CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Desenvolvimento 27/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Avanços na área de assistência social é apresentado em entrevista no Band Cidade
Ainda repercutem as informações e dados positivos, divulgados pela titular da pasta de
Desenvolvimento Social, em Paço do Lumiar, secretária Suely Abreu, durante entrevista 
concedida ao jornal BANDCIDADE da TV Band Maranhão, na quinta-feira (25). Em conversa direta com a apresentadora Daniela Bandeira, a
secretária falou das  realizações da prefeitura Municipal de Paço  do Lumiar, nos últimos 11 meses, período que está  à frente do órgão que integra a estrutura governamental da prefeita Paula Azevedo (PCdoB).  

Entre as falas, evidenciou-se entre outros assuntos, a entrega do Centro POP (equipamento inaugurado em julho deste ano para atender e prestar suporte  emocional, jurídico e social às pessoas  em situação  de rua no município). Juntamente  com a entrega do prédio da nova Agência do SINE de Paço do Lumiar (localizada na av.13, no Maiobão), que cadastra, avalia e encaminha candidatos para entrevistas e vagas de trabalho e emprego contidas no banco de dados deste órgão. 

Após pergunta da apresentadora,  Suely,  ainda comentou outra grande façanha, a efetivação do 2? Conselho Tutelar (CT2)  implantando em plena sede do município, com prédio abrigo,  estrutura  de  equipamentos (mobília, computadores, celular  e veículo para transporte), que atuará em conjunto  com o o CT-I (Conselho Tutelar -I) que também, recebeu novo  prédio no Maiobão.  

Os conselhos são parceiros na defesa dos direitos da infância de nossas crianças.       "A implantação do 2? CT, é uma vitória  de toda sociedade que só se concretizou nesta atual gestão", registrou ela. 
Em tempo de TV reduzido, a sagacidade  da gestora ainda permitiu  relembrar  a entrega recente da “Casa dos Conselhos” ligados à SEMDES, participação e apoio na XI - Conferência da Assistência Social, implantação do programa “Família Acolhedora”.  

Somadas a isso, as ações pontuais e corriqueiras foram faladas, tais como, entrega de Cestas Verdes e proteína animal (frango e peixe), para famílias atendidas pelo CRAS, por meio de parceria com a pasta da agricultura via PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), entregas de Kits Natalidade (kit enxoval) intensificadas, ações do CADÚNICO ITINERANTE com atendimentos dentro das comunidades, entrega de peixes na semana santa (8 toneladas) e  é claro a cereja do bolo, início das atividades no “PAÇO EM AÇÃO!”.                        

" Estamos na 6ª edição levando  serviços para  população, com ações coordenadas e cumpridas em conjunto com todas as secretária da gestão Paula  Azevedo. É importante dizer que, parte delas, partem de indicação  do nosso Legislativo, que sempre contribuiu  apontando medidas e soluções em situação  de parcerias efetivas na intenção de melhorar a atuação Municipal e dar maior resposta para os anseios  e necessidades da população".
#Desenvolvimento 27/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Desenvolvimento e cidadania: a gestão eficaz de Suely Abreu na SEMDES
Comprometida com uma gestão participativa, inclusiva e democrática, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) continua intensificando suas ações para promover os melhores resultados na área.

Prova disso, é que a SEMDES, sob comando da secretária Suely Abreu, está presente em várias frentes de trabalho, interligada a todas as secretarias, implementado com eficiência e eficácia as ações da Prefeitura de Paço do Lumiar.

No "Paço em Ação", por exemplo, a pasta vem oferecendo serviços públicos ágeis e eficientes para a população. A propósito, é o setor mais procurado do evento. O morador, praticamente atendido na porta de casa, pode atualizar benefícios ligados ao Cadastro Único para benefícios sociais (CadÚnico), entre eles, Bolsa Família, Tarifa Social, BPC e muito mais. Na inauguração do Ecoponto Tambaú, a SEMDES estava lá, presente, atuando em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semap) e ofertando serviços socioassistenciais. 

Segundo a secretária Suely Abreu, a boa gestão dos recursos disponíveis para a assistência social significa atender mais e melhor o povo. "A nossa pasta tem um papel fundamental no atendimento aos mais vulneráveis, que é garantir a ales acesso aos direitos sociais. Cumprimos à risca determinação da prefeita Paula Azevedo, de construir e trabalhar em conjunto com outras secretarias, disponibilizando serviços de qualidade na proteção social básica e especial para a família", ressaltou.
#Desenvolvimento 11/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura entrega nova estrutura para abrigar “Casa dos Conselhos”.

Após ajustes e adequações a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), entregou na tarde desta quinta-feira (11), novo prédio que abrigará a estrutura da Casa dos Conselhos, que deixa a antiga localização no conjunto Jaguarema, e passa a ocupar endereço na Avenida, 13, Quadra A- N° 37, no Maiobão.

A responsável pela pasta do Desenvolvimento Social, Suely Abreu, destacou que a mudança oferece amplas condições de trabalho aos conselheiros, com salas identificadas por conselho, recepção, sala de reunião e outras dependências.

"É uma estrutura melhor dividida, mais visível e acessível para quem precisar procura-la. Está localizada na rota de vários ônibus coletivos, em avenida que também concentra outros órgãos públicos, serviços e empresas privadas. Pontos positivos que se traduzem em agilidade e eficiência por parte dos membros e benefícios direcionados à sociedade", disse a secretária.

No local estão instalados quatro Conselhos: da Pessoa Idosa (CMI), de Segurança Alimentar (COMSEA), da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o de Assistência Social (CMAS). Todos, como esclarece o sr. Noel de Lima, presidente CMAS, com uma missão muito especial. Os Conselhos têm como principal função fiscalizar e fomentar, junto à administração municipal, por meio da pasta do Desenvolvimento Social, a ampla execução de políticas públicas direcionadas ao provimento de ações neste sentido, voltadas a estas populações.

A secretária Adjunta da pasta do Desenvolvimento, Gracilda Silva, destaca que a importância de se promover melhores condições para que os órgãos e seus membros passam atuar, é parte fundamental nas atividades do controle social.

"Este instrumento contribui também para o fortalecimento e implementação de políticas públicas diversas em nosso município", resumiu.

#Desenvolvimento 10/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Casa dos Conselhos será entregue oficialmente nesta quinta-feira

A Prefeitura de Paço do Lumiar entrega, oficialmente, às 15:00hs desta quinta-feira(11), o novo prédio da Casa dos Conselhos, que fica na Avenida, 13, Quadra A- N° 37, no Maiobão.

O local abrigará ao todo os quatro conselhos ligados à estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, são eles: da Pessoa Idosos (CMI), de Segurança Alimentar (COMSEA), da Criança e do Adolescente (CMDCA), e de Assistência Social (CMAS).

A mudança da antiga localização no Conjunto Jaquarema (Parana), para uma das principais avenidas do Maiobão, tem como meta tornar o órgão mais acessível, e dar maior visibilidade para os conselhos.

Além disso, a estrutura preparada reúne melhores condições de trabalho aos conselheiros, com uma melhor divisão de salas identificadas por conselho, recepção ampla para quem precisar procurar o órgão, sala de reunião e é claro melhor acessibilidade pelo fato de estar localizada em uma das avenidas mais movimentadas de Paço do Lumiar, rota de vários ônibus coletivos e que reúne também outros órgãos públicos, serviços e empresas privadas.

"A nova Casa dos Conselhos proporciona além de melhores condições para os integrantes, valorização dos órgãos, que se reverte também em maior agilidade e eficiência por parte dos membros, benefícios direcionados à sociedade", equalizou a secretária, Suely Abreu, responsável pela pasta do Desenvolvimento Social.

A Casa dos Conselhos é um espaço democrático para discutir, fiscalizar as ações da gestão, fomentar políticas públicas e ações junto à administração municipal, por meio da SEMDES, pasta à qual a Casa está diretamente ligada.

#AssistênciaSocial 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Casa dos Conselhos passará a funcionar no Maiobão A Prefeitura está finalizando os ajustes nas novas instalações da “Casa dos Conselhos”, ligada à SEMDES, que vai funcionar na Av. 13, no Maiobão.
#Desenvolvimento 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Casa dos Conselhos passará a funcionar no Maiobão

A Prefeitura de Paço do Lumiar, está finalizando os ajustes nas novas instalações da "Casa dos Conselhos", ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), que vai funcionar na Av. 13, no Maiobão.

O local vai entrar em plena atuação nesta próxima semana, e abrigará ao todo os quatro conselhos ligados à estrutura da secretaria, são eles: da Pessoa Idosa (CMI), de Segurança Alimentar (COMSEA), Criança e do Adolescente (CMDCA), e de Assistência Social (CMAS). A mudança da antiga localização no Conjunto Jaquarema

(Parana), þara uma das principais avenidas do Maiobão, tem como meta, tornar o órgão mais acessível, e dar maior

visibilidade para os conselhos.

De acordo com a secretária da SEMDES, Suely Abreu, a

importância de se promover melhores condições para que os órgãos e seus membros passom atuar, é parte fundamental nas atividades do controle social. "Propiciar maior conforto e a funcionalidade deste instrumento contribui também para o fortalecimento e o embasamento das discussões na construção de políticas públicas diversas. Apoiar as lutas por mais direitos e para o fortalecimento dessas políticas públicas e sociais no município é dever da gestão e imprescindível para o bom andamento e resultados", declarou Suely Abreu.

FUNÇÃO PRECÍPUA:

Os Conselhos têm como principal função fiscalizar e fomentar, junto à administração municipal, por meio da pasta do Desenvolvimento Social, a ampla execução de políticas públicas direcionadas ao provimento de ações neste sentido, voltadas a estas populações.

#Desenvolvimento 27/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura vai distribuir 8 toneladas de peixes em Paço do Lumiar.

Com muito planejamento e organização, a prefeitura de Paço do Lumiar, preparou a tradicional entrega de pescado durante a Semana Santa. A ação, que vai acontecer amanhã(28), além de focar essencialmente em famílias que se enquadram em situação de risco e em extrema vulnerabilidade social visa, também, garantir a tradição para católicos de não consumir carne durante o período da quaresma e nos dias pontuais da semana santa.

Ao todo está prevista a distribuição de 8 toneladas de pescado. A organização e logística está sendo comandada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), visando atender o maior número de famílias em diversas comunidades do município. A titular da pasta Suely abreu, explica que a ideia é garantir que o peixe chegue na mesa de quem mais precisa.

"A distribuição vai beneficiar aqueles que não possuem condições financeiras de comprar o pescado na sexta-feira santa, dia emblemático para quem segue a tradição", diz ela.

Para cumprir essa tarefa a prefeitura, através das equipes da secretaria está colocando em campo toda uma estrutura necessária e ainda conta com a solidariedade de voluntários de outras pastas.

Soma-se a quantidade a ser entregue amanhã, a distribuição de forma antecipada de pescado, nas dependências do SCFV da Vila Cafeteira, para famílias atendidas pelos equipamentos do Centro de Referência e Assistência Social - CRAS, realizada na tarde da terça-feira (26), por meio do PAA, quando 320 famílias atendidas por estes equipamentos (CRAS Morada do Bosque, Tambaú e Maiobão), receberam peixe fresquinho.

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB), falou da alegria em garantir alimento de qualidade à população nesta Páscoa.

"É com grande alegria, satisfação e comprometimento que estamos fazendo essas distribuições neste período de Páscoa ajudando de fato famílias a ter o peixe no prato", declarou.

#Desenvolvimento 27/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES e SEMAPA mantém tradição da Semana Santa e entrega mais de 1.000 quilos de peixe

NNa tarde desta terça-feira (26), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio das Secretarias Municipais, SEMDES (Desenvolvimento Social) e SEMAPA (Agricultura, Pesca e Abastecimento), realizou entrega de peixes para as famílias atendidas pelo CRAS (Morada do Bosque, Tambaú e Maiobão). Ao todo foram distribuídos 1.100kg de tilápias.

A distribuição foi comandada pela prefeita Paula Azevedo(PCdoB), na companhia da secretária de Desenvolvimento Social, Suely Abreu, da adjunta da pasta Gracilda Silva, do secretario adjunto da Semapa, Genilson Ramos. A entrega também foi prestigiada pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Jorge Marú.

Foram dois os pontos de concentração (CRAS Morada do Bosque e SCFV na Cafeteira), para repasse das sacolas aos beneficiados. Em período emblemático da Semana Santa, em alguns casos, o pescado que foi parar na mesa de famílias em situação de vulnerabilidade e risco alimentar também funciona como manutenção da tradição católica.

As amigas Diná Cantanhede (85) e Marinalva Costa (77), estiveram juntas no CRAS morada para receber o pescado. Ambas frisaram a importância deste ato.

"Nem todos podem comprar! Então vai ajudar muito" disse dona Diná. "Tenho vários netinhos que moram comigo. Não tenho palavras para agradecer nossa prefeita" completou Marinalva.

Oriundo de compras via programa PAA, junto a produtores luminenses, outro fator louvável é o fato da aquisição contribuir para a geração de renda e economia local. "Muito feliz em fazer essa entrega com toda a equipe das secretárias envolvidas, tanto pelo fato de ser um produto genuinamente produzido aqui em paço, mas principalmente por ajudar a levar o peixe ao prato destas famílias", declarou a prefeita Paula Azevedo que aproveitou pra já desejar aos presentes uma "feliz Pascoa!".

#Desenvolvimento 19/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CESLUM comemora dia da artesã e artesãos em Paço do Lumiar

Nesta terça-feira (19), a prefeitura de Paço do Lumiar, por meio das ações da SEMDES, a partir do Centro de Economia Solidária (CESLUM), promoveu uma exposição para marcar o "Dia das Artesãs e dos Artesãos" comemorado hoje(19). A mostra de peças confeccionadas em Paço do Lumiar, aconteceu em frente ao prédio que abriga o Centro e também a Agência do SINE de Paço do Lumiar, na Av. 13, no Maiobão.

Devido o mês de março ser dedicado às mulheres e a participação nas atividades diárias do CESLUM ser a maioria feminina, a data ganha ainda mais representatividade. A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, em Paço do Lumiar, Suely Abreu, esteve visitando a exposição, na companhia da Sec. Adjunta da pasta, Gracilda Silva.

Além da missão de levarem o apoio e mensagem da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), para esta categoria, elas fizeram questão de adquirir produtos feitos pelas artesãs. "Mulheres, luminenses, empreendedoras solidárias, este é o perfil destas artesãs, ligadas ao Centro de Economia Solidária (CESLUM), que demonstram além de força, coragem, merecimento de aplausos por elevarem o nome de nosso município através de sua arte, da prática da economia solidária... parabéns!", evidenciou a secretária.

Sob as tendas, em espaços divididos em "stands", foram comercializados vários produtos artesanais como: colares, pulseiras, artigos de crochê e outros. Além de consumidores, a feira artesanal reuniu pessoas em busca de um espaço de lazer para famílias.

"Eu encostei aqui com minhas filhas e adorei. É um espaço legal que dá pra visitar, trazer a família, comprar coisas legais pra gente e pra casa", disse Manuela da Silva (26).

De acordo com Kátia Neves, artesã do CESLUM e presidente da FEDACMA

( Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Maranhão), esta é uma da característica deste tipo de exposição que deve ser incentivados cada vez mais.

"Fomentar além da atividade econômica. Estas iniciativas agregam valores em torno da arte, das riquezas do artesanato local, aspectos culturais só nossos, que devem ser preservados e apresentados para todo mundo", pontuou ela.

#Desenvolvimento 18/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Cohabiano recebe neste sábado Ação do Paço Avançando

A Prefeitura de Paço do Lumiar, realiza neste sábado (23), uma grande ação social voltada para os moradores do Cohabiano e suas adjacências. Essa será a 2º edição do "Paço em Ação" durante o mês de março, e a terceira deste ano. O projeto tem como meta, levar para dentro das comunidades, serviços em saúde, benefícios sociais e outros tipos de oportunidades a partir das equipes de profissionais das secretarias que compõe a gestão, capitaneada pela prefeita Paula Azevedo (PCdoB), visando ajudar a população a garantir e receber direitos.

Bem perto de casa, os moradores do Cohabiano e áreas que fazem limite com esta comunidade, vão poder fazer sua inserção ou atualização no CadÙnico, o cadastro de reconhecimento federal para receber benéficos eventuais ou auxílios como o Bolsa Família (PBF) cujo atendimento aos usuários no local, será feito pelas equipes da SEMDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social).

Também haverá atendimento médico por meio de consultas e outros serviços em saúde (Avaliação Nutricional, Teste Rápido HIV e Hepatite B e C, Aferição de Pressão Arterial e Vacinação, entrega de medicamentos receitados no local), prestados pelas equipes da SEMUS (Secretaria Municipal de Saúde).

O SINE (Agencia de Paço do Lumiar) vai orientar sobre o mercado de trabalho e várias outras oportunidades e ainda encaminhar para vagas de emprego em empresas no município e localidades circunvizinhas disponibilizadas no seu banco de dados, de acordo com o perfil de cada candidato. Quem ainda não tem, também sairá do local com sua CTPS digital em mãos pronto para ingressar no mercado de trabalho.

Também para quem deseja saber mais sobre empreendedorismo a SEMICT (Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo) vai estar com um guichê montado a espera daqueles que procuram orientação especializada para tirar dúvidas sobre "MEI" obrigatoriedade do imposto de renda, restituição de IPR e malha fina e outros assuntos.

A Secretaria de Direitos Humanos (SEMDHU), levará para o local Bazar Solidário com roupas, acessórios, utensílios domésticos, e tudo gratuitamente para a comunidade. Já a pasta de Infraestrutura e Urbanismo-Semiu também estará participando, fazendo a entrega de dezenas de títulos de propriedade naquele bairro. "Estou muito feliz, pois estaremos disponibilizando uma gleba significativa de serviços aos nossos munícipes, o que continuaremos fazendo até o último dia da nossa gestão", explicou a prefeita Paula Azevedo.

#Desenvolvimento 15/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DIVERSÃO E APRENDIZADO: SEMDES REALIZA GINCANA DO AEPETI NO SCFV
#Desenvolvimento 12/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES leva CADÚNICO ITINERANTE para Morada do Bosque e adjacências

A Prefeitura de Paço do Lumiar, comandada pela prefeita Paula Azevedo (PCdoB), por meio das ações da SEMDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), levou hoje(12) para moradores da área do Morado do Bosque, a oportunidade de atendimento praticamente na porta de casa, relacionados a serviços e benéficos ligados ao Cadastro Único para benéficos socias (cadÚnico).

Entre os serviços oferecidos pelo "CADÚNICO ITINERANTE" para atender às necessidades da população estão: consulta para benefícios do cadÚnico, atualização cadastral, orientações sobre benefícios eventuais, bolsa família, tarifa social, haverá também entrevistas e encaminhamentos via agência SINE de paço do lumiar e muito mais.

O CADÚNICO ITINERANTE é resultado de uma determinação expressa da gestão, no sentido de encurtar o caminho entre quem precisa e esses benefícios.

#Desenvolvimento 29/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Em solenidade concorrida, prefeita Paula Azevedo inaugura novas instalações do Conselho Tutelar I no Maiobão

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), entregou hoje, quinta-feira (29), de forma oficial e definitiva as instalações da nova sede do Conselho Tutelar I (CT - I). A entrega ocorreu às 9h da manhã com a presença da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), das secretárias de Desenvolvimento Social titular e adjunta, respectivamente, Suely Abreu e Gracilda Silva, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Tereza Neuman, e dos demais conselheiros tutelares (2024/2028).

A inauguração ocorreu três dias depois da entrega oficial do CT -II, implantado na sede do município- com o objetivo de ajudar a atender à população no recebimento de denúncias, visando solucioná-las, com maior agilidade para proteger e garantir o direito e integridade das crianças e adolescentes luminenses.

"O CT-I é o mais antigo para o recebimento de denúncias, acolhimento e acompanhamento de situações envolvendo maus tratos e violências praticadas contra nossas crianças e adolescentes dentro dos limites do município, ou, mesmo em casos externos envolvendo crianças luminenses que precisam ser acompanhados por este tipo de equipamento", afirmou a titular da pasta, Suely Abreu, enfatizando ainda que com os dois equipamentos (CT-I e CT-II), agora, o município passa a oferecer uma rede de apoio muito mais ampla a partir das concretizações realizadas apenas na atual gestão, Paula Azevedo.

O novo prédio devidamente adaptado para abrigar o CT-I, nessa nova fase, passou por obras físicas e também recebeu painéis de plotagem tanto para a decoração quanto para sinalização, informação e divisão dos setores. Em novo endereço situado (Av. 13, q-139, nº4 - Conj. Maiobão), o CT-I, também oferece à população e usuários acessibilidade devido à sua localização geográfica.

Ao todo, cinco dos 10 conselheiros titulares que compõe o colegiado, atuarão diariamente no local e também, em regime de plantão aos finais de semana com auxílio dos canais de denúncia.

"No mundo ideal, onde as nossas crianças não tivessem os seus direitos violados, nós não precisaríamos certamente desde tipo de estrutura! Porém, de acordo com a realidade é mais que necessário se avançar cada vez mais nesse sentido, e assumir o compromisso de estarmos sempre prontos para proteger nossos pequenos luminenses. E isso, que estamos buscando aqui!", resumiu a prefeita Paula Azevedo, em sua fala.

Quem desejar procurar os serviços dos Conselhos Tutelares em Paço do Lumiar, pode buscá-los tanto presencialmente, quanto pelos respectivos canais de atendimento: (98) 9 8530-4678 (ctpacolumi@hotmail.com) para o CT-I e (98) 9 9239- 6129 (ctpacolumi@hotmail.com e conselhotutelar2pacodolumiar@gmail.com) para o CT-II.

#Desenvolvimento 29/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Novas instalações do CT será entregue hoje à população

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), fará logo mais(29), a entrega oficial e definitiva da sede que está abrigando as novas instalações do Conselho Tutelar I (CT - I). A entrega ocorrerá às 9h da manhã e será feita pela prefeita Paula Azevedo (PCdoB).

De acordo com a secretária titular da SEMDES, Suely Abreu, o prédio escolhido para abrigar o equipamento nessa nova fase, passou por obras físicas de adaptação, e também recebeu enormes painéis de plotagem tanto para a decoração quanto para sinalização, informação e divisão dos setores.

"Na verdade, nossos valorosos conselheiros já estão abrigados nas novas instalações desde o último dia 15, quando fora concluída a mudança. É um prédio mais amplo, com localização fácil e acessível, ao qual o cidadão que desejar procurar auxílio seja recebido com toda rapidez, descrição e agilidade", enfatizou a secretária.

O CT-I é o equipamento mais antigo para o recebimento de denúncias, acolhimento e acompanhamento de situações envolvendo maus tratos e violências praticadas contra crianças e adolescentes dentro dos limites do município, ou, de casos externos envolvendo crianças luminenses. O órgão passou a dividir as áreas de atuação (bairros dentro do município) com o CT-II, entregue oficialmente pela prefeita Paula Azevedo, na segunda-feira (26), localizado nas proximidades da Pça. da Luz - sede do município.

Para ter acesso, encaminhar demandas e denúncias, qualquer pessoa poderá procurá-los tanto presencialmente, quanto pelos contatos: (98) 9 8530-4678 para o CT-I e (98) 9 9239- 6129 para o CT-II. Os serviços também podem ser acessados pelos email's ctpacolumi@hotmail.com e conselhotutelar2pacodolumiar@gmail.com respectivamente.

#Desenvolvimento 26/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Devidamente estruturado, Semdes entrega II Conselho Tutelar

Na manhã desta segunda-feira (26), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da SEMDES, realizou a entrega oficial do Conselho Tutelar II (CT-II) à comunidade. O ato contou com a presença da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Suely Abreu, da adjunta Gracilda Lima, da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Tereza Neumann, além, é claro, dos conselheiros tutelares de Paço do Lumiar.

Durante a entrega, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) destacou que se trata de uma ação com desdobramentos para esta e as próximas gerações de crianças e adolescentes luminenses. "Tenho certeza de que estamos todos muito satisfeitos com este Conselho em atividade. Não queremos, claro, que ocorram problemas com nossas crianças, mas devemos estar preparados para atender as demandas iminentes, para proteger, defender e garantir direitos de meninos e meninas de nosso município", disse a prefeita.

O conselho já vem funcionando no local, de forma definitiva, desde o último dia 5 deste mês. O prédio que abriga o equipamento fica nas proximidades da Praça da Luz, localizada na sede do município. As instalações foram totalmente reformadas visando propiciar condições para que os cinco conselheiros que nele atuam tenham plenas condições de desenvolver suas ações diárias.

Além de obras físicas de adaptação, o CT II também foi devidamente equipado com computadores, mobílias, itens de cozinha, obteve suporte para uso de internet, telefone celular para atendimento e um carro para demandas e transporte. Toda essa estrutura já vem rendendo bons frutos na prestação de serviços e acompanhamento de casos de desrespeito à infância e adolescência no município.

A secretária Suely Abreu destacou em sua fala que, desde que começou a funcionar, o CT II já recebeu mais de 30 casos nesse curto período de tempo, e que todos tiveram o devido acolhimento e fluxo de assistência necessário.

As informações e denúncias podem ser enviadas ao CT II através do número (98) 92396-129 ou pelo e-mail: conselhotutelar2pacodolumiar@gmail.com. Na próxima quinta-feira (29), já está prevista para ocorrer também a entrega do novo prédio onde está funcionando o CT I, na av. 13, no Maiobão.

#Desenvolvimento 21/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SINE realiza seletivos para encaminhamentos ao jovem aprendiz

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), por meio da Agência SINE de Paço do Lumiar, realizou, na terça-feira (20), um seletivo para encaminhamentos ao "Programa Jovens Aprendizes". A oferta de vagas é feita em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares - EMSERH e a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária - SETRES.

Ao todo, 40 jovens luminenses participam da concorrência direta para as vagas. Se admitidos, durante o período de contratação e desenvolvimento das atividades, receberão, via SENAC, um curso técnico de auxiliar administrativo. As provas realizadas ontem, no horário da manhã, nas dependências do IESF, serão analisadas e corrigidas. O resultado com os aprovados será divulgado em 24/02.

Além deste processo, a direção do SINE alerta que estão previstos outros dois seletivos, um envolvendo uma empresa de natureza pública e outra privada. Candidatos que desejarem mais informações podem buscá-las junto à agência, localizada na Av. 13, no Maiobão.

#Desenvolvimento 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Moradores do Manaíra acompanhados pelo CRAS Tambaú recebem cestas verdes

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social SEMDES, disponibilizou Cestas Verdes para 30 famílias atendidas pelo CRAS. A entrega aconteceu ontem à tarde, quarta-feira (7).

As cestas verdes são repletas de hortaliças oriundas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e figuram como artifício efetivo no combate ao risco alimentar no município, ao mesmo tempo em que ajuda a aumentar a renda do pequeno produtor luminense. Os itens que compõe a cesta, fazem parte dos hortifrutis fornecidos na segunda-feira (05), por produtores cadastrados, quando foram entregues na Central de Abastecimento do município, cerca de uma tonelada e meia (1.533,216kg) de produtos.

Edna de Sousa Costa, foi uma das pessoas que recebeu, em nome da filha, que não pode estar presente no momento devido razões pessoais uma destas cestas. Ela disse ter se surpreendido com a qualidade, quantidades de frutas, verduras e folhagens, tamanho e peso da sacola.

"Acredito que assim como eu, todos que receberam gostaram. É muita coisa, enorme! Deu até pra ajudar nossa vizinha dividindo o que recebemos", disse ela, alertando que instruiu a mesma a procurar o serviço do CRAS e também poder receber a cesta.

Esta foi a segunda ação de entrega programada pela SEMDES para este mês. As entregas acontecem pelo menos duas vezes na semana, para atender essas famílias em situação de vulnerabilidade social.

Confira o cronograma para este mês de fevereiro:

20/02 - SCFV E CREAS

21/02 - CRAS MORADA

27/02 - CRAS MAIOBÃO

28/02 - CRAS TAMBAÚ

#Desenvolvimento 06/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES e SEMAPA já alinharam entregas de produtos do PAA para fevereiro

O Programa de Aquisição de Alimentos desenvolvido a duas mãos leva alimentos fresquinhos, adquiridos direto do produtor Luminese à mesa de famílias acompanhadas pelos CRAS, equipamentos que compõe a estrutura de serviços ofertados pela secretaria de Desenvolvimento Social em Paço do Lumiar.

As entregas para os beneficiados com a ação da prefeitura de Paço do Lumiar, município que tem a frente a prefeita Paula Azevedo (PCdoB), ocorrem em dois dias da semana (terças e quartas) para atender, cerca de 100 famílias em situação de vulnerabilidade social, a cada entrega realizada.

Confira o cronograma para este mês de fevereiro:

06/02 - CRAS Maiobão

07/02 - CRAS TAMBAÚ

20/02 - SCFV E CREAS

21/02 - CRAS MORADA

27/02 - CRAS MAIOBÃO

28/02 - CRAS TAMBAÚ

#Desenvolvimento 04/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES realiza reunião de planejamento para 2024
A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), realizou nesta quinta-feira (1º) e sexta-feira (2), uma reunião para planejar as bases do trabalho a ser executado pelas suas coordenações e serviços ao longo deste o ano de 2024. A reunião aconteceu nas dependências do IESF, no Maiobão.

A abertura foi precedida pela apresentação das assistentes sociais, Andreia Lauande e Nazaré Gârces, que trouxeram para as discussões a importância do planejamento e organização do tempo para cumprimento das tarefas e obtenção de resultados satisfatórios.
O momento ainda avaliou ações da secretaria, desempenho, alcance de metas e resultados de programas durante o ano passado. 

De acordo com a secretaria Suely Abreu, que esteve juntamente com sua adjunta Gracilda Silva, acompanhando todas as apresentações de dados e exposição de incides e resultados atentamente, foi perceptível a busca e empenho das equipes da SEMDES pelos objetivos propostos. “Continuaremos nesta mesma obstinação ao longo deste novo ano. Buscaremos maiores resultados e cumprir com afinco essa tarefa de desenvolver as bases da nossa política de desenvolvimento, tão necessária para o município de Paço do Lumiar”.
#Desenvolvimento 03/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Membros do Conselho do Idoso são empossados
#Desenvolvimento 30/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES realiza ação do CADÚNICO ITINERANTE no bairro Tiago Aroso

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEMDES, realizou ação do CADÚNICO ITINERANTE no bairro Thiago Aroso. A ação desta terça-feira (30), organizada pela mesma secretaria, conta com a parceria e serviço da SEMUS.

Entre os serviços oferecidos para atender às necessidades dos beneficiários do "Bolsa Família", bem perto de casa e sem custo de deslocamento, estão a atualização de dados, revisão, correções e inserção de novos cadastros Únicos para Programas Sociais do Governo Federal, emissão de carteira do Idoso, entre outros, somando um total de mais de 24 benefícios aos quais os moradores possam vir a ter direito. Através da participação da Agência SINE de Paço do Lumiar, também foram destinados aos residentes a retirada de CTPS digital, orientação profissional e encaminhamento de candidatos ao mercado de trabalho via SINE, de acordo com a equiparação de perfis indicados pelos empregadores para essas vagas.

Já a parceria com a Secretaria de Saúde - SEMUS, possibilitou a quem se fez presente receber atendimento médico por meio de consultas, avaliação nutricional, testes rápidos de HIV e Hepatite B e C, verificar como anda a pressão arterial, se imunizar ou atualizar a carteirinha de vacinação das crianças ou bebês.

No geral, cerca de 200 famílias foram atendidas, 53 delas diretamente pelo âmbito do Cadastro Único. O SINE atingiu 31 atendimentos, e os serviços em saúde somaram 100.

Para acompanhar de perto todo o trabalho, a secretária da SEMDES, Suly Abreu, esteve presente no local e levou consigo a mensagem que norteia todo esse processo.

"Aqui está a síntese da ordem demandada pela prefeita Paula a mim e todo o time da SEMDES: trabalhar, propiciar maior acesso à população referente aos benefícios existentes, levar atendimento para bem perto de quem mais precisa, principalmente sem que estes onerem-se ainda mais, com passagem ou qualquer outra despesa, no momento de buscá-los", disse ela.

#Desenvolvimento 30/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Moradores do Jardim Primavera I e II participam do encerramento do PTS
#Desenvolvimento 18/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES entrega kit’s de enxoval para gestantes acompanhadas pelos CRAS os kits de enxovais foram disponibilizados as gestantes acompanhadas pelos CRAS FOTO: MATEUS FELIPE
#Desenvolvimento 12/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Novos Conselheiros Tutelares encerram fase de ambientação e estão prontos a desenvolverem funções

Hoje (12), a SEMDES concluiu o período de vivência e ambientação proposto aos novos Conselheiros empossado essa semana pela Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB). Os novos membros do colegiado desenvolverão suas atividades durante o quadriênio 2024/2028.

A atividade final de ambientação dos novos conselheiros correspondeu a uma série de visitas para conhecer equipamentos e a estrutura da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social - SEMDES, pasta à qual o órgão do conselho tutelar está administrativamente ligado. "A ambientação tem um efeito prático técnico-pedagógico com a visão in loco dos nossos serviços, equipamentos e também dos setores aqui no Centro Administrativos que dão suporte ao gabinete e nossas políticas de desenvolvimento, principalmente aqueles que desenvolvem e atuam diante das políticas voltadas para as nossas crianças", explicou a secretária.

Além do Centro Administrativo e o gabinete da SEMDES, os integrantes do CT-I CT-II, estiveram ainda no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro POP, SINE e os Centros de Referência e Assistência Social - CRAS Morada do Bosque e Maiobão.

"Agora é hora de prestar contas à sociedade dos votos de confiança recebidos por nós conselheiros. Estamos aptos a atender os chamados e dar conta do recado com a resolução das demandas", definiu o conselheiro de primeiro mandato Ivan Cliger.

#Desenvolvimento 11/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES seguirá a programação de ambientação dos novos conselheiros tutelares

Entre hoje e amanhã, serão realizadas atividades para o conhecimento e apresentação da estrutura de apoio disponibilizada pela SEMDES.

Nesta quinta-feira (11), os novos conselheiros tutelares empossados ontem(10) pela Prefeita Paula Azevedo (PCdoB) iniciaram a fase de ambientação junto à Secretaria de Desenvolvimento Social - SEMDES. O primeiro momento foi de explanação sobre o funcionamento da pasta, seus setores, coordenações e responsabilidades.

Participam desta ambientação tanto os guardiões tutelares de primeiro mandato quanto os conselheiros egressos do colegiado passado que conseguiram a reeleição no último pleito. "Optamos por essa apresentação devido a uma renovação de 70% dos membros. Essa dinâmica é imprescindível para aqueles que vão desenvolver essa função pela primeira vez. No caso dos veteranos, é também uma forma de estreitar os laços, o que muitas vezes é impossibilitado pelo dia-a-dia dos conselheiros no afã de cumprir demandas urgentes", contextualizou a secretária Suely.

Outras secretarias, como a SEMDHU (Direitos Humanos) e SEMUS (Saúde), também foram convidadas a fazer uma breve explanação de seus serviços, devido à transversalidade de ações entre as pastas.

Amanhã(12), os defensores infantojuvenis participarão de um tour guiado pelos equipamentos ligados à secretaria para ver de perto as atividades desenvolvidas. Estão agendadas pela comitiva visitas aos Centros de Referência CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro POP, SINE e outros.

#Desenvolvimento 08/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL No aniversário da cidade, 150 famílias receberão títulos de propriedade no Morada Nova.

Nas festividades de celebração ao 63º aniversário de emancipação política de Paço do Lumiar, a prefeitura promove, nesta quarta-feira (10), um importante evento para os moradores do bairro Morada Nova. Às 16h, será realizado o fornecimento de 150 títulos de propriedade, garantindo segurança jurídica e dignidade a diversas famílias da região.

O local escolhido para a cerimônia é a Avenida Principal do Morada Nova, esquina com a Rua 5. A iniciativa é parte do compromisso da gestão Paula Azevedo (PCdoB) em regularizar áreas e proporcionar aos cidadãos o direito legal sobre suas moradias.

"A entrega dos títulos de propriedade é um passo significativo para os residentes do Morada Nova, representando estabilidade e a concretização do sonho da casa própria. Desde que assumi o comando do Executivo, mais de 3.000 famílias já obtiveram a regularização de seus imóveis", lembrou a prefeita.

#Desenvolvimento 08/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Em comemoração ao aniversário da cidade, SINE intensifica atendimento ao munícipe

Durante toda esta semana, a agência SINE de Paço do Lumiar deverá executar um número ainda maior de atendimentos do que o habitual, que já é bem expressivo. A razão diz respeito ao aumento de ações em alusão ao aniversário da cidade de Paço do Lumiar, a ser comemorado no próximo domingo (14).

O coordenador do órgão, Daniel Bello, enfatiza que os trabalhos para este objetivo começaram bem antes com "visitas tanto em Paço como de outras praças para abordagens a empresas, captação de vagas, disponibilização e divulgação das mesmas para toda a comunidade".

"Para os usuários interessados em ocupar alguma das vagas existentes, basta que os mesmos procurem a agência, mantenham seus cadastros profissionais atualizados e levem em mãos documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho (CTPS) e outros tais diplomas e certificados de cursos de aperfeiçoamento", explicou o coordenador.

Além da intensificação dos atendimentos internos, o SINE programou ainda um apetitoso café da manhã a ser oferecido na quinta-feira (11) para os usuários. Também está confirmada, por meio da SEMDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), pasta à qual o SINE está atrelado, a participação da Agência, todo seu aparato e pessoal, em ação social que acontece na sexta-feira (12) como parte da programação do aniversário da cidade. No sábado (13), a iniciativa continuará com uma grande "Oficina de Currículos", onde usuários receberão, por meio de palestra, orientações para a elaboração, envio e distribuição física e eletrônica de Curriculum Vitae.

"Como já dissemos: É uma festa de cidadania! Com um modelo de abordagem que contempla este tipo de atividade muito importante para o povo, dando oportunidades de se capacitar, entrar ou voltar ao mercado de trabalho. Foi assim que pensamos e estruturamos o aniversário de 63 anos de nossa querida Paço do Lumiar, uma festa do povo e para o povo!", enfatizou a prefeita Paula Azevedo.

Confira a lista de vagas disponíveis no SINE de Paço do Lumiar:

? Auxiliar de Estoque

- Experiência comprovada em CTPS

? Auxiliar de Açougue

- Experiência comprovada em CTPS

? Assistente de Departamento Pessoal

- Experiência comprovada em CTPS

- Experiência em regras de ponto eletrônico

- Conhecimento da plataforma Gupy

[...]

VAGAS PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

? Auxiliar de Loja

? Auxiliar de Limpeza

? Auxiliar de Carga e Descarga

#Desenvolvimento 06/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Relatório demonstra resultado positivo no atendimento às demandas do Conselho Tutelar de Paço do Lumiar.

Durante a XI Audiência Pública do Conselho Tutelar de Paço do Lumiar, realizada nesta sexta-feira (05), a comunidade, autoridades e demais convidados presentes puderam mensurar a dimensão do trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar de Paço do Lumiar, com o apoio da Gestão Municipal, no caso a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social - SEMDES e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). A audiência aconteceu nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, localizado na Estrada do Iguaíba, S/N, Centro - Paço do Lumiar/MA.

Logo de início, durante a composição de mesa para a abertura, despertou o interesse de todos a presença da pequena Safira Nayara Ferreira, de 10 anos, que em sua fala destacou o dever dos adultos para a obrigação social de combater a violência e garantir o direito dos infantes e adolescentes. "Atenção, adultos! Quero dizer para todos vocês: fortaleçam a segurança de nós, crianças!", deu ela o recado.

O tema central que evidenciava as "Alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente - EÇA e chamou a atenção para a "Necessidade de Capacitação Equivalente" a elas, também foi tratado em palestra proferida pelo titular da Iª Vara da Infância e Juventude de São Luís, promotor Marcio Thadeu Silva Marques, que falou sobre o empenho da gestão e o protagonismo de Paço do Lumiar. "É importante salientar que mesmo não sendo um município com 200 mil ou mais habitantes, Paço do Lumiar dá exemplo, estruturando um segundo Conselho Tutelar", ratificou.

Em razão de tantos momentos importantes na própria audiência, também foi uma ação extremamente parabenizada por diversos participantes, entre eles, a coordenadora da Acectma - Associação de Conselheiros (as) e Ex-Conselheiros (as) Tutelares do Maranhão, Magnólia Sousa. "Eu tenho muito orgulho de dizer que dentre todos os municípios, Paço do Lumiar é um exemplo. O único em que posso dizer que leva muito a sério a realização desta prestação de contas com a sociedade", certificou.

O ponto focal do evento, o relatório produzido e apresentado pelos conselheiros em relação ao atendimento de demandas entre 2022 e 2023, também engrandeceu a audiência, demonstrando aos presentes os números atingidos, relacionando essas questões por categorias e faixas etárias.

De acordo com Antônio Fernando Pinto, conselheiro tutelar que compunha o colegiado 2020/2023, os gráficos apresentaram dados de ocorrências por idade, sexo, tipos de violação de direitos, bairros com maiores quantidades de incidentes, e até mesmo acompanhamento de casos atrelados ao CT de Paço em outras cidades, ou de violências sofridas por crianças ou adolescentes de diferentes localidades praticadas em território luminense. "Quem quiser consultar este apanhado, o mesmo está disponível à sociedade, por meio do CMDCA. Junto ao Ministério Público, basta solicitar acesso aos dados mediante o documento que foi enviado para estes locais", orientou.

Na ocasião, representando a prefeita Paula Azevedo, que não estava presente por conta de outra agenda, a titular da SEMDES, Suely Abreu, também parabenizou e reforçou a importância do evento para o município. Ela aproveitou ainda para reafirmar a entrega, nos próximos dias, da sede do Conselho Tutelar - II, com toda a estrutura necessária para o seu funcionamento. "É uma constante aspiração da SEMDES e um compromisso assumido pela prefeita Paula e por mim. Além da inauguração de mais um conselho, nós optamos por organizar uma série de programas de ambientação e vivência para os novos conselheiros eleitos em outubro último, para que eles se inteirem não só do conselho, mas de toda estrutura disponível na secretaria para apoio às suas atividades", comentou a secretária

#Desenvolvimento 05/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES marcará presença na XI Audiência Pública do Conselho Tutelar em Paço do Lumiar

A XI - Audiência Pública do Conselho Tutelar de Paço do Lumiar, acontece amanhã(04) às 14h, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Localizado na Estrada do Iguaíba, S/N Centro - Paço Do Lumiar/MA. O evento terá como meta a prestação de contas à sociedade do trabalho desenvolvido pelos conselheiros em 2023.

A atividade contará com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Suely Abreu, que classificou o momento como de grande importância. "Faz parte da missão da secretaria, enquanto gestão, apoiar a entidade e os seus membros em um momento significativo, como a apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido", frisou ela.

Durante a audiência, além de esmiuçar os dados, serão abordadas as competências destinadas aos conselheiros, com foco em alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e na necessidade de apropriação e entendimento destas mudanças pelos conselheiros eleitos em outubro do ano passado.

Com uma programação que inclui ainda palestra e painel sobre as atualizações e sobre a lei federal 8.069/90 e um breve relato sobre o Conselho Tutelar de Paço do Lumiar, a apresentação das informações visam ainda aproximar o órgão da comunidade; sensibilizá-la para sua importância como protagonista na defesa e garantia de direitos fundamentais das crianças e adolescentes.

Outro ponto importante que certamente ganhará destaque é implantação do Conselho Tutelar - II, no município, que vai atuar diretamente atendendo demandas surgidas na zona rural. "Nos próximos dias, além da entrega desta sede que abrigará o II - Conselho Tutelar de Paço do Lumiar, nós estaremos realizando a diplomação de todos os conselheiros eleitos", lembrou a prefeita do município, Paula Azevedo.

#Desenvolvimento 19/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES realiza festa de Natal para crianças do SCFV

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, organizou uma linda festa de Natal para as crianças atendidas pelo SCFV. O evento, com direito a distribuição de brinquedos, também reuniu familiares, pais e/ou responsáveis destes infantes.

"Para uma criança, a emoção de ganhar um brinquedo por si só já é motivo de felicidade, mas quando esse presente vem como resposta de uma cartinha enviada ao Papai Noel, então é mais que especial!", comentou o coordenador do SCFV da Vila Cafeteira, Eraldo Barbosa.

A entrega para as crianças assistidas pelo equipamento acontece após a realização de uma campanha para arrecadação de brinquedos, atendendo aos desejos dos pequeninos por meio de cartinhas escritas por eles mesmos ou com a ajuda de um adulto. Os pedidos, dos mais variados possíveis, foram atendidos em sua maioria por indivíduos que adotaram uma cartinha e previamente depositaram o presente nos lugares de recolhimento estipulados (gabinete da SEMDES ou sede do SCFV).

Ao receber o presente que sonhava, a emoção de Juliana Castro Pinheiro, de 11 anos, foi tanta que ela ficou sem palavras. Demonstrando certo espanto e uma imensa satisfação, ela abraçou o tênis de uma marca famosa que pediu ao "Bom Velhinho".

"O sorriso no rosto de uma criança em situações como estas é o que nos move enquanto secretaria, para seguir em frente nessa missão de fazer a política do desenvolvimento social, buscando dar alegria, melhorar a autoestima e a vida das pessoas", definiu Suely Abreu, secretária do SEMDES de Paço do Lumiar.

#Desenvolvimento 17/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Paço do Lumiar realiza evento no Sine em homenagem a pessoa com deficiência

A Prefeitura de Paço do Lumiar através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-SEMDES, neste sábado, 16, realizou na sede do Sistema Nacional de Emprego-Sine, no Maiobão, homenagem a pessoa com deficiência, celebrando no último dia 03.

O evento contou com a presença de 09 funcionários com deficiência, que foram empregados, por meio do Sine nas empresas PMZ e Servi-San.

Eles também receberam e tiveram o reconhecimento profissional, através da entrega de placas de homenagem, além de vivência profissional com dirigentes da empresa PMZ.

Para a secretária da Semdes, Suelly Abreu, o momento é um reconhecimento do trabalho que a pasta vem desempenhando no município em prol da população. "É uma forma de reconhecer o papel que temos na sociedade e para as pessoas com deficiência, que tanto necessitam desse apoio ou da orientação do Sine para terem chances de ingressar com dignidade no mercado de trabalho", disse.

A empresa empregadora PMZ, que foi responsável pela colocação no mercado de 10 funcionários provindos do Sine também participou da entrega das homenagens aos seus novos funcionários.

O coordenador de emprego e renda, Daniel Belo, falou do papel fundamental do Sine nesse processo. "É importante frisar, que o Sine tem estado disponível para as pessoas com deficiência, que buscam vagas ou orientações possam buscar os nossos serviços aqui na nossa sede, que foi recentemente entregue pela gestão da prefeita Paula Azevedo", concluiu.

Gabriel Oliveira Matos, é um dos recentes funcionários empregados pelo Sine. "Participei do processo seletivo e estou muito satisfeito com a empresa, que me acolheu e tem me dado essa oportunidade de crescimento e de um futuro promissor", disse.

Todos os funcionários empregados foram homenageados e incentivados a se qualificarem cada vez mais nas suas áreas de trabalho , e ainda tiveram o reconhecimento do Sine e das empresas empregadoras pelo ótimo desempenho profissional.

A nova sede do Sine, recentemente reinaugurada, agora funciona na Avenida 13, próximo a agência do Correio, no Maiobão.

#Desenvolvimento 15/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES comemora feitos de 2023 em festa de confraternização com servidores.

Nesta sexta-feira (15), os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) de Paço do Lumiar reuniram-se ao longo da confraternização organizada pela gestão da pasta para comemorar não apenas o ano novo que se aproxima, mas também os resultados obtidos em relação à execução e ao avanço da Política de Desenvolvimento Social no município. Entre eles, a recente entrega da nova Agência do SINE e a Implantação do CESLUM (Centro de Economia Solidária) de Paço do Lumiar.

Durante o evento, regado a beijos e abraços fraternos, cumprimentos e felicitações de Natal e Ano Novo foram trocados entre os trabalhadores. Segurando a emoção, a secretária Suely Abreu, ao lado de sua adjunta, Gracilda Silva Ferreira, relembrou dificuldades superadas e conquistas que considerou "parte do esforço de cada uma das pessoas que compõem o quadro de servidores da secretaria".

A celebração nas dependências do SCFV (Centro de Convivência) ainda foi marcada por música ao vivo, muita alegria e sorteio de brindes para os presentes.

#Desenvolvimento 14/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura entrega nova sede do SINE e CESLUM aos luminenses

Após grande expectativa gerada durante esta semana, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), inaugurou a nova sede da Agência SINE no município e entregou à população mais um equipamento, o Centro de Economia Solidária (CESLUM). Ambos os serviços estão instalados em um prédio com modernas e amplas instalações, localizado na AV. 13, uma das mais movimentadas do Maiobão.

Participaram da solenidade de abertura a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), a titular da Pasta do Desenvolvimento Social, Suely Abreu, a adjunta, Gracilda Lima Ferreira, o coordenador do SINE de Paço do Lumiar, Daniel Bello, e a senhora Kátia Neves, coordenadora do CESLUM. Participaram ainda, como convidados na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, vereador Jorge Marú(Republicanos) e o secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, além de diversas outras autoridades, entre elas, vereadores, secretários municipais que compõem a base da gestão Paula Azevedo, como o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Biné Amado, e a secretária Municipal de Educação, Yane Pessoa.

O evento foi abrilhantado com uma cantata natalina, devido à apresentação especial do Coral Luzes, formado por idosos integrantes do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Vila Cafeteira.

A Secretária Suely Abreu reforçou que, no caso do SINE, as novas instalações irão favorecer os luminenses que utilizam o Sistema Nacional de Emprego para o agendamento de entrevistas com possíveis empregadores, proporcionando maior comodidade e rapidez no atendimento, bem como oportunidades futuras de capacitação, oferecendo ainda mais meios para que os usuários possam se recolocar no mercado de trabalho. No que diz respeito à economia solidária, fica a cargo desta nova vitrine que é o CESLUM, meios de geração de renda para esta categoria e apoio técnico e comercial aos nossos criadores de artesanato luminenses, dentre outros resultados práticos de sua implantação.

"Tem sido uma marca da atual administração, feitos como este que demonstram a importância dispensada às populações mais vulneráveis e o compromisso da gestão com a política de desenvolvimento social, principalmente no que diz respeito a grupos específicos, como os nossos artesãos. Entregamos esta nova sede em uma das áreas mais movimentadas, com acessibilidade para os usuários", frisou ela.

Emocionada, Paula Azevedo exaltou o trabalho feito pela SEMDES e parabenizou os artesãos luminenses por este novo momento.

"Parabéns! Parabéns a todos os envolvidos que lutaram, trabalharam e nos ajudaram a conseguir este espaço de incentivo ao empreendedorismo, à geração de renda, ao fomento à Economia Solidária, estímulo para nossos artesãos, fazedores de cultura e outros interessados em fazer o associativismo e que buscam a valorização do seu produto, da nossa arte, da nossa gente de Paço do Lumiar", enfatizou a prefeita.

#Desenvolvimento 13/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES intensifica atendimento do CadÚnico antes do fim do ano De julho até hoje já foram realizadas 14 ações do CadÚnico Itinerantes
#Desenvolvimento 01/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES realiza divulgações sobre o "Família Acolhedora — SFA"

A Secretaria de Desenvolvimento Social — SEMDES de Paço do Lumiar - iniciou uma série de ações para divulgação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora - SFA. A última ação realizada nas dependências de um shopping em "Paço do Lumiar", despertou interesse por parte da população e iniciou conversação com interessados.

O serviço consiste em acolhimento para crianças e adolescentes em situação de abandono e/ou negligência familiar. Elas são levadas ao serviço por meio de medida judicial, e devem ser acolhidos de forma prioritária em residências de famílias devidamente cadastradas neste programa.

De acordo com a titular da SEMDES, Suely Abreu, por se tratar de um programa relativamente novo no município as ações para divulgá-lo se tornam amplamente necessárias, dirimindo quaisquer dúvidas à cerca de suas bases e funcionamento.

"O serviço está funcionado efetivamente a cerca de um mês. Ele foi criado em julho deste ano, mediante sanção da lei nº:991/05-2023, pela prefeita Paula Azevedo. A partir de então, foi preciso estruturá-lo e implantar medidas para a sua execução", contemporizou.

A coordenadora do departamento de Proteção Social Especial — PSE/SEMDES, Nayara Cutrim, ressalta que as crianças e adolescentes, são encaminhadas pelo poder judiciário seguindo as prerrogativas legais de acolhimento familiar.

"Após o acolhimento, as crianças e/ou adolescentes, bem como a família acolhedora e a família de origem, recebem acompanhamento das equipes técnicas do SFA que compõem o quadro da SEMDES, vinculadas a coordenação do departamento de Proteção Social Especial — PSE, responsável pela elaboração e execução do serviço no município", explicou.

Ela também esclarece que as famílias deverão além de se enquadrar em um perfil exigido, seguir diretrizes, cumprir exigências e principalmente ter a consciência desta responsabilidade social.

"Os acolhedores precisam ter a ciência de que isso ultrapassa a simples obrigação de oferecer um teto, uma cama e comida. Apesar de transitório, com começo, meio e fim, na verdade, estamos falando de um ambiente seguro, amor e cuidados, até que chegue a hora da criança ou adolescente, em segurança, deixar o programa", reforçou.

Independentemente das ações pontuais para a divulgação estratégica, quem tiver interesse em participar do serviço, pode obter mais informações seguras e de forma rápida sobre o SFA junto a Coordenação Proteção Social Especial/SEMDES. Para isso, basta que a pessoa entre em contato pelo fone: (98) 98491 - 5499 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou ainda envie e-mail para familiaacolhedora.semdespl@gmail.com que as dúvidas serão respondidas pelas equipes.

#AssistênciaSocial 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Com nova diretoria, CMAS quer reforçar a consolidação do Sistema Único de Assistência Social. O CMAS é encarregado pela aprovação das políticas municipais de Assistência Social, estabelecidas pelas diretrizes nacionais.
#AssistênciaSocial 25/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES realiza 2ª escuta pública de debate e apresentação do PLAMSAN. elaborado a cada 4 anos, o plano é um importante instrumento de gestão, planejamento e execução da Política de Segurança Alimentar
#Desenvolvimento 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Blitz educativa no Maiobão alerta para combate ao trabalho infantil

A ação desta quarta-feira (1º), nas proximidades do Farol da Educação na Av. 14 no Maiobão, com panfletagem e com orientações para motoristas e pedestres que transitavam nas vias públicas, tem relação e foco principal no combate a prática deste crime cometido por adultos, em áreas públicas e nos cemitérios, mediante a exploração de mão de obra infantil.

A secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social — SEMDES, Gracilda Silva, explica que a abordagem de hoje é "ligada às ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil — AEPETI, sendo elaboradas pela coordenação de Proteção Social Especial — PSE/ SEMDES".

"Estamos fazendo o chamamento para a toda a comunidade, para que de mãos dadas com a Prefeitura de Paço do Lumiar e junto a SEMDES, comprem essa ideia, entre nessa luta! Denuncie através do disque 100! ou acione nosso Conselho Tutelar pelo (098) 9 8530 - 4678", conclamou.

A blitz de hoje também figura como o dia "D" de um calendário de programações elaboradas com esta finalidade, que atingiram durante todo o mês de outubro, jovens e adolescentes da Rede Pública de ensino em Paço do Lumiar. Foram várias palestras com abordagens em escolas sobre esta temática executadas com apoio de setores da secretária e serviços especializados como os CRAS e CREAS.

Além disso, também houve incursões nos cemitérios públicos para divulgar as implicações deste tipo de conduta inadequada que expõe crianças e adolescentes a riscos e danos futuros.

"O encerramento das atividades programadas no calendário, não significa o fim da vigilância neste sentido. As ações foram pontuais, mas o combate deve ser permanente. Caso perceba a existência de trabalho infantil nos cemitérios, ou qualquer outro lugar, o melhor a fazer é denunciar", ressaltou Mariana Soares, técnica de referência das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil — AEPETI/ SEMDES.

#AssistênciaSocial 30/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES realiza fiscalização nos cemitérios contra o trabalho infantil. as abordagens integram o Programa de Ações de Erradicação do Trabalho Infantil -AEPETI.
#AssistênciaSocial 26/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES realiza ações de conscientização e combate ao trabalho infantil alunos da escola Educa mais Ribeiro do Amaral, na Maioba acompanharam atentos a palestra de técnicos do CREAS .
#Desenvolvimento 19/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Peixe na mesa! Pescado adquirido pelo PAA é entregue para usuários do CRAS, no Morada do Bosque

A manhã desta quinta-feira (19) foi de entrega de peixes para as famílias atendidas pelo CRAS Morada do Bosque. Em Paço do Lumiar, a ação é feita pela Prefeitura Municipal por meio das Secretarias Municipais, SEMDES (Desenvolvimento Social) e SEMAPA (Agricultura, Pesca e Abastecimento).

Ao todo foram distribuídos 290 kg de tilápias para famílias Luminenses em situação de vulnerabilidade e que recebem constante acompanhamento de equipes do CRAS — Centro de Referência de Assistência Social Morada do Bosque. O pescado é adquiro com recursos do PAA -Programa de Aquisição de Alimentos, que além de ajudar a diminuir o risco alimentar, tem como motivo a promoção do acesso à alimentação e incentivar a produção local pela agricultura familiar.

A chegada do caminhão trazendo o produto, trouxe também alegria para Maria Joseane Pereira (32). Acompanhada do filho pequeno, ela esteve no local para receber o peixe que foi parar na mesa da família ainda na hora do almoço.

"Assim como a Cesta Verde, que já recebi pelo mesmo programa e ajuda muito na alimentação minha e de meu filho, o peixe agrega muito na mesa da gente!", avalia a dona de casa.

Organizada por senha, a entrega permitiu que cada pessoa cadastrada no CRAS e presente na entrega, levasse para casa cerca de 2KG de peixe fresquinho e de qualidade.

#Desenvolvimento 10/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Cadúnico Itinerante movimenta o Clube de Mães no Maria Firmina I e II.

O CadÚnico é a porta de entrada para muitos programas municipais, estaduais e federais, por isso, seguindo orientação da prefeita de Paço do Lumiar - Paula Azevedo(PcdoB), a meta é alcançar 100% das comunidades mais afastadas com ações do Cadúnico Itinerante. Por meio da SEMDES - Secretaria de Desenvolvimento Social, equipes e toda estrutura necessária são destinadas para atendimento das famílias nas localidades comtempladas, facilitando o acesso ao cadastro e seus benefícios.

"Hoje, por meio de cronograma instituído, as equipes foram direcionadas para o Maria Firmina - I e II, beneficiando também usuários do cadastro e famílias do entorno. É importante que toda a população acompanhe o calendário das atividades disponíveis em nossas redes sociais e canais oficiais da prefeitura", reforçou a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Gracilda Silva.

Ao todo, o serviço oferece 26 benefícios e auxílios sociais que podem ser solicitados nas atividades itinerantes, entre eles, abertura de cadastros para novos usuários, inserções ou retiradas de dependentes, além é claro, da atualização de dados no sistema, o que pode evitar cancelamento ou suspensão de benefícios. Também são feitas nestas abordagens, orientação aos usuários e público em geral, sobre funcionamento dos programas, como e quando buscá-los.

Ainda é possível fazer a solicitação e emissão da Carteira do Idoso, inscrição no Programa Tarifa Social, retirar a CTPS digital e receber encaminhamentos para vagas de trabalho, graças à parceria da agencia do SINE de Paço do Lumiar, que integra estas as ações.

"Fiz atualização do cadÚnico, consegui resolver minhas pendências pertinho de casa. Fui orientada como buscar o passe livre interestadual para meu filho, que é autista e agora vou dar andamento para obtê-lo. Os municípes ganham com ações assim!", diz Antônia Fernanda Borges (43), morado da região.

#AssistênciaSocial 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL - Paço do Lumiar é elogiado e escolhido pela CGU para implantação de projeto piloto Município foi escolhido para nortear projeto do órgão, entre outras razões, pela localização geográfica.
#Desenvolvimento 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES realiza ações para marcar aniversário do Estatuto do Idoso

O Estatuto do Idoso é fundamental para apontar as políticas públicas que devem ser direcionadas a essa parcela da população. Para marcar a data em que este importante documento, completa 20 anos, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), está realizando uma série de atividades e rodas de conversas junto aos idosos acompanhados pelo SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no município.

Nesta quinta-feira (05), o evento inicial ocorreu na sede do SCFV, na sede do SCFV. Além dos usuários e colaboradores, a ocasião contou com a presença da secretária titular da SEMDES, Suely Abreu, da secretária Hélica Silva, responsável pela pasta da SEMDHU, da coordenadora do Departamento de Proteção Básica/SEMDES, Gilzete Ribeiro. Estiveram presentes ainda a presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Graça Rabelo e vários outros participantes. Assim como debates e discussões programados acerca do tema, o momento foi abrilhantado pela apresentação cultural do "Coral Luzes do Paço", formado por usuários do SCFV.

De acordo com o coordenador do serviço, Heraldo Barbosa, além desta haverá outros quatro momentos em núcleos descentralizados do serviço. "Nós levaremos essa dinâmica e temáticas junto aos nossos usuários que frequentam os núcleos do SCFV no Mojó, Pirâmide, Vila São José, Alto da Esperança", anunciou o coordenador.

A coordenadora do Serviço de Proteção Social Básica da Política de Assistência Social/ SEMDES, Gilzete Ribeiro, avalia que a execução das conversas com as pessoas idosas desperta o senso de valorização e fortalece o sentimento de pertencimento à comunidade.

"As atitudes para mudar o conceito de a partir dos 60 não é mais possível viver bem, ser ativo é totalmente o contrário do que se vê nas reuniões destes grupos. Juntos eles se apoiam, lutam e despertam uma vitalidade adormecida dentro de cada um que deixa claro que idade é apenas um número", diz ela.

Próximas "Rodas de Conversas" em alusão ao 1º de outubro / confira programação:

Mojó dia 9/10 - 9h

Pirâmide dia 17/10 - 14h

Vila São José dia 19/10 -- 9h

Alto da Esperança dia 27/10 - 15h

#AssistênciaSocial 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Política de Assistência Social garante moradia digna a 72 beneficiários O dado refere-se a concessões e renovações no período de janeiro a setembro deste ano
#AssistênciaSocial 01/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Conheça os 10 novos conselheiros tutelares eleitos em Paço do Lumiar a equipe da SEMDES acompanhou de perto toda a apuração da eleição, que transcorreu de maneira tranquila
#AssistênciaSocial 01/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL A Prefeitura de Paço do Lumiar foi fundamental nas eleições do Conselho Tutelar de 2023. o apoio do Executivo Luminense foi fundamental para garantir quem o processo democrático transcorresse em conformidade com a lei
#DireitosHumano 28/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES e SEMDHU iniciam atividades do Projeto “Acessuas Trabalho.” o programa que vai qualificar pessoas para o mercado de trabalho , acontece de hoje até 31 de outubro e contará com uma vasta programação teórica e prática.
#AssistênciaSocial 28/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES e SEMDHU iniciam atividades do Projeto “Acessuas Trabalho.”

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), com apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEMDHU), iniciou nesta quinta-feira (28) as atividades do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo Profissional, o "Acessuas Trabalho", iniciativa que qualifica pessoas para o mercado de emprego. As ações acontecem de hoje até 31 de outubro e contam com uma vasta programação teórica e prática.

O módulo de abertura debateu com os participantes do curso o desenvolvimento de habilidades e sua importância para ter êxito no mercado de emprego. "Este momento tem como objetivo despertar, incentivar e construir uma identidade junto aos membros, trabalhando fatores como autoestima, autoconfiança, senso de negociação, motivação e confiança para tomadas de decisões no presente e futuro", explicou Rossana Dutra, assistente social da SEMDHU, que compõe o quadro de facilitadores do projeto.

Após a inauguração, ainda estão previstas outras quatro etapas. Destaque para a oficina voltada à abordagem das "Formas de inserção ao mercado de trabalho", que será ministrada por uma equipe de profissionais da Agência do SINE Luminense, no segundo módulo que deverá ocorrer a partir do próximo mês.

Ao todo, participam das oficinas 30 jovens e adultos cadastrados no programa, moradores da comunidade Maria Firmina, em Paço do Lumiar, município cuja gestão é de responsabilidade da prefeita Paula Azevedo (PCdoB). Todos os participes são acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Maiobão, sede dos encontros.

Como iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso dos usuários ao auxílio público e a oportunidades de emprego, o projeto tem como alvo o povo com maior grau de vulnerabilidade na sociedade e que participam de programas de transferência de renda ou que recebem benefícios socioassistenciais. Ou seja, prioriza, nesse contexto, beneficiários do Bolsa Família, pessoas inscritas no CadÚnico, cidadãos com deficiência, jovens e adultos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e egressos, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, famílias com indivíduos em situação de privação de liberdade.

"Esse acompanhamento é feito diretamente pelo CRAS. São levados em conta, junto aos nossos usuários, aspectos do perfil exigido pelo programa, de forma a cumprir a meta e papel ao qual ele é destinado", explicou Grazzi Cutrim, coordenadora do CRAS Maiobão.

#AssistênciaSocial 26/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura e Caixa buscam intensificar ações para moradores do “Minha Casa Minha Vida” a reunião teve como objetivo realinhar atividades e intensificar ações e benefícios destinados aos integrantes do “Programa Minha Casa Minha Vida
#Desenvolvimento 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CADÚNICO ITINERANTE leva serviços para moradores do Saramanta.

O CADASTRO ÚNICO ITINERANTE em comunidades de Paço do Lumiar, único município da região metropolitana, cuja gestão é conduzida por uma mulher, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), demonstra que é possível tornar o acesso a qualquer tipo de benefício assistencial mais acessível à população. Nesta sexta-feira (22), moradores do Residencial Saramanta receberam a visita das equipes técnicas da coordenação de Benefícios Eventuais, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).

Logo nas primeiras horas do dia, pessoas residentes na localidade e adjacências puderam receber atendimento para fazer, além da atualização cadastral, inserção de novos usuários e dependentes no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Além disso, foi possível sanar dúvidas e obter orientações sobre o Programa Bolsa Família (PBF) e mais 26 outros benefícios aos quais o titular possa vir a ter direito.

Maria Luzinete Pereira (46) foi atendida no local e disse que recebeu toda a orientação necessária para resolver seu problema no cadastro. "Ações na comunidade são boas e nos ajudam. Trazem comodidade e a gente resolve rápido. Por favor, tragam outras!", pediu.

O CADÚNICO ITINERANTE é resultado de uma determinação expressa da gestão no sentido de encurtar o caminho entre quem precisa e os benefícios. A ação assegura ainda que tudo seja feito perto de casa, sem onerar os beneficiários com transporte para resolver problemas ou inconformidades referentes aos seus cadastros.

"No caso do Programa Bolsa Família (PBF), algumas situações podem levar à suspensão do benefício. Para quem está sem receber o auxílio, mesmo que temporariamente, a passagem já pesa no bolso!", frisou Manoel Adler, coordenador do PBF em Paço do Lumiar.

Nesta especificamente, os atendimentos destinados contaram com o SINE — Paço do Lumiar, ofertando oportunidades de vagas de emprego disponíveis no banco de dados da agência, e também, com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), que ofertou, entre outros serviços, aferição de pressão, teste de glicemia, imunização e diferentes trabalhos extra.

#Desenvolvimento 21/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Centenas de famílias são beneficiadas com a distribuição de pescado

Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), realizou a entrega de 300 kg de peixes para mais de 100 famílias atendidas pelo CRAS Morada do Bosque, um equipamento ligado a SEMDES, pasta que integra a gestão do município, comandado pela prefeita Paula Azevedo (PCdoB).

A frente do CRAS ficou repleta de pessoas que levaram para casa, cada uma, cerca de 3 kg de peixe fresquinho, tambaqui e tilápias, adquiridos junto a piscicultores locais. Tanto a proteína animal distribuída hoje, quanto a distribuição de Cestas Verdes, que acontecem semanalmente, fazem parte do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, desenvolvido no município.

Elisandra Lima (30) foi uma das usuárias acompanhadas pelo Centro de Referência em Assistência Social, que chegou foi cedo. Ao levar para casa o peixe e segurá-lo, ela mostrou certo espanto pela qualidade.

"Meu Deus, parece que vai pular!", disse a moradora da área, que também já recebeu, entre outros benefícios, Cestas Verdes via PAA e CRAS.

Maria Auxiliadora dos Santos (44) disse que os peixes foram muito bem-vindos à mesa de sua família. Ela explicou que para consumir essa mesma quantidade precisaria abrir mão de outras prioridades no dia de hoje.

"Acho que pra colocar esse pescado no prato gastaria mais de R$ 40,00, quantia que não disponho no momento. E ainda para isso, teria que dividir na compra de outros itens", revelou.

Paço do Lumiar é o único município da Região Metropolitana a desenvolver o programa nestes moldes, ou seja, disponibilizando proteína animal (pescado e frango), o que levou essa iniciativa a obter o certificado de produtos orgânicos do Ministério da Agricultura e Agropecuária.

A logística para a entrega deste tipo de alimento é bem diferente da adotada para as Cestas Verdes, que também estão no hall de alimentos adquiridos. No caso de hortaliças, verduras e frutas, o agricultor vai até a Central de Abastecimento, localizada na sede de Paço e deposita seus produtos que, de lá, seguem para ser entregues nas ações posteriores.

Já o peixe requer todo um cuidado que passa pela "despesca", acomodação em caixas térmicas visando a entrega rápida, garantindo a qualidade do produto no momento da distribuição.

#Desenvolvimento 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Reunião em Paço do Lumiar discute ações preventivas em situações de risco e desastres

Na manhã desta quarta-feira (20), no auditório do Centro Administrativo, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEMDES, realizou em parceria com a Defesa Civil do município e Conselho Municipal de Defesa Civil (CMDC), reunião para alinhamento de ações preventivas. O objetivo é antecipar ações e mitigar danos em caso de desastres.

Participaram da reunião além de SEMDES e Defesa Civil, outras secretarias, integrantes da Gestão desenvolvida pela prefeita Paula Azevedo (PCdoB). Também estiveram na ocasião para debater medidas preventivas e contribuir com os encaminhamentos a serem tomados neste sentido, representantes do poder público: como vereadores, entidades da sociedade civil organizada e de comunidades historicamente afetadas por eventos climáticos, geralmente sentido de modo mais intensos a partir do mês de dezembro.

"Entre as principais preocupações em relação à ocorrência de eventos adversos, estão pautados o mapeamento de novas áreas de risco, sinalização com placas de advertências, visitas técnicas aos leitos de rios da região (Beira Rio, Rio São João, Rio da Sede) e outras vias de percurso fluvial", de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Paço do Lumiar, Wescley Penha, que informou o início das ações ainda para este mês.

A SEMDES também já está viabilizando suas contribuições para atendimentos futuros às famílias impactadas por possíveis eventos e situações desfavoráveis que, de alguma forma, aumentam vulnerabilidades da população, nestas localidades sabidamente afetadas no município.

"O atendimento direto do serviço social é complementar ao trabalho da Defesa Civil, garantindo ações que ofereçam em meio às situações de emergência, alívio e mitigação dos danos às famílias atingidas" explicou Suely Abreu.

Como preocupação mais recente, outra questão debatida, disse respeito à onda de calor intenso que se apresenta para os próximos dias e que preocupa as autoridades em todo o estado. Especialmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.

Ao final dos debates, o presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil, Joás Ribeiro, avaliou que todas as contribuições são indispensáveis para que os danos sejam sentidos pelo menor número de pessoas possível.

"Antecipar e organizar estratégias, somar ações e forças! Isso inclui a participação da própria população luminense, evitando práticas que intensifique os problemas como queimadas ou depositar lixo em locais inadequados", disse.

#Desenvolvimento 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Adolescentes acompanhados pelo SCFV participam de evento na UFMA

Adolescentes de Paço do Lumiar participaram nesta quarta-feira (20), da Feira das Profissões 2023, evento que acontece até amanhã, no Centro de Convenções da UFMA. Os participantes são acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, equipamento ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), pasta que integra a gestão do município conduzido pela prefeita, Paula Azevedo(PCdoB).

Durante a visita o grupo formado por 20 adolescestes, frequentou estandes, onde puderam aprender um pouco mais sobre diversas profissões, e ainda, conhecer projetos e experimentos que levaram alguns a definir o que serão no futuro.

"A atividade serviu para fomentar debates sobre a escolha profissional: com que áreas se identificam? Onde poderão atuar no futuro entre outras questões", frisou o coordenador do SCFV, Eraldo Barbosa.

Carlos Emanuel Brasil, 15 anos, integrante do grupo, disse saber que ainda tem um longo caminho a trilhar, mas que, hoje durante a visita pôde no estande do curso de geografia da UFMA, reforçar o desejo de fazer o curso no futuro.

"Hoje pude ter uma visão mais abrangente! Percebi que o curso e a profissão podem ir além dos estudos de clima, solo e outras situações", disse o aluno do 9º ano, na UEB Vereador José Carlos Costa Pereira.

#AssistênciaSocial 18/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Parceria entre a Prefeitura e CAIXA levam cursos para moradores do Jardim Primavera I e II Os cursos profissionalizantes são acompanhados pela SEMDES e fazem parte de estratégias de fixação e geração de renda do Programa Minha Casa Minha Vida.
#Desenvolvimento 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL A SEMDES realizou uma acolhida de boas-vindas aos novos estagiários

Na manhã desta sexta-feira(15), como forma de ambientar os estudantes do curso de Serviço Social que, de agora em diante, irão desenvolver atividades de estágio curricular junto à Secretaria de Desenvolvimento Social - SEMDES, foi organizada uma recepção calorosa.

Esses futuros profissionais terão a oportunidade de aprendizado prático mediante convênios firmados entre a prefeitura de Paço do Lumiar, cuja gestora é a Prefeita Paula Azevedo (PCdoB), e as instituições IESF e Uniasselvi.

Durante as boas-vindas, além de se apresentarem e conhecerem colegas de função, os discentes que estavam no estágio e acabaram de chegar puderam ter uma ideia da secretaria na qual irão atuar. Deuzilene Viegas Aragão, coordenadora de gestão do SUAS em Paço do Lumiar - GESUAS/ SEMDES, afirma que a ocasião funcionou também como uma espécie de esclarecimento de fluxos e procedimentos.

"A partir das apresentações das coordenações e divisão de setores, o organograma e direcionamento para o fluxo de trabalho ficam mais claros na mente de cada um deles que estão chegando. A quem se reportar, como se portar em determinadas situações, de que maneira agir!", explica a coordenadora.

A dinâmica com os 13 recém-chegados, que são aprendizes em formação, aconteceu no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, contando com uma mensagem de encorajamento da secretária de Desenvolvimento Social, Suely Abreu, e a presença da secretária Adjunta, Gracilda Silva.

"Que nessa vivência eles possam tirar e levar para o seu futuro profissional o que há de melhor na troca de experiências. Que o resultado seja animador e revigorante para todos", ponderou Suely Abreu."

#AssistênciaSocial 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Idosas participam de oficina de produção de "bonecas de fuxico" em Paço do Lumiar ao final da oficina, cada aluna pôde levar sua produção para casa
#Atendimeto 01/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES realiza na Pindoba mais uma edição do Cadúnico Itinerante

Nesta sexta-feira (1º), as equipes do CADÚNICO ITINERANTE realizaram na sede do Clube de Mães da Pindoba mais uma ação. De acordo com Manoel Adller, um dos coordenadores do evento, esta foi a primeira dentre várias atividades que vão acontecer nos meses de setembro e outubro, objetivando atender e orientar os beneficiários do Programa Bolsa Família-PFB e outros 27 serviços disponíveis.

"É importante que as pessoas fiquem atentas ao calendário de programação e, também, dos locais de realização divulgado pela prefeitura", frisou ele. Além da realizada hoje(01), dois outros eventos já estão agendados. Na quinta feira(14) o serviço irá ao Residencial Armindo Reis, enquanto na sexta-feira(22), os moradores do Saramanta — II serão beneficiados.

Para poder receber atendimento, o titular do Cadastro Único deverá levar em mãos, comprovante de endereço, documentos de identificação (RG ou CPF) dele e de dependentes, bem como, de outras pessoas que residam na casa.

No caso de atendimento para "o Bolsa Família" será necessário o cartão do benefício e a declaração de regularidade escolar para crianças menores 4 anos. O trabalho do CADÚNICO ITINERANTE é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), atendendo uma orientação da prefeita Paula Azevedo (PCdoB).

O objetivo é levar este tipo de atendimento para as áreas mais distantes do Centro Administrativo (CA) da prefeitura, democratizando e facilitando o acesso dos Luminenses aos mais de 21 benefícios oportunizados pelo Cadastro Único, sem onerá-los com passagens e outros custos eventuais.

#Desenvolvimento 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Reunião entre Semfaz e Conselho de Assistência Social fortalece organizações sem fins lucrativos em Paço do Lumiar

Em um encontro significativo, a Secretaria Municipal de Fazenda de Paço do Lumiar se reuniu com Conselho Municipal de Assistência Social para debater a concessão de benefícios fiscais às organizações sem fins lucrativos da cidade.

"Essa iniciativa demonstra o comprometimento da prefeitura em apoiar e reconhecer o papel fundamental desempenhado por essas instituições", enfatizou a titular da SEMFAZ - Gabrielly Golenhesky.

A reunião teve como foco discutir maneiras de oferecer suporte financeiro por meio de benefícios fiscais, possibilitando que essas organizações continuem a prestar serviços essenciais à comunidade. Com esta ação, o Executivo Luminense destaca a importância do trabalho realizado por essas instituições, que contribuem para o desenvolvimento de Paço do Lumiar.

parceria entre o Poder Público e a entidade classista reflete o compromisso mútuo em fortalecer o setor sem fins lucrativos, impulsionando atividades que impactam positivamente a vida dos luminenses.

#Desenvolvimento 25/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ação do CADÚNICO ITINERANTE leva atendimento a dezenas de moradores no Alto da Esperança

Muita atividade marcou a intervenção do CADÚNICO ITINERANTE, destinada aos habitantes da comunidade Alto da Esperança — Pau Deitado. Realizada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, com a Prefeita Paula Azevedo (PCdoB) à frente da administração, o ato foi coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).

Os atendimentos feitos pelos técnicos do Programa Bolsa Família (PBF) e do setor de Benefícios Eventuais e Transferência de Renda/SEMDES ocorreram nas dependências da UEB Alto da Esperança. Ao todo, entre 8h e 13h, foram completados mais de 70 atendimentos, incluindo várias orientações, revisões e correções de cadastro, inclusão e retirada de documentos, como a Carteira da Pessoa Idosa, além da emissão de CTPS pelo SINE (Agência de Paço do Lumiar), que também colabora com a obra, fornecendo atendimento, vagas e fazendo encaminhamentos para entrevistas de emprego.

A senhora Zuila Raimunda dos Santos, de 87 anos, residente do Timbuba, foi atendida na ação itinerante. Além de receber diretrizes sobre o cadastro único, ela solicitou sua Carteira de Pessoa Idosa. Satisfeita com a agilidade e os resultados do atendimento, saiu com a carteira em mãos e um sorriso no rosto.

"Não sabia que a carteira garantia vários direitos. Agora vou usá-la para viajar! Vou programar uma visita aos meus netos que moram no interior", afirmou ela.

Outra pessoa que também aproveitou a assistência e os serviços do Cadúnico, bem perto de casa, foi Reneudes Rodrigues (51), morador do Timbuba. Ela conta que, ao descobrir do feito, planejou comparecer ao local para atualizar as informações no registro.

"Se eu não viesse aqui hoje, depois gastaria cerca de r$30,00 para ir ao centro resolver meu problema, fazer outras coisas e voltar. Aqui foi perto, fácil e rápido! Me ajudou muito."

A execução do CADÚNICO ITINERANTE em lugares mais afastados do Centro Administrativo (CA) da sede do Executivo segue orientação da própria prefeita Paula Azevedo(PCdoB), com o objetivo de facilitar o acesso aos benefíciios sociais, assegurar uma assistência que seja próxima da residência e eliminar custos com transporte para os usuários.

#Emprego 22/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SINE de Paço do Lumiar apresenta crescimento de 873% nos seis primeiros meses de 2023 Os resultados apresentados pelo SINE, tem relação com os esforços da gestão para torna-lo ainda mais acessível e um apoio indispensável ao trabalhador luminese.
#Gestão 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Após eleição de novos conselheiros, Paço do Lumiar contará com mais um Conselho Tutelar em atividade
#Desenvolvimento 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL COMPEDE prorroga Inscrições para conselheiros em Paço do Lumiar.
#AssistênciaSocial 16/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Paço do Lumiar realiza Semana de Luta Pela Pessoa em Situação de Rua.

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social- SEMDES, que tem à frente Suely Abreu- está realizando nas dependências do Centro POP do município, a "I — Semana de Conscientização e Luta Pelos Direitos da Pessoa em Situação de Rua". O ponto alto das atividades acontecerá na próxima terça-feira (22), quando haverá uma ação desenvolvida em parceria com a secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), para destinação de serviços aos usuários do Centro.

As ações da semana foram abertas nesta terça-feira (15), com uma roda de conversa, sobre assistência e garantias de direitos para a população em situação de rua. "O dia 19 de agosto é o ponto alto dessa primeira semana, data que se comemora o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua e remete ao Massacre da Sé, ocorrido em 2004, quando sete pessoas foram mortas e várias ficaram feridas em São Paulo. Para ela, nós, montamos um cronograma diversificado de ações, com a intenção de levar esclarecimento aos nossos usuários sobre seus direitos e também para despertar a atenção da população e o olhar das autoridades sobre essa problemática social", contextualizou Guaracy Moreira, coordenadora do Centro POP.

Um dos assuntos debatidos na roda de conversa, e explanado por José Ribamar Marques, coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua no Maranhão, foi a existência do decreto federal 7.053/2009 que norteia as políticas públicas destinadas para a população em situação de rua. "É muito importante que eles conheçam as políticas e leis que lhes amparam. Quanto a assistência em saúde, por exemplo, eles têm o direito de ser atendidos pela rede pública de saúde, como qualquer outro brasileiro, mesmo, que não possuam seus documentos em mãos. Desta forma, é possível mudar vários estigmas, preconceitos e fazer a população entender de uma vez por todas que ninguém mora na rua! Que a pessoa está em situação de rua e que existem meios para devolver auto estima, a dignidade, o lar destas pessoas", explicou.

Resultados - Com pouco mais de um mês de funcionamento, o Centro POP foi inaugurado no dia 11 de julho deste ano, por determinação e empenho da prefeita Paula Azevedo com a missão de prestar atendimento e auxílio aos moradores de rua na cidade. Desde então, o espaço passou a atender perto de 40 pessoas por dia.

De lá para cá já foram servidas mais de 2.244 refeições entre café da manhã, almoço e jantar.

"O equipamento é um grande apoio para essas pessoas. Nele, além de poder, fazer refeições, receber produtos de primeira necessidade para a higiene e tomar banho, lavar suas roupas, matar a sede bebendo um copo d'água potável, o que é algo elementar, mas muito difícil de receber nas ruas, eles contam com todo auxílio possível para retirar ou reaver documentos de identificação e a partir disto, poder até mesmo receber algum tipo de direito ou benefício social ao qual possam vir a ter direito", enfatiza a secretária Adjunta da SEMDES, Gracilda Lima, evidenciando que momentaneamente existem 12 processos em tramitação e acompanhamento pela equipe de profissionais do centro.

Jonny Ferreira Pereira, é apenas uma entre tantos, que hoje frequentam constantemente este espaço em Paço do Lumiar. Com 38 anos de idade, 20 deles em situação de rua, conhece bem as dificuldades. Desde que passou a contar com a estrutura da casa e receber orientações e apoio técnico, disse que tem avançado e seguido fortemente em seu propósito.

"Olha o que tem de melhor no Centro POP, é a oportunidade de se sentir humano, ser tratado como gente! Pois, raro é às vezes que uma pessoa em situação de rua é vista dessa forma. Mas, aqui eu tô tendo o direito de ser ouvido, de ser assistido, de ser ajudado e a chance de mudar de vida", declarou.

#AssistênciaSocial 11/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PAA segue beneficiando famílias atendidas pelo CRAS e gerando renda para pequenos produtores em Paço do Lumiar

Desenvolvido pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da SEMAPA (Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento) e pela SEMDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), é um forte aliado no combate ao risco alimentar em nosso município, ao mesmo tempo em que ajuda a aumentar a renda do pequeno produtor em nosso município com a entrega de proteína animal (peixe e frango) e cestas verdes repletas de hortaliças.

Nesta quinta-feira (10), a entrega concentrou-se no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) Morada do Bosque, onde foi distribuído entre os usuários cerca de 270 kg de frango, adquiridos pela Gestão Municipal, de produtores locais.

"A aquisição é uma das importantes fases deste programa pois, desta forma o recurso destinado para a sua execução fica no município, gerando emprego e renda, movimentando o comércio local e incentivando a agricultura familiar", evidenciou a Prefeita Paula Azevedo.

A secretária Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Júlia Assunção, explica que essa foi primeira entrega de frangos e que ela se soma a distribuição de peixes e de "Cestas Verdes" que ocorrem três vezes por semana.

"É importante dizer que Paço do Lumiar é o único município da região metropolitana de São Luís, a desenvolver o programa nestes moldes. A ampliação de produtos ofertados aos beneficiados pelo PAA, contribuiu para podermos obter o certificado de produtos orgânicos do Ministério da Agricultura e Agropecuária", evidenciou a secretária.

Na entrega de hoje, Sonyelle Araújo Dominici, foi uma das primeiras pessoas atendidas pelo CRAS Morada do Bosque, a comparecer ao local. Ela que já tem recebido cestas de hortaliças, em outras entregas, contou que já aguardava com certa ansiedade a entrega de peixe ou frango.

"É uma ajuda muito importante para a nossa comunidade. A alimentação anda muito cara. Quando ouvi falar eu me informei logo qual seria o dia e hora para não deixar a oportunidade passar", revelou.

"Estamos muito felizes pelos resultados atingidos com as distribuições. Elas são de suma importância para ajudar a mitigar os impactos da vulnerabilidade social e combater o risco alimentar em nosso município. É importante dizer também do entorno destas ações que é o acolhimento e o auxílio do CRAS, que paralela à distribuição de alimentos trabalha a geração de renda, a capacitação profissional, e principalmente o empoderamento das famílias e mulheres para poderem sair da condição de vulnerabilidade e passem a ser protagonistas, provedoras de suas necessidades básicas", contextualizou a Secretária Suely Abreu, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social.

#AssistênciaSocial 03/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES realiza reunião para início de atividades do SFCV na área da Pirâmide

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), realizou esta semana a primeira reunião junto à membros e lideranças da comunidade da Pirâmide, para instalação de núcleo compartilhado do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do município. A execução do serviço na localidade atenderá idosos, visando execução de atividades que promovam o fortalecimento de vínculos sociais e familiares, coletividade e combate de vulnerabilidades.

Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Suely Abreu, a instalação do núcleo compõe as atividades de ampliação da abrangência do serviço executado pelo polo-sede do SCFV de Paço do Lumiar, localizado na Vila Cafeteira.

"Os núcleos compartilhados do serviço seguem a mesma metodologia utilizada na sede da Vila Cafeteira. As atividades acontecem uma vez por semana e levam em conta a percepção do idoso como um indivíduo em sua totalidade. A iniciativa da gestão em trazer este serviço para ainda mais perto desta e de outras comunidades, que também já contam com núcleos compartilhados, a exemplo da Vila São José II, Alto da Esperança e Mojó, é muito salutar para a vida destes idosos que através dos serviços com a elevação da autoestima, passam a se sentir pertencentes e integrados à comunidade, e a ter uma série de direitos respeitados", exemplificou a Secretária Suely.

Assim como nas outras localidades onde já há um núcleo compartilhado, o que está sendo colocado à disposição da comunidade da Pirâmide funcionará em parceria com entidades do local. Neste caso, em específico, com a Associação José Maria e a Igreja Católica São Pio, que cedeu o local para desenvolvimento das atividades.

"Agora é efetivamente montar um cronograma que incluem uma série de atividades que vão desde atividades físicas, com ginástica aptada e adequadas para a pessoa idosa, atividades voltadas à manutenção e o desenvolvimento cognitivo, coordenação motora, e também para a promoção do lazer e do conhecimento por meio de palestras, passeios e outras atividades", disse coordenador do SCFV, Eraldo Barbosa.

"Esse serviço, como disse a secretária Suely, é uma semente que estamos plantando aqui na Pirâmide e que precisa ser regada para que nossos idosos aqui da área passem a frequentar, recebam futuramente uma estrutura ainda melhor, que vai trazer muito benéficos e reflexos positivos na vida dos usuários", completou Geralice Gomes, liderança comunitária da área e que também integra o Conselho Municipal do Idoso, em Paço do Lumiar.

#AssistênciaSocial 20/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Programa PAA entregou hoje mais de 300kg pescado às famílias acompanhadas pelo CRAS Ao todo, foram adquiridos pelo programa 1,2 toneladas de peixes produzidos por piscicultores luminenes e que serão distribuídos em quatro etapas
#AssistênciaSocial 11/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Paço do Lumiar inaugura Centro POP para atender população em situação de rua Usuários e usuárias do equipamento contam com atendimento especializado para resgatar convívio social e familiar
#AssistênciaSocial 06/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Realizada a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Paço do Lumiar

Foi realizada nesta quinta-feira (06), no Auditório do Centro Educa Mais Domingos Vieira Filho, localizado na Avenida 06, Maiobão, a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Paço do Lumiar. A Prefeita Paula Azevedo participou da abertura da conferência pela manhã, às 9h, ao lado da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Suely Abreu e de Deuzilene Viegas, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O evento aconteceu durante todo o dia e teve como tema "A Reconstrução do SUAS - O SUAS que temos e o SUAS que queremos". A prefeita Paula Azevedo lembrou que a Assistência Social perpassa por todas as secretarias, e que deve ser debatida em todas as instâncias. "A Assistência é transversal e, por isso, temos hoje tantas secretarias e órgãos aqui representados. As políticas públicas precisam ser analisadas, discutidas, aperfeiçoadas e ampliadas, e esta conferência é um desses importantes espaços de debate. Os governos se planejam a partir de propostas, da escuta à população, e estou muito feliz de estar participando desse momento", ressaltou a Prefeita Paula.

A Secretária Municipal Desenvolvimento Social Suely Abreu agradeceu a representação dos diversos movimentos sociais que se fizeram presentes em todo o processo de preparação e consolidação da XI Conferência. "Tivemos sete grandes pré-conferências para discutir as políticas de assistência social, e sou grata por ver hoje esse auditório lotado com tantas lideranças e representações. O nosso papel é contribuir para a consolidação de uma Política de Assistência Social cada vez mais forte, vendo as vidas sendo transformadas com a garantia dos direitos", disse a Secretária Suely.

A Secretária Suely falou, ainda, sobre os avanços nas políticas de assistência nos últimos anos, durante a gestão da prefeita Paula Azevedo. "Com os investimentos da Administração Municipal e parcerias com o Governo do Estado, conseguimos manter funcionando todas as nossas unidades (equipamentos públicos) e ampliar diversos serviços, nos últimos três anos. Sabemos que ainda temos muito a avançar, e creio que vamos avançar muito mais, pois contamos com o olhar sensível da prefeita Paula para a temática", assinalou a secretária.

Deuzilene Viegas, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, destacou a eleição dos delegados que irão participar da XV Conferência Estadual de Assistência Social como um dos pontos mais importantes da Conferência Municipal. Também agradeceu a presença das autoridades e sociedade civil presente, e ressaltou o importante papel da Conferência como espaço de diálogo, reflexão e avaliação, na perspectiva de apontar caminhos para a melhoria das políticas públicas de Assistência Social.

Da mesa de abertura, também participou a dona de casa Sandra Maria Silva, moradora do Residencial Cordeiro, em Paço do Lumiar. Mãe de três meninas, Sandra Maria teve a casa invadida pelas águas das chuvas, que acabaram prejudicando a estrutura do seu imóvel. Motivo pelo qual passou a ser assistida pelo CRAS Tambaú, sendo inserida em diversos projetos; inclusive com o benefício do Aluguel Social. "Estou morando no Paranã, e tenho sido muito bem assistida pelo município. Agradeço a todos pelo apoio", discorreu.

A XI Conferência Municipal de Assistência Social de Paço do Lumiar tem por objetivo analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores; da participação dos usuários e qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios; e de eleger delegados para a XV Conferência Estadual de Assistência Social.

#AssistênciaSocial 05/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PAA segue com entrega de Cestas Verdes para famílias atendidas pelo CRAS Últimas entregas ocorreram na tarde desta terça-feira (04), para famílias atendidas pelos CRAS do Tambaú e Morada do Bosque
#Desenvolvimento 29/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Grande caminhada marca encerramento das atividades do Junho Violeta em Paço do Lumiar Por onde passaram, participantes alertaram que é preciso respeitar os direitos da pessoa idosa e atentar para os diversos tipos de violências praticadas
#AssistênciaSocial 23/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Comissão da SEMDES foi a Brasília para alinhamento de projetos para Paço do Lumiar Na pauta também fora discutida a ampliação do repasse de recursos para a Política de Desenvolvimento Social em Paço do Lumiar
#AssistênciaSocial 21/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Realizada nesta terça-feira (20) Pré-Conferência segmento LGBTQIA+ em Paço do Lumiar Os encaminhamentos propostos para a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, destacaram diretrizes para ampliação do acesso à Política de Assistência junto a esta população
#Cultura 16/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Idosas do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos abriram as apresentações do arraial de Paço do Lumiar Vestidas com a cor violeta, as integrantes também chamaram a atenção do público para a Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
#AssistênciaSocial 15/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES inicia atividades da campanha Junho Violeta Abertura dos trabalhos aconteceu com palestra sobre violência e discriminação praticada contra idosos
#AssistênciaSocial 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Realizada Pré-Conferência no segmento “Pessoas com Deficiência” em Paço do Lumiar Propostas serão levadas à plenária durante a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Paço do Lumiar
#AssistênciaSocial 12/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES realizou blitz educativa e panfletagem contra o trabalho infantil em Paço do Lumiar A ação foi realizada para marcar o dia “D” de combate e erradicação do trabalho infantil, comemorado no dia 12 de junho
#AssistênciaSocial 06/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Paço do Lumiar realiza pré-conferência com foco nos povos tradicionais

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), realizou na manhã desta terça-feira (06), a 4º Pré-Conferência no segmento Povos Tradicionais, em preparação a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Paço do Lumiar. O evento ocorreu no Centro Administrativo da Prefeitura de Paço do Lumiar.

A Pré-conferência no segmento Povos e Comunidades Tradicionais foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), que fez a mobilização de grupos prioritários para o evento. Participaram da ocasião, representantes de povos tradicionais que integram parcelas importantes da sociedade civil como: Povos de terreiro, marisqueiras, trabalhadores rurais. Estiveram prestigiando o evento a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Suely Abreu, a Secretaria Adjunta Municipal de Desenvolvimento Social Gracilda Silva, juntamente com a Secretária Municipal de Direitos Humanos Hélica Araújo.

A Secretária Suely reforçou no evento a importância destas discussões, para a avaliação e deliberação sobre inclinações futuras para a política de assistência social, definindo diretrizes e rumos no aprimoramento e ampliação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

"Nós estamos por meio destas conferências fomentando e construindo às discussões que queremos para o nosso evento de convergência, que será 11ª Conferência Municipal de Assistência Social cujo tema: A Reconstrução do SUAS - O SUAS que temos e o SUAS que queremos, demonstra exatamente que é preciso discutir, planejar e executar essa política de assistência de maneira plural, inclusiva, com respeito a diversidade, para que ela atinja o objetivo de ser uma política de seguridade social não contributiva, capaz de provê os mínimos sociais, e garantir o atendimento às necessidades básicas do cidadão, principalmente àquelas de indivíduos ou grupos mais vulneráveis", sintetizou a Secretária Suely.

Além desta última ocorrida hoje, a prefeitura de Paço do Lumiar, por meio das ações da SEMDES, já realizou também as pré-conferências nos segmentos de adolescentes, idosos e segmento mulheres. As próximas a serem realizadas serão nos segmentos de pessoas com deficiência e segmento LGBTQIA+.

Confira as datas para as próximas a serem realizadas:

PRÉ-CONFERÊNCIA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: 13/06/2023 - 9h

SEMUS (Sala do Conselho Municipal de Saúde) - Av. 13, Maiobão

PRÉ-CONFERÊNCIA LGBTQIA+: 20/06/2023 - 9H

Centro Administrativo da Prefeitura de Paço do Lumiar (C.A), Estrada de Ribamar, s/n, Vila Nazaré

PRÉ-CONFERÊNCIA TRABALHADORES DO SUAS: 27/06/2023

Centro Administrativo da Prefeitura de Paço do Lumiar (C.A), Estrada de Ribamar, s/n, Vila Nazaré

#Lazer 31/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Idosos do SCFV visitam viveiro de plantas em Paço do Lumiar

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), propiciou, aos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), uma visita ao Viveiro Alberto Plantas, na área do Vassoural, em Paço do Lumiar. A primeira excursão ocorreu na quinta-feira passada, dia 23 de maio. A última ocorreu nesta terça-feira (30).

A atividade integra um calendário de passeios visando a promoção de lazer e troca de experiências entre os usuários. O passeio aconteceu com 47 idosos divididos em dois grupos.

Maria do Rosário (60), usuária do SCVF, mesmo tendo participado de outros passeios, disse que esse foi especial por que a levou para junto de uma de suas paixões. "Amo plantas e participar deste passeio foi maravilhoso! O lugar é lindo e cheio de vida, faz muito bem a gente", definiu Maria, que aproveitou para levar algumas mudas para cultivar em sua casa.

Declarações desta natureza reforçam o sentido de que estas atividades permitem não apenas o passeio em si, elas são uma ponte de ligação com a sociedade, e contribuem para o bem-estar dos usuários, no caso os idosos.

"Sentindo-se uma vez inseridos no contexto social, quer seja recebendo conhecimento ou compartilhando saberes com os demais atores, nossos idosos tem a oportunidade de confirmar o que muitos deixaram de se dar conta: o fato de que ainda há muito pra se conhecer, pra aprender e ensinar, ou seja de viver", enfatiza a Coordenadora do Serviço de Convivência do Idoso Graça Rabelo.

#AssistênciaSocial 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES promove seminário sobre Escuta Protegida em Paço do Lumiar

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), promoveu nesta quarta-feira (24), no auditório do Centro Administrativo (CA), no Tambaú, o Seminário de Formação sobre Direitos e Garantias de Crianças e Adolescentes.

O seminário foi voltado para técnicos da assistência social, saúde, direitos humanos, educação, e outras áreas ou profissionais que possuam envolvimento direto com a temática, à exemplo dos Conselheiros Tutelares. O objetivo é esclarecer os mecanismos e meios para cumprir protocolos da Lei Federal 13.431/2017.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Suely Abreu explicou que o momento fez parte das atividades em alusão ao Maio Laranja, mês de enfretamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. "A gente sai deste seminário com o objetivo de efetivar os fluxos como determina a lei para a escuta especializada e para o depoimento especial, bem como, estruturar nosso comitê de acompanhamento para os casos de crianças em situação de violência, visando cada vez mais fortalecer a política da criança e do adolescente aqui no município, e garantir a proteção à infância", pontuou a Secretária Suely.

Compuseram a mesa de abertura, a Secretária Suely, a Secretária Adjunta Municipal de Desenvolvimento Social Gracilda Silva, a Promotora de Justiça da 3ª Promotoria de Paço do Lumiar Carla Mendes Pereira Alencar, o Representante do Conselho Tutelar (CT) de Paço do Lumiar Antônio Fernando Barbosa e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paço do Lumiar (CMDCA) Tereza Neumann Almeida Barcelos.

As plenárias foram realizadas pelo Promotor de Justiça Titular da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de São Luís Márcio Thadeu Silva Marques e a Secretária Adjunta dos Direitos de Criança e Adolescente Elaine Cutrim, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDHIPOP), com os respectivos temas: "Lei Nº 13.431, de 4 de abril de 2017 - Possibilidades e Desafios para a Implantação e Implementação da Escuta Especializada e Depoimento Especial" e "Implementação e Funcionamento do Comitê de Gestão Colegiada".

Para Promotor Marques, esses novos passos dados pelo município demonstram que a gestão da política de proteção está bem encaminhada. "A partir deste evento o município de Paço demostra fortemente essa preocupação, que deve ser de todos os municípios. Paço do Lumiar se propõe a criar mecanismos que formalizem procedimentos, para o acolhimento, atendimento e reparação das violências que por ventura crianças luminenses venham a sofrer, ou se tornar testemunhas", frisou o promotor.

#Mulher 23/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Pré-conferência discute políticas de assistência voltadas para mulheres em Paço do Lumiar

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), organizou na manhã desta terça-feira (23), no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Paço do Lumiar, no Tambaú, a Pré-conferência Municipal de Assistência Social - segmento MULHERES. Esta é a segunda pré-conferência, de um total de seis, que deverão acontecer até o mês de junho, ou seja, um mês antes da realização da Conferência Municipal.

Na conferência, dedicada a discutir e debater ações, direitos e a execução das Políticas de Assistência Social voltadas às mulheres em Paço do Lumiar, a Secretária de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar Suely Abreu realçou o papel do conselho quanto fomentador das discussões e a importância de se fazer um olhar pra situação das mulheres dentro do atual contexto de um olhar sensível da gestão para a garantia de direitos desta parcela da população.

"Majoritariamente as mulheres se apresentam aos serviços socioassistenciais como demandantes de benefícios e serviços, devido ao fato de que, geralmente assumem para si a responsabilidade do cuidado, cultivo de vínculos familiares e comunitários. Deste modo, nosso papel enquanto poder público, por meio da implementação das Políticas de Assistência, está em ressignificar a vida das usuárias e suas famílias. Devemos enxergar, cada vez mais, as mulheres não apenas como mães e cuidadoras, mas como cidadãs de direito, como bem afirma o art. 1º da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que preconiza que a Assistência Social é direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas", disse a Secretária Suely.

Além da ocorrida hoje, ainda estão previstas para acontecer pré-conferências em mais quatro outros segmentos, são eles: Pré-Conferência Segmento Idoso; Povos Tradicionais; Pessoa com Deficiência e Segmento LGBTQIA+.

EVENTO MACRO

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com apoio da SEMDES, realizará no dia 06 de julho de 2023 a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social que terá como tema: A "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos". As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições avaliar e deliberar sobre a política de assistência social, definindo as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), bem como consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais.

A Conferência Municipal é convocada, pelo CMAS, a cada dois anos e ocorre com a participação de todos os sujeitos envolvidos na Política da Assistência Social, que são gestores, usuários, representantes das entidades e organizações de assistência social e trabalhadores do SUAS. Demais pessoas interessadas nas questões relativas a essa política, podem participar da conferência. "O caráter deliberativo da conferência é muito importante, pois as deliberações da plenária passam a ser prioridade para o desenvolvimento de ações pela gestão municipal", pontuou a presidente do CMAS, Deuzilene Viegas.

PRÓXIMAS PRÉ-CONFERÊNCIAS

SEGUIMENTO: IDOSOS

LOCAL: União de Moradores do Pau Deitado.

DATA: 30/05/2023

HORÁRIO: 9h

SEGUIMENTO: POVOS TRADICIONAIS

LOCAL: Centro Administrativo da Prefeitura de Paço do Lumiar, no Tambaú.

DATA: 06/06/2023

HORÁRIO: 9h

SEGUIMENTO: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

LOCAL: Sede da SEMUS - Sala do Conselho de Saúde

DATA: 13/06/2023

HORÁRIO: 9h

SEGUIMENTO: LGBTQIA+

LOCAL: Centro Administrativo da Prefeitura de Paço do Lumiar, no Tambaú.

DATA: 20/06/2023

HORÁRIO: 9h

#DireitosHumano 18/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Paço do Lumiar realiza caminhada de alerta contra abuso e exploração sexual infantil

A prefeitura de Paço do Lumiar organizou uma grande caminhada e conclamou a população para fazer bonito no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra a Criança e o Adolescente, comemorado nesta quinta-feira (18). A caminhada foi organizada pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SEMDES) e de Educação (SEMED).

A Campanha do "18 de Maio" é realizada nacionalmente para proteger crianças e adolescentes que sofrem abuso ou violência sexual, muitas vezes, em silêncio. Em Paço do Lumiar, a mobilização já virou tradição. Desta vez, a concentração foi na avenida 04, nas proximidades da Escola Municipal Monteiro Lobato, de onde os participantes seguiram entregando panfletos pela avenida 13, até a Praça da Família, no Maiobão.

Participaram da caminhada moradores de Paço do Lumiar, servidores municipais, professores e alunos de escolas da rede pública municipal, além de lideranças políticas. Alunos do 7º ano da UEB Monteiro Lobato estavam engajados na campanha. "A gente já vem conversando sobre a importância da campanha, e aí nós trouxemos as cinco turmas, para conscientizar sobre o corpo delas e os cuidados que cada um tem que ter consigo mesmo. Essa orientação também é papel da escola", explicou Rosicler Soares, gestora adjunta da unidade.

A prefeita Paula Azevedo participou ativamente da caminhada e engrossou o coro contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. "Todo dia é dia de dizer não! De denunciar esse grave problema social, que é uma prática nociva e criminosa que machuca nossas crianças e corrompe a nossa sociedade. E é por isso que hoje estamos aqui, pelas ruas de nossa cidade pra fazer bonito e gritar bem alto. Denuncie, disque 100! Proteja as nossas crianças!", enfatizou a prefeita.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar, Suely Abreu, explica ainda que a caminhada foi o ponto alto das mobilizações, mas que durante todo este mês ainda haverá atividades para despertar na população a sua parcela de responsabilidade quanto a essa questão.

"Esta caminhada chama a atenção de diversos setores da nossa sociedade, e mostra que, juntos, poder público, inciativa privada, e órgãos como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar (CT), podemos contribuir para combater esses abusos, denunciar e punir os agressores e abusadores. É preciso que se mantenha os olhos bem abertos e atentos a estas situações todos os dias, e a todo momento", frisou Suely Abreu, secretária da SEMDES.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra a Criança e o Adolescente, 18 de Maio, foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 e remete ao caso da pequena Araceli Sanchez, que foi violentada e brutalmente assassinada por jovens de classe média alta na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. Desde então, por todo o país são realizadas ações que alertam para a importância de se combater a violência e denunciar abusadores.

#AssistênciaSocial 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura entrega kits de enxovais a gestantes acompanhadas pelos CRAS do Maiobão, Tambaú e Morada do Bosque

A Prefeitura de Paço do Lumiar entregou na tarde de ontem, dia 11, kits de enxovais para 66 gestantes atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social do Maiobão, Tambaú e Morada do Bosque. A entrega foi feita no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, na Estrada de Ribamar, e contou com a presença da prefeita Paula Azevedo, da secretária de Desenvolvimento Social (SEMDES), Suely Abreu, a da adjunta, Gracilda Silva.

Cada Kit é formado por banheira, bolsa e saída de maternidade, sapatinhos, materiais de higiene, lenços umedecidos, pacote de fraldas, e outros produtos básicos para recém-nascidos, no total de 16 itens. Esta é uma ação periódica, realizada por equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Maiobão, Tambaú e Morada do Bosque, em Paço do Lumiar. Desta vez, acontece em alusão ao Dia das Mães.

"Eu sou mãe e sei que este é um momento muito importante e esperado por toda a família, onde também há muitos gastos. Sabemos que muitas mamães passam, hoje, por um momento econômico difícil! Então, nada mais justo, nada mais humano, que se estender esse apoio para quem realmente precisa", discorreu a prefeita Paula Azevedo.

Waxidara Elen Lima, que é acompanhada por equipes do CRAS do Maiobão, está gravida de nove meses e foi uma das 66 mamães de Paço do Lumiar a receber o kit de enxoval. "Gostei demais das bolsas de levar para a maternidade, com as coisinhas do bebê. Eu estava pensando em comprar por estes dias! Isso tudo é caro, e já não vou precisar comprar. Agora, vou me preocupar só em fazer o chá de fraldas", contou.

A secretária Suely Abreu explicou que o Kit, na verdade, é chamado de auxílio natalidade, e que figura como benefício eventual de origem socioassistencial, ao qual, para receber, as mães ou futuras mamães precisam estar cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e sendo acompanhadas por equipes do CRAS no território em que residem.

"Além do kit, entregamos cestas básicas. Ambas, são ações de entregas que já acontecem periodicamente nos equipamentos; mas, neste caso, coincidiu com a proximidade do dia das mães; e, por isso, integra um cronograma especial de ações programadas pelo município para as comemorações em alusão à data", relatou a secretária.

#AssistênciaSocial 10/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura amplia núcleos de atividades para idosos no município de Paço do Lumiar

A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), vem ampliando a abrangência das ações voltadas à pessoa idosa, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do município. Além do polo-sede, na Vila Cafeteira, a SEMDES já abriu três novos núcleos de atividades em cooperação com entidades parceiras da gestão.

O mais recente foi aberto na Vila São José II, no mês passado, e funciona em parceria com a Associação de Moradores do bairro. Além deste, a SEMDES também já estruturou núcleos de atividades no Alto da Esperança e no Mojó.

Os polos descentralizados do serviço seguem a mesma metodologia já utilizada na sede da Vila Cafeteira. As atividades acontecem uma vez por semana e levam em conta a percepção do idoso como um indivíduo em sua totalidade.

As ações propostas em cronograma incluem atividades como: dança, ginástica e sessões de alongamento adequadas e adaptadas para a pessoa idosa. Conta ainda com atividades voltadas ao desenvolvimento cognitivo, como palestras, e manutenção da coordenação motora, por meio de trabalhos artísticos manuais.

"Também estão contemplados o acompanhamento com alguns serviços em saúde e a promoção do lazer, por meio de passeios em roteiros culturais", lista a coordenadora do Departamento de Proteção Básica da SEMDES, Gilzete Ribeiro, enfatizando que a transversalidade dos serviços fica por conta de parcerias com outras secretarias, a exemplo da Saúde (SEMUS) e Direitos Humanos (SEMDHU).

A Secretaria de Desenvolvimento Social já está em tratativas para uma parceria que permita a abertura de mais um centro nestes mesmos moldes, para atender usuários de mais outras três localidades - Morada do Bosque, Iguaíba e Jardim Primavera.

"Estruturar políticas públicas para a promoção do bem-estar do idoso expressa o compromisso desta gestão com a qualidade de vida dos seus munícipes. Por isso, nós estamos empenhados enquanto gestão pública, enquanto Secretaria de Desenvolvimento, nesta busca, já que o envelhecimento da nossa população é um fato", destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Suely Abreu.

"Essas atividades, desenvolvidas junto aos usuários, prestam mais que apenas um serviço; a convivência em alguns casos devolve até mesmo a alegria de viver. É muito comum estar junto deles durante às atividades propostas e presenciar relatos emocionantes, impregnados de esperança e que demonstram uma retomada de vida de alguns usuários", enfatiza Eraldo Barbosa, coordenador do SCFV, explicando que qualquer pessoa idosa, que atenda ao perfil desejado, pode procurar um dos polos do serviço e fazer parte dos grupos como usuário.

#AssistênciaSocial 08/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES realiza busca ativa de cadastros unipessoais do Bolsa Família em Paço do Lumiar

A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), está realizando visitas casa a casa, para averiguação cadastral do Bolsa família. A intenção é investigar contradições em cadastros unipessoais apontados pelo Governo Federal. O cadastral unipessoal se refere a famílias compostas por apenas uma pessoa.

As visitas para checagem acontecem devido a uma determinação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que apontou uma grande quantidade de famílias unipessoais cadastradas após novembro de 2021.

Em Paço do Lumiar, as equipes do CadÚnico já estão desenvolvendo esta ação deste abril deste ano. Nos próximos meses essas visitas serão intensificadas. Até agora já foram visitadas mais de 1.500 famílias. Em algumas delas, foram confirmadas incongruências que vão desde não equiparação de perfil unifamiliar, inclusão indevida de filhos, e não atualização de dados.

"Nestes casos, estas pessoas têm seus benefícios suspensos ou até bloqueados posteriormente, dependendo da inconformidade no cadastro, conforme determina o Governo Federal", explica Manoel Adller, coordenador do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e do Programa Bolsa Família em Paço do Lumiar.

Ao fazer a abordagem, o visitador designado pela SEMDES realiza o procedimento de checagem, que se inicia com uma entrevista social de avaliação do perfil declarado pelo beneficiário no seu cadastro social. Caso sejam identificadas irregularidades, o cidadão é orientado quanto à situação e avisado sobre a suspensão de qualquer que seja o benefício: Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ou o próprio Bolsa Família.

#AssistênciaSocial 26/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura entrega novos equipamentos ao Conselho Tutelar de Paço do Lumiar

A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), realizou na terça-feira (25) a entrega de novos equipamentos para o Conselho Tutelar (CT) de Paço do Lumiar. Foram entregues cinco computadores e um ar-condicionado portátil.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de adesão do município, via SEMDES, ao programa Pró-DH (Programa de Equipagem e Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, Entidades e Instâncias Colegiadas Públicas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

"Desde que estamos aqui, a solicitação de melhorias para o desempenho das funções do Conselho é uma constante. Graças a Deus, nesta gestão, já tivemos várias reivindicações atendidas", destaca Driane Ferreira, conselheira tutelar de Paço do Lumiar.

Além destes novos equipamentos, o apoio ao trabalho dos conselheiros tutelares, por meio da SEMDES, foi responsável também pela colocação em operação, em dezembro do ano passado, de um novo veículo para contribuir no cumprimento das atribuições e demandas em relação à defesa e proteção dos direitos das crianças e adolescentes luminenses.

"São novos equipamentos que demonstram não apenas o apoio ao trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar, mas um compromisso da gestão municipal, mediante um olhar sensível da nossa prefeita Paula Azevedo com a política de atenção à criança e ao adolescente no município", enfatiza a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Elizabeth Diniz.

ELEIÇÃO PARA O CONSELHO

Os conselhos tutelares são órgãos autônomos, permanentes e não jurisdicionais, que integram a administração pública local. No caso de Paço do Lumiar, o órgão dispõe atualmente de cinco (conselheiros) integrantes, que atuam desde 2020 diretamente no órgão.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) abriu, recentemente, vagas para o processo de escolha de novos integrantes que atuarão no Conselho por um período de 4 anos. Ao todo são 10 vagas, divididas entre duas unidades de Conselho Tutelar; uma já em atuação, e a outra que deverá entrar em atividade após a conclusão do processo de eleição.

As inscrições para participar da eleição do Conselho Tutelar podem ser feitas até o dia 05 de maio de 2023. O edital está disponível no site da Prefeitura (https://www.pacodolumiar.ma.gov.br).

#Desenvolvimento 20/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar esclarece acerca de matéria exibida no programa Repórter Record Investigação A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da SEMDES, reitera seu total compromisso em executar, no município, as verdadeiras diretrizes da Política de Assistência Social
#AssistênciaSocial 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES conclui plano municipal de monitoramento da política de assistência social de Paço do Lumiar O documento visa sistematizar o monitoramento das ações e diretrizes a serem executadas pela Gestão Municipal durante o triênio 2023 a 2025
#Mulher 13/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES faz entrega de certificados de curso profissionalizante de design de sobrancelhas O curso é fruto de uma parceria entre prefeitura, SENAC e SEBRAE para oportunizar qualificação, trabalho e renda para os munícipes
#AssistênciaSocial 09/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Paço do Lumiar entregou 35 toneladas de pescado na Semana Santa, fazendo a alegria de 68 mil famílias

Na última quarta e quinta-feira (05 e 06 de abril), por ocasião da Semana Santa, a Prefeitura de Paço do Lumiar entregou 35 toneladas de peixe para a população de Paço do Lumiar, em dezenas de comunidade de todas as 11 regiões da cidade.

O pescado é distribuído todos os anos por ocasião da Semana Santa, sendo adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

A prefeita Paula Azevedo informa que a quantidade de peixe distribuída neste ano de 2023 é praticamente o dobro do que foi entregue no ano anterior (2022), o que demonstra, segundo ela, a preocupação do município com a situação das famílias mais carentes, especialmente da zona rural.

"Sabemos que por ocasião da Semana Santa este produto fica mais caro nas feiras e supermercados, e que, para muitas famílias, é essencial ter peixe na mesa nessa época do ano. Por isso, este ano, aumentamos a quantidade de pescado e, acredito, que fizemos a alegria de muitas famílias", conta a prefeita Paula Azevedo.

A secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Elizabeth Diniz, explica que o trabalho de distribuição foi feito por equipes de servidores voluntários da Prefeitura de Paço do Lumiar, e que é de suma importância para a população, nos dias que antecedem o Domingo de Páscoa.

"Esta é uma ação de suma importância e que tem recebido atenção especial da prefeita Paula Azevedo todos os anos. O peixe, especialmente antes da Sexta-feira Santa, fica muito caro, por isso, a gestão da prefeita Paula faz questão de garantir o produto na mesa dos munícipes", esclarece Elizabeth, informando que "cerca de 68 mil famílias foram beneficiadas com esta ação de grande impacto."

#AssistênciaSocial 05/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeita Paula Azevedo inicia distribuição gratuita de peixe em várias comunidades de Paço do Lumiar A entrega será realizada em dois dias, nas 11 regiões do município, contemplando famílias de mais de 100 bairros
#Desenvolvimento 29/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura faz treinamento para capacitar técnicos para preenchimento da ficha de notificação de violência O treinamento é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
#Desenvolvimento 29/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES apresenta bases para o serviço de acolhimento para crianças e adolescentes O SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA - SFA é voltado para crianças e adolescentes em situação de abandono e/ou negligência familiar.
#AssistênciaSocial 25/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Paço do Lumiar realiza Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente O evento serviu ainda para a escolha de representantes para a conferência estadual
#AssistênciaSocial 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Cadúnico Itinerante já atendeu mais de 200 famílias de janeiro a março deste ano Os resultados são uma demonstração de que os cidadãos tem seus direitos respeitados
#Desenvolvimento 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL JOVENS LUMINENSES PARTICIPAM DE SELETIVO DO SINE Aprovados irão desempenhar função de auxiliar administrativo, com base no Programa de Aprendizagem Profissional do SINE
#AssistênciaSocial 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social - SEMDES e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - COMSEA, realizou nesta quinta-feira (9), no auditório da Faculdade IESF, no Maiobão, a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com o tema "Reconstruindo a Política de Segurança Alimentar e Nutricional em Tempos de Crise".

A realização da Conferência teve como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos políticos para promoção da Soberania Alimentar, garantindo a todas e todos o direito humano a alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento contou com a participação de prestadores de serviços da área alimentar, trabalhadores e pequenos produtores rurais de Paço do Lumiar, movimentos sociais ligados à agricultura familiar e representantes das secretarias municipais.

A mesa de abertura da Conferência foi formada pela Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo; a Secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Diniz; o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - COMSEA, Rubenilton Ribeiro; o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Consea-MA), Jean Marie Van Damme; e o vereador presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Jorge Marú.

A prefeita Paula Azevedo destacou os avanços que o Município tem apresentado com relação ao tema, como a doação de cestas de hortaliças do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e cestas básicas do Programa Comida na Mesa. Quase oito mil cestas foram doadas entre 2018 e 2022. "A segurança alimentar tem sido uma das minhas preocupações e o município também já disponibilizou, em parceria com o Governo, 1.750 vale gás e 800 cartões do Programa Minha Casa Melhor, no valor de R$ 600, para as famílias atendidas pela política da assistência em nossa cidade", afirmou.

A secretária de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar, Elizabeth Diniz, ressaltou a parceria entre a SEMDES e o COMSEA por meio do apoio técnico, através da coordenação de segurança alimentar e assessoria jurídica. "Essa parceria também esteve presente em oficinas de esporte, lazer, arte e cultura, palestras, atividades físicas, e roda de conversas com foco na alimentação saudável, avaliação nutricional e importância dos alimentos orgânicos. Além disso, foram realizados eventos alusivos às datas comemorativas, como cursos e capacitações, com foco em temas como o reaproveitamento integral dos alimentos e vários outros pontos", afirmou a gestora.

#Emprego 11/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Força Tarefa da Gestão Paula Azevedo, SINE e IESF encaminharão profissionais ao mercado de trabalho

Nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12 de janeiro, a partir das 19h, a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, por meio do Sistema Nacional de Empregos - SINE, em parceria com o Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF, estão realizando uma grande ação de encaminhamento e preenchimento de vagas para o mercado de trabalho, via banco de dados do SINE.

A ação acontecerá nesta quarta e quinta -feira, dias 11 e 12 janeiro, com início a partir das 19h, nas dependências da faculdade IESF localizada na Av. 14, no Maiobão. A ação de cadastramento visa priorizar alunos egressos da instituição, mas também, atenderá pessoas residentes no município, visando principalmente o preenchimento de vagas disponíveis no banco de dados do Sistema.

Os interessados em se cadastrar, ou atualizar as suas informações e qualificações dispostas no cadastro, devem comparecer ao local munidos do RG e CTPS profissional.

O SINE é um órgão integrante da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social -SEMDES, e tem atingido resultados bastante positivos em relação a orientação, encaminhamento e recolocação de profissionais no mercado de trabalho de Paço do Lumiar. O número de pessoas encaminhadas por meio do órgão, no primeiro semestre de 2022, foi 178% se comparado com o mesmo período do ano anterior.

#AssistênciaSocial 15/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Paço do Lumiar revitaliza CRAS Morada do Bosque

Nesta quinta-feira (15), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEMDES, a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar entregou para a população a nova sede do CRAS Morada do Bosque. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Paço do Lumiar, visando melhor atender aos usuários da zona rural.

Estiveram presentes ao evento a prefeita Paula Azevedo, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Elizabeth Diniz, o vereador Miércio Martins, o coordenador da UBS da Sede, Elivaldo Pereira da Silva, entre outras autoridades, lideranças e integrantes da comunidade local.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Diniz, com o prédio em pleno funcionamento será possível, agora, que a unidade amplie ainda mais a oferta de serviços, bem como o número de atendimentos realizados pelas equipes da Proteção Básica, dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na localidade. O equipamento atende diretamente cerca de 4 mil famílias que residem em 33 comunidades/bairros, reunidas nas 4 grandes regionais (Iguaíba, Sede, Pau Deitado e Pindaí).

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é um equipamento público no qual são oferecidos serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de risco e de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Ou seja, é a porta de entrada para os serviços da Assistência Social no SUAS. O objetivo principal do CRAS é desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.

"A palavra-chave que define o Centro de Referência é a prevenção, pois é nesse equipamento que a população que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade social, mas, ainda com vínculos familiares preservados, é atendida. As famílias e indivíduos que necessitam de proteção social básica podem acessar o CRAS de três maneiras: primeiramente podem ser encaminhados pela própria rede socioassistencial, ou ainda por outros setores públicos, como educação e saúde; a segunda forma é através de busca ativa domiciliar feita pelas equipes de referência do CRAS, para identificar e localizar famílias. E, por fim, elas podem ainda buscar atendimento no próprio equipamento", enfatizou a coordenadora do CRAS Morada do Bosque, Gezilda Oliveira.

Vale destacar que o trabalho da equipe do CRAS não se restringe apenas ao seu espaço físico. Ações e estratégias como rodadas de conversas podem ser organizadas junto a comunidades para debater assuntos como: moradia, drogas e violação de direitos.

"Este é um momento de muita alegria poder entregar este espaço para a comunidade. Uma unidade toda reformada, equipada, uma nova estrutura para atender toda essa enorme região da zona rural, evitando deslocamentos até o Maiobão, ou Tambaú. Aqui, o caminho para inúmeros benefícios ficou mais curto", definiu a prefeita Paula Azevedo.

#Desenvolvimento 29/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Novos conselheiros Municipais da Criança e do Adolescente são empossados em Paço do Lumiar

Foram empossados, nesta terça-feira (29), pela Prefeita Municipal de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, os novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA (biênio 2022-2024). A cerimônia aconteceu por volta das 10h, no auditório do Centro Administrativo (C.A) da prefeitura.

Com base no resultado final do processo de escolha para o CMDCA/2022, ao todo foram nomeados 8 novos conselheiros, sendo: quatro integrantes representativos da sociedade Civil e quatro pertencentes ao quadro do poder público.

A cerimônia de posse dos novos conselheiros foi prestigiada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Social- SEMDES, Elizabeth Diniz; a Secretária adjunta da SEMDES, Gracilda Lima. Ainda estiveram presentes, o secretário de Industria, Comércio e Turismo (SEMICT), Biné Amado; Secretária de Direitos Humanos (Semdhu), Suely Abreu. A ocasião também contou com presença ilustre da Promotora de Justiça da Infância, Carla Mendes Pereira de Alencar, representando o Ministério Público (MPMA).

Ao dar posse aos novos conselheiros, a prefeita Paula Azevedo, destacou a importância do Conselho na condução das políticas desenvolvendo um papel de mediador entre o poder público e a sociedade civil.

"O conselho tem um papel importante junto a gestão, de fiscalizar, deliberar e também propor medidas que possam culminar em benefícios para nossas crianças e nossos adolescentes", afirmou a prefeita.

Os novos conselheiros terão a missão a partir de agora de zelar pelos direitos da criança e do adolescente, no âmbito municipal, dando prioridade ao acompanhamento de ações, avaliando e controlando seus resultados, além de conhecer e analisar as ações governamentais e não governamentais dirigidas ao atendimento deste público no município.

"há entre as principais demandas que se apresentam, uma necessidade que urge de ampliar os serviços, programas e projetos voltados às crianças e adolescentes, como forma de prevenir as situações de violação de direitos deste seguimento social", enfatizou a conselheira, Deuzilene Viegas.

A secretária da SEMDES, Elizabeth Diniz, enalteceu a importância da parceria com o conselho CMDCA, para atender aos interesses e lograr maiores êxitos no atendimento às demandas desta parcela de nossa população, no caso as crianças e os adolescente.

Confira os novos conselheiros empossados nesta terça-feira (29).

• Representantes do poder público no conselho.

1 - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social- SEMDES:

Deuzilene pedra Viegas Aragão - titular

Tereza Nauman Almeida Barcelos - suplente

2 - Secretaria Municipal de Planejamento e Articulação Governamental - SEMPLAN.

Dayanne Mendes Moreira - Titular

Claudia Pereira Assunção - Suplente

3 - Secretaria Municipal de Educação - SEMED

Kelyana Sousa Mendes - Titular

Patricia Brandão Lopes - Suplente

• Representantes da sociedade civil no conselho:

1- União Dos Moradores da Agrovila Pedro Careca

Luís Sérgio Botão da Silva - Titular

Fernanda Karine de Araújo da Silva - Suplente

2- Clube De Mães do Povoado Pindoba

Sandra Maria de Santos de Jesus - Titular

Maria da Conceição de Almeida Ferreira - Suplente

3- Sindicato dos Trabalhadores na Pesca Artesanal e Aquicultura de Paço do Lumiar

Clodoaldo Nikson Pereira Nunes - Titular

José Oscar dos Santos - Suplente

4- Associação Folclórica Beneficente Bumba Meu Boi Estrela Maior

Maria José de Deus Cardoso da Silva- Titular

Marciany Costa Macedo- Suplente

#AssistênciaSocial 21/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura retoma ações do CADÚNICO ITINERANTE Prefeitura retoma ações do CADÚNICO ITINERANTE
#AssistênciaSocial 07/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Elaboracração do Plano Municipal pela Primeira Infância avança em Paço do Lumiar. Elaboracração do Plano Municipal pela Primeira Infância avança em Paço do Lumiar.
#Desenvolvimento 01/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL FINADOS: CEMITÉRIOS DE PAÇO DO LUMIAR RECEBEM AÇÃO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL FINADOS: CEMITÉRIOS DE PAÇO DO LUMIAR RECEBEM AÇÃO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
#Desenvolvimento 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR DISTRIBUI KITS DE ABSORVENTES REUTILIZÁVEIS VIA CRAS PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR DISTRIBUI KITS DE ABSORVENTES REUTILIZÁVEIS VIA CRAS
#AssistênciaSocial 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE IDENTIFICAÇÃO E COMBATE A SITUAÇÕES DE ALIENAÇÃO PARENTAL SEMDES REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE IDENTIFICAÇÃO E COMBATE A SITUAÇÕES DE ALIENAÇÃO PARENTAL
#Desenvolvimento 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 44 CASAIS SELARAM SUA UNIÃO NO PRIMEIRO CASAMENTO COMUNITÁRIO DE PAÇO DO LUMIAR 44 CASAIS SELARAM SUA UNIÃO NO PRIMEIRO CASAMENTO COMUNITÁRIO DE PAÇO DO LUMIAR
#Desenvolvimento 12/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREPARAÇÃO PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO COLETIVO REÚNE MAIS DE 40 CASAIS PREPARAÇÃO PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO COLETIVO REÚNE MAIS DE 40 CASAIS
#Desenvolvimento 05/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA REALIZA ABERTURA DE ATIVIDADES ALUSIVAS AO MÊS DA PESSOA IDOSA PREFEITURA REALIZA ABERTURA DE ATIVIDADES ALUSIVAS AO MÊS DA PESSOA IDOSA
#AssistênciaSocial 16/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Paço do Lumiar inaugura primeira Casa de Passagem do município Prefeitura de Paço do Lumiar inaugura primeira Casa de Passagem do município
#Desenvolvimento 06/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA DO EDITAL Nº 001/2022/SEMDES - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - SEMDES
#Desenvolvimento 19/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DIVULGADA LISTA DE CASAIS PARA O CASAMENTO COMUNITÁRIO DE PAÇO DO LUMIAR DIVULGADA LISTA DE CASAIS PARA O CASAMENTO COMUNITÁRIO DE PAÇO DO LUMIAR
#Desenvolvimento 16/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE PAÇO ABRE SELETIVO PARA VAGAS NA SEMDES PREFEITURA DE PAÇO ABRE SELETIVO PARA VAGAS NA SEMDES
#Emprego 12/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SINE de Paço do Lumiar tem recorde de aproveitamento de vagas SINE de Paço do Lumiar tem recorde de aproveitamento de vagas
#Atendimeto 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Paço do Lumiar abre inscrição para Casamento Comunitário Prefeitura de Paço do Lumiar abre inscrição para Casamento Comunitário
#Desenvolvimento 25/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES E DEFENSORIA PÚBLICA REALIZARÃO AÇÃO DE REGISTRO TARDIO EM PAÇO DO LUMIAR SEMDES E DEFENSORIA PÚBLICA REALIZARÃO AÇÃO DE REGISTRO TARDIO EM PAÇO DO LUMIAR
#Desenvolvimento 20/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL X AUDIÊNCIA PÚBLICA DO CONSELHO TUTELAR REÚNE PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL LUMINENSE X AUDIÊNCIA PÚBLICA DO CONSELHO TUTELAR REÚNE PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL LUMINENSE
#Desenvolvimento 18/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA MOBILIZA A POPULAÇÃO EM CAMINHADA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PREFEITURA MOBILIZA A POPULAÇÃO EM CAMINHADA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
#Desenvolvimento 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES DISCUTE ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E REORDENAMENTO DE AÇÕES COM COORDENADORES. SEMDES DISCUTE ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E REORDENAMENTO DE AÇÕES COM COORDENADORES.
#Desenvolvimento 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PAÇO DO LUMIAR TERÁ NOVO EQUIPAMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA ARTESÃOS.
#Desenvolvimento 01/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SERVIDORES DA SEMDES RECEBEM CAPACITAÇÃO BÁSICA DE LIBRAS. SERVIDORES DA SEMDES RECEBEM CAPACITAÇÃO BÁSICA DE LIBRAS.
#AssistênciaSocial 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Paço do Lumiar recebe selo Sisan por atuação frente a Segurança Alimentar no município Paço do Lumiar recebe selo Sisan por atuação frente a Segurança Alimentar no município
#Melhoria 15/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Paço do Lumiar é beneficiada com mais de 10 toneladas de pescados Prefeitura de Paço do Lumiar é beneficiada com mais de 10 toneladas de pescados
#Desenvolvimento 10/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES DISPONIBILIZA MAIS UM NÚMERO PARA AGENDAMENTO DO CADÚNICO. SEMDES DISPONIBILIZA MAIS UM NÚMERO PARA AGENDAMENTO DO CADÚNICO.
#Desenvolvimento 04/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL UMA NOVA HISTÓRIA PARA O MOJÓ UMA NOVA HISTÓRIA PARA O MOJÓ
#Desenvolvimento 30/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Paço do Lumiar realiza ação de combate ao trabalho infantil por meio da SEMDES Prefeitura de Paço do Lumiar realiza ação de combate ao trabalho infantil por meio da SEMDES
#Desenvolvimento 16/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Entrega do Vale-Gás segue em andamento em Paço do Lumiar Entrega do Vale-Gás segue em andamento em Paço do Lumiar
#Desenvolvimento 14/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CRAS TAMBAÚ REALIZA AÇÃO OUTUBRO ROSA CRAS TAMBAÚ REALIZA AÇÃO OUTUBRO ROSA
#Desenvolvimento 13/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONTEMPLADOS EM PAÇO DO LUMIAR, PARABENIZAM INCIATIVA E AGRADECEM O VALE-GÁS. CONTEMPLADOS EM PAÇO DO LUMIAR, PARABENIZAM INCIATIVA E AGRADECEM O VALE-GÁS.
#Desenvolvimento 10/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL COMUNICADO COMUNICADO
#AssistênciaSocial 04/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEGUNDA ETAPA DE ENTREGAS DO VALE-GÁS EM PAÇO DO LUMIAR INICIA AMANHÃ SEGUNDA ETAPA DE ENTREGAS DO VALE-GÁS EM PAÇO DO LUMIAR INICIA AMANHÃ
#Desenvolvimento 01/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA REALIZA AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO IDOSO  PREFEITURA REALIZA AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO IDOSO 
#AssistênciaSocial 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARCERIA SEMDES E SEMUS MARCA O SETEMBRO "AMARELO" COM RODA DE CONVERSA PARA ADOLESCENTES PARCERIA SEMDES E SEMUS MARCA O "SETEMBRO AMARELO" COM RODA DE CONVERSA PARA ADOLESCENTES
#AssistênciaSocial 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES REALIZA RODA DE CONVERSA COM INTEGRANTES DO PROJETO “SOCIAL MENINAS EM AÇÃO”. ”SEMDES REALIZA RODA DE CONVERSA COM INTEGRANTES DO PROJETO “SOCIAL MENINAS EM AÇÃO”.
#Desenvolvimento 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA E EQUATORIAL ENERGIA, REALIZAM MULTIRÃO DE SERVIÇOS E VANTAGENS NO CRAS TAMBAÚ ATÉ SEXTA-FEIRA PREFEITURA E EQUATORIAL ENERGIA, REALIZAM MULTIRÃO DE SERVIÇOS E VANTAGENS NO CRAS TAMBAÚ ATÉ SEXTA-FEIRA
#Desenvolvimento 27/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PAÇO DO LUMIAR RECEBE DÉCIMA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PAÇO DO LUMIAR RECEBE DÉCIMA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
#Desenvolvimento 26/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONFERÊNCIA DEBATE SOBRE O ACESSO AOS INSTRUMENTOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PAÇO DO LUMIAR CONFERÊNCIA DEBATE SOBRE O ACESSO AOS INSTRUMENTOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PAÇO DO LUMIAR
#Desenvolvimento 06/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL TRABALHO INFANTIL: AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE MEDIDAS PARA ERRADICAR A ATIVIDADE NO MUNICÍPIO TRABALHO INFANTIL: AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE MEDIDAS PARA ERRADICAR A ATIVIDADE NO MUNICÍPIO
#AssistênciaSocial 31/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL LUMINENSES SORTEADOS NO PROGRAMA MINHA CASA MELHOR RECEBEM CARTÕES DO BENEFÍCIO LUMINENSES SORTEADOS NO PROGRAMA MINHA CASA MELHOR RECEBEM CARTÕES DO BENEFÍCIO
#Desenvolvimento 26/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA REALIZA ENTREGA DE CESTAS BÁSICAS NA VILA CAFETEIRA E OUTRAS REGIÕES PREFEITURA REALIZA ENTREGA DE CESTAS BÁSICAS NA VILA CAFETEIRA E OUTRAS REGIÕES
#Desenvolvimento 22/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL POPULAÇÃO É BENEFICIADA COM TICKETS VALE GÁS EM PAÇO DO LUMIAR POPULAÇÃO É BENEFICIADA COM TICKETS VALE GÁS EM PAÇO DO LUMIAR
#Melhoria 19/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PAÇO DO LUMIAR GANHA NOVA SEDE DO PREVPAÇO E EMPOSSA NOVOS CONSELHEIROS PREVIDENCIÁRIOS PAÇO DO LUMIAR GANHA NOVA SEDE DO PREVPAÇO E EMPOSSA NOVOS CONSELHEIROS PREVIDENCIÁRIOS
#Desenvolvimento 16/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL AGRICULTORES DO IGUAÍBA RECEBEM CESTAS BÁSICAS DO PROGRAMA COMIDA NA MESA  AGRICULTORES DO IGUAÍBA RECEBEM CESTAS BÁSICAS DO PROGRAMA COMIDA NA MESA 
#Desenvolvimento 12/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PAÇO DO LUMIAR ADQUIRE VEÍCULO  QUE VAI ATENDER OS PROGRAMAS SOCIAIS DO MUNICÍPIO  PAÇO DO LUMIAR ADQUIRE VEÍCULO  QUE VAI ATENDER OS PROGRAMAS SOCIAIS DO MUNICÍPIO 
#Desenvolvimento 10/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEDE DE PAÇO DO LUMIAR RECEBE AÇÃO CIDADÃ DA PREFEITURA E VIVA PROCON SEDE DE PAÇO DO LUMIAR RECEBE AÇÃO CIDADÃ DA PREFEITURA E VIVA PROCON
#Desenvolvimento 08/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Novos Conselheiros Municipais de Assistência Social em Paço do Lumiar são empossados para biênio 2021-2023 Novos Conselheiros Municipais de Assistência Social em Paço do Lumiar são empossados para biênio 2021-2023
#AssistênciaSocial 05/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PAÇO DO LUMIAR GANHA UNIDADE MÓVEL PARA PROMOVER ATENDIMENTO À COMUNIDADE PAÇO DO LUMIAR GANHA UNIDADE MÓVEL PARA PROMOVER ATENDIMENTO À COMUNIDADE
#AssistênciaSocial 05/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONSELHEIROS ELEITOS DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DO IDOSO SÃO EMPOSSADOS EM PAÇO DO LUMIAR CONSELHEIROS ELEITOS DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DO IDOSO SÃO EMPOSSADOS EM PAÇO DO LUMIAR
#AssistênciaSocial 24/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL MAIS DE 200 CESTAS BÁSICAS DO PROGRAMA COMIDA NA MESA SÃO ENTREGUES AOS IDOSOS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO MUNICÍPIO MAIS DE 200 CESTAS BÁSICAS DO PROGRAMA COMIDA NA MESA SÃO ENTREGUES AOS IDOSOS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO MUNICÍPIO
#AssistênciaSocial 14/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PAÇO DO LUMIAR RECEBE MAIS DE 4 MIL CESTAS BÁSICAS DO PROGRAMA COMIDA NA MESA PAÇO DO LUMIAR RECEBE MAIS DE 4 MIL CESTAS BÁSICAS DO PROGRAMA COMIDA NA MESA
#Desenvolvimento 17/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS EM PAÇO DO LUMIAR SERÃO ATENDIDOS PELO PROGRAMA VALE GÁS  BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS EM PAÇO DO LUMIAR SERÃO ATENDIDOS PELO PROGRAMA VALE GÁS 
#Desenvolvimento 03/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOTA DE PESAR NOTA DE PESAR
#Desenvolvimento 13/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PAÇO DO LUMIAR SE DESTACA EM AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS PRIMEIROS CEM DIAS DE 2021 PAÇO DO LUMIAR SE DESTACA EM AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS PRIMEIROS CEM DIAS DE 2021
#Desenvolvimento 05/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PAÇO DO LUMIAR RECEBE TROFÉU "MUNICÍPIO DESTAQUE DO PROGRAMA TARIFA SOCIAL 2020" PAÇO DO LUMIAR RECEBE TROFÉU "MUNICÍPIO DESTAQUE DO PROGRAMA TARIFA SOCIAL 2020"
#Desenvolvimento 12/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretária Municipal de Paço do Lumiar é eleita Presidente do COEGEMAS Secretária Municipal de Paço do Lumiar é eleita Presidente do COEGEMAS
#Desenvolvimento 05/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA E MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA REALIZAM PLANO DE CONTINGÊNCIA CONTRA A COVID-19 PREFEITURA E MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA REALIZAM PLANO DE CONTINGÊNCIA CONTRA A COVID-19
#Desenvolvimento 25/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA BUSCA MELHORIAS NOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DO SINE EM PAÇO DO LUMIAR  PREFEITURA BUSCA MELHORIAS NOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DO SINE EM PAÇO DO LUMIAR 
#Desenvolvimento 23/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA BUSCA NOVAS ESTRATÉGIAS DE RESSOCIALIZAÇÃO DE EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL  PREFEITURA BUSCA NOVAS ESTRATÉGIAS DE RESSOCIALIZAÇÃO DE EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL 
#Desenvolvimento 11/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL COMUNICADO: cumprimento de prazos de entrega dos empreendimentos do programa "Minha Casa Minha Vida" COMUNICADO: cumprimento de prazos de entrega dos empreendimentos do programa "Minha Casa Minha Vida"
#Desenvolvimento 20/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CARRETA DA MULHER ATENDE MORADORAS DO IGUAÍBA  CARRETA DA MULHER ATENDE MORADORAS DO IGUAÍBA 
#Desenvolvimento 23/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO DISTRIBUEM CESTAS DE ALIMENTOS NA VILA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA  PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO DISTRIBUEM CESTAS DE ALIMENTOS NA VILA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA 
#AssistênciaSocial 18/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PAÇO DO LUMIAR É CERTIFICADO EM 6º LUGAR NO SELO MUNICÍPIO SEM TRABALHO INFANTIL PAÇO DO LUMIAR É CERTIFICADO EM 6º LUGAR NO SELO MUNICÍPIO SEM TRABALHO INFANTIL
#Desenvolvimento 11/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA E DEFENSORIA PÚBLICA  FIRMAM TERMO PELA INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS EM PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO  PREFEITURA E DEFENSORIA PÚBLICA  FIRMAM TERMO PELA INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS EM PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO 
#Desenvolvimento 31/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEMDES REALIZA FORMAÇÃO PARA OS CONSELHEIROS DE DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICA SEMDES REALIZA FORMAÇÃO PARA OS CONSELHEIROS DE DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS
#Desenvolvimento 28/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA INAUGURA ABRIGO PARA POPULAÇÃO EM VULNERABILIDADE SOCIAL DO MUNICÍPIO PREFEITURA INAUGURA ABRIGO PARA POPULAÇÃO EM VULNERABILIDADE SOCIAL DO MUNICÍPIO
#Emprego 22/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, EDITAL Nº 001/2020- SEMDES PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, EDITAL Nº 001/2020- SEMDES
#Desenvolvimento 10/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA ELABORA NOVAS METAS DE AÇÕES DE ASSISTÊNCIA  SOCIAL EM CENÁRIO DE PANDEMIA PREFEITURA ELABORA NOVAS METAS DE AÇÕES DE ASSISTÊNCIA  SOCIAL EM CENÁRIO DE PANDEMIA
#AssistênciaSocial 23/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEAP entrega máscaras à prefeitura de Paço do Lumiar

A SEAP entregou à prefeitura de Paço do Lumiar 2.500 máscaras confeccionadas pelas internas da UPFEM, que trabalham na malharia instalada dentro da unidade. A produção das máscaras é resultado da parceria com o Instituto Humanitas 360.

As máscaras serão usadas pelos funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que integram o CRAS/CREAS/PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA/Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/Coordenação Bolsa família/Coordenação Minha Casa Minha Vida e colaboradores da Semdes, frequentadores desses órgãos também receberão máscaras.

A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, agradeceu o Instituto Humanitas pela entrega das máscaras, ratificando que as mesmas serão usadas para proteger funcionários e usuários desses serviços contra o novo coronavírus. Uma vez que o uso adequado das máscaras é indispensável à propagação da covid-19.

#AssistênciaSocial 25/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CREAS: Centro recebe carro próprio para otimizar serviços e obras no Tambaú são retomadas.

As obras de restauração do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) do Tambaú, em Paço do Lumiar, foram retomadas nesta segunda-feira, 25 de maio.

O trabalho é fruto da parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES), e a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).

O prédio está recebendo serviços de retelhamento, instalação elétrica, instalação hidráulica, hipermeabilização, pintura e colocação de esquadrias em portas e janelas, além da limpeza geral.

O responsável pela empresa Satélite, Eduardo Martins, contratada pela SEDES para executar a recuperação do prédio, estipula que até o final de junho as obras já tenham sido entregues.

"Até o dia 30 de junho garantimos que o serviço estará concluído. Entregaremos, então, para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, que fará uma fiscalização e, logo após, entregará para ser usado pela Prefeitura de Paço do Lumiar", afirmou Eduardo.

A Prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paulo Azevedo (PCdoB), acompanhou a retomada das obras e destacou a importância deste trabalho para a comunidade.

"Hoje é um dia muito importante, já que as obras estão sendo retomadas após uma paralisação. O município está em busca das melhorias e a retomada desta obra é uma grande alegria. Dar suporte para estas pessoas que estão mais vulneráveis, que sofreram violação dos seus direitos, é essencial para nós e assim que o prédio for entregue isso acontecerá de forma ainda melhor", concluiu a prefeita.

Além disso, o CREAS também foi contemplado com um veículo, através da emenda parlamentar 2016-30900012, da senadora Eliziane Gama, que irá auxiliar bastante nos serviços do Centro.

Paço do Lumiar foi contemplado entre 31 municípios e a entrega do veículo aconteceu no prédio alugado onde está funcionando o CREAS, na avenida 13 do Maiobão, até que as obras no Tambaú sejam concluídas.

"Este carro é equipamento valioso que só vem somar em nosso trabalho. Estamos muito felizes em poder dar este retorno para a comunidade luminense, que irá contar com um serviço muito melhor e otimizado a partir de agora", destacou a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Helena Veiga.

#AssistênciaSocial 21/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Paço do Lumiar: prefeitura encaminha adolescente para tratamento contra drogas

A prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria de Direitos Humanos, acolheu e encaminhou à Teresina, no Piauí, um adolescente de 15 anos para passar por tratamento contra dependência química de drogas. Lá, o menino ficará sob responsabilidade da comunidade terapêutica Casa do Oleiro, mas equipes especializadas do município acompanharão o processo de reabilitação tanto dele quanto da família

O envio do adolescente só foi possível graças à Divisão de Enfrentamento à Violência e às Drogas, que faz parte da Secretaria de Direitos Humanos. O departamento foi revitalizado na gestão da prefeita em exercício, Paula Azevedo.

Segundo o Chefe da Divisão, Erisson Lindoso, o adolescente chegou aos cuidados do órgão depois que a própria família buscou ajuda para recuperá-lo.

"Fomos acionados por uma organização membro do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas que nos encaminhou o caso do adolescente "L", de 15 anos. A família reside aqui, em Paço do Lumiar, e explicou que o mesmo, desde os 12 anos, apresentava comportamento estranho na escola, mas que nos últimos anos estava usando drogas, passava a madrugada na rua, chegava em casa com roupas novas - o que pode ser indício de exploração sexual- e revelou ter praticado assalto, este último fato deixou a família desesperada", contou Lindoso.

Assim que a história do adolescente foi repassada aos órgãos municipais responsáveis, foi feita uma visita a ele, que foi levado ao CAPS do Maiobão. Lá, o menino recebeu atendimento psiquiátrico e, na mesma oportunidade, foi feito o contato com a Casa do Oleiro e iniciado o processo de acolhimento do adolescente, com o consentimento da família. A Defensoria Pública do município, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Tutelar, também, foram imediatamente notificados sobre a situação.

A família do menino está confiante que ele voltará recuperado do vício nas drogas e preparado para conviver na sociedade de forma mais digna.

A prefeitura aproveita a campanha da Semana Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes para alertar pais e responsáveis sobre o comportamento dos seus filhos: seja vigilante, se notar algo de errado, peça ajuda. As denúncias de qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes também poder ser feitas pelo Disque 100.

#AssistênciaSocial 29/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Paço do Lumiar: prefeita em exercício, Paula Azevedo, determina ação para evitar aglomerações nas agências bancárias

Paço do Lumiar é o quarto município maranhense com maior número de casos do novo coronavírus. De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade tem 88 casos confirmados da Covid-19 e 6 óbitos. O alarmante e crescente número de infectados se dá pelo fato de Paço do Lumiar ter bastante proximidade com São Luís, onde os registros de casos da doença beiram os 3 mil.

A preocupação do poder público aumentou quando começaram as intensas aglomerações em frente às agências bancárias e casas lotéricas. São pessoas que tentam fazer o saque do Auxílio Emergencial, liberado pelo Governo Federal, mas que, sem precaução, acabam colocando suas vidas e de terceiros em risco.

"O que temos visto em Paço do Lumiar, no que diz respeito ao comportamento das pessoas diante desta realidade de pandemia, é uma situação preocupante. Nos deixa temerosos. Sabemos da necessidade humana de buscar este auxílio, que é muito bem-vindo, mas as pessoas não podem esquecer que estamos travando uma guerra contra um inimigo invisível e os cuidados devem ser constantes", frisou a prefeita

Na tentativa de conscientizar as pessoas e preocupada com o aumento dos casos da Covid-19 no município, a prefeita em exercício, Paula Azevedo, mobilizou equipes da prefeitura para irem às ruas orientar quem insiste em burlar as normas contra a disseminação do coronavírus.

"Nossas equipes estão em frente aos bancos orientando sobre a distância que se deve manter um do outro na fila, de 2 metros, que é o recomendado pelos órgãos de saúde. Estão reforçando, também, a orientação sobre a higiene das mãos e a necessidade do uso da máscara, e isso não vale só para quem vai para lugares movimentados, é para todo mundo que sai de casa. Então, mais uma vez, eu apelo ao povo luminense que tenha consciência da gravidade da situação. Esse vírus é altamente perigoso. Cada um de nós precisa fazer sua parte", apelou a Paula Azevedo.

A prefeita salienta que todos os servidores envolvidos nessas ações nas ruas receberam equipamentos de proteção individual e foram treinados para a atividade.

#Desenvolvimento 27/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA RECEBE VEÍCULO NOVO PARA AUXILIAR SERVIÇOS DO CREAS A aquisição é resultado de uma emenda parlamentar da senadora Eliziane Gama
#Desenvolvimento 19/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência se reune para discutir estratégias Encontro aconteceu na Promotoria de justiça de Paço do Lumiar
#Desenvolvimento 13/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura e governo do estado realizam treinamento pelo programa Primeira Infância Prefeitura e governo do estado realizam treinamento pelo programa Primeira Infância
#Município 01/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL GELADEIRAS SERÃO SORTEADAS EM PAÇO DO LUMIAR DURANTE AÇÃO DA EQUATORIAL ENERGIA EM PARCEIRIA COM A PREFEITURA. GELADEIRAS SERÃO SORTEADAS EM PAÇO DO LUMIAR DURANTE AÇÃO DA EQUATORIAL ENERGIA EM PARCEIRIA COM A PREFEITURA.
#Desenvolvimento 23/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA PROMOVE PALESTRAS SOBRE EMPREENDEDORISMO FEMININO EM PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA PROMOVE PALESTRAS SOBRE EMPREENDEDORISMO FEMININO EM PAÇO DO LUMIAR
#Desenvolvimento 10/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Paço do Lumiar Realiza Cerimônia de Posse dos novos Conselheiros Tutelares do Município Paço do Lumiar Realiza Cerimônia de Posse dos novos Conselheiros Tutelares do Município
#DireitosHumano 02/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOTA DE ESCLARECIMENTO NOTA DE ESCLARECIMENTO
#Atendimeto 06/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Paço do Lumiar e Equatorial Energia realizam Dia "D" do programa tarifa social Paço do Lumiar e Equatorial Energia realizam Dia "D" do programa tarifa social
#Desenvolvimento 08/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Pequenos produtores e microempreendedores participam da Primeira Feira de Negócios do CrediAmigo e AgroAmigo de Paço Pequenos produtores e microempreendedores participam da Primeira Feira de Negócios do CrediAmigo e AgroAmigo de Paço do Lumiar
#Desenvolvimento 06/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Banco do Nordeste realiza Primeira Feira de Negócios em Paço do Lumiar Pequenos produtores e microempreendedores participam da Primeira Feira de Negócios do CrediAmigo e AgroAmigo de Paço do Lumiar
#AssistênciaSocial 02/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR COMBATE TRABALHO INFANTIL EM CEMITÉRIOS. PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR COMBATE TRABALHO INFANTIL EM CEMITÉRIOS.
#AssistênciaSocial 22/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL IX Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Paço do Lumiar. IX Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Paço do Lumiar.
#AssistênciaSocial 21/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PAÇO DO LUMIAR SERÁ REALIZADA NESTA TERÇA-FEIRA. IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PAÇO DO LUMIAR SERÁ REALIZADA NESTA TERÇA-FEIRA.
#Desenvolvimento 12/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL I ENCONTRO DE EMPREENDEDORES DO MAIS RENDA É REALIZADO EM PAÇO DO LUMIAR Dia das Crianças
#Desenvolvimento 04/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PAÇO DO LUMIAR: ELEIÇÕES DA SOCIEDADE CÍVIL PARA O CMDCA SERÁ DIA 6 DE OUTUBRO.  A eleição dos conselheiros tutelares será realizada no dia 6 de outubro em 16 pontos da cidade de Paço do Lumiar, das 8h às 17h. Os 5 titulares eleitos, serão responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, durante o mandato de 2020 a 2024.

Maiores de 16 anos e regulares com a justiça eleitoral, deverão comparecer aos locais de votação munidos de título de eleitor e documento com foto. Pela primeira vez em Paço do Lumiar, a eleição para o Conselho Tutelar será via urna eletrônica, que garantirá mais fluidez, rapidez e confiabilidade no processo eleitoral, além disso, os pontos de votação estarão contando com o trabalho voluntário, de mais de 80 servidores municipais nas funçãos de mesários.

Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Helena Veiga, a prefeitura de Paço do Lumiar dará todo suporte necessário para garantir uma eleição honesta e segura. "O CMDCA é de extrema importância para a garantia e aprimoramento dos direitos das crianças e dos adolescentes do nosso município. Paço do Lumiar e Raposa serão os únicos municípios da região metropolitana a realizarem a eleição unifica. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, o executivo representado pela prefeita Paula Azevedo, não mediu esforços para garantir uma eleição democrática e organizada. Quero aproveitar e agradecer a participação e colaboração de todos os secretários municipais, que de maneira direta e indireta nos ajudaram na organização deste grande dia",
destacou a Secretaria.

Os conselheiros tutelares atuam conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, em parceria com as escolas, organizações sociais e serviços públicos e fazem um importante trabalho de atendimento a crianças e adolescentes, para proteção de seus direitos.

CONHEÇA OS CANDIDATOS E SEUS RESPECTIVOS NÚMEROS.

DRIANE- 30
FRANCISCA- 21
JOILSON- 51
ADRIANA- 31
RAYMARA -20
GEILSON CAMPOS- 44
SEBASTIÃO- 50
ANTÔNIO FERNANDO- 77
SARA ABREU- 22
RENATA- 66


VEJA OS LOCAIS DE VOTAÇÃO

C.E DOMINGOS VIEIRA FILHO
U.I MINISTRO HENRIQUE DE LA ROQUE
U.E.B ALFREDO SILVA
U.E.B EMANOEL AROSO
U.E.B LUIS PIRES DA FONSECA
U.E.B OLAVO MELO
UEB PARANÃ
U.E.B VEREADOR GENIVAL PEREIRA
U.E.B GOVERNADOR LUIZ ROCHA
U.E.B BOM ALUNO
U.E.B LIMA VERDE
U.E.B VER.JOSÉ CARLOS COSTA PEREIRA
U.E.B PROFESSORA LUIZA PINHEIRO(MICKEY MAUSE)
U.E.B VILA SÃO JOSÉ
U.E.B LEDA TAJRA
E.C PROFESSOR CIDINHO MARQUES
U.I MONTEIRO LOBATO
#Desenvolvimento 11/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DIÁLOGO E PARCERIA: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SE REÚNE COM CONSELHOS MUNICIPAIS. Uma reunião bastante produtiva aconteceu na manhã desta quarta-feira,11, na casa dos conselhos em Paço do Lumiar. A nova Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Helena Veiga e a Secretária Adjunta da pasta, Gilzete Ribeiro, se apresentaram aos conselhos municipais de direitos.

Durante o encontro os representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional(COMSEA), Conselho Municipal de Assistência Social(CMAS), Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos(CMDI) e Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes, colocaram em pauta, de maneira franca e sincera, todos os problemas enfrentados pelos órgãos deliberativos.

Na ocasião foi discutido a revisão dos instrumentos normativos de cada conselho, a criação do regimento interno da casa dos conselhos e a agenda das conferências municipais da política de assistência social.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Helena Veiga, pontuou a importância da interlocução entre o município e a sociedade civil, que se dá através dos conselhos de direitos e ajudam a desenhar a política pública.

“Nós da Secretaria de Desenvolvimento Social enxergamos com bons olhos essa interação entre o município e a sociedade de uma forma organizada e compartilhada. Isso é fundamental para alcançar, enfim, o ideal dentro das políticas públicas. Eu estou aqui a disposição de vocês, não precisam marcar horário comigo, estou diariamente na secretaria de portas abertas. Eu não vejo os conselhos como órgãos fiscalizadores mas, sim como instrumentos de poder de decisão da população nas questões públicas", finalizou Maria Helena.

SAIBA MAIS

Os conselhos, são órgãos colegiados, permanentes e deliberativos, responsáveis pela formulação, fiscalização, promoção e defesa das políticas públicas. É nos espaços dos conselhos que se concretiza a participação social preconizada na Constituição Federal.
#Desenvolvimento 10/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Paço do Lumiar Receberá Curso de Formação Política Para Mulheres. O evento suprapartidário será voltado para mulheres de todas as áreas da sociedade.
#Atendimeto 01/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Uma grande ação social conjunta de iniciativa da prefeita em exercício Paula Azevedo Uma grande ação social conjunta de iniciativa da prefeita em exercício Paula Azevedo (SD) @paulaazevedooficial ; do Instituto de Previdência Social de Paço do Lumiar (PrevPaço); e das secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, de Direitos Humanos, da Educação e da Saúde foi realizada no sábado na escola Benjamin Peixoto, na Pindoba.

Os moradores receberam atendimento previdenciário, atualização de cadastro do Bolsa Família, corte de cabelo, aulas de pilates, serviços de manicure, entre outros. Os atendimentos mais procurados foram massagem e acupuntura. Cerca de 200 atendimentos foram realizados no total.

A prefeita Paula Azevedo, moradora da Pindoba, participou do evento e disse que a iniciativa começou na comunidade e deve se estender a outros bairros luminenses, principalmente aqueles cujos moradores têm dificuldade para garantir seus direitos de cidadãos.

"Nem sempre as pessoas podem ir aos locais de atendimento. Desta forma, nós resolvemos pendências na área social e damos a eles serviços de saúde com mais dignidade. Nós já estamos planejando para dar continuidade ao trabalho feito aqui", assinalou a prefeita.

O superintendente do PrevPaço, Carlos Antonio Sousa, disse que a ideia do mutirão é mobilizar a população e levar até eles serviços e ações de cidadania que de alguma forma os ajudem. "Demos orientação jurídica e previdenciária, atualizamos o cadastro social e proporcionamos serviços de beleza e terapêuticos. Foi uma ação muito positiva", destacou.

A moradora Maria Rosa Soares agradeceu e disse que aprovou o evento. "Já fui na manicure, já fui na massagem e até no pilates. Para mim que tenho problema de coluna, é algo muito bom. Me ssenti privilegiada", afirmou.

#PrefeituradePacodoLumiar #PrevPaco #SemdesPaco #acaosocial #cidadania
www.pacodolumiar.ma.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 20:37:26