CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Tecnologia 13/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 63 anos de Paço do Lumiar: estudantes de município participam do Campeonato Sesi de Robótica

Na manhã deste sábado(13), no Multicenter Negócios e Eventos, com o apoio do do SESI-MA, deu-se início ao Campeonato de Robótica Sesi, onde quatro equipes com alunos de escolas do município participam da competição que acontece hoje e amanhã(14), das 8h às 19h, com o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, sob gestão de Paula Azevedo(PCdoB), por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável(SEMCTI), sob o comando das secretárias Elizabeth Diniz e Luciane Ferreira.

O evento faz parte da programação das festividades de 63 anos de emancipação política da cidade luminense. As equipes participantes são: Unimate Robótica e Byron King, ambas da UEB Pão da Vida; Uça, da UEB Luís Pires da Fonseca; e a equipe Fídia, do Colégio Militar 2 de Julho. A competição tem como principal objetivo o incentivo de jovens de escolas municipais do Maranhão a mostrarem suas habilidades e conhecimento na área da robótica. Na ocasião, esteve presente prestigiando as equipes o presidente da Câmara dos Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Marú(Republicanos).

A prefeita Paula Azevedo destacou a honra de ter no município alunos e professores empenhados. "Estamos muito orgulhosos de nossos alunos e de todo o trabalho realizado pelos envolvidos nesse projeto. É uma grande oportunidade para que eles possam desenvolver suas habilidades e aprender sobre tecnologia e robótica de maneira mais lúdica. Parabéns aos alunos e professores envolvidos'', parabenizou a gestora do executivo.

O presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Marú, enfatizou que a era da tecnologia fortalece a aplicação da robótica nas escolas. "A introdução da robótica nas escolas públicas do município é de suma importância, pois estimula o desenvolvimento da tecnologia dos nossos estudantes'' , ressaltou a representante do legislativo.

A Secretária titular da SEMCTI, Elizabeth Diniz, evidenciou a satisfação em ver os alunos participarem do torneio. "Ter quatro equipes de alunos que fazem parte do corpo discente do município é sem dúvida um grande presente para os munícipes. Quero agradecer ao SESI-MA, e a prefeita Paula Azevedo por todo apoio'', contemplou a secretária.

O professor de robótica, e técnico da equipe Unimate Robótica, Railson Costa, destacou a importância da competição para os alunos. ‘' Aqui eles aplicam o conhecimento aprendido em sala de aula. A competição aguça a criatividade e incentiva o trabalho em equipe entre os alunos'', disse Railson.

Ana Sofia Gaioso, de 10 anos, integrante do grupo Unimate, está alegre em fazer parte da equipe. ‘' Me sinto realizada em participar deve evento com os meus colegas de equipe. Daremos o nosso máximo para conquistar a vitória'', destacou a aluna.

O torneio conta com uma estrutura maior para as competições, com duas pistas de kart, que com o tema Super Mário Bros, para a diversão dos participantes e visitantes. Além de um cineteatro gratuito com mostras do Festival Guarnicê e uma exposição muito especial de uma obra original de Pablo Picasso, disponível para quem for prestigiar o torneio. O espaço conta com um ambiente familiar, com palestras para os adultos e espaço para as crianças.

#Tecnologia 13/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Torneio Sesi de Robótica agita fim de semana

A tecnologia e a inovação invadem Paço do Lumiar neste fim de semana com o Torneio Sesi de Robótica. Como parte das festividades de 63 anos de emancipação política da cidade, o evento reúne jovens talentosos de diversas escolas locais.

No sábado (13) e domingo (14), das 08:00 as 19:00hs, o Multicenter Negócios e Eventos será o palco para as competições emocionantes entre as equipes de robótica. O município estará participando com quatro equipes: Bayron King Robótica e UNIMATE Robótica, ambas da Escola Pão da Vida, Uçá Robótica da UEB Luís Pires da Fonseca e Fídia Robótica da Escola Militar.

O torneio não é apenas uma competição, mas também uma oportunidade para os estudantes demonstrarem suas habilidades em ciência e tecnologia, além de estimular o interesse pela robótica entre os jovens de Paço do Lumiar.

Venha prestigiar e apoiar nossos jovens talentos neste evento que promete ser um show de criatividade e inovação.

#Tecnologia 12/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Na festa de 63 anos, torneio Torneio Sesi de Robótica agita fim de semana

A tecnologia e a inovação invadem Paço do Lumiar neste fim de semana com o Torneio Sesi de Robótica. Como parte das festividades de 63 anos de emancipação política da cidade, o evento reúne jovens talentosos de diversas escolas locais.

No sábado (13) e domingo (14), das 13h às 18h, o Multicenter Negócios e Eventos será o palco para as competições emocionantes entre as equipes de robótica. O município estará com quatro grupos, entre eles, Bayron King Robótica e Unimate Robótica, ambas da Escola Pão da Vida, Uçá Robótica da UEB Luís Pires da Fonseca e Fídia Robótica da Escola Militar.

O torneio não é apenas uma competição, mas também uma oportunidade para os estudantes demonstrarem suas habilidades em ciência e tecnologia, além de estimular o interesse pela robótica entre os jovens luminenses.

Venha prestigiar e apoiar nossos jovens talentos neste evento que promete ser um show de criatividade e inovação. Confira abaixo a programação completa deste sábado (13).

#Tecnologia 28/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL LANÇAMENTO DE FOGUETES SUSTENTÁVEIS ENCERRA A 3ª SMCTI

Na tarde desta sexta-feira (28), na Associação dos Servidores da Polícia Civil de Paço do Lumiar, aconteceu o encerramento da 3ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SMCTI). Sob a coordenação das secretárias Elizabeth Diniz e Luciane Ferreira, o evento teve como principal atração o lançamento de foguetes sustentáveis elaborados por alunos do município.

Na ocasião, esteve presente o organizador da Olimpíada Maranhense de Foguete (OMAFOG), Jorge Irineu; e o presidente da câmara de vereadores, Jorge Marú(Republicanos). O principal objetivo da 3ª SMCTI foi a integração de ações que aprimoram o conhecimento científico e o desenvolvimento sustentável por meio de pesquisas que impulsionam a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula buscando produzir de forma sustentável um produto.

A atividade contou com a participação das finalistas da 3ª Olímpiada Maranhense de Foguetes (OMAFOG). Para a culminância dessa semana de muito aprendizado, os alunos entusiasmados realizaram o lançamento dos foguetes confeccionados nas oficinas de produção que aconteceram durante a semana.

A aluna da escola UEB Pão da Vida e ganhadora do 3ªOMAFOG, Yasmim Victória, falou sobre a da sua participação nas oficinas de foguete e no lançamento de foguetes.'' Para mim é de suma importância colocar em o que foi aprendido em sala de aula. Hoje é um dia muito significativo para os alunos do nosso município. Me sinto realizada por ter participado das oficinas de foguetes'', ressaltou a aluna.

Jorge Irineu, organizador da 3ªOMAFOG, destacou a importância da produção de foguetes e parabenizou os alunos. ‘'O lançamento desses foguetes é o resultado do trabalho e empenho dos professores e alunos do município. Parabenizo a Prefeitura de Paço do Lumiar pela importante iniciativa'', felicitou o organizador.

O Presidente da Câmara legislativa do município falou sobre o orgulho de ter prestigiado o evento. " Quero destacar o compromisso da Prefeita Paula Azevedo( PCdoB) em apoiar eventos como esse que incentivam ainda mais a educação no nosso município. Todos os alunos e professores estão de parabéns ! ", ressaltou o presidente.

A secretária Elizabeth Diniz, falou sobre a relevância das oficinas para o aprendizado dos estudantes e lançamento dos foguetes . "Todo o conhecimento que os alunos adquiriram em matemática, física e química está sendo executado na produção dos foguetes e nos experimentos feitos nas atividades extraclasse. Estamos muito felizes com esse resultado significativo, que evidência o apoio e compromisso da Prefeitura de Paço do Lumiar e da nossa prefeita Paula Azevedo (PCdoB). O lançamento desses foguetes hoje é o ápice do projeto, que mostra na prática a teoria ministrada em sala de aula. Para mim é um momento de muito alegria. É gratificante!'', disse Elizabeth.

#Tecnologia 26/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OFICINAS DE FOGUETE E ROBÓTICA MARCAM A 3ª SMCT EM PAÇO DO LUMIAR

A 3ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SMCTI) de Paço do Lumiar- sediada no prédio do Instituto Superior Franciscano-IESF, sob coordenação das secretárias Elizabeth Diniz e Luciane Ferreira, ofertou durante toda a semana Oficinas de Foguete, e a Mostra de Robótica, sob orientação dos professores municipais da Escola Pão da Vida. A Oficina de Foguetes foi dividida em etapas: produção, teste e execução.

A última etapa que será o lançamento de foguetes, acontecerá amanhã(27), às 15h30, na Associação da Polícia Civil, localizada na Av.1 do Conjunto Maiobão.

O principal objetivo da 3ª SMCTI é a integração de ações que aprimoram o conhecimento científico e o desenvolvimento sustentável por meio de pesquisas que impulsionam a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula buscando produzir de forma sustentável um produto. O evento contou com a participação das finalistas da 3ª Olímpiada Maranhense de Foguetes (OMAFOG).

A aluna da escola UEB Pão da Vida, e vencedora do 3ª lugar na OMAFOG, Sarah Rayanne. S. Pereira, falou sobre a importância da sua participação na OMAFOG. ‘' Foi um momento significativo para a minha vida escolar. Tudo que eu e a minha equipe aprendemos em sala de aula, conseguimos aplicar na confecção dos foguetes. Sinto-me imensamente realizada e confiante'', destacou Sarah.

Fábio Ribeiro, professor de matemática da rede municipal ressaltou a importância da produção de foguetes com materiais sustentáveis. ‘' A intenção das oficinas é buscar integrar o aprendizado teórico com a prática. Como professor e educador estou honrado em participar desse projeto'', disse o professor.

A titular da pasta - Elizabeth Diniz, falou sobre a relevância das oficinas para o aprendizado dos estudantes. "Todo o conhecimento que os alunos adquiriram em matemática, física e química está sendo executado na produção dos foguetes e nos experimentos feitos nessas atividades extraclasse. Estamos muito felizes com esse resultado significativo, que evidência o apoio e compromisso da Prefeitura de Paço do Lumiar e da nossa prefeita Paula Azevedo (PCdoB). Convidamos todos a prestigiar o lançamento dos foguetes", agradeceu.

#Tecnologia 19/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e SESI prestigiam abertura da 3º SEMCT Luminense até o dia 27, uma vasta programação teórica e prática será realizada para marcar a III edição do evento
#Tecnologia 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Vai começar a 3º SEMCT Luminense O evento inicia amanhã e se estende até o dia 27,
#Tecnologia 05/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SEMCTI continua ajustando detalhes para a 3ª Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SEMCTI) está se preparando para a 3ª Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável do município de Paço do Lumiar. A secretária titular Elizabeth Diniz e a adjunta Luciane Ferreira se reuniram com os gestores das Unidades de Ensino Básico (U.E.B) que participarão da primeira fase deste importante projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Segundo a secretária Elizabeth, o objetivo principal desta iniciativa é realizar uma pesquisa científica com os alunos do município. "A pesquisa se concentrará no levantamento de dados relacionados a questões antropométricas e à presença de anemia entre os discentes. A ideia é detectar qualquer problema de saúde que possa estar afetando negativamente o desempenho acadêmico dos alunos," disse.

A pesquisa terá início durante o evento, que ocorrerá entre os dias 19 e 27 deste mês. Esta é uma oportunidade importante para promover a ciência, a tecnologia e a inovação, ao mesmo tempo em que se concentra na saúde e no bem-estar dos alunos luminenses.

O trabalho conjunto da SEMCTI, das U.E.B e da UFMA visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação e do desenvolvimento sustentável em Paço do Lumiar, promovendo o aprendizado e o bem-estar dos estudantes.

#Tecnologia 28/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Tudo pronto para a 3ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação Luminense

A educação em ciência e tecnologia desde a infância é essencial para o desenvolvimento sustentável de Paço do Lumiar e de qualquer comunidade. Nesse contexto, a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SMCT), promovida pela Prefeitura por meio da SEMCTI, desempenha um papel fundamental.

A terceira edição da semana no município ocorrerá de 19 a 20 de outubro de 2023, com palestras de abertura e de 24 a 27 com diversas atividades relacionadas ao tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável de Paço do Lumiar", em sintonia com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A SMCT estabelece parcerias com o CNPq, através das chamadas 06/2022 e CNPq/MCTI nº 01/2023, para ampliar suas atividades. Isso cria oportunidades para que estudantes e pesquisadores locais compartilhem suas descobertas e ideias, enriquecendo a educação em ciência e fortalecendo a relação entre a comunidade e a pesquisa.

Para a prefeita Paula Azevedo (PCdoB), a semana coloca a cidade na vanguarda da educação em ciência e tecnologia, capacitando jovens a se tornarem agentes de mudança e impulsionando o desenvolvimento sustentável da região. "É um investimento no futuro brilhante do nosso município e na promoção do conhecimento científico como um recurso essencial", relatou.

"A semana municipal vai além de ser um evento; é uma plataforma educacional que busca inspirar e cultivar o interesse e a curiosidade das crianças e jovens por ciência e tecnologia", explicou a titular da SEMCT - Elisabeth Diniz. O evento, realizado em outubro, mês dedicado à Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, demonstra o compromisso do município em usar o conhecimento científico como base para o desenvolvimento sustentável.

#Tecnologia 26/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prefeitura de Paço do Lumiar capacita alunos através do projeto Robótica SESI

A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob a gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SEMCTI), liderada por Elizabeth Diniz, e a secretaria adjunta, Luciana Ferreira, desenvolveu uma atividade bastante diferente na manhã desta terça-feira(26), na UEB Bandeira Tribuzi.

Por lá, alunos da UEB Nadir Nascimento; Colégio Militar 2 de Julho e UEB Pão da Vida foram convidados para assistirem uma palestra do técnico de robótica, Juny Garcês, que irá capacitá-los a produzirem protótipos, através da unidade móvel do Prototipando Sonhos: Robótica SESI.

A titular da SEMCTI, Elizabeth Diniz, destacou a importância do projeto para o município. " Através da robótica os alunos conseguem observar todas as ciências interligadas e, posteriormente, poderão montar seus protótipos para participarem da competição que acontecerá no início do ano que vem", enfatizou Diniz.

O técnico de robótica, Juny Garcês, explicou o objetivo da atividade. " O Prototipando Sonhos tem como meta espalhar a robótica pelos municípios. Este ano, voltamos para ensinar três equipes a construírem seus inventos para competir futuramente", explicou Juny.

A aluna Giovana Furtado, ratificou a importância desse conteúdo na sua vida escolar. " O prototipando vai ajudar a mim e aos meus colegas a aprendermos de forma mais didática sobre robótica", disse a aluna.

Implementado pelo SESI MA, o programa tem o objetivo de viabilizar o conhecimento a respeito dos robôs para os estudantes que não têm acesso à tecnologia. O projeto vem sendo desenvolvido de maneira itinerante no interior do Estado, levando os estudos sobre essa área da ciência para os discentes, tornando-os mais produtivos e inovadores.

Paço do Lumiar já contava com uma equipe de robótica de competição na modalidade FLL - First Lego League e agora foi presenteado com mais dois grupos, que passarão a competir a partir do ano que vem.

#Tecnologia 25/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Paço do Lumiar recebe o projeto Prototipando Sonhos do SESI.

Na manhã desta segunda-feira(25), a Prefeitura de Paço do Lumiar, sob a gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia,Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SEMCTI), liderada por Elizabeth Diniz, recebeu na UEB Bandeira Tribuzzi a unidade móvel do Prototipando Sonhos: Robótica SESI em sua cidade. A unidade fará parte da capacitação de alunos que ocorrerá de amanhã(26) até quinta-feira(28).

O programa implementado pelo SESI MA tem o objetivo de viabilizar o conhecimento a respeito dos robôs para os estudantes que não têm acesso à tecnologia. O projeto tem se desenvolvido de maneira itinerante nos municípios do Maranhão, levando os estudos sobre essa área da ciência para os alunos, tornando-os mais produtivos e inovadores.

O município de Paço do Lumiar já contava com uma equipe de robótica de competição na modalidade FLL - First Lego League e agora é presenteado com mais duas equipes, que passarão a competir a partir do ano que vem.

A Secretária titular da SEMCTI, Elizabeth Diniz, destacou a importância do projeto para o município. 'A robótica para esses alunos é importante, pelo fato de que as ciências exatas ficam de igual relevância com capacidades como saber se comunicar, ter empatia, resolver conflitos e ser colaborativo. Essas são habilidades que servem para a vida toda e auxiliam na resolução de problemas do cotidiano', enfatizou Elizabeth."

#Tecnologia 16/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SEMCTI e UFMA alinham detalhes para Semana de Ciência e Tecnologia em Paço do Lumiar

Na manhã desta sexta-feira (15), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SEMCTI), esteve presente em uma reunião, na Universidade Federal do maranhão (UFMA), com a professora, nutricionista, e pesquisadora Drª Maria Tereza Frota. Na ocasião, foram ajustados os últimos acertos para o inicio da Semana de Ciência e Tecnologia, que acontecerá entre os dias 17 e 28 de outubro.

Dentre a programação, o carro chefe do evento será a execução do projeto‘' Agravos Nutricionais e Anemia em Escolas do Município de Paço do Lumiar'', que tem como principal objetivo diagnosticar através de exames, se o aluno está com algum problema de saúde que pode estar afetando no desenvolvimento dele.

O professor de ciências e pesquisador, Diego Marinho, explicou como será a execução do trabalho e os benefícios práticos para o desenvolvimento dos estudantes luminenses. "O nosso objetivo é fazer uma investigação de qualquer morbidade relacionada ao desenvolvimento do aluno. Esse inquérito está sendo realizado em parceria com a UFMA. A partir do resultado, iremos propor ações de Políticas Públicas que possam sanar o problema'', destacou o professor

A Secretária da SEMCTI, Elizabeth Diniz, destacou a importância da parceria para os alunos do município. ‘' A proposta é toda voltada para a comunidade escolar. Ela visa fazer um estudo científico antropométrico e de anemia para identificar algum distúrbio que possa estar interferindo, por exemplo, na aprendizagem do aluno'', disse a secretária.

A pesquisadora e professora da Universidade Federal do Maranhão, Dr.ª Maria Tereza Frota, destacou a relevância da investigação para os munícipes. ‘' Esse programa é de grande importância, não só pra comunidade acadêmica, como também para o município. Ele representa uma interação entre o fazer ciência da Academia, com o diferencial de colocar em prática para servir à comunidade'', explicou Maria Tereza

#Tecnologia 01/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prefeitura de Paço do Lumiar promove atividades para a Iniciação Científica de alunos da rede municipal O intuito da ação foi orientar alunos e professores para a participação no Projeto de Iniciação Científica na Educação Básica do município
#Tecnologia 24/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Paço do Lumiar Realiza II Semana Municipal de Ciência e Tecnologia Paço do Lumiar Realiza II Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
#Tecnologia 14/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Paço do Lumiar realiza 2° Semana de Ciência e Tecnologia, com tema "De Bem com o Meio Ambiente" Prefeitura de Paço do Lumiar realiza 2° Semana de Ciência e Tecnologia, com tema "De Bem com o Meio Ambiente"
#Tecnologia 05/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Paço do Lumiar é o primeiro município a oficializar parceria com a Seja Digital Paço do Lumiar é o primeiro município a oficializar parceria com a Seja Digital - entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil - para o treinamento de servidores municipais que auxiliarão no cadastramento de famílias e na distribuição de kits de recepção de sinal de TV digital. Os equipamentos serão entregues gratuitamente a famílias carentes beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal no município. A formalização do acordo de cooperação ocorreu nesta quinta-feira, 4, no gabinete da Prefeitura, na sede de Paço. #TvDigital #PrefeituradePacodoLumiar #SejaDigital #parceria
www.pacodolumiar.ma.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 01:40:13