% no ano de 2022, tudo isso contribuiu para que o abono fosse menor em relação ao ano passado e ainda houve a progressão de todos os servidores do magistério com retroativos", explicou.

Após os esclarecimentos, André Maia analisou a reunião como satisfatória. "Diante do exposto, tivemos um retorno positivo por parte dos profissionais da educação. A gestão atingiu o percentual mínimo legal e pôde, com bases nos dados aqui apresentados, aplicar o abono aos profissionais e justificar o porquê da diferença desse abono com o anterior. Acredito que todos saíram com esse entendimento, pois esse é o nosso objetivo e nossa obrigação: garantir a transparência", concluiu.

A secretária de Educação, Monique Carmona, destacou o compromisso da Prefeitura de Paço do Lumiar com os servidores da Educação.

"A Prefeitura de Paço sempre foi referência em educação e é legitimada pela categoria. Todos reconhecem o trabalho da prefeita Paula Azevedo no sentido de valorizar o profissional e os investimentos dentro das escolas do município em toda a rede de ensino. Só temos que agradecer a oportunidade e a toda a categoria dos profissionais da educação", ressaltou a secretária Monique.

O professor Silvestre Neto afirmou após a reunião, que suas dúvidas foram sanadas. "Foi muito importante para que tivéssemos entendimento sobre o que de fato ocorreu. Minhas dúvidas em relação ao abono foram retiradas, Dr. André nos explicou que devemos ir ao Portal da Transparência para acompanhar tudo o que está acontecendo, farei uma busca dessas informações e passarei a acompanhar o destino dos recursos aplicados na educação", ressaltou.

#Educação 18/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura promove treinamento de servidores da Rede Municipal que trabalham diretamente com a manipulação de alimentos

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED,) promoveu na terça-feira, 17/01, um treinamento para servidores da Rede Municipal de Ensino, que trabalham diretamente com a manipulação dos alimentos nas escolas.

Com foco na "Higiene dos Utensílios e Equipamentos"; "Higiene Pessoal"; e na "Manipulação dos Alimentos", o treinamento, com carga horária de quatro horas, foi realizado na Unidade Escolar Professora Nadir Nascimento Moraes, no bairro Maiobão, e contou com a participação de mais de 50 pessoas.

As aulas foram ministradas por uma equipe de nutricionistas da SEMED: Ana Beatriz Dutra, Jéssica Santos, Rafaella Muniz, Shyrlen Nayara e Thaila Emanuelle. Ao final do curso, todos os participantes receberam certificados.

MELHOR RENDIMENTO

A merenda escolar é um dos alicerces do processo de aprendizagem, e nela estão contidos todos os subsídios nutricionais que possibilitarão melhor rendimento do aluno em sala de aula.

No Programa Nacional de Alimentação Escolar, os merendeiros desempenham papel fundamental, como colaboradores para melhoria da aprendizagem do estudante, e como agentes condutores das técnicas adequadas para o preparo da merenda e das informações sobre os bons hábitos alimentares.

#Educação 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Paço do Lumiar realizará Jornada Pedagógica 2023 nos dias 26 e 27 de janeiro

A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (SEMED) promoverá nos dias 26 e 27 de janeiro, a Jornada Pedagógica 2023. A abertura do evento será realizada no Clube da Assembleia Legislativa do Maranhão, localizado na Avenida I do bairro Maiobão.

A Jornada tem como principal objetivo acolher diversos profissionais da Educação e orientá-los sobre as principais ações planejadas para o ano letivo de 2023.

Nesta edição, o evento terá como tema "Educação em Movimento: desafios e possibilidades para garantia da aprendizagem", em que serão feitas discussões e reflexões sobre o atual cenário da educação luminense e seus desafios vivenciados após o retorno presencial.

Questões socioemocionais, combate à evasão escolar, inclusão, parceria com a família e o trabalho em rede, priorizando o sucesso no processo de ensino aprendizagem dos estudantes com ênfase na alfabetização, serão os principais temas abordados.

#Educação 09/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Inscrição para eleição do - CACS/FUNDEB Inscrição para eleição do - CACS/FUNDEB
#Educação 06/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Paula Azevedo faz visita técnica a escolas do município As visitas são para avaliar a possibilidade de implantação de um Colégio Militar no município de Paço do Lumiar
#Educação 21/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Representantes de Paço do Lumiar participam de encerramento do projeto Minha Escola Me Acolhe em São Luís

Acolher, ensinar e dialogar - esses são os pilares do projeto "Minha Escola Me Acolhe: violência de gênero não é normal", realizado no município de Paço do Lumiar, graças à parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher e as secretarias municipais de Educação e de Direitos Humanos de Paço do Lumiar.

O projeto acontece há quatro meses no município de Paço e em outros 19 municípios maranhenses; e tem como proposta despertar o diálogo dentro das escolas, sobre o tema violência contra a mulher. O encerramento do projeto aconteceu nesta terça-feira (20), no Edifício Nagib Haickel, no Jaracaty, e reuniu autoridades, gestores e alunos. Estes, são os chamados multiplicadores do projeto.

Em Paço do Lumiar, o projeto acontece no Colégio Militar 02 de julho (Unidade XII), no Paranã, com cerca de 10 alunos do 9º ano. Para a secretária municipal de Educação, Monique Carmona, o projeto encoraja e desperta alunos e professores ao diálogo sobre a violência contra a mulher.

"Essa pauta é de fundamental importância para ser discutida no ambiente escolar. Sabemos que os casos de mulheres que sofrem algum tipo de violência são recorrentes e precisamos despertar para o enfrentamento a esse tipo de violência. A melhor forma de fazermos isso é trabalhando a base, no ambiente escolar", ressaltou a secretária.

O projeto em Paço do Lumiar conta com duas monitoras - Rosianne de Jesus e Laís Alves. A coordenadora da Divisão de Diversidades Educacionais, Rosiane Silva de Jesus, caracteriza o projeto como um presente:

"Escolhemos o Colégio Militar para aplicação do projeto, pois lá tivemos 10 alunos que se tornaram multiplicadores, despertando, assim, outros alunos para o diálogo sobre violência de gênero. Isso é importantíssimo, pois, pela idade e identificação, os demais alunos acabam se envolvendo nessas ações", explica a coordenadora.

A assistente social da Coordenação da Mulher de Paço do Lumiar, Hélica Silva, enfatizou o caráter revolucionário desse projeto: "Ele é realmente muito impactante junto às famílias e comunidade escolar. Buscamos debater com os alunos todas as formas de violência, bem como sobre novas formas de socialização, para tentar romper com a estrutura de violência que ainda, neste tempo, enfrentamos", reforçou Hélica.

A multiplicadora e aluna da rede municipal de Educação, Thaismara Cristiny, disse que a experiência vivida nos últimos meses impactou muito em seu aprendizado, no entendimento de poder fazer suas próprias escolhas, sem interferências; sendo isso um direito seu. "Durante todo esse tempo, fizemos atividades e palestras, e espero que os novos alunos também aprendam, assim como eu, e passem a ser multiplicadores", assinalou a jovem estudante.

#Educação 15/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Gestores municipais participam de Prêmio de Gestão de Práticas Pedagógicas Eficazes 2022

Pela primeira vez em Paço do Lumiar, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove o Prêmio de Gestão de Práticas Pedagógicas Eficazes que tem como objetivo reconhecer o empenho de gestores e coordenadores escolares pelo trabalho realizado durante o ano letivo de 2022. As premiações aconteceram nos dias 14 e 15 de dezembro, na UEB Professora Nadir Nascimento de Moraes e reuniu 154 gestores dos polos I a XII.

A premiação aconteceu no ato de culminância dos Grupos de Trabalho (GT) realizados mensalmente. Os grupos de trabalho são oficinas em que gestores dialogam sobre a realidade das escolas, visando um trabalho coletivo e colaborativo. Fora os grupos de trabalho, a Secretaria Municipal de Educação também atua com formações continuadas, qualificando toda a equipe da educação luminense.

Para a coordenadora pedagógica, Paula Soares, esse prêmio demonstra o reconhecimento do trabalho de cada gestor e coordenador que está na linha de frente nas escolas e creches. "Nós preparamos esse momento muito especial para receber cada um(a) desses(as) profissionais. Sabemos que eles(as) lidam diariamente com os desafios de levar o conhecimento aos nossos estudantes e eles merecem todo reconhecimento por esse trabalho", enfatizou a coordenadora.

Quem participou do evento, diz ter muita gratidão pela iniciativa, que é coordenada pelo Departamento de Gestão e Coordenação Escolar. "Eu só tenho a agradecer a SEMED, não somente por esse certificado, mas também pelos GTs que têm nos ajudado a enfrentar os desafios do nosso ofício. Nesses grupos conseguimos compartilhar nossas situações e ouvir as experiências uns dos outros e assim aprendermos ainda mais" enfatizou a gestora da creche Sebastiana Sobreiro Oliveira, Delcimar Ferreira.

#Educação 07/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Paço do Lumiar recebe prêmio por triplicar metas de combate à evasão escolar

A terça-feira (06) foi de reconhecimento para a gestão pública de Paço do Lumiar. O município foi premiado entre os municípios maranhenses com maiores metas alcançadas de busca de estudantes ainda não matriculados e combate à evasão escolar. A premiação foi concedida durante o "Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Educação", promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB), e a secretária Municipal de Educação, Monique Saulnier estiveram presentes ao evento.

"Fico muito feliz em fazer parte desse momento importante da história de Paço do Lumiar, onde em meio a uma pandemia, conseguimos com muito esforço nos tornar referência no combate à evasão escolar e na busca ativa das crianças que ainda não estavam na escola", celebra a prefeita Paulo Azevedo. "Para o próximo ano faremos novos investimentos, a fim de aprimorar os indicadores de educação do município", reforça.

A secretária municipal de Educação, Monique Saulnier, destacou que a estratégia da "Busca Ativa" foi uma importante medida adotada no período mais crítico da pandemia, e celebra os resultados obtidos pelo setor de Educação de Paço do Lumiar mesmo diante dos enormes desafios surgidos no período. "A equipe da Secretaria Municipal de Educação foi a campo, fez o acompanhamento dos alunos através da chamada busca ativa, e com isso conseguimos triplicar a meta estabelecida pelo UNICEF (Fundo das Nações para a Infância), comemora a secretária. "Esse reconhecimento reflete todo um trabalho árduo que estamos fazendo não apenas este ano, em que tivemos a retomada presencial das aulas, mas desde o momento das aulas remotas, e no período mais crítico da pandemia", ressaltou.

Realizado em São Luís desde o início da semana, o "Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Educação, Planejando a Educação 2023", discutiu as metas e estratégias para melhorar a qualidade do ensino nos municípios maranhenses, fortalecendo a alfabetização e reduzindo ao máximo a evasão escolar. O evento foi encerrado nesta quarta-feira, 7.

#Educação 29/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Paço do Lumiar recebe premiação em Concurso de Desenhos

Através do Projeto Biblio Móvel da empresa BRK, diversas escolas do município de Paço do Lumiar receberam a premiação de mais de 500 livros paradidáticos pelo 4° Concurso de Desenhos. A primeira escola premiada foi a UEB Maria de Lourdes.

O projeto, que visa incentivar a leitura dos estudantes luminenses através da literatura brasileira, é uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e a empresa privada BRK Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto.

Para a diretora geral da escola, Larissa Rodrigues, o projeto buscou trabalhar de forma lúdica com os estudantes, e isso trouxe mais engajamento para novas atividades dentro da escola. "Nós abraçamos o concurso e trabalhamos com cada turma de forma engajada para que eles apresentassem seus desenhos o mais criativo possível. Foi muito gratificante concorrer e ganhar o concurso em primeiro lugar, como a escola que mais se empenhou pelo projeto", destacou a gestora escolar.

Segundo Hans Cutrim, analista de responsabilidade social da BRK Ambiental, o intuito do trabalho é desenvolver uma parceria em prol da educação com os municípios de atuação da empresa.

"Esse é o primeiro ano em que nós decidimos premiar a escola ao invés de apenas os alunos vencedores, para que mais crianças tivessem acesso às premiações. A forma que encontramos foi os livros, como meio atemporal de preservar esse momento e também como incentivo à leitura", comentou.

Em Paço do Lumiar, outras três escolas também venceram o concurso, UEB Vereador Almeida, UEB Prof. José Maria Ramos Martins e UEB Vereador Raimundo Romualdo, que serão contempladas com 500 livros cada uma.

#Educação 18/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 1° Festival de Música Estudantil "Canta Nossa Terra" premia estudantes luminenses 1° Festival de Música Estudantil "Canta Nossa Terra" premia estudantes luminenses
#Educação 20/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Paço do Lumiar Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Paço do Lumiar
#Educação 27/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA É INAUGURADO PARA ATENDER CRIANÇAS DA VILA SÃO JOSÉ II PROJETO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA É INAUGURADO PARA ATENDER CRIANÇAS DA VILA SÃO JOSÉ II
#Educação 20/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PAÇO DO LUMIAR GANHA DESTAQUE NO ÚLTIMO IDEB PAÇO DO LUMIAR GANHA DESTAQUE NO ÚLTIMO IDEB
#Educação 20/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PAÇO DO LUMIAR GANHA DESTAQUE NO ÚLTIMO IDEB PAÇO DO LUMIAR GANHA DESTAQUE NO ÚLTIMO IDEB
#Educação 01/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED oferece curso de Libras gratuito voltado para servidores do município SEMED oferece curso de Libras gratuito voltado para servidores do município
#Educação 26/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Paço do Lumiar recebe projeto alusivo ao 'Agosto Lilás' Paço do Lumiar recebe projeto alusivo ao 'Agosto Lilás'
#Educação 05/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO APROVADO REAJUSTE SALARIAL PARA MERENDEIRAS DE PAÇO DO LUMIAR APROVADO REAJUSTE SALARIAL PARA MERENDEIRAS DE PAÇO DO LUMIAR
#Educação 24/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 024/2022 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 002/2021/SEMED EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 024/2022 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 002/2021/SEMED
#Educação 19/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 021/2022 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 002/2021/SEMED PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 002/2021/SEMED
#Educação 28/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PAÇO DO LUMIAR RECEBE III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PAÇO DO LUMIAR RECEBE III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
#Educação 27/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Projeto de Lei que prevê aumento de 33,24% para professores de Paço do Lumiar é debatido na Câmara de Paço do Lumiar nes Projeto de Lei que prevê aumento de 33,24% para professores de Paço do Lumiar é debatido na Câmara de Paço do Lumiar nesta segunda (28)
#Educação 24/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FAZ AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR  SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FAZ AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR 
#Educação 20/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA ENTREGA MAIS DE TRÊS MIL KITS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARA FAMÍLIAS DE ESTUDANTES DO MUNICÍPIO PREFEITURA ENTREGA MAIS DE TRÊS MIL KITS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARA FAMÍLIAS DE ESTUDANTES DO MUNICÍPIO
#Educação 24/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO: Prefeitura de Paço do Lumiar anuncia pagamento de progressões EDUCAÇÃO: Prefeitura de Paço do Lumiar anuncia pagamento de progressões
#Educação 26/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educadores da rede de ensino de Paço do Lumiar recebem prêmio Educador de Valor Educadores da rede de ensino de Paço do Lumiar recebem prêmio Educador de Valor
#Educação 25/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Paço do Lumiar inicia a 2° etapa de distribuição da ‘Feirinha na Escola' Prefeitura de Paço do Lumiar inicia a 2° etapa de distribuição da ‘Feirinha na Escola'
#Educação 10/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED PROMOVE ENCONTRO PEDAGÓGICO PARA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DO MUNICÍPIO SEMED PROMOVE ENCONTRO PEDAGÓGICO PARA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DO MUNICÍPIO
#Educação 09/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MAIS UM EQUIPAMENTO DE FOMENTO A EDUCAÇÃO EM PAÇO DO LUMIAR MAIS UM EQUIPAMENTO DE FOMENTO A EDUCAÇÃO EM PAÇO DO LUMIAR
#Educação 02/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FEIRINHA NA ESCOLA ESTIMULA A AGRICULTURA FAMILIAR EM PAÇO DO LUMIAR FEIRINHA NA ESCOLA ESTIMULA A AGRICULTURA FAMILIAR EM PAÇO DO LUMIAR
#Educação 30/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE DIÁLOGO ABERTO COM SINPROESEMMA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE DIÁLOGO ABERTO COM SINPROESEMMA
#Educação 28/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Parceria entre Prefeitura de Paço do Lumiar e IESF garante acesso ao ensino superior para servidores Parceria entre Prefeitura de Paço do Lumiar e IESF garante acesso ao ensino superior para servidores
#Educação 21/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPAÇOS DE LEITURA DE PAÇO DO LUMIAR GANHAM ACERVO BIBLIOGRÁFICO E KITS DE MATERIAL ESCOLAR ESPAÇOS DE LEITURA DE PAÇO DO LUMIAR GANHAM ACERVO BIBLIOGRÁFICO E KITS DE MATERIAL ESCOLAR
#Educação 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 002/2021/SEMED EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 002/2021/SEMED
#Educação 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONFORME EDITAL Nº 002/2021. RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONFORME EDITAL Nº 002/2021/SEMED
#Educação 25/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONFORME EDITAL Nº 002/2021/SEMED EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONFORME EDITAL Nº 002/2021/SEMED
#Educação 24/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ERRATA DO RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS INTERPOSTOS DA ETAPA DE DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO ERRATA DO RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS INTERPOSTOS DA ETAPA DE DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONFORME EDITAL Nº 002/2021/SEMED
#Educação 19/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS INTERPOSTOS DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS INTERPOSTOS DA ETAPA DE DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONFORME EDITAL Nº 002/2021/SEMED
#Educação 12/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONFORME EDITAL Nº 002/2021/SEMED DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONFORME EDITAL Nº 002/2021/SEMED
#Educação 07/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Alteração de datas no Cronograma do Processo Seletivo Simplificado referente ao Edital Nº 02/2021/SEMED/PL Alteração de datas no Cronograma do Processo Seletivo Simplificado referente ao Edital Nº 02/2021/SEMED/PL
#Educação 01/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ERRATA ao EDITAL nº 002/2021/SEMED/PL A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, publica a presente ERRATA ao EDITAL nº 002/2021/SEMED/PL
#Educação 23/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01-2021 EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01-2021
#Emprego 23/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONFORME EDITAL Nº 002/2021/SEMED DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONFORME EDITAL Nº 002/2021/SEMED
#Emprego 16/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Aviso de prorrogação da divulgação do resultado. Aviso de prorrogação da divulgação do resultado.
#Educação 19/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA E CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFISSIONAIS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA E CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFISSIONAIS PARA ATENDIMENTO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
#Educação 11/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMEÇA A JORNADA PEDAGÓGICA 2021 EM PAÇO DO LUMIAR  COMEÇA A JORNADA PEDAGÓGICA 2021 EM PAÇO DO LUMIAR 
#Educação 05/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 001/2021 - COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS DO MARANHÃO 2 DE JULHO (UNIDADE XII) EDITA AS NORMAS E TORNA PÚBLICO O PROCESSO INSCRIÇÃO E SORTEIO PÚBLICO ELETRÔNICO PARA INGRESSO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO-UNIDADE XII (PAÇO DO LUMIAR).
#Educação 01/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO UNIDADES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PAÇO DO LUMIAR RECEBEM PROJETO DE EDUCAÇÃO EM AGRICULTURA SUSTENTÁVEL UNIDADES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PAÇO DO LUMIAR RECEBEM PROJETO DE EDUCAÇÃO EM AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
#Educação 19/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA INAUGURA PÓLO DA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE DE PAÇO DO LUMIAR NA VILA CAFETEIRA PREFEITURA INAUGURA PÓLO DA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE DE PAÇO DO LUMIAR NA VILA CAFETEIRA
#Educação 19/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL ENTREGA COLÉGIO MILITAR EM PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA MUNICIPAL ENTREGA COLÉGIO MILITAR EM PAÇO DO LUMIAR
#Infraestrutura 04/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA VISTORIA REFORMAS DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PAÇO DO LUMIAR  PREFEITURA VISTORIA REFORMAS DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PAÇO DO LUMIAR 
#Educação 29/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Paço do Lumiar: prefeitura lança projeto “Paço Educando em Casa” Paço do Lumiar: prefeitura lança projeto “Paço Educando em Casa”
#Educação 07/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE AULAS ONLINE PARA ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE AULAS ONLINE PARA ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE
#Educação 27/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR FAZ USO DE TECNOLOGIAS PARA INTERAGIR COM ESTUDANTES DA REDE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR FAZ USO DE TECNOLOGIAS PARA INTERAGIR COM ESTUDANTES DA REDE
#Educação 19/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO REFERENTE À RENOVAÇÃO DO CONVÊNIO COM A FACULDADE IESF NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO REFERENTE À RENOVAÇÃO DO CONVÊNIO COM A FACULDADE IESF
#Educação 14/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA SEGUE COM REFORMAS DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE BAIRROS E COMUNIDADES As obras estão acontecendo em 16 escolas da rede municipal de ensino
#Educação 21/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DE PAÇO DO LUMIAR TERÃO PISO SALARIAL SUPERIOR AO NACIONAL. PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DE PAÇO DO LUMIAR TERÃO PISO SALARIAL SUPERIOR AO NACIONAL.
#Educação 20/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFFEITURA REALIZA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO As vagas são para Monitor de Transporte Escolar, Motorista e e Auxiliar de Desenvolvimento Infantil
#Educação 07/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JORNADA PEDAGÓGICA 2020 ACONTECE EM PAÇO DO LUMIAR JORNADA PEDAGÓGICA 2020 ACONTECE EM PAÇO DO LUMIAR
#Educação 22/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO RONDA ESCOLAR, EM PARCERIA COM A POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO RONDA ESCOLAR, EM PARCERIA COM A POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO
#Educação 20/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DÁ INÍCIO AO ANO LETIVO DA NOVA TURMA DA UNITI EM PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA DÁ INÍCIO AO ANO LETIVO DA NOVA TURMA DA UNITI EM PAÇO DO LUMIAR
#Educação 30/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Professores da Rede Municipal de Ensino recebem abono salarial Professores da Rede Municipal de Ensino recebem abono salarial
#Educação 27/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Paço do Lumiar pagará abono salarial a professores da Rede Municipal Prefeitura de Paço do Lumiar pagará abono salarial a professores da Rede Municipal de Ensino
#Educação 16/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA DIA "P" DE EDUCAÇÃO. PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA DIA "P" DE EDUCAÇÃO.
#Prefeita 13/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR FORMA SEGUNDA TURMA DA UNITI. PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR FORMA SEGUNDA TURMA DA UNITI.
#Educação 10/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Paço do Lumiar dialoga com merendeiros e garante reajuste salarial. Prefeitura de Paço do Lumiar dialoga com merendeiros e garante reajuste salarial.
#Educação 19/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Programa Nacional de Alimentação Escolar do Governo Federal contempla 89 escolas de Paço do Lumiar Programa Nacional de Alimentação Escolar do Governo Federal contempla 89 escolas de Paço do Lumiar
#Tecnologia 14/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Paço do Lumiar realiza 2° Semana de Ciência e Tecnologia, com tema "De Bem com o Meio Ambiente" Prefeitura de Paço do Lumiar realiza 2° Semana de Ciência e Tecnologia, com tema "De Bem com o Meio Ambiente"
#Educação 25/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Paço do Lumiar lança projeto “Laboratório de Ciência e Tecnologia” e entrega kits esportivos nas escolas. Prefeitura de Paço do Lumiar lança projeto “Laboratório de Ciência e Tecnologia” e entrega kits esportivos nas escolas.
#Educação 22/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITA EM EXERCÍCIO DE PAÇO DO LUMIAR VISITA ESCOLAS NA ZONA RURAL. PREFEITA EM EXERCÍCIO DE PAÇO DO LUMIAR VISITA ESCOLAS NA ZONA RURAL.
#Educação 13/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PAÇO DO LUMIAR REFORÇA METAS DE CRESCIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO. O secretário municipal de educação de Paço do Lumiar, Marcos Ferreira, juntamente com lideranças da educação no município e gestores de São José de Ribamar, Raposa e Alcântara, participaram de uma reunião na tarde desta quinta-feira, 12 de setembro, na Unidade Regional de Educação, na Vila Palmeira, em São Luís para traçar metas referentes à redução da evasão escolar e crescimento dos índices da educação básica (IDEB) nos municípios, como meta do programa estadual Escola Digna, referente ao Pacto Estadual pela Aprendizagem, do governo do estado, em parceria com a união nacional dos dirigentes municipais de educação, e o Fundo das Nações Unidas pela Educação (Unicef).

O secretário de Educação de Paço do Lumiar, Marcos Ferreira falou do compromisso firmado com o estado e com a população.

"A gente está aqui porque queremos reforçar o compromisso com o programa Escola Digna, nós em Paço temos que oferecer qualidade e isso não passa só pela estrutura física, temos que ter parceiros", afirmou ele.

A gestora da Unidade Regional de Educação em São Luís Adelaide Diniz Coelho falou do avanço proporcionado pelo pacto

" A pactuação pelo estado é um avanço no atendimento às necessidades da educação no Maranhão, é um esforço coletivo de todas as redes, envolvidas em melhorar os índices de educação", disse a gestora.
#SetembroAmarelo 12/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PACIENTES DO CAPS MAIOBÃO PARTICIPAM DE DIÁLOGO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO. O evento é parte da campanha nacional Setembro Amarelo.
#Educação 12/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FAZ VISITA TÉCNICA NA ESCOLA UEB TIA MARLY. Colocada como prioridade na gestão da prefeita, Paula Azevedo(SD), a relação e a comunicação com as escolas da rede municipal de ensino é uma determinação do governo, para que, de fato, a administração possa, progressivamente, atender as demandas e dialogar com a comunidade educativa, sobre o projeto pedagógico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Nessa perspectiva, na manhã desta quinta-feira,12, o secretário de Educação, Marcos Ferriera, acompanhado de uma equipe composta por profissionais da SEMED, realizou uma visita técnica na UEB Tia Marly, localizada na Comunidade Pedro Careca.

Segundo o Secretário de Educação Marcos Ferreira, a ação é uma estratégia de acompanhamento, que tem por objetivo aproximar toda a equipe da Semed das unidades escolares.

“Já visitamos escolas na Pindoba, no Maiobão e em diversas comunidades. Essas visitas serão realizadas constantemente, tanto nas escolas da zona rural, quando da zona urbana, onde acompanharemos in loco o trabalho que está sendo realizado pelos gestores e professores junto aos alunos e a comunidade. A nossa ida a estas unidades de ensino, além de nos permitir esse acompanhamento, tem como finalidade conhecer de perto os desafios enfrentados diariamente pelo corpo escolar e assim, planejar e executar ações e projetos para melhorar a educação luminense" disse o secretário.
#Atendimeto 10/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação informa A Secretaria Municipal de Educação informa que a partir do dia 16 de setembro, os atendimentos ao público externo acontecerão no turno vespertino das 13h às 17h. Pela manhã o funcionamento será apenas interno.
#Educação 10/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Prefeita Paula Azevedo recebe a nova Secretária Adjunta da pasta, Bruna Alencar. Na manhã desta terça-feira,10, durante um divertido café, na Secretaria Municipal de Educação, a prefeita em exercício Paula Azevedo(SD),o secretário municipal de Educação Marcos Ferreira e os funcionários da SEMED, receberam a nova Secretária Adjunta da pasta, Bruna Alencar.
#Emprego 10/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO O TRABALHO CONTINUA! O TRABALHO CONTINUA!
#Visita 06/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Paula Azevedo visita UEB Benjamin Peixoto e entrega certificado a alunos A prefeita em exercício Paula Azevedo (SD) visitou, na tarde desta quinta-feira, cinco de setembro, a UEB Benjamin Peixoto, que fica na Pindoba, para parabenizar alunos e professores pelo excelente trabalho que tem sido realizado.

A escola, que tem 252 alunos, foi premiada com o terceiro lugar no Maranhão da Olimpíada Brasileira de Geografia, que contou com mais de nove mil equipes inscritas.

Três alunos do nono ano participaram da competição e receberam o certificado das mãos da prefeita, que se mostrou emocionada com a conquista.

O professor responsável por inscrever os alunos na Olimpíada, Sérgio Henrique, destacou a importância da participação dos estudantes. "Eles tiveram a oportunidade de responder questões bem variadas. Foi uma colaboração muito significativa. Eu os auxiliei na resolução das perguntas e eles tiveram uma ótima pontuação, trazendo orgulho para nossa escola e para o município de Paço do Lumiar", ressaltou.

Além da Olimpíada de Geografia, a escola participou da Olimpíada de Língua Portuguesa e está participando da Olimpíada de Matemática. 17 alunos vão para a segunda etapa, que ocorrerá no dia 28 de setembro.

A prefeita Paula Azevedo aproveitou a visita para conhecer outros projetos desenvolvidos pelos gestores e, mais uma vez, agradecer o empenho no desfile cívico na abertura das atividades em comemoração à semana da pátria, do qual a escola participou. "Foi um momento único, lindo e gratificante. É necessário valorizar este momento, que não pode passar despercebido. Só tenho a agradecer aos gestores e à equipe da Secretaria Municipal de Educação", reiterou a prefeita.
#Desfile 06/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ALUNOS DA COMUNIDADE PAU DEITADO EM PAÇO DO LUMIAR REALIZAM DESFILE CÍVICO. Os moradores do bairro Pau Deitado em Paço do Lumiar, pararam na tarde desta quinta-feira,5, para verem de perto o desfile cívico de escolas das proximidades. O desfile aconteceu em alusão ao dia 7 de Setembro, data em que se comemora a independência do Brasil. Vale ressaltar que em outras comunidades, como Mojó e Mocajutuba esse momento se repetiu.

Este ano a prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(SD), decidiu fazer uma semana da Pátria diferente, resgatando a tradição dos desfiles nas próprias comunidades.

" Resolvemos comemorar essa data de maneira diferente, começando com um desfile cívico emocionante na sede de Paço do Lumiar, coisa que nunca tinha acontecido. Durante toda semana diversas atividades foram realizadas nas escolas e optamos por deixar cada polo educacional, desfilar na comunidade onde é inserida, para envolver toda comunidade neste ato de civismo. O bairro do Pau Deitado está de parabéns pela iniciativa, eu fiquei emocionada diante a tanta beleza. Quero agradecer os professores e gestores pelo empenho e tambem os alunos pela dedicação" disse a prefeita.

Desfilar perto de casa, dos amigos e familiares foi diferente e prazeroso para os estudantes, que se sentiram honrados com a presença massiva do público. Segundo a estudante Lia Raquel, de 11 anos, a experiência chegou a dar frio na barriga." Eu fiquei nervosa no início, porque é a primeira que a gente desfila aqui no bairro, onde todo mundo conhece a gente, eu senti um frio na barriga mas eu estava tão feliz e orgulhosa de poder participar que passou rapidinho(risos)" descartou a jovem.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Marcos Ferreira, as mudanças nas comemorações do 7 de Setembro teve o intuito de resgar uma tradição que vem perdendo força

"Decidimos resgatar os desfiles nas comunidades, depois que percebemos que essa tradição estava caindo no descaso e que estava aumentando a desvalorização das relações familiares e o desinteresse da população pelas questões políticas do nosso país. Como educadores e formadores de opinião, achamos importante valorizarmos o nosso passado, para podermos construir um futuro com cidadãos bem mais esclarecidos”, salientou o secretário.
#Educação 05/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO "EDUCAR PRA VALER" DE SOBRAL CONTINUA EM PAÇO DO LUMIAR. Mais um importante passo foi dado na manhã desta quarta-feira,4,para assegurar uma educação de qualidade aos estudantes de Paco do Lumiar. A prefeita em exercício, Paula Azevedo(SD), reafirmou o compromisso, com Associação Bem Comum, que oferece ao município o projeto Educar pra Valer(EpV), que tem como finalidade apoiar a implementação de boas práticas de gestão, tendo como base os resultados obtidos no município de Sobral, no Ceará.

O Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a Associacao Bem Comum, foi assinado no ano passado. O problema é que o projeto não estava sendo devidamente executado, alguns entraves, como a falta de material para os educadores colocarem em prática as atividades do programa e a não aplicação das provas de avaliação dos alunos, atrapalharam os resultados.

Esses problemas foram pontuados durante uma reunião na sede da Semed, no conjunto maiobão, entre a chefe do executivo,o Secretário Municipal de Educação, Marcos Ferreira e as duas coordenadoras estaduais do projeto, Roberta César e Aurilene Marcelo.

A prefeita Paula afirmou na ocasião, que educação em sua gestão é prioridade e por isso fez questão de receber pessoalmente a equipe de Sobral.

“O estado do Ceará tem um dos melhores níveis de aprendizagem do país e Sobral traz nota 9.1 no último Ideb. Queremos que Paço do Lumiar avance também e por isso é importante nos espelharmos em experiências exitosas. Eu estou aqui a disposição, disposta a fazer de tudo para que esse projeto seja um sucesso em nosso Município, eu entendo que educação não é só oferecer merenda, kit escolar e estrutura qualificada. Educação é fazer com que as nossas crianças de fato aprendam”, concluiu a prefeita.

Uma das coordenadoras Estaduais do Educar pra Valer, a Aurilene Marcelo , explicou sobre o programa, sobre a experiência de Sobral e sobre a importância de cumprir corretamente o cronograma do projeto.

“A adesão de Paço do Lumiar ao programa não representa nenhum custo para o município, isso porque a Associação Bem Comum conta com apoio da Fundação Lemann na execução do EpV, que tem como inspiração os resultados e, sobretudo, os processos que foram implementados em Sobral e no estado do Ceará, mas precisamos da contrapartida do Município, precisamos que o projeto funcione da forma como idealizamos. Paço do Lumiar tem tudo para ser referência do EpV no estado do Maranhão”, pontuou a coordenadora.

Para o secretário municipal de educação, investir no pedagógico e na valorização do educador é essencial.

" São dois pontos primordiais, primeiro o
educador precisa ser valorizado não só por compartilhar conhecimento, mas por ser um estimulador que guia os alunos na construção de seus próprios conceitos, valores, atitudes e habilidades. Já o pedagógico é o coração da escola e pode ser percebido ao longo do tempo, com os resultados dos métodos implementados, que refletem diretamente no processo de ensino-aprendizagem" disse o secretário.
www.pacodolumiar.ma.gov.br
Emitido dia 19/04/2024 às 11:02:05