CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PIONEIRISMO: Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias passam por capacitação
Ações de combate à hanseníase e tuberculose no Município de Paço do Lumiar terão reforço dos Agentes Comunitários de Saúde, ACS, e Agentes de Endemias. Nesta sexta-feira (05), esses profissionais passaram por capacitação para ações básicas de controle dessas doenças. 

Paço do Lumiar é o primeiro município maranhense a receber esse tipo de treinamento. A qualificação aconteceu no auditório da Igreja Sagrada Família e foi ministrada por técnicos da secretaria de estado da Saúde. 

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Elza David, Paço do Lumiar é o pioneiro nesse tipo de capacitação para os ACS e ACE. “Paço do Lumiar está sendo o projeto piloto neste treinamento para os ACS e ACE, que tem como objetivo capacitar esses profissionais para as ações básicas de controle da tuberculose e hanseníase”, explica a coordenadora.

De posse das informações sobre como irá funcionar essa busca ativa, os Agentes Comunitários e os Agentes de Endemias terão condições de detectar casos suspeitos da doença para encaminhamento ao serviço de saúde e colaborar com a busca ativa de pacientes de casos novos e faltosos, o que vai facilitar o diagnóstico precoce.
#Saúde 02/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS celebra o Dia Nacional do Autismo

Hoje(02), comemoramos o Dia do Autismo. Em 2024, com objetivo de destacar a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA), a campanha nacional tem como tema: "valorize as capacidades e respeite os limites". Esse tema vem acompanhado pela hashtag #AutismoValorizeCapacidades, incentivando a sociedade a olhar além das dificuldades comumente associadas ao autismo e a valorizar o potencial único de cada indivíduo.

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) destaca os avanços significativos no cuidado e amparo à família e à criança autista. "Na grande ilha, Paço do Lumiar é referência no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Somos um dos pioneiros nessa assistência", frisa a Prefeita.

O município conta com 2 espaços: no CSU Maiobão, com salas de atividades para estímulo à criatividade e treinamento para famílias auxiliarem no desenvolvimento e inclusão social das crianças com TEA; e outra unidade no Centro de Especialidades Médicas da Sede do município. O Espaço conta com serviços multidisciplinares de atenção à pessoa com Transtorno do Espectro Autista - TEA, conduzindo processos terapêuticos com especialistas em Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Serviço Social, musicoterapia, Educação Física e Psicopedagogia.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Oliveira, reforça que esses profissionais desenvolvem estratégias de intervenções terapêuticas considerando o nível de suporte de cada criança, suas comorbidades e peculiaridades. "Os Espaços TEA de Paço do Lumiar são locais em que as famílias usuárias encontram acolhimento e contam com suporte de profissionais especializados e esse atendimento contribui para o desenvolvimento não só da criança, mas também de toda a família. Atualmente, somos referência na grande ilha", pontua a secretária.

#Saúde 02/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar recebe equipamentos para aprimorar assistência ambulatorial especializada

A Prefeitura de Paço do Lumiar, em uma colaboração exemplar na área da saúde foi contemplada com 7.274 itens em equipamentos essenciais para a Atenção Primária. A doação foi através da assinatura de Termo de Doação pelo Governo do Estado por meio do Programa Cuidar de Todos.

O evento foi realizado no Ceprama nesta terça-feira (02) e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Danielle Oliveira que durante ato representou a prefeita Paula Azevedo(PCdoB). Além dela, se fizeram presentes, a secretária Adjunta da Semus, Lúcia Vasconcelos, a coordenadora de Redes, Alexssandra Simião, a coordenadora da Atenção Primária, Aracy Magalhães e o coordenador da Vigilância em Saúde, Alan Abreu.

A secretária de saúde de Paço do Lumiar, Danielle Oliveira pontua que a entrega desses equipamentos pelo Programa Cuidar de Todos simboliza um passo importante na melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos aos municípios. "A prefeita Paula Azevedo é uma grande cuidadora da população e não mede esforços para lutar por melhorias para o município e a saúde pública sempre é a prioridade para a nossa gestora. Hoje estamos aqui recebendo esses equipamentos que irão contribuir com o atendimento ambulatorial dentro das unidades básicas de saúde", garante a secretária Danielle.

Paço do Lumiar foi beneficiado com mais de 7 mil itens, composto por balança plataforma com estadiômetro adulto, régua antropométrica, termômetro clínico digital, antropômetro vertical portátil, glicosímetro, tiras teste para glicosímetro, lancetas para glicosímetro, além de detector doppler de sonar fetal, aparelho de PA completo (adulto), escala de snellen e kit saúde bucal.

A proposta do programa é reduzir a busca por assistência ambulatorial especializada, além dos custos com o Tratamento Fora Domicílio (TFD), e favorecer os usuários da rede pública de saúde com atendimento no tempo certo e oportuno, ampliando o cuidado às condições crônicas.

#Saúde 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS realiza palestra sobre prevenção ao mosquito aedes aegypti no Morada do Bosque

Nesta quarta-feira (13), a equipe de Arbovirose da Secretaria de Saúde de Paço do Lumiar realizou palestra sobre Prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti e a importância do trabalho do agente de combate às endemias no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Morada do Bosque.

A ação foi uma parceria da Semus e Semdes para as famílias usuárias do CRAS. Na oportunidade, as familias além de receberem informação sobre saúde, foram convidados para serem multiplicadores dos meios de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Também foram reforçados os cuidados que cada um deve ter consigo mesmo, como manter-se bem hidratado em caso de quaisquer sintomas de Arboviroses, não se automedicar e procurar uma Unidade de Saúde.

#Saúde 02/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar adere e realiza hoje dia D de Mobilização Contra a Dengue

A gestão municipal de Paço do Lumiar mobilizou todas as Unidades Básicas de Saúde (exceto Mojó) para a Campanha do Dia D Nacional de Mobilização contra a dengue. A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde de forma conjunta com as esferas estaduais e municipais.

A Campanha tem como objetivo intensificar as ações de prevenção ao Combate à dengue em todo o país com a realização de visitas domiciliares por parte das equipes de Agentes de Saúde e Agentes de Endemias fazendo o serviço de corpo a corpo com a comunidade. Paralelo a esses serviços, nas UBS a vacinação de crianças de 10 e 11 anos com o imunizante Qdenga.

A secretária da Semus, Danielle Oliveira, endossa a importância do reforço no combate à dengue, reforçando o engajamento da equipe técnica da Vigilância em Saúde (Arbovirose e Imunização) no enfrentamento à proliferação da doença no município. " Embora Paço do Lumiar não existam casos graves da doença, a gestão pública sempre esteve comprometida e engajada com as orientações do governo federal. Hoje não seria diferente, estamos com as nossas UBS de portas abertas para a vacinação das crianças de 10 e 11 anos e paralelo a isso, com os ACS e CAE em campo fazendo visitas domiciliares em buscas de possíveis focos do mosquito. Ações pontuais que vão fazer toda a diferença na vida de inúmeras famílias".

Serviços - A equipe de Divisão de Arboviroses da Semus, contribuiu com a campanha com os Agentes de Saúde e Agentes de Endemias nas ruas dos principais bairros e localidades do município orientando monitorando áreas com possíveis focos de criadouros do mosquito em áreas residências.

Já a equipe de Imunização disponibilizou o imunizante Qdenga para crianças de 10 e 11 anos. Além de outras vacinas para quem quisesse fazer a atualização da carteira.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Alan Abreu pontua os serviços ofertados pela Semus neste dia D de Mobilização contra a dengue. "Toda a equipe da Vigilância esta em campo, seja nas ruas como é o caso dos Agentes Comunitários de Saúde ou a equipe de Imunização nas UBS e no Pátio Norte Shopping trazendo para a população orientação e imunização contra a dengue. O nosso trabalho é continuar deixando Paco do Lumiar fora dessa estatística alarmante que se espalha por todo o pais", alerta Alan Abreu.

A vacinação também foi disponibilizada no Pátio Norte Shopping com horário estendido até às 20h.

#Saúde 01/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar adere a Campanha Nacional do Dia D de mobilização contra a dengue

A gestão pública de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), comprometida com a saúde pública, irá realizar uma grande movimentação nas Unidades Básicas de Saúde (exceto Mojó e Itapera) com a liberação do imunizante Qdenga para crianças de 10 e 11 anos. Paralelo a isso, os agentes de saúde e endemias serão os porta-vozes do combate ao mosquito durante a realização de visitas domiciliares, fazendo o serviço corpo a corpo com a população.

A secretária da Semus, Danielle Oliveira, reforça a importância da intensificação da campanha de combate à dengue. "A prefeita Paula sempre esteve engajada nas campanhas nacionais e desta vez não é diferente. Amanhã(02), Paço do Lumiar estará com todas as UBS de portas abertas para a vacinação das crianças de 10 e 11 anos. Além disso, vamos também estar com nosso ACS e CAE nas ruas fazendo visitas domiciliares em buscas de possíveis focos do mosquito". Danielle endossa ainda que no município não existam casos graves da doença, com índices baixíssimos diante da atual conjunta do País.

Serviços - A equipe de Divisão de Arboviroses da Semus, estará com boa parte do seu contingente de Agentes de Saúde e Agentes de Endemias nas ruas dos principais bairros e localidades levando para a população não só orientação, como também irão fazer monitoramento dentro das residências de possíveis focos e criadouros do mosquito.

Já a equipe de Imunização irá disponibilizar imunizante com a Qdenga para estudantes de 10 e 11 anos. Também será disponibilizado outras vacinas para aqueles que precisem atualizar a carteira vacinal.

O coordenador da Vigilância Sanitária em Saúde, Alan Abreu relata os serviços ofertados no município durante o dia D de Mobilização contra a dengue. "Toda a equipe estará engajada nesta campanha com objetivo de conscientizar a população da importância com os cuidados diários dentro das residências e também da vacinação dos filhos com faixa etárias de 10 e 11 anos. Essas duas ações de forma conjunta vão ajudar Paço do Lumiar a permanecer com os índices baixos, mas para isso precisamos da colaboração e envolvimento da população", frisa Ala Abreu.

Segundo o 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) do Ministério da Saúde, 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros).

#Saúde 01/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro de Especialidades Médicas implanta agendamento por WhatsApp

Pensando na agilidade e em reduzir as filas de espera, o Centro de Especialidades Médicas do Maiobão, em Paço do Lumiar, traz uma novidade para os usuários, o agendamento de consultas agora pode ser feito via WhatsApp. Essa iniciativa visa facilitar o acesso aos especialistas e proporcionar uma experiência mais eficiente para a população.

A partir desta segunda-feira(04), quatro novos números de WhatsApp estarão disponíveis exclusivamente para marcação de consultas em diversas especialidades. Importante ressaltar que esses números são exclusivos para mensagens via WhatsApp, não estando disponíveis para chamadas telefônicas.

Números e as especialidades correspondentes:

1. (98) 9 9821 6396

- OFTALMOLOGIA

- NEUROPEDIATRIA

- DERMATOLOGIA

- GINECOLOGIA

2. (98) 9 8921 4753

- PSICOLOGIA

- ENDOCRINOLOGIA

- OTORRINOLARINGOLOGIA

- ORTOPEDIA

3. (98) 9 8921 8849

- REUMATOLOGIA

- FISIOTERAPIA

- CARDIOLOGIA

- FONOAUDIOLOGIA

- NUTRIÇÃO

4. (98) 9 8921 5741

- PSIQUIATRIA

- GASTROENTEROLOGIA

- UROLOGIA

- PEDIATRIA

Além disso, foram disponibilizados dois novos números de suporte, nos quais os usuários podem tirar dúvidas e obter informações adicionais:

- (98) 9 8904 8213

- (98) 9 8903 4757

Essa mudança visa facilitar o acesso à saúde e proporcionar uma comunicação direta e eficaz entre os usuários e o Centro de Especialidades Médicas de Maiobão. Com essa iniciativa, a prefeitura de Paço do Lumiar reafirma o compromisso com a qualidade no atendimento à saúde da população.

#Saúde 23/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS's Vila São José e Safira permanecem em pleno funcionamento. Na manhã desta sexta-feira(23), médicos atenderam em ambas as unidades de saúde.
#Saúde 23/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Semus e Semed promovem Dia D de Combate a Dengue nas Escolas. O Dia D nas Escolas tem como meta levar orientação sobre os riscos e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti
#Saúde 21/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar inicia Campanha de Vacinação contra Dengue.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou, na terça-feira (20), a Campanha de Vacinação Contra a Dengue. Nesta primeira etapa, as doses estarão disponíveis nas UBS Maiobão, Tambaú, Santa Rita de Cássia, Paranã, Cafeteira, Nossa Senhora da Luz e Maioba.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, a imunização será destinada, inicialmente, a pessoas de 10 a 11 anos de idade que residem no município de Paço do Lumiar. Para vacinar, é necessário que os menores estejam acompanhados dos pais ou responsáveis legais e apresentem documento oficial com foto do responsável e da criança, cartão de vacina e comprovante de residência.

A Chefe do Departamento de Imunização da Semus, Layla Trindade, explica que, na nota técnica emitida pelo Ministério, o esquema vacinal é composto pela aplicação de duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Pessoas que estejam infectadas pela dengue devem aguardar o período de seis meses para receber o imunizante.

Layla Trindade destaca ainda que o documento determina que a vacina pode ser administrada de forma simultânea com outras imunizações do calendário nacional, exceto com vacinas de vírus vivo ou atenuado, como o imunizante contra Varicela, Febre Amarela e Tríplice Viral.

A secretária Municipal de Saúde, Danielle Oliveira, endossa que a Prefeitura de Paço do Lumiar está executando ações de prevenção e monitoramento do Aedes Aegypti, principalmente nas áreas de risco. "O imunizante Qdenga veio para reforçar o trabalho dos Agentes de Saúde e Endemias. A equipe da Vigilância Sanitária vem realizando um serviço de grande relevância no município", pontua a secretária.

Além da imunização, equipes de Controle às Arboviroses da Semus também têm intensificado os trabalhos de prevenção e monitoramento por meio de visitas domiciliares para orientação da população e tratamento de reservatórios, inspeção das áreas de risco e levantamento das regiões com maior índice de infestação pelo Aedes aegypti.

Locais de vacinação: UBS Maiobão; UBS Tambaú; UBS Santa Rita de Cássia; UBS Paranã; UBS Cafeteira; UBS Nossa Senhora da Luz; UBS Maioba.

#Saúde 17/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS inicia na terça-feira(20) vacinação contra a dengue

A partir da próxima terça-feira (20), as Unidades Básicas de Saúde serão a porta de entrada para a imunização de crianças de 10 e 11 anos. Ressalta-se que somente as UBS Maiobão, Tambaú, Santa Rita de Cássia, Paranã, Cafeteira, Nossa Senhora da Luz e Maioba estarão habilitadas para realizar a imunização.

A secretária municipal de saúde, Danielle Oliveira, destaca a importância da vacinação frente à dengue. "O imunizante é mais um reforço na luta contra a enfermidade, pois, aliado ao trabalho da equipe técnica dos Agentes de Combate às Endemias, coibirá a proliferação da doença em nosso município", pontua a secretária da Semus.

No primeiro momento, o município recebeu 4.337 doses da Secretaria de Saúde do Estado (SES). A Chefe do Departamento de Imunização, Layla Trindade, enfatiza que o protocolo seguirá a orientação do Ministério da Saúde. O processo vacinal começará pelas crianças de 10 e 11 anos e avançará progressivamente à medida que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante e distribuídos aos estados e municípios.

Para aprimorar o serviço à população, as equipes das 17 Unidades Básicas de Saúde realizarão treinamento na segunda-feira (19). Gestores das UBS, enfermeiros e agentes comunitários de saúde serão capacitados para o protocolo do imunizante.

Paralelamente à vacinação contra a dengue, as equipes de Agentes de Combate às Endemias intensificam os trabalhos em campo, realizando vistorias em áreas residenciais, com foco nos condomínios fechados. O acesso aos imóveis ainda é desafiador, pois muitos condôminos estão ausentes, e parte dos presentes recusa a visita domiciliar.

Segundo a Chefe de Departamento da Arboviroses da Semus, Taina Serra Coelho, o objetivo é identificar possíveis focos (larvas) do mosquito Aedes aegypti.

#Saúde 03/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Paço em Ação “ é realizada com sucesso no Iguaiba

A prefeitura de Paço do Lumiar, realizou nesta sexta-feira (02), o projeto ‘Paço em Ação', no Iguaíba. Uma grande Ação Social Coletiva envolvendo vários serviços da gestão municipal. O projeto ‘Paço em Ação' levou para a comunidade serviços em saúde, retirada do primeiro CPF e regularização, além do CadÚnico e Sine.

"Paço em Ação é uma proposta que leva até a comunidade os serviços da gestão pública para que a população tenha acesso rápido e de forma prática. Com vários serviços em um único espaço. Aqui a população recebe desde consulta médica, até o preenchimento de uma vaga de emprego. Uma demonstração do nosso compromisso e respeito com o nosso povo. Fico feliz em estar realizando essa grande mobilização em Paço e assim contribuindo com o desenvolvimento do município", afirmou a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), que fez questão de prestigiar o evento.

Na agenda do "Paço em Ação" também foram inseridos os serviços das secretarias: Semdes; Semdhu e Semfaz que compõem a administração municipal, tendo como carro chefe da atividade, os serviços em Saúde. A programação na Unidade Básica do Iguaiba, contou com atendimentos de Consultas Médicas, Avaliação Nutricional, Teste rápido HIV e Hepatite B e C, Aferição de Pressão Arterial e Vacinação.

"Hoje aqui no Iguaiba, estamos realizando atendimento in loco da população - uma nova proposta que é o Projeto Paço em Ação que visa dar uma assistência mais eficiente com resultados imediatos para as pessoas. A prefeita Paula tem se empenhado em levar para a população serviços básicos necessários e atender a grande demanda do município", pontuou a titular da Saúde- Danielle Oliveira.

A SEMDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, uma das parceiras da ação levou para atender a população serviços ligados ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadUnico) e também equipes da Agencia SINE de Paço do Lumiar, que por meio de seu banco de dados oferece vagas de emprego disponíveis e faz o encaminhamento destes mediante adequação com o perfil profissional. Jildeane Lima Ferreira, moradora da rua do Anajá - Iguaíba, declarou que achou muito bom ter a oportunidade de atendimento bem perto de casa, para fazer atualização do seu CadÚnico. "Estava precisando. E o atendimento foi eficiente e a atualização foi rápida. nota 10!", disse ela.

Edenilde de Jesus Alves, também moradora do bairro classificou como um serviço indispensável oferecidos pela ação social de hoje, e ainda fez uma recomendação em forma de pedido. "Bom de mais isso aqui, demonstra comprometimento com as pessoas. Os profissionais atendem com gentileza, ajuda a população. Tomara que venham muitas outras vezes nos ajudar, pois tem muita gente e o bairro também é carente" definiu.

O projeto Paço em Ação contempla não só o Iguaiba, mais centenas de comunidades adjacentes não somente com os serviços em saúde, mas também com a prestação de outros serviços, como: CadÚnico, SINE, retirada do primeiro CPF e regularização, atendimento odontológico, palestras e orientação, bazar solidário, coleta de resíduos eletrônicos. A próxima etapa do Projeto será realizada no dia 23 de fevereiro, na área da Unidade Básica do Itapera / Mocajituba.

#Saúde 01/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS consegue elevar os indicadores do município no Previne Brasil

Paço do Lumiar se torna destaque pela segunda vez consecutiva no ranking de Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil 2023. De acordo com a publicação feita na quinta-feira (30), o município aparece em posição de destaque entre os municípios da Grande Ilha com nota 8,39.

Desde a criação do Previne Brasil em 2019, é a primeira vez que o município consegue em tão pouco espaço de tempo uma nota significativa no ranking, saindo do Q1 com 4,79 para o Q3 com 8,37.

Em termos de colocação, a cidade subiu de Q1 209 para Q3 128, alcançando a posição 81º no ranking, e em comparação aos 5 municípios da Grande Ilha, o 3º lugar.

"Essa nota é resultado do empenho de toda uma equipe que não mediu esforços para alcançar tal pontuação. A coordenação da Atenção Primária vem trabalhando incansavelmente para que a realidade do município seja transformada de forma positiva. Paço do Lumiar merece esse destaque", endossa a secretária de Saúde, Danielle Oliveira.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

#Saúde 30/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Semus promove capacitação para profissionais da Saúde
Nesta segunda-feira (29), a Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou Capacitação de Conduta Clínica em Gestantes, Puérperas e Recém-Nascidos com Síndromes Gripais para médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde e gestores da Atenção Primária do município.

A palestra foi ministrada pela médica infectologista, Dra. Mônica Gama, com o objetivo de promover educação permanente em saúde a prefeitura de Paço do Lumiar. “O treinamento visa orientar esses profissionais para o melhor atendimento dessas mulheres em caso de síndromes gripais”, explica a dra.

Para a Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Lúcia Vasconcelos esta qualificação é de fundamental importância para os profissionais da Atenção Primária, visto que as Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada dessas mulheres. “A prefeitura está sempre em busca de qualificar suas equipes para que possam se atualizar da melhor forma possível e assim continuar prestando um bom serviço para a população”, pontua a coordenadora do Programa Saúde da Mulher.

Uma das participantes, a enfermeira Talissa Rafaela,  da UBS do Iguaiba, falou que a capacitação orientou sobre os cuidados e riscos das síndromes gripais nos primeiros meses de vida.
#Saúde 26/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Semus realiza reunião para implantação da E-multi

Na manhã desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou reunião de alinhamento com as equipes das 17 Unidades Básicas de Saúde para a implantação da E-multi, no município. As eMulti são equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da Atenção Primária de Saúde.

A secretária da Semus Danielle Oliveira, pontua que o eMulti irá fortalecer o atendimento dos usuários da Atenção Primária. "A implantação do programa é fundamental para assegurar o cuidado integral da população que terá acesso aos atendimentos especializados dentro das Unidades Básicas de Saúde", explica Danielle.

A portaria N° 635 de 22 de maio de 2023, estabelece as diretrizes para custeio e implantação das equipes, as eMulti serão classificadas em 3 modalidades de acordo com a carga horária, vinculação e composição profissional. O custeio também poderá variar de acordo com indicadores de desempenho de cada localidade.

Em Paço do Lumiar, as equipes multiprofissionais que vão compor a E-multi são: (fisioterapeuta, nutricionista, Educador Físico, Fonoaudiólogo, Farmacêutica, Assistente Social).

#Saúde 24/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS mobiliza a população para vacinação no Shopping Pátio Norte.

Durante três dias, a equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar irá disponibilizar mais de vinte vacinas para a população no Shopping Pátio Norte. Neste período de férias, é também época para manter a carteira de vacinação atualizada.

Até sexta-feira (26), a SEMUS disponibilizou pontos de vacinação no Shopping Pátio Norte, Maiobão. A ação Vacinação nas Férias busca atualizar o calendário vacinal com a multivacinação.

A programação de multivacinação acontece nesta quarta-feira (24), quinta-feira (25) e sexta-feira (26), das 10h às 20h, na Praça de alimentação, no Pátio Norte Shopping (no bairro Maiobão). É necessário apresentar o documento de identificação e a carteira de vacinação.

A chefe de Divisão do Departamento de Imunização da Semus reforça que o objetivo da campanha é atualizar as cadernetas de vacinação. "Ao longo desses três dias, iremos fazer a busca ativa no Shopping com o intuito de incentivar as pessoas a atualizarem suas carteiras de vacina", explicou Layla.

A titular da Semus, Danielle Oliveira, pontua a importância da atualização vacinal como forma de prevenção de doenças. "Paço do Lumiar vem ofertando várias vacinas para a população, disponibilizando imunizantes nas UBS e também em ações pontuais como essas aqui no shopping", destacou a secretária.

Dentre as vacinas disponíveis na ação, estão: Covid-19 (Adulto e infantil), Influenza, Hepatite B (doença evitada: Hepatite B), VIP (Doença evitada: Poliomielite), VOP (Doença evitada: Poliomielite), Rotavírus (Doença evitada: Diarreia por Rotavírus), Penta (Doença evitada: Hepatite B, Difteria, Tétano, Hemophlius tipo B), Pneumo-10 (Doença evitada Pneumonia), Meningo C (Doença evitada: Meningite), Febre Amarela (Doenças evitadas: Febre Amarela), Tríplice Viral (Doenças evitadas: Sarampo, Caxumba e Rubéola), Hepatite A (Doença Evitada: Hepatite A), DTP (Doenças Evitadas: Difteria, Tetano e Pertussis), Dt (Doenças Evitadas: Difteria e Tétano), HPV (Doenças Evitadas: HPV), Meningo ACWY (Doenças Evitada: Meningite), Dtpa (Doenças evitadas: Difteria, Tétano e Pertussis).

#Saúde 24/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pacientes do CAPS II realizam passeio no Jardim Botânico da Vale.

Em alusão ao Mês Janeiro Branco, dedicado à Saúde Mental, a partir prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou nesta quarta-feira(24), essa atividade ao ar livre aos usuários do CAPS II.

Durante o evento, os pacientes tiveram contato direto com a natureza e os animais da reserva ambiental, participando também de palestras sobre o meio ambiente. Diego Ray, diretor do CAPS II, destacou que o objetivo do passeio era oferecer momentos de entretenimento e descontração aos assistidos.

"Estamos sempre em busca de melhorar a qualidade de vida dos nossos usuários, proporcionando momentos de lazer e oportunidades para conhecerem locais turísticos de nossa cidade. Neste mês de janeiro, em alusão ao Janeiro Branco, além das palestras em nosso espaço, trouxemos nossos pacientes para o Jardim Botânico para um passeio ao ar livre", frisou Diego.

Abimael Gomes da Silva Neto, usuário do CAPS II, expressou emoção em relação ao passeio. "Tá sendo maravilhoso porque estou conhecendo o local pela primeira vez e aqui é lindo. Esses passeios me deixam alegre, eu gosto muito quando eles acontecem", comentou o paciente.

Durante todo este mês, o CAPS II realizou palestras para pacientes e familiares sobre o Janeiro Branco, alertando sobre a saúde mental. A programação encerrará nesta quinta-feira (25) com o tema "Como está minha capacidade de reconhecer minhas emoções", ministrado pela psiquiatra Bianca Pessoa.

#Saúde 16/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Semus realiza treinamento de atualizações de vacinação contra COVID-19 2024 objetivo da capacitação é reciclar esses profissionais sobre as normativas e incrementos da vacinação contra COVID – 19, neste ano que se inicia. Foto: Amanda Araújo
#Saúde 22/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AVANÇANDO COMO NUNCA: O Executivo contará com 38 equipe de Saúde da Família trabalho realizado permitiu que Paço do Lumiar se destacasse dentre os demais
#Saúde 07/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Carreta Sesc Mulher começa a funcionar em Paço do Lumiar

Na manhã desta quinta-feira (07), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SEMUS), sob gestão de Danielle Oliveira e Lúcia Vasconcelos, e com o apoio do programa para mulheres do Serviço Social do Comércio do Maranhão (SESC-MA), deu início aos atendimentos da Carreta Sesc Saúde da Mulher, na Praça da Família, localizada no Maiobão. Na ocasião, a titular da Secretaria Municipal de Educação, Yanne Pessoa, representou a prefeita Paula Azevedo(PCdoB).Esse projeto tem como principal objetivo proporcionar para as mulheres exames específicos como: momografia e papanicolau, a fim de buscar a prevenção do câncer de mama e color de útero.

Estiveram presentes também no evento o secretário de mobilidade urbana, Fernando Batista; as secretárias de desenvolvimento Social, Suely Abreu e Gracilda Silva; o secretário de indústria comércio e turismo, Biné Amado; e a presidente do PrevPaço, Maria José Marinho .

"A Carreta Sesc Saúde da Mulher irá auxiliar de forma muito efetiva as mulheres a estarem se prevenindo em relação ao câncer uterino e mamário. É muito importante que as mulheres aproveitem essa oportunidade e se previna, pois, a prevenção é o melhor caminho para evitar doenças", frisou a secretária adjunta de saúde Lúcia Vasconcelos.

A secretária de educação, Yanne Pessoa, destacou a importância do apoio do SESC nessa importante ação. "É uma enorme satisfação estarmos aqui hoje para fortalecer essa parceria do SESC com o município, e desse modo proporcionar o acesso de mais mulheres aos atendimentos para a prevenção dessas enfermidades ", disse a titular da SEMED.

A Carreta Sesc Saúde da Mulher ficará durante 11 dias em Paço do Lumiar atendendo todas as mulheres do município.

#Saúde 03/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS promove encerramento da Semana Nacional de Busca Ativa Vacinal

A Prefeitura de Paço do Lumiar, que tem à frente a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde(SEMUS), sob gestão de Danielle Oliveira, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, promoveu neste sábado e domingo(02 e 03), no Shopping Pátio Norte , o encerramento da Semana Nacional de Busca Ativa Vacinal(BAV).

A ação tem como principal objetivo potencializar a vacinação, principalmente em crianças e adolescentes que estejam com a carteira de imunização com vacinas em atraso. O resultado de toda essa campanha, será a proteção das crianças contra doenças que podem ser evitadas.

A coordenadora da campanha no município, Layla Trindade, explicou a importância da campanha no município. " Durante toda essa semana foi realizada a vacinação de crianças e adolescentes nas 16 Unidades Básicas de Saúde, e em algumas escolas. Hoje, nós estamos finalizando a campanha com a sensação de dever cumprido", finalizou a coordenadora.

#Saúde 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Cerca de 150 pessoas participaram do Mutirão do Olho em Paço do Lumiar ação realizada hoje é grandiosa e satisfatória, não só para a gestão, mas também para a população luminense.
#Saúde 30/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar encerra com sucesso a Campanha Outubro Rosa o Outubrop Rosa é um movimento global que visa conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
#Saúde 26/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS capacita profissionais da Educação sobre Casos de Violência Interpessoal

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), nesta quinta-feira, 26, promoveu a capacitação de profissionais da rede municipal de ensino para o preenchimento da ficha de notificação de casos que possam ser identificados como ‘Violência Interpessoal', que foi realizada no prédio anexo do IESF, no Maiobão.

O curso que foi realizado pela chefe de divisão do Programa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Vigilância em Saúde da Semus, Laísa Camões, é um importante mecanismo para identificação de casos de violência no ambiente escolar, que podem ocorrer com crianças e adolescentes, mulheres, pessoas idosas, indígenas e a população LGBTQI+.

Ao serem notificados esses casos podem gerar informações para a compreensão desse agravo e apoiar a organização de serviços, e a formação e o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência no município.

Esse treinamento é fundamental pois está apresentando aos profissionais de educação, uma forma de identificação de casos de violência. "A partir do momento que esses casos são identificados no ambiente escolar, eles podem ser prevenidos, pois passarão a ser computados e também até evitados antes que cheguem a casos extremos", disse a chefe de divisão do programa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Vigilância em Saúde da Semus, Laísa Camões.

A Organização Mundial da Saúde estabelece as naturezas de violência, sendo elas física, institucional, moral, psicológica, tortura, sexual, tráfico de seres humanos, negligência, assédio moral, trabalho infantil, intervenção legal, tentativa de suicídio e patrimonial.

A intenção é que as informações que venham a ser identificadas possam ser contabilizadas e informadas aos órgãos competente

#Saúde 26/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS realiza ação social para celebrar Dia Internacional da Terceira Idade

A Secretaria de Saúde (Semus), por meio da Prefeitura de Paço do Lumiar, realizou diversas ações de promoção à saúde para a Terceira Idade, durante toda a manhã desta quinta-feira, (26), no Centro de Convivência na Vila São José. Em garantia a qualidade de vida da pessoa idosa, a atividade é realizada em alusão ao Estatuto do Idoso, (Lei 10.741), que este mês também comemora o dia Internacional da Terceira Idade.

A Secretária de Saúde, Danielle Oliveira, destaca que a ação é fundamental para cuidar de um público específico, que precisa de um olhar mais atencioso. "Temos essa preocupação e disponibilizamos sempre equipes de saúde multidisciplinares, que intensificam essas ações nas unidades de saúde como forma de prevenção e tratamento para um envelhecimento saudável", disse a secretária.

De acordo com projeções da ONU, em 2023 a população brasileira passou para 215 milhões de pessoas, sendo 43 milhões de jovens, 141 milhões de habitantes entre 15 e 59 e 33 milhões de idosos. Ou seja, 15% da população é de pessoas idosas no país.

Para beneficiar esse público alvo, eles receberam atendimentos com consulta médica, consulta com Nutricionista, vacinação, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, verificação de pressão arterial, glicemia, e avaliação do peso e altura.

Esse trabalho foi realizado pelas equipes da Vigilância epidemiológica e APS da UBS Vila São José, que atuam em conjunto como forma de prevenção.

A chefe de divisão do programa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Vigilância em Saúde da Semus, Laísa Camões, entende que além de levar os atendimentos aos idosos, as ações também proporcionam informação e conhecimento.

"A ação está ofertando os serviços de saúde para a população idosa, principalmente porque é um público em que os agravos de saúde são mais prevalentes e, portanto, precisam de uma atenção especial", contou.

#Saúde 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS recebe superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão para tratar do programa “APS do Futuro''

Na manhã desta quarta-feira(25), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Paço do Lumiar, a cargo da secretária Daniele Oliveira recebeu o superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Oliveira Garreto, que está apresentando o programa "APS do Futuro".

"O intuito da reunião é para que a saúde municipal tenha conhecimento e possa implantar o programa, que visa melhorar e aperfeiçoar o atendimento na saúde pública, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou Garreto.

Para o sucesso desse conceito, faz-se necessário uma mútua e efetiva cooperação entre o Estado e os municípios, por meio do recrutamento, formação, remuneração e supervisão de profissionais para atuação na Atenção Primária.

"A Atenção Primária à Saúde (APS) é, preferencialmente, o local onde ocorre o primeiro contato do cidadão com SUS, além de ser o nível de cuidado que ordena toda a rede pública. Para aperfeiçoar esse trabalho, a gestão federal adotou esse conceito que toda a rede precisa está seguindo", pontuou a titula da SEMUS - Danielle Oliveira.

APS DO FUTURO -

O APS do Futuro foi lançado pelo Governo Federal em fevereiro deste ano e promete revolucionar a metodologia do atendimento do Serviço Único de Saúde - SUS. Para o titular da Secretaria de Atenção Primária - Nésio Fernandes, a APS do futuro será aquela em que empregada e empregadora façam pré-natal na mesma unidade.

"A equidade no acesso está diretamente ligada à qualidade na oferta de saúde - que envolve aumento de recursos humanos, capilaridade, eficiência e diminuição de filas, entre outras necessidades que motivam brasileiros a procurar os serviços privados. O SUS precisa ser um espaço onde as pessoas sintam segurança de ter o seu cuidado na dimensão assistencial", disse o técnico quando do lançamento do programa.

#Saúde 24/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS's são premiadas após obterem nota máxima nos indicadores do Previne Brasil

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob a liderança da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) - comandada pela secretária Danielle Oliveira, realizou nesta terça-feira (24), cerimonia de premiação para as Unidades Básicas de Saúde que mais se destacaram no ranking do último quadrimestre do Previne Brasil. Paço do Lumiar subiu 35 posições no ranking, com um aumento de 48,22% do Q1 para o Q2 de 2023, aparecendo em posição de destaque entre os municípios da Grande Ilha com nota 7,1.

A solenidade, bastante concorrida diga-se de passagem, aconteceu na UEB Professora Nadir Nascimento Moraes e contou com a presença da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) e do presidente do Legislativo - vereador Jorge Marú(Republicanos). Na oportunidade, a prefeita frisou a importância de premiar as equipes que conseguiram alcançar uma boa pontuação, contribuindo assim para alavancar o município nos indicadores do Previne Brasil.

"Estou muito feliz em poder estar nessa tarde aqui, homenageando de forma simbólica as unidades que se destacaram no Previne Brasil. Paço do Lumiar saiu do quadrimestre 1 para o quadrimestre 2 com quase 50% de aumento no ranking, isso para nós é muito significativo", pontua a prefeita Paula.

A classificação das UBS ficou Vila São Pedro; Pindoba e Vila Epitácio Cafeteira em 1° Lugar com 100% na pontuação. Em 2° Lugar, a UBS Canaã com 99,2% de pontuação e por último e não tão menos importante, a UBS Santa Rita de Cássia em 3°Lugar, com 88,6% pontos.

Presente, o presidente da Câmara - aproveitou o ensejo para parabenizar todos os envolvidos que juntos alcançaram esse feito inédito. "Ficamos muito felizes com esse resultado obtido. Aqui aproveito para externar a minha satisfação em fazer parte dessa gestão que muito tem feito pelos cidadãos luminenses. Parabéns prefeita, parabéns secretária, parabéns a cada um dos senhores e senhoras que contribuíram para que esse momento se transformasse em realidade", enfatizou o presidente.

A titular da Semus, Danielle Oliveira ressalta que todas as equipes são merecedoras de aplausos, pois não mediram esforços para alcançarem a meta desejada. "Sinto orgulho dos nossos técnicos e em especial as que hoje estão aqui recebendo esse prêmio por merecimento. Foram dias de dedicação, muito trabalho e sacrifício para que pudéssemos entrar esse quadrimestre com uma boa pontuação e assim pudéssemos alavancar os índices de Paço do Lumiar no Previne Brasil. Agora é continuar trabalhando para que esses índices aumentem ainda mais daqui para frente", explica a secretária.

Orgulhosa por ser a gestora da UBS Vila Epitácio Cafeteira, umas das premiadas em primeiro lugar Giselia Maria Ferreira Oliveira, muito emocionada comenta que o prêmio é dedicado ao trabalho em equipe de todos que integram a UBS. "Este é um dia muito emocionante para todos nós e de grande reconhecimento ao nosso trabalho. Nos esforçamos muito para conseguimos alcançar os 100% na meta do Previne Brasil", disse Giselia.

O Previne Brasil se baseia no banco de dados e processamento do Sisab - Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, através dele é monitorado sete indicadores de saúde, entre eles, as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

O Programa foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2019 e desde 2020 avalia as cidades em relação a alguns indicadores de saúde. A partir destes números é realizada a classificação e também a forma de repasse de transferência mensal de verbas públicas para as prefeituras.

#Saúde 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Semus realiza reunião de alinhamento sobre telemedicina Luminenses poderão ser atendidos por médicos da renomada Beneficência Portuguesa de São Paulo
#Saúde 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Produtoras rurais participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama

Nesta segunda-feira (16), a manhã foi voltada para o atendimento e prevenção ao câncer de mama às mulheres filiadas ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paço do Lumiar. O evento buscou levar informações, além de educá-las para o autoexame, e os locais para consultas ou tratamento nas unidades básicas de saúde do município.

A ação faz parte do calendário anual de ações da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar sobre o Outubro Rosa, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais de Paço do Lumiar e Raposa (STTR).

A Coordenadora do Programa Saúde da Mulher da Semus, Lúcia Vasconcelos, reforçou a importância da alto prevenção. "É muito importante que todas as mulheres do nosso município tenham acesso a informações sobre os cuidados e prevenção de combate ao câncer. A gestão municipal em parceria com o sindicato deu um grande passo com as mulheres do campo do nosso município", disse Lúcia Vasconcelos.

A atividade teve o apoio do governo do estado por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agência (Agerp). O presidente da Regional São Luís, Pedro Vasconcelos destacou que o alerta deve ser estendido também para os homens. "A prefeita Paula Azevedo está de parabéns pela iniciativa e cuidado com a saúde da população, em especial as mulheres", comentou o gestor da Agerp.

O Sindicato também fez a sua representatividade com a presença do presidente Itamar Reis da Silva, e a secretária de mulheres Kátiane dos Santos.

A palestra foi ministrada pela enfermeira da UBS Iguaíba, Talissa Rafaela que abordou os principais sintomas da doença, precauções e orientações em caso de suspeita quais procedimentos tomar.

Até o fim do mês, outras ações vão ser realizadas pela Semus.

#Saúde 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura lança hoje oficialmente Campanhas de combate ao Câncer e Sífilis

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob a liderança da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) - comandada pela secretária Danielle Oliveira, deu o ponta pé inicial na manhã desta quarta-feira (04), as Campanhas: Rosa - mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama e Verde - mês de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.

O objetivo das campanhas é compartilhar informações sobre o câncer de mama, colo do útero, combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade entre mulheres.

Em sua fala, a prefeita Paula destacou os avanços na área da saúde no município. "Precisamos reconhecer que Paço do Lumiar conseguiu avanços significativos no quesito saúde. No ranking do Previne Brasil tivemos um aumento de 48,22%, saindo do Q1 para o Q2 este ano e subindo para a posição 35. Além disso, podemos destacar ainda a implantação do telemedicina nas UBS's, os consultórios odontológicos e os exames laboratoriais. Isso tudo são conquistas significativas em nosso município e mérito da equipe de saúde que não mede esforços para melhorar a qualidade de vidas de todos nós", pontuou a prefeita.

Além da solenidade com a presença de autoridades, entre elas, o presidente do Legislativo - vereador Jorge Marú(Republicanos), o evento também contou com a realização de consultas com médico clinico geral, ginecologistas e agendamentos de mamografias, triagem, testes rápidos e vacinas.

A secretária da Semus, Danielle Oliveira ressaltou da massificação da Campanhas como porta de entrada das mulheres para uma prevenção precoce.

"Durante todo o ano fazemos atendimento especializado para as mulheres, mas é durante as Campanhas que conseguimos conscientizar muitas delas para o diagnostico precoce, para o alto exame. Hoje além da abertura das campanhas também estamos ofertando consultas e encaminhamentos de exames laboratoriais e durante todo o mês, as UBS's também vão trabalhar as duas mobilizações", frisou Danielle.

Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90.

#Saúde 03/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com aumento de 48,22%, Paço do Lumiar sobe 35 posições no ranking do Programa Previne Brasil. O município, que conseguiu alavancar nos Indicadores de Desempenho, tem muito o que comemorar.
#Saúde 26/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Setembro Amarelo é encerrado com Seminário em Paço do Lumiar. foram dois dias de palestras, debates e mesa redonda com abordagem à violência autoprovocada.
#Saúde 25/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar realiza Seminário para discutir sobre violência autoprovocada no município. Serão dois dias de debates, mesa redonda e palestras com a participação de órgãos da esfera municipal
#Saúde 22/09/2023 CÂMARA MUNICIPAL Câmara aprova Projetos de Lei do Executivo que valorizam a Enfermagem em Paço do Lumiar Ambas PL's visam beneficiar os profissionais da enfermagem, representando, assim, um avanço significativo na valorização do bem-estar local.
#Saúde 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMINHADA: Prefeitura realiza atividade para divulgar cuidados preventivos de combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob a liderança da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), comandada por Danielle Oliveira, realizou nesta terça-feira (19) uma caminhada de conscientização da população luminense sobre os cuidados preventivos e de luta contra o mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças dengue, Zika e Chikungunya.

O evento teve como concentração a UEB Vovó Filuca e contou com a participação de cerca de 170 crianças do ensino fundamental, do 2° ao 5° ano, além de Agentes municipais de Combate às Endemias e Profissionais Comunitários de Saúde.

De acordo com a secretária da Semus, Danielle Oliveira, o ato visa conscientizar o munícipe a respeito da importância da prevenção e da luta contra a proliferação do mosquito, por meio de ações efetivas, envolvendo diretamente a comunidade educacional. "O engajamento dos estudantes em atividades como essas é a maneira de envolvermos toda a família em campanhas de conscientização. As crianças em idade escolar são as porta-vozes em seus lares', pontua Danielle.

"Essas doenças podem se manifestar com sintomas leves, moderados e ainda provocarem quadros com complicações e gravidade, como síndromes neurológicas, problemas articulares limitantes, síndromes hemorrágicas, inclusive levando à óbito', explica Taína Serra Coelho Marques, Chefe de Departamento da Divisão de Arboviroses da Semus.

O estudante Wesley Silva, que participou da caminhada, destaca a importância do alerta para a população. 'Precisamos ter consciência e os cuidados necessários para o combate ao mosquito, pois ele mata e muita gente pensa que o Aedes aegypti é inofensivo', comentou o estudante.

A atividade teve o objetivo de conscientizar à comunidade sobre a importância da prevenção e da luta contra a proliferação do mosquito, por meio de ações efetivas.

#Saúde 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar encerra Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos na Vila São Pedro.

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob a liderança da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), e por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), encerrou nesta quarta-feira (13), a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal da Unidade Básica de Saúde da Vila São Pedro. Foram duas semana dedicada à saúde dos nossos amigos de quatro patas.

A ação vacinou 450 animais em várias localidades da área, entre elas: Alto da Esperança; Praça São Pedro (Pau Deitado); Fonte do Ó (Pau deitado); Novo Paraíso; Timbuba e Alto da Vitória

O gestor da UBS, Pedro Lira de Morais Neto, pontua a importância da realização desse tipo de atividades dentro das comunidades, principalmente as áreas descobertas do município. "Estamos empenhados em chamar o maior número possível de tutores dos animais. A população participou em massa da campanha de vacinação", ressaltou Pedro Morais.

A Prefeitura de Paço do Lumiar vem intensificando esse trabalho, garantindo a saúde e o bem-estar dos animais. "A vacinação é uma atividade que tem como objetivo coibir a raiva animal e aumentar a cobertura do atendimento de saúde, nas áreas descobertas", explica a secretária Danielle Oliveira.

FOTO:ASCOM/SEMUS

#Saúde 11/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Prefeitura de Paço do Lumiar inicia campanha de combate ao suicídio.

Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à programação da Campanha Setembro Amarelo, que visa impedir ações que sejam autodestrutivas.

Nesta segunda-feira (11), o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II), realizou uma palestra sobre o tema, feita pelo psiquiatra Roberto Oliveira Rodrigues. O evento teve como público-alvo pacientes, familiares e servidores da SEMUS e tem como intuito orientar sobre os cuidados para prevenir o registro de fatídicos.

Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior iniciativa antiestigma do mundo! Em 2023, o lema é "Se precisar, peça ajuda!". E de acordo com a titular da pasta- Danielle Oliveira, o ato autodestrutivo é uma triste realidade que atinge todo o planeta e gera grandes prejuízos à sociedade.

"Dessa forma, a prefeitura de Paço do Lumiar realiza programas de promoção da vida durante todo o mês com o objetivo de conscientizar a população e especialistas sobre a importância de estar atento a qualquer tipo de comportamento suicida", resume Danielle.

Abrir espaço de debate sobre o tema, além de promover saúde mental para a comunidade, foi a proposta da apresentação ministrada pelo psiquiatra Roberto Oliveira Rodrigues. "É imprescindível salientar que este mês é de valorização da vida! É essencial frisar que o período é importante para que todos fiquem atentos e que a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Semus, presta um excelente serviço de suporte especializado para toda a família que necessita de assistência psiquiátrica", frisou o doutor.

A SEMUS ainda tem previstas outras ações para este mês, entre elas, atividades nas Unidades Básicas de Saúde e dois dias de seminário com a participação de entidades e profissionais especializados.

#Saúde 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar promove semana de vacinação antirrábica para cães e gatos

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob a liderança da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), em por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), encerrou nesta quarta-feira (06) uma semana dedicada à saúde dos nossos amigos de quatro patas.

Foram, 314 animais vacinados em três dias de Campanha. A ação consistiu na Vacinação Antirrábica para cães e gatos na região do Pau Deitado, com atividades realizadas em várias localidades, como: União de Moradores (Alto da Esperança); Praça São Pedro e Fonte do Ó (pau Deitado).

Essa importante iniciativa teve o apoio da Unidade Básica de Saúde da Vila São Pedro. O gestor da UBS, Pedro Lira de Morais Neto, reforça a importância da realização de atividades como essas para a comunidade. "Esse é um trabalho em que contamos com a participação popular, para que tragam seus bichos de estimação e atualizem a carteira de vacinação. Estamos empenhados em chamar o maior número possível de tutores e assim conseguirmos minimizar o índice dessa doença que é prejudicial tanto para os animais quanto para quem convive com eles", explica Pedro.

A prefeita Paula Azevedo e toda a equipe envolvida nesse ato ressaltam a importância da vacinação antirrábica para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos fiéis companheiros de quatro patas. "Cuidar de nossos animais é uma responsabilidade de todos, e a prefeitura está empenhada em proporcionar os melhores cuidados para os cães e gatos de Paço do Lumiar", pontuou à prefeita .

"As Unidades Básicas de Saúde são nossa ponte com a população e é através dela que conseguimos aumentar nossos índices e principalmente realizar ações como a vacinação antirrábicas animal nas áreas descobertas", pontuou a Secretária Danielle.

Para aqueles que não puderam participar desta etapa, a boa notícia é que a partir da próxima semana, a campanha de vacinação será estendida, proporcionando outra oportunidade para que todos possam cuidar da saúde de seus animais de estimação, nas localidades: Assembleia de Deus, (Novo Paraíso); Associação das Marisqueiras (Timbuba) e Assembléia de Deus (Alto da Vitória).

#Saúde 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar promove semana de vacinação antirrábica para cães e gatos
#Saúde 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O Dia Nacional do Combate ao Fumo reforça os riscos do cigarro eletrônico.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), por meio da Secretaria de Saúde - comandada por Danielle Oliveira, realiza, de hoje (29) até quinta-feira (31), ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta terça-feira (29), criado por força da Lei n° 7488, com o objetivo de informar a todos a respeito dos riscos causados pelo uso do cigarro, que, além de fazer mal ao fumante, também afeta negativamente as pessoas que estão ao seu redor.

Neste curso, a Vigilância em Saúde Municipal, por intermédio da Coordenação da Vigilância Sanitária, iniciou fiscalização e orientação em estabelecimentos comerciais, objetivando aumentar a consciência dos cidadãos luminenses no que se refere aos possíveis danos decorrentes do uso do tabaco.

O grupo percorreu a Padaria NR, Panificadora Moreno, Churrascaria SAMPAIO, Padaria Chokito, Restaurante Popular, Churrascaria KIDS, Restaurante Sabor da Fazenda e Restaurante e Pizzaria PIMENTA DOCE. De acordo com a titular da SEMUS - Danielle Oliveira, programas educativos como estes são a porta de entrada para a sensibilização das potenciais ameaças ao bem-estar e sequelas do uso excessivo de cigarros e derivados.

"Segundo a OMS, o tabagismo é a principal razão de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Por este motivo, a nossa equipe técnica não tem medido esforços para a execução de trabalhos iguais a esses, principalmente entre os jovens do nosso município", pontua.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Anderson Almeida Ribeiro, explica que os atos são feitos através de panfletagem em locais como bares, restaurantes, faculdades e instituições públicas. "É importante explicar que as principais doenças causadas pelo vício em tabaco são infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquios".

Ele confirma que a nicotina é a maior causa de óbitos evitáveis no mundo, e estima-se que até 2030 o tabagismo seja responsável por mais de 10 milhões de mortes no globo. O coordenador alerta ainda que é necessário que sejam realizadas iniciativas nesse sentido, pois elas auxiliam na conscientização da população.

Amanhã (30), as atividades acontecem na Unidade Básica de Ensino Robson Martins com a palestra ‘Vigilância Sanitária para Toda a Vida', sobre o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, que é comemorado no dia 5 de agosto."

#Saúde 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CREAS realiza sessão de cinema para usuários

Luzes apagadas, pipoca e cadeiras enfileiradas: o cenário perfeito para uma sessão de cinema é recriado pelo menos uma vez por mês, com o intuito de promover lazer, transmitir informação e aumentar a autoestima das crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CRAS de Paço do Lumiar.

A iniciativa integra o calendário permanente de ações desenvolvidas pelo equipamento ligado à estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES). Por meio das exposições de cinema, com a exibição de obras que ensejam aspectos motivacionais, reflexões sobre família, cultura, inclusão digital e outras temáticas.

"A ideia do cinema é uma forma de levar para dentro dos grupos do PAEFI, que é o nosso Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, desenvolvido aqui pelo CREAS, de maneira lúdica, discussões correlacionadas ao dia a dia e processo de formação cidadã, e também para o engrandecimento e ressocialização dos nossos consumidores que participam das atividades destinadas para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas", explica Eudiane Pereira, coordenadora interina do centro.

Ela esclarece ainda que "há todo um cuidado com as exibições que levam em conta a ficha técnica, com ligeira inclinação para as produções nacionais". Um dos últimos filmes exibidos foi o média-metragem brasileiro "O Silêncio de Lara", que descreve o drama de uma personagem adolescente que resolve acabar com um segredo que a angustiava desde a infância.

O filme foi produzido pela Igreja Adventista em parceria com o Centro Europeu, objetivando ajudar as vítimas de abuso sexual a externalizar seu sofrimento, denunciar o agressor e buscar apoio com especialistas.

O "Cine CREAS" já realizou mais de cinco sessões entre julho e agosto. Um novo cronograma de apresentações está sendo montado para os próximos dois meses, sempre orientado pela classificação indicativa dos longas-metragens. O CREAS é um trabalho voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram direitos violados.

#Saúde 26/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar já supera em mais de 26% a meta do Ministério da Saúde na vacinação antirrábica. Quase 3.000 cães e mais de 1.071 gatos já estão protegidos contra o vírus da raiva.
#Saúde 26/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE População comparece no "Dia D" para atualização de vacinas em Paço do Lumiar.

Neste sábado (26), a prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), promoveu o "Dia D de multivacinação". A ação contemplou 10 postos de vacinação montados em UBS (Unidades Básicas de Saúde), ligadas à Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS.

O trabalho visa atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adultos, o que contribui com os esforços do "Movimento Nacional pela Vacinação", que busca o aumento nos índices de imunização no País. Em Paço do Lumiar, a atividade aconteceu na UBS do Maiobão, Tambaú, Santa Rita de Cássia, Paranã, Cafeteira, Nossa Senhora da Luz, Vila São Pedro, Maioba, Canaã e Vila São José.

"A SEMUS disponibilizou, neste Dia D, mais de 20 tipos de vacinas, que contemplam, entre outras doenças, a imunização contra: hepatite, meningite, pólio, pneumonia, febre-amarela, varicela, HPV, difteria, tétano, gripe e covid-19. São doses para todas as faixas etárias, mas o público infantil é o foco principal", explicou Layla Trindade, chefe do Departamento de Imunização/SEMUS.

O município estipulou a meta de 95% de cobertura vacinal a ser alcançada, no caso da criançada e dos adolescentes a partir de 2 meses até 14 anos de idade. O convite para que os pequenos mantivessem o esquema vacinal em dia foi prontamente atendido pelos lumineses, como a autônoma Thaynara Oliveira, moradora do Paranã. Ela levou a filha, a pequena Maria Cecília, de 3 anos, até o posto de saúde para avaliar como andava o gráfico de vacinas.

"Eu a trouxe, mas nem precisou! A moça falou que as vacinas estavam em dia. Agora essa minha sobrinha precisou tomar duas de uma vez para atualizar", relatou ela.

Na UBS Santa Rita de Cássia, assim como nas demais unidades, o menor que se vacinava recebia, além do cuidado e carinho dos profissionais, um saquinho de pipoca. Um diferencial foi o bazar solidário montado pela unidade, com o intuito que as mães, juntamente com os filhos, escolhessem e levassem para casa roupas angariadas pela direção com o apoio de funcionários.

Outro fato que chamou a atenção foi a presença de homens levando filhos, sobrinhos ou netos, como fez o agente de portaria, Erisvan Cardoso (43). Ele acompanhou a mulher e as duas filhas, Carla Ester de nove anos e Estela Pires de três anos, até a UBS do Maiobão.

"Não é muito comum que os pais estejam nestes momentos. No entanto, hoje que estou de folga, fiz questão de estar presente", disse ele. Outro que deu importância em acompanhar o momento especial na vida de qualquer criança foi o vovô Luís Flávio Campos (41), que levou a netinha de 2 anos para tomar a vacina.

"É muito importante esse momento para o futuro da Zaya. A mãe está trabalhando e não pode vir, e aí a gente sempre que pode faz o papel do avô, que é cuidar e ajudar para ela poder crescer forte e saudável", finalizou Campos.

#Saúde 23/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ação do CADÚNICO ITINERANTE acontece amanhã no Alto da Esperança, em Paço do Lumiar
#Saúde 22/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPS de Paço do Lumiar presta serviços relevantes para o município

A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo (PCdoB) vem realizando um trabalho de grande relevância através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), atendendo aos munícipes com transtorno mental e dependência química. O espaço atende mais de 500 pacientes, dos quais 360 são regulares.

Durante entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (21), na Rádio Web Nordeste, Diego Costa, coordenador do CAPS II Luminense - destacou a prestação de serviços realizada pela equipe multidisciplinar do Centro.

O CAPS II há 4 meses foi entregue pela prefeita Paula Azevedo para a população, totalmente reformado. Com a ampliação do espaço físico e equipe multiprofissional, o espaço passou a ofertar atividades extra muro, cultural, reinserção e protagonismo social.

"O trabalho passou a ser de forma intersetorial com as demais políticas, educacional, de assistência social, cultural entre outros. Bem como o Poder Judiciário, Ministério Público e Fórum de Paço do Lumiar-MA, além dos movimentos sociais", lembrou Diego.

Em um dos momentos cruciais da entrevista, o gestor afirmou que os trabalhos não param. Visando ampliar a rede, foi implantado o matriciamento com a Atenção Primária, bem como o SisMental em parceria com o governo do Estado, que será possível acompanhar melhor todos os pacientes atendidos na rede pública, como explica o Diego Raí.

"É uma excelente ferramenta de gestão. Nós passamos a ter todas as informações do paciente e podemos fazer esta troca com outras unidades, como o Hospital Nina Rodrigues e vice-versa", disse.

O Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial, destaca ainda, que atualmente o atendimento para adolescentes foi ampliado. "A gestão viu a necessidade de abrirmos a porta de atendimento para os adolescentes e assim temos feito, até que o CAPSi inaugure. A previsão é para o final do ano".

O CAPS II de Paço do Lumiar-MA funciona de segunda a sexta feira das 8 às 17h. Oferece os seguintes serviços: pronto atendimento, consulta multiprofissional, tratamento medicamentoso e psicoterápico, atividade em grupo, atendimento individual e familiar.

#Saúde 19/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar promove grande ação de multivacinação infantil
#Saúde 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Equipe do Ministério da Saúde realiza visita técnica em Paço do Lumiar

A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo (PCdoB) recebeu na manhã desta sexta-feira (18), a visita técnica de representantes do Ministério da Saúde do Distrito Federal e Regional. Além deles, o deputado Estadual, Carlos Lula (PSB) também se fez presente. O encontro, que aconteceu na sede Secretaria Municipal de Saúde, foi coordenada pela Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão (SEMS/MA) com o apoio técnico da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) e faz parte do Projeto Estratégico de Qualificação e Ampliação da Atenção Primária à Saúde.

A titular da Semus luminense, Danielle Oliveira, pontua que a participação nesse projeto reforça o compromisso em aprimorar os serviços de saúde, especialmente na área de atenção primária. "Quem ganha é a população, pois a nossa participação amplia o atendimento na atenção primária. O município estará contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde e melhoria da qualidade de vida dos munícipes", ressalta a secretária.

O gerente de Projetos da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde (SAPS), Augusto Viana da Rocha - destacou a contribuição que a SAPS está dando para a equipe técnica do órgão. "Estamos aqui para ajudar elaborar o Projeto Estratégico de Qualificação e Ampliação da Atenção Primária. Um passo importante para assegurar saúde cada vez melhor para toda à sociedade", explicou Augusto Viana.

O superintendente Regional do Ministério da Saúde, Glinoel Garreto, frisou a importância da participação de Paço do Lumiar como um como referência na implantação do Programa de Atenção Primária. "A prefeita Paula e a secretária Danielle se mostraram desde o início sensíveis à realidade por aqui vivenciada. Hoje viemos implantar o grupo de trabalho que irá nortear a gestão,bem como a implantação do programa, que vai permitir uma saúde diferenciada e de fácil acesso ao cidadão", destacou Glinoel.

O deputado Estadual, Carlos Lula, ressalta a sua felicidade em participar deste momento de avanço. "Essa união da prefeita Paula com o presidente Luiz Inácio Lula vai trazer melhorias diretas para a saúde local, com o aumento da equipe e capacidade de atendimento da população nas UBS's. É trabalho e saúde de verdade e quem ganha com isso é o povo".

Durante a reunião foram abordados tópicos essenciais, como a estratégia saúde da família, equipes de consultório na rua, equipes de saúde da família ribeirinha, saúde bucal, aps digital, formação e provimento de profissionais, além do modelo de financiamento.

#Saúde 15/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar será projeto piloto na Atenção Primária do Futuro no Maranhão

A Atenção Primária à Saúde (APS) é, preferencialmente, o local onde ocorre o primeiro contato do cidadão com o Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser o nível de cuidado que ordena toda a rede pública. Para aperfeiçoar esse trabalho e os serviços oferecidos aos usuários, Paço do Lumiar fará parte do plano piloto de implantação do projeto.

A cidade será contemplada com a ampliação das equipes da Atenção Primária de Saúde, passando de 22 para 60 equipes de saúde da família, o que vai representar 99% de cobertura. Acompanhada da equipe de técnicos da pasta, a secretária municipal de saúde, Danielle Oliveira- participará durante 3 dias da oficina para elaboração do Projeto Estratégico de Qualificação e Ampliação da Atenção Primária à Saúde.

Durante o evento, o Superintendente Regional do Ministério da Saúde do Maranhão, Glinoel Garreto, destacou o compromisso da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) com a saúde do município. "A prefeita esteve conosco e se mostrou interessada nesse modelo de implantação da "APS do Futuro". Bastante sensível às necessidades da população, a gestora fez questão que o município fizesse parte do projeto inicial, o que prontamente foi atendido pelo MS, que indicou a cidade para participar, desde primeiro ciclo, como modelo no Maranhão", justificou o superintendente.

A ampliação de equipes é fundamental para reforçar a estrutura de atendimento e faz parte das diretrizes para fortalecer a atenção primária. O serviço prestado nas UBS's é responsável pela prevenção, redução de doenças e continuidade do cuidado. Nesse contexto, preencher os vazios assistenciais deixados nos últimos anos é uma forma de resgatar o direito e o acesso da população brasileira à saúde.

A titular da pasta luminense, pontua que iniciou uma força tarefa para mapeamento da áreas descobertas no município. "Esses três dias, a nossa equipe da Atenção Primária estará em imersão para adquirir novos conhecimentos em prol da ampliação do Sistema de Saúde em foco na Atenção Primária", justificou Danielle.

A ação será realizada com o apoio técnico de profissionais da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde-SAPS/MS. As atividades vão acontecer de hoje (15) até quinta-feira(17), na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão, localizada no Shopping Jaracati.

OS temas debatidos serão: estratégia saúde da família; atenção primária prisional; equipes de consultório na rua; equipes de saúde da família ribeirinha; equipe multiprofissional de saúde indígena; e-multi; saúde bucal; aps digital; formação e provimento de profissionais; modelo de financiamento.

#Saúde 12/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Maiobão recebe o 9° Consultório Odontológico inaugurado pela Prefeitura de Paço do Lumiar

Nessa sexta-feira (11), a Prefeitura de Paço do Lumiar inaugurou, na Unidade Básica de Saúde do Maiobão, mais um Consultório Odontológico para a população luminense . Este é o 9° espaço de tratamento em saúde bucal implantando em unidades de saúde.

A solenidade de entrega foi comandada pela prefeita Paula Azevedo(PCdoB), acompanhada da secretária de saúde, Danielle Oliveira. O correligionário- deputado estadual Rodrigo Lago também fez questão de prestigiar o ato, assim como outras autoridades municipais.

Durante o evento, a prefeita Paula pontuou os esforços da gestão em atender aos anseios da população. "Estamos avançando como nunca, realizando ações jamais vistas no município. Hoje, entregamos mais um consultório odontológico, uma área que é deixada de lado pela maioria dos gestores públicos em razão de alto custo, mas, felizmente, aqui em Paço do Lumiar, a nossa realidade é diferente. Seguimos caminhando firmes e disponibilizando ao cidadão serviços até então nunca ofertados", disse a prefeita.

Atualmente, os munícipes dispõe de 08 UBS com atendimentos odontológicos voltados para atenção básica, que são as seguintes: Vila Cafeteira, Canaã, Nossa Senhora da Luz, Safira, Paranã, Pirâmide, Pindoba e São Pedro. A secretária de Saúde, Danielle Oliveira, ressaltou a importância da equipe de saúde bucal dentro das UBS.

"Essa equipe é responsável pelo cuidado contínuo e atua na Atenção Primária à Saúde. São os profissionais responsáveis por realizar ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde bucal dos pacientes ", lembrou.

Na oportunidade, o deputado estadual Rodrigo Lago, enalteceu a gestão pelo empenho e desenvolvimento da cidade. "Parabéns a prefeita Paula que vem fomentando e ampliando o acesso à saúde para a população com tratamento odontológico gratuito e de qualidade".

Os serviços que serão disponibilizados são todos os ofertados na atenção básica, entre eles, promoção e prevenção em saúde bucal, profilaxia (limpeza), restaurações, tratamento periodontal básico (prevenção e tratamento da inflamação gengival), exodontia (extrações).

Os atendimentos vão ocorrer de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da Unidade Básica de Saúde, através de agendamento prévio, disponível toda segunda-feira, no turno da manhã, a partir de segunda-feira (14).

#Saúde 12/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias concluem importante curso de qualificação em Paço do Lumiar

A prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na manhã desta sexta-feira(11), a solenidade de encerramento dos Cursos Técnicos em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias direcionado aos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O "Projeto Saúde com Agente" e´ uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS com o Ministério da Saúde e Conasems juntamente com os municípios . Durante o ato, bastante concorrido diga-se de passagem, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) falou da importância de investir na qualificação técnica das categorias.

"É fundamental a valorização desses profissionais, e quem sai ganhando é a população do nosso município. Não estamos medindo esforços para atender às demandas da categoria, e a capacitação profissional é um desse pilares", pontou a prefeita Paula. O "Programa Saúde com Agente" foi criado para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Em sua fala, a secretária Municipal de Saúde- Danielle Oliveira - explicou que o curso é um dos maiores programas de formação técnica na área da saúde. "Além de qualificar, essa formação também reforça a valorização dos técnicos, reconhecendo a importância do trabalho que desempenham na comunidade", disse a titular da pasta.

ALTO INVESTIMENTO:

De acordo com o MS, mais de R$ 388 milhões serão investidos nesse projeto, que foi criado para cumprir o dispositivo legal que ampliou as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil profissionais da área em todo o Brasil.

A formação foi realizada no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses.

#Saúde 04/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar realiza ação alusiva ao Dia da Farmácia com acompanhamento farmacoterapêutico Idosos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foram o público alvo do evento
#Saúde 01/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS Safira é entregue revitalizada para a população de Paço do Lumiar A segunda UBS entregue em menos de um mês pela Prefeita Paula Azevedo
#Saúde 28/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Projeto de combate ao mosquito Aedes aegypti agita criançada da Vila São José II Crianças da Vila São José recebem orientação de combate ao mosquito Aedes aegypti
#Saúde 27/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar ofertará atendimento médico especializado e virtual para os luminenses A previsão é de que, a partir de agosto, o programa TeleNordeste será implementado no município
#Saúde 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS realiza capacitação para Agentes Comunitários de Saúde Os ACS recebem qualificação profissional para melhor diagnosticar casos de violência durante visita domiciliar
#Saúde 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Blitz de alerta sobre Hepatites Virais são realizadas em salões pela Vigilância Sanitária Campanha Julho Amarelo alerta riscos de contaminação de Hepatites Virais em salões de beleza e afins
#Saúde 13/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais uma Unidade Básica de Saúde é entregue reformada mobiliada para população de Paço do Lumiar A UBS Cafeteira passa a contar com prontuário eletrônico, facilitando ainda mais o atendimento
#Saúde 08/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar ganha prontuários eletrônicos para monitoramento da Saúde Mental

Nesta sexta-feira (7), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Maiobão, CAPS II, recebeu a visita de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde, para implantação do SISMental, um software que gera uma ampla avaliação e monitoramento do Programa de Saúde Mental, inserido na Atenção Básica de Paço do Lumiar.

Com o SISMental, será possível acompanhar melhor todos os pacientes em atendimento na rede pública, como explica Diego Raí de Azevedo Costa, Coordenador do Caps II. "É uma excelente ferramenta de gestão. Nós passamos a ter todas as informações do paciente e podemos fazer esta troca com outras unidades, como o Hospital Nina Rodrigues e vice-versa", disse o Coordenador Diego Raí.

Os funcionários do CAPS II vão passar por treinamento para operar o sistema, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde. "Nós estamos fazendo a implantação do SISMental, que define o perfil epidemiológico dos usuários do Sistema de Saúde Mental. A partir deste prontuário eletrônico específico, poderemos ter informações mais rápidas e mais precisas, que facilitam a definição de qual plano municipal de Saúde Mental para atender. Ele é disponibilizado gratuitamente aos municípios do Maranhão", explicou Ronaldo Pereira, coordenador do SisMental do Maranhão.

O CAPS II foi totalmente revitalizado em abril deste ano. São atendidos em média 300 pacientes. A Coordenadora Geral da Rede de Atenção Psicossocial do Ministério da Saúde, que está visitando o Maranhão, para aproximar o Ministério da Saúde e expandir os serviços de Atenção Psicossocial. "Essa visita é importante para conhecer a rede e entender melhor os desafios, para que esta expansão possa acontecer de forma mais qualificada. Aqui em Paço do Lumiar, o espaço está impecável. Fiquei encantada também com a apresentação do Bumba-Boi, porque o campo da valorização da cultura e das tradições faz parte é importante para a inclusão dos usuários do sistema de saúde mental", avaliou a Sra. Neli de Almeida, representante do Ministério da Saúde.

Para a Secretária Municipal de Saúde Danielle Oliveira, a instalação da plataforma vai contribuir para conhecer melhor as questões relacionadas aos problemas de saúde mental dos usuários de Paço do Lumiar. "A implantação dos SISMental e do matriciamento no município, ela amplia a assistência do atendimento à saúde mental para a população, até porque tem sido crescente a procura pelos serviços nos últimos anos, com a reforma e ampliação do CAPS II, a criação de duas salas de atendimento TEA, mais um ambulatório de saúde mental. A implantação de um sistema que possa facilitar esta troca de informações, é benéfica porque eu consigo dar uma resposta mais rápida para a população, dar continuidade com segurança no tratamento dele, sem deslocar o paciente sem necessidade", pontuou a Secretária Danielle.

A utilização do SISMental não gera custo para o município e proporciona vários benefícios. Não há necessidade de aplicativo ou programa que comprometa a memória do computador. O software identifica o usuário, gera estatísticas como faixa etária, sexo, tipos de transtornos, e número de pacientes, entre outras questões.

#Saúde 06/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Processo de Informatização do Sistema de Saúde de Paço do Lumiar será concluído em até o fim de agosto

Até o fim do mês de agosto, o Sistema de Saúde de Paço do Lumiar será totalmente informatizado, com acesso à internet por modens e roteadores, novos computadores, nobreaks e impressoras, e instalação do Programa de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em todas as 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O processo de informatização teve início no segundo semestre de 2022, por meio de processos de licitação de compra de materiais e equipamentos (computadores, nobreaks, impressoras, modens, etc.). No entanto, a entrega dos equipamentos e instalação do PEC começou no mês de fevereiro deste ano, pela UBS Vila São Pedro, no bairro Pau Deitado.

A prefeita Paula Azevedo garante que, até o final de julho, todas as 17 Unidades Básicas de Saúde, que são compostas por 22 equipes da Estratégia de Saúde da Família e 11 equipes da Saúde Bucal, estarão informatizadas e com o Programa de Prontuário Eletrônico do Cidadão instalado. "Até o momento, já temos sete unidades com o sistema em pleno funcionamento. Finalizaremos a implantação entre este mês de junho e o mês de agosto", assegura Paula Azevedo.

A coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Adriana Tavares, explica que a informatização das UBS está sendo realizada por etapas, por questões de organização do sistema. A princípio, foi instalado o cabeamento e internet (modens e roteadores); posteriormente a entrega e instalação dos computadores, nobreaks e impressoras; e, por fim, a instalação do software e capacitação dos profissionais para o uso do sistema. Conta ainda que o PEC irá agilizar o atendimento e o fluxo dos serviços. "Estamos todos ansiosos para ver o sistema funcionando em todas as UBS, pois o mesmo vai promover maior agilidade no atendimento e no fluxo dos serviços ofertados nas UBS, para demandas agendadas e espontâneas, além de registrar o atendimento e acompanhamento do cidadão, proporcionando assim, uma assistência à saúde de qualidade à população luminense", assinala Adriana.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), do Sistema e-SUS Atenção Básica, é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas. No contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de Saúde.

A implantação do PEC facilitará o atendimento do cidadão por meio do fornecimento de informações completas, proporcionando uma assistência de forma global, por meio dos serviços de imunização, assistência médica, enfermagem, e de odontologia. Informações que estarão disponíveis no sistema.

O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde. O município oferta capacitação dos profissionais, bem como o monitoramento e assessoria. A coordenação da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar já está fazendo as oficinas de capacitação.

#Saúde 05/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura inicia Vacinação Antirrábica Itinerante Vacinação Antirrábica Animal Itinerante é voltada para cães e gatos a partir de 4 meses
#Saúde 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais Reforço: Núcleo Municipal de Combate a Endemias recebe novo espaço para reforçar a saúde de Paço do Lumiar

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou na tarde desta terça-feira (04), a entrega de mais um equipamento que irá reforçar a saúde do município: Núcleo Municipal de Combate a Endemias. A solenidade de entrega aconteceu no novo endereço do núcleo e contou com a presença da prefeita Paula Azevedo.

Durante Ato, a gestora municipal destacou o seu compromisso com a população para cumprir as promessas de governo.

"Estamos adequando toda a nossa rede de saúde com o objetivo de deixar um grande legado para a população, até então nunca visto em Paço do Lumiar. Revitalização da UBSs, implantação do Prontuário Eletrônico, informatização dos Agentes de Saúde, retomada do SAMU e ampliação das equipes da Atenção Primária. Esses dois últimos ainda não iniciamos, mas estão em nosso cronograma e até o final do meu mandato estará funcionando completamente", pontuou a Prefeita Paula.

A Secretária Municipal de Saúde Danielle Oliveira frisou, em sua fala, que o novo espaço do Núcleo de Combate a Endemias é mais amplo e adequado para comportar a equipe e suas demandas.

"O Núcleo Municipal de Combate a Endemias do nosso município tem uma equipe técnica com mais de 70 profissionais. Corpo técnico completamente qualificado para atender as demandas de Paço do Lumiar. A partir de agora, esses profissionais terão um espaço somente para eles, para que possam fazer suas atividades com primazia e competência como sempre realizaram", lembrou a Secretária Danielle.

Sobre o Núcleo - As atribuições gerais do Núcleo Municipal de Combate a Endemias são planejadas e pactuadas no início de cada ano junto à Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde, para realizar ações de sua competência e atividades estratégicas de vigilância, prevenção e controle de doenças endêmicas causadas por vetores de relevância para a saúde pública como um todo.

O supervisor do Núcleo Municipal de Combate a Endemias, Joseilson Andrade, reforça que a equipe é composta por 45 agentes, que fazem o trabalho de combate de doenças como o Aedes Aegypti, Zica, Chikungunya, Malária e Febre Amarela. "Os agentes de saúde fazem essa busca diariamente no município, principalmente nas áreas mais vulneráveis, indo de casas em casa, fazendo a vistoria e aplicando as devidas medidas, além de orientação para a população".

Dentre as atribuições específicas estão os seguintes programas:

- Arboviroses: as atividades de rotina deste programa consistem em: pesquisa e captura de larvas, tratamento de depósitos com larvicida, com o objetivo de controlar e também baixar a densidade vetorial do mosquito aedes aegypti.

- Malária: as atividades de busca ativa deste programa consistem em: detectar casos suspeitos ou positivos desta patologia, realizando coleta de lâmina em gota espessa para diagnóstico.

- Esquistossomose: as atividades deste programa são realizadas na forma de busca passiva demanda espontânea, em razão da erradicação desta patologia, não constatando autoctonia no território municipal, onde os casos suspeitos ou registrados são importados de outros Municípios na sua grande maioria da baixada maranhense.

- NMES (Educação em Saúde): as atividades desta equipe consistem em: realizações de palestras com distribuição de folders e cartazes em escolas, união de moradores entre outras entidades, com o objetivo de orientar a população de como prevenir as doenças dos programas deste núcleo.

- Reconhecimento Geográfico: as atividades da equipe constituem-se em: mapear e atualizar localidades no território deste Município, esse trabalho tem como objetivo nortear todas as atividades de rotina realizadas no núcleo de endemias.

#Saúde 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Arraial da Saúde oferta vários serviços para a população nesta terça-feira, 04 A SEMUS encerra o São João com atendimento ao público e comidas típicas
#Saúde 26/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais uma Unidade Básica de Saúde é entregue reformada mobiliada para população de Paço do Lumiar A UBS Maioba do Mocajituba contará com prontuário eletrônico
#Saúde 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeita Paula Azevedo entrega duas ambulâncias para o SAMU do município

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou no último sábado (03), a ação "Paço Saúde Avançando", com a presença do Secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde Nésio Fernandes, do Deputado Estadual Carlos Lula, Deputado Estadual Rodrigo Lago e do "Zé Gotinha". A prefeita Paula Azevedo prestigiou a ação e agradeceu o apoio e parceria do Governo Federal. Durante o evento, foram entregues duas ambulâncias que faram parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município.

"Temos investido na melhoria da infraestrutura de todas as Unidades Básicas de Saúde do nosso município, inclusive com a aquisição de novos profissionais e equipamentos. Também realizamos, periodicamente, campanhas e ações, como a de hoje, para ampliar o número de beneficiários e atender as pessoas que mais precisam. E, para isso, temos contato com a parceria não só do Governo do Maranhão, mas também com o Governo Federal", discursou a prefeita.

O evento aconteceu durante toda a tarde, no Centro Social Urbano, no bairro do Maiobão, com a oferta de serviços de vacinação, teste de Covid-19, triagem (com aferição de pressão arterial e glicemia), teste rápido (para HIV, e hepatites B e C), entrega de preservativos, agendamento de mamografia, dispensação de medicamentos com receita, e consultas médicas com pediatra, clínico geral e ginecologista.

A Secretária Municipal de Saúde Danielle Oliveira parabenizou toda a equipe envolvida na ação e agradeceu a presença da Prefeita Paula Azevedo, do Deputado Carlos Lula, e do Secretário Nésio Fernandes. "Agradeço a dedicação de todos que se empenharam para o sucesso deste evento, e pela presença das autoridades municipais, estaduais e federais que vieram prestigiar a ação Paço Saúde Avançando", disse a Secretária Danielle.

A ação ‘Paço Saúde Avançando' também disponibilizou serviços de orientação nutricional e saúde bucal, um "Espaço Beleza", e profissionais de massoterapia e de auricoloterapia (técnica semelhante à acupuntura, que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha). O personagem Zé Gotinha animou as crianças e adultos que participaram desse grande evento.

#Saúde 02/06/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Paula Azevedo participa do Saúde Itinerante "Oficina de Atenção Primária" Atenção Primária foi pilar do evento "Saúde Itinerante"
#Saúde 31/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Profissionais da Rede Municipal de Saúde de Paço recebem orientação sobre Fibromialgia Todos os profissionais que atuam nas UBS participaram do seminário, que trata sobre abordagem e diagnóstico da Fibromialgia
#Saúde 26/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Unidade Básica de Saúde da Pindoba é entregue reformada e com mobiliário novo para população de Paço do Lumiar

Foi entregue nesta sexta-feira (26), pela Prefeitura de Paço do Lumiar, a reforma da Unidade Básica de Saúde da Pindoba, que também recebeu novo mobiliário e teve seu sistema de prontuário eletrônico totalmente informatizado. O equipamento, totalmente revitalizado, faz parte de um conjunto de unidades de assistência à Saúde da população luminense, que conta com 17 UBS, Maternidade, Centros de Atenção Psicossocial, e espaços de atendimento para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em sua fala, a prefeita Paula Azevedo ressaltou a alegria e gratidão a Deus por ter chegado à administração do executivo de Paço do Lumiar, e por contribuir, como gestora, para a melhoria dos equipamentos de saúde não só da localidade onde mora, mas de toda a cidade.

"Recebemos esta semana duas novas ambulâncias do governo do Estado. Agora, temos quatro ambulâncias equipadas para atender o cidadão luminense em todo a cidade. E, hoje, estamos entregamos a U.B.S. da Pindoba à comunidade, o que pra mim é uma grande alegria. Quero agradecer a toda a equipe da SEMUS pelo esforço. Contratamos mais especialidades na rede de saúde. Temos cardiologista, neurologista, pediatra, ginecologista. Temos exames de imagem e de laboratório também. Não foi fácil, mas estamos sempre trabalhando para melhorar a saúde de Paço do Lumiar. Um de nossos projetos é a informatização de todas as UBS", ressaltou a Prefeita Paula.

A UBS Pindoba fica localizada na Rua Principal da comunidade da Pindoba, nº 140, sendo uma das grandes unidades básicas de referência na prestação de serviços em saúde no município de Paço do Lumiar. Há 16 anos vem realizando atendimento médico, de enfermagem, odontológico, exames laboratoriais, testes rápidos, orientações, entre outras atividades para a população local e adjacências.

Aproximadamente 900 atendimentos mensais são realizados na U.B.S. da Pindoba. E, para dar continuidade a esses serviços essenciais para a população, a Unidade passou recentemente por reparos em sua infraestrutura, além de receber novo mobiliário e implantação do sistema informatizado do prontuário eletrônico.

A Secretária Municipal de Saúde Danielle Oliveira enumerou alguns itens que fazem parte do novo mobiliário da UBS Pindoba: mesas, cadeiras, armários, macas e biombo. Segundo ela, com certeza, o usuário dos serviços de saúde da unidade terá maior conforto e comodidade durante o atendimento. "O equipamento foi reestruturado para melhor atender ao cidadão, e especialmente as mulheres, que são quem mais procuram nossos serviços", assinalou a Secretária Danielle, destacando também a rapidez no atendimento, com a informatização do Prontuário Eletrônico.

#Saúde 19/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar homenageia profissionais da Enfermagem no encerramento da I Mostra de Enfermagem Luminense

Na manhã desta sexta-feira (19), ocorreu a solenidade de encerramento da I Mostra de Enfermagem Luminense, promovida pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem Seção Maranhão (ABEN - MA) e o Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). A cerimônia foi realizada no Palácio Vereador Gigi, sede da Câmara Municipal de Paço do Lumiar.

Durante a solenidade, foram feitas homenagens para todos os profissionais da Enfermagem de Paço do Lumiar, que contribuíram e contribuem para a melhoria da saúde pública do município. Em uma das homenagens, o IESF, representado pela professora Walkiria Silveira, presenteou as enfermeiras Kezia Batista Ferreira dos Santos e Jeane Sousa Oliveira, primeiro e segundo lugar, respectivamente, no Relato de Experiências Exitosas da I Mostra de Enfermagem Luminense, com bolsas de estudo integral em Pós-Graduação no IESF.

"Meu trabalho tem como objetivo valorizar o profissional da enfermagem, sobretudo a da atenção básica. A atenção básica é a base do sistema público de saúde, portanto, ela deve ser valorizada e os enfermeiros devem reconhecê-la como a porta de entrada, e garantir essa assistência à população", discursou a enfermeira Kezia.

"Vi toda a força de vontade e trabalho bem feito de todos. Foi uma semana grandiosa e de aprendizagem. Passamos por uma pandemia e, sem o trabalho dos profissionais da Enfermagem, jamais venceríamos essa guerra. Quantos profissionais nós perdemos? Quantos deixaram de ver suas famílias nesse período. A Enfermagem tem que ser valorizada e aqui em Paço do Lumiar ela é valorizada", disse Danielle Oliveira, Secretária Municipal de Saúde.

"É muito gratificante estarmos aqui homenageando os profissionais da Enfermagem. Quero agradecer toda a categoria, que contribui para a saúde do município, que cuidam e dão assistência para a nossa população. Como presidente da Câmara Municipal, gostaria de dizer que estamos à disposição da categoria", declarou Jorge Maru, presidente da Câmara dos Vereadores de Paço do Lumiar.

"A I Mostra de Enfermagem Luminense só foi possível pelo trabalho, em conjunto, de diferentes instituições, como a Prefeitura de Paço do Lumiar, a ABEN-MA e o IESF. Na condição de coordenador deste evento, sou muito grato a toda a equipe de enfermeiros, técnicos e auxiliares, parteiras e monitores, pela dedicação. Estamos tendo muitas conquistas, e a mais recente foi a aprovação do piso salarial da nossa categoria", anunciou Diego Raí, Coordenador do Polo de Paço do Lumiar da ABEN-MA.

Célia Regina Dutra e Silva, a técnica de enfermagem mais antiga de Paço do Lumiar, também foi homenageada. Conjuntamente, houve homenagem para a parteira Lucilia Maria de Jesus da Assunção, de 81 anos, que trabalhou como parteira desde os 18 anos. Antes de se aposentar, Lucilia trabalhou por mais de 30 anos na área de saúde de Paço do Lumiar, após se qualificar em curso ofertado pela SEMUS.

#Saúde 18/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar entrega tablets para Agentes Comunitários de Saúde

Na manhã desta quarta-feira (17), a Prefeitura de Paço de Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou a entrega de 61 tablets para Agentes Comunitários de Saúde. Está é a segunda etapa da entrega de aparelhos digitais.

A entrega aconteceu no auditório do Centro Administrativo de Paço do Lumiar, que fica na Estrada de Ribamar, e contou com a Presença da Prefeita Paula Azevedo e da secretária adjunta da Semus, Lúcia Vasconcelos.

Durante a distribuição dos aparelhos a prefeita Paula Azevedo falou da importância do equipamento nas visitas domiciliares. "Esses tablets irão facilitar muito a vida dos profissionais que trabalham corpo a corpo com a população. A partir de agora, estamos com todos os agentes de saúde informatizados e, assim, mais uma vez, conseguimos grandes avanços na saúde de Paço do Lumiar", frisou.

Para a Agente Comunitária de Saúde, Francisca Cristina Rodrigues de Jesus, o equipamento vai facilitar a informatização dos dados colhidos durante as visitas domiciliares. "Este aparelho vai nos ajudar demais nas nossas visitas domiciliares. Além da coleta de dados, poderemos alimentar o sistema com informações colhidas durante as entrevistas. A prefeita Paula está de parabéns, cumprindo com seus compromissos para o desenvolvimento da nossa cidade", disse Francisca.

Na primeira etapa, realizada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, foram entregues 146 tablets. Com os 61 entregues hoje, fica concluído todo o processo de informatização dos Agentes de Saúde.

A Chefe de Departamento da Estratégia de Saúde da Família, da Semus, Anne Gabrielle de Paiva, ressalta que os equipamentos são um avanço na Saúde do município. "Com os tabletes, os serviços dos Agentes de Saúde de Paço do Lumiar vão melhorar ainda mais", conclui Anne Gabrielle.

#Saúde 17/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Profissionais da Saúde de Paço do Lumiar participam da 1ª Mostra de Enfermagem realizada no Município

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem Seção Maranhão (ABEN - MA) e o Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), realizou na segunda-feira (15), a solenidade de abertura da 1ª Mostra de Enfermagem Luminense, que acontece até esta sexta-feira, 19.

São cinco dias de atividades (15 a 19/05), com uma vasta programação voltada para a apresentação de trabalhos, workshop, ação social, experiências exitosas e premiação de reconhecimentos dos profissionais mais antigos da cidade e para aqueles que mais se destacarem durante a mostra.

Na solenidade de abertura, a secretária da Semus, Danielle Pereira Oliveira, frisou que a 1ª Mostra de Enfermagem é o ponta pé inicial do reconhecimento dos trabalhos acadêmicos dos enfermeiros. "Para nós, da Semus, é uma honra estar à frente de um evento como esse, que contará com uma vasta programação durante uma semana", explica a secretária Danielle Oliveira.

A abertura da 1ª Mostra contou ainda com a presença da Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem do Maranhão (ABEN - MA), Silvia Viana, que destacou a iniciativa da Prefeitura de Paço do Lumiar pelo apoio ao evento e incentivo aos profissionais.

O presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Maru, também participou do ato solene. O parlamentar falou da sua satisfação em participar da 1ª Mostra de Enfermagem do Município.

"Estamos muitos felizes em participar deste grande evento voltado para os enfermeiros e para o reconhecimento desses profissionais. Dia 19, iremos homenagear de forma reconhecida os profissionais que mais se destacaram durante a 1 ª Mostra, e aqueles que realizaram trabalhos relevantes neste município durante suas trajetórias profissionais", explicou Jorge Maru.

#Saúde 16/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde de Paço do Lumiar recebe equipamentos novos, melhoria nos serviços e mais profissionais especializados

Todas as 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura de Paço do Lumiar estão passando por algum tipo de reparo, seja reforma, ampliação ou troca de espaço físico. Além disso, estão recebendo equipamentos novos, melhoria nos serviços, e mais profissionais especializados.

A Prefeitura de Paço do Lumiar também reinaugurou, recentemente, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II). O espaço foi totalmente reformado para atender os atuais 329 pacientes, mas tem capacidade ampliada de atendimento para cerca de 500 assistidos.

O CAPS II conta com uma equipe multidisciplinar, de médicos psiquiatras, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. "Estamos sanando demandas antigas da população, e aos poucos dando mais saúde e dignidade ao cidadão luminense", assinala Paula Azevedo.

Outro avanço significativo é o atendimento para os pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Secretaria Municipal de Saúde oferta atendimento específico para esse público, na faixa de 2 a 12 anos, em dois espaços: na Sede e no CSU do Maiobão.

O Município também conta com leis direcionadas a pessoas autistas, a exemplo da Lei 792/2019, que instituiu o Dia Municipal da Conscientização do Autismo no calendário oficial de datas e eventos.

Para a secretária municipal de Saúde, Danielle Pereira Oliveira, todos esses avanços na saúde são fruto de muita luta, dedicação e empenho da equipe, e, principalmente, do compromisso da prefeita Paula Azevedo com a qualidade de vida da população luminense.

"Nossa dedicação e compromisso são o que nos honram quando executamos um trabalho de excelência. Temos outra realidade nas UBS, que estão em pleno funcionamento, equipadas e aparelhadas; uma maternidade para acompanhamento às gestantes; espaço de atenção psicossocial; e o TEA. Tenho somente orgulho!", pontua a secretária Danielle Pereira Oliveira.

#Saúde 30/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) promove o dia D de vacinação contra a gripe Este ano a campanha nacional de vacinação contra a gripe, iniciada no dia 4 de abril, vai até o fim de maio
#Saúde 28/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço comemora 10 anos do Programa Melhor em Casa O programa atende mais de 300 pacientes a domicílio
#Saúde 26/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município de Paço do Lumiar ganha novo Centro de Atenção Psicossocial, totalmente reformado e ampliado

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) volta a funcionar na Avenida 14 do Maiobão, totalmente reformado e ampliado, para atender a população de Paço do Lumiar. O novo prédio foi entregue na manhã desta quarta-feira, dia 26 de abril, pela prefeita Paula Azevedo, e já está pronto para atender à comunidade, diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A solenidade de reinauguração contou com a presença da secretária de Saúde, Danielle Oliveira; do coordenador do CAPS II, Diego Raí de Azevedo Costa; do presidente da Câmara, Jorge Maru, e de outros vereadores de Paço do Lumiar; secretários e assessores diretos da prefeita Paula Azevedo; além de representantes do deputado federal Márcio Jerry e do deputado estadual Rodrigo Lago. A festa foi abrilhantada pela participação do "Boizinho Terapêutico Estrela do CAPS", que fez uma apresentação especial para os convidados da festa.

A prefeita Paula Azevedo destacou a importância da reforma e ampliação da nova estrutura do CAPS II para um atendimento mais digno e humanizado para a população de Paço do Lumiar. "Temos uma equipe completa, de médicos, terapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, entre outros, para dar suporte aos pacientes que estão em tratamento. É um esforço que vale muito a pena. É dignidade aos usuários do serviço", ressaltou.

A prefeita de Paço do Lumiar, na oportunidade, também falou das recentes conquistas do município, com a destinação de emendas no valor de R$ 3 milhões para cuidados com a Saúde e para outras demandas do município, e da sinalização do Governo do Estado para a implantação de uma unidade do Viva/Procon, um Colégio Militar, e um novo Restaurante Popular.

"Temos buscado a parceria das mais distintas instâncias de poder, do executivo estadual e também do legislativo. E muitas coisas boas já conquistamos para Paço do Lumiar. Conhecemos as dificuldades do município, mas temos a convicção de que a cidade tem experimentado um grande crescimento com a nossa gestão. Com respeito e dedicação estamos ouvindo as demandas da população, e atendendo a todas, na medida do possível. A minha gratidão a todos que têm cooperado para tornar os nossos sonhos possíveis", assinalou Paula Azevedo.

Em sua fala, a secretária de Saúde, Danielle Oliveira, falou sobre algumas ações e projetos desenvolvidos pela sua pasta, que tem total atenção da prefeita Paula Azevedo, e agradeceu o esforço de todos para que o CAPS II fosse entregue reformado e ampliado à população. "Estamos aqui para trabalhar! Enquanto alguns criticam, a gente trabalha", ressaltou Danielle.

Diego Costa, coordenador do CAPS, informou que a instituição atende atualmente mais de 500 pacientes, dos quais 329 são regulares. "Com a reforma e ampliação, estamos de portas abertas para atender novas demandas da comunidade. Estávamos num espaço improvisado, mas, agora, temos a nossa sede pronta, com profissionais capacitados, para atender a população. O sentimento é de gratidão, pois é a realização de um sonho, um desejo de toda a comunidade", destacou.

O prédio do CAPS II possui 4 salas de atendimento, sendo uma para oficinas e trabalhos em grupo; banheiros masculino e feminino exclusivos para pacientes e também para funcionários; almoxarifado; sala de lixo infectante; cozinha; farmácia; pátio; recepção; sala de espera; sala de manejo de crise; e da coordenação. Maria da Conceição Sousa Pereira, paciente do CAPS, participou da cerimônia de reinauguração e agradeceu o trabalho da equipe. "A equipe é maravilhosa. Fazem um excelente trabalho. Eles me atenderam nos momentos mais difíceis. Gratidão à prefeita e a todos", disse Maria da Conceição.

#Saúde 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar esclarece acerca de suspeitos de meningite Casos notificados já foram DESCARTADOS por meio de exames laboratoriais, excluindo, assim, a possibilidade de um caso positivo
#Saúde 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar realização ação em alusão ao Dia Mundial da Saúde A ação foi realizada no Centro Social Urbano (CSU), na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar e teve apresentação do Coral do Centro de Convivência do Idoso
#Saúde 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar realiza ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo Mais Informação, Menos Preconceito: esse foi o título da ação realizada no Colégio Domingos Vieira da Silva
#Saúde 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE XIII Conferência Municipal de Saúde de Paço do Lumiar ocorre nesta sexta-feira (24), no Maiobão A Secretaria Municipal de Paço do Lumiar está oferecendo conscientização didática sobre a importância do SUS
#Saúde 21/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar comemora Dia Mundial da Saúde Bucal com ação na sede e zona rural do município

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Bucal, a prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou várias atividades em alusão a data em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Teve programação na unidade Nossa Senhora da Luz, Pindoba, Cafeteira, Pirâmide e Canaã. A ação teve com o objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a boca.

Durante a ação foram feitos serviços odontológicos, realizadas palestras educativas sobre higiene bucal e a reforçada ainda a importância do tratamento odontológico durante o pré-natal. Também foram entregues kits de higiene bucal.

A gestante Emília Frazão Santos fez questão de agendar um atendimento odontológico para prevenir problemas bucais. "Resolvi fazer acompanhamento odontológico nesse período gestacional, como uma forma de prevenção e até para evitar problemas futuros com os meus dentes", disse a gestante.

A secretária de Saúde de Paço do Lumiar, Danielle Pereira Oliveira, faz um alerta sobre os cuidados adequados com a saúde bucal desde a primeira infância. "Ações como essa são extremamente importantes para a nossa população mais carente porque ajuda na prevenção de problemas bucais de crianças e adultos que não podem pagar um tratamento. A saúde começa pela boca e nós estamos dando a oportunidade para que todos tenham acesso a esses serviços. Isso mostra o cuidado que a prefeita Paula Azevedo vem tendo durante sua gestão", pontua a secretária.

A dentista Fernanda Soares Reis, da UBS Nossa Senhora da Luz, explica que o trabalho na Unidade é de forma preventiva com a distribuição de kits de higiene bucal, aplicação de flúor, palestras e orientação. "Buscamos sempre atender a população de forma satisfatória com a realização de atividades preventivas e por agendamento, para dar mais comodidade ao paciente. Hoje a nossa ação foi voltada para a conscientização da população sobre a higiene bucal", explicou.

#Saúde 16/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar realiza qualificação para agentes de saúde

Nesta quarta-feira (15), equipes de agentes de saúde e endemias participaram do Seminário em Saúde do Trabalhador para Agentes de Saúde sobre Intoxicação Exógena por Agrotóxico, que tem como objetivo orientar os agentes sobre as intoxicações exógenas causadas por agrotóxicos a fim de serem multiplicadores de informações da agricultura familiar, com o intuito de promover a prevenção de acidentes relacionados ao trabalho.

O evento aconteceu no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF) e contou com a presença da secretária Municipal de Saúde, Danielle Pereira Oliveira, que durante ato representou a prefeita Paula Azevedo; do Coordenador da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Alan Abreu; e da Coordenadora de Redes da Semus, Alexssandra Viana.

Durante solenidade, a secretária Danielle Oliveira frisou que o encontro com a presença dos agentes de saúde é uma grande realização. "Hoje, estamos visualizando o quanto a gestão da prefeita Paula Azevedo é sensível com o aprendizado dos profissionais da área da Saúde e em especial os agentes comunitários de saúde e endemias. É uma grande satisfação a realização de seminários como esse, que contribuem para o nosso crescimento. Parabéns para a prefeita Paula e para todos que estão participando deste momento", ressaltou a secretária.

O evento contou com duas palestras ministradas por profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São Luís (CEREST), a Terapeuta Ocupacional Rosileia Gonçalves e a Engenheira de Segurança do Trabalho Marcelle Soares.

Para a agente de saúde, Creilda de Oliveira Cantanhede, o seminário é uma oportunidade para a qualificação dos técnicos da área da Saúde. "O curso foi de grande importância para todos nós, para nos manter atualizados. Ações como essas devem acontecer com mais frequência. Parabéns aos organizadores!", finalizou.

#Saúde 12/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ações e serviços mostram o cuidado da gestão Paula Azevedo com a saúde da mulher luminense

A gestão da prefeita Paula Azevedo está presente no acompanhamento e cuidado quando o assunto é saúde da mulher luminense. As ações e serviços promovidos pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estão cada vez mais perto das mulheres.

Com ações estruturantes e serviços ofertados nas Unidades Básicas de Saúde, a gestão municipal está fazendo uma verdadeira revolução de humanização na Saúde da Mulher. Um exemplo é a implantação da Maternidade de Paço do Lumiar, pelo Governo do Estado em parceria com o município. Inaugurada em janeiro de 2022, a unidade já possibilitou que mais de 2 mil mulheres tivessem seus filhos na maternidade, evitando assim seu deslocamento para outros municípios da Região Metropolitana de São Luís.

Mas os serviços ofertados para as mulheres luminenses pela Maternidade de Paço do Lumiar vai além do parto. A unidade conta com o serviço de ambulatório de atenção especializada para gestantes de alto risco, sendo referência para o município. A acolhida e cuidado começam bem antes do momento final da gestação, com o serviço de visitas de vinculação das gestantes, que prepara as futuras mamães para um parto mais seguro e humanizado.

O serviço de visitas possibilita o transporte das gestantes, das comunidades onde moram, até a Maternidade. Na unidade de saúde, elas têm acesso às informações sobre todo o processo de pré-parto, parto e pós-parto, e fazem um verdadeiro tour pela maternidade. A visita de vinculação é acompanhada por profissionais especializados, como psicólogas e assistentes sociais, que proporcionam ainda mais o pertencimento das futuras mamães ao espaço onde elas darão a luz aos seus filhos.

A secretária adjunta da Semus e coordenadora da Saúde da Mulher, Lúcia Vasconcelos, explica a importância das visitas de vinculação: "Essas visitas são de primordial importância para a criação desse vínculo das gestantes com a maternidade. Na hora do parto, elas já chegam à maternidade tendo conhecimento de todo o trajeto que elas vão percorrer até o nascimento do seu filho".

Moradora da comunidade Porto de Mocajutuba, Luana Santos, de 22 anos, é uma das gestantes que participou da visita à Maternidade de Paço do Lumiar. Grávida de oito meses, ela falou sobre a experiência: "É muito gratificante pra nós gestantes ter essa oportunidade de conhecer o local onde vamos ter nosso filho e saber todas as informações necessárias que são repassadas pelas profissionais aqui da maternidade. E gostei também da comodidade, pois o transporte busca e traz a gente. Muito bom!".

ATENDIMENTOS

O cuidado e a atenção da Prefeitura de Paço do Lumiar com a saúde das mulheres podem ser constatados também nos números dos atendimentos de serviços prestados nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De acordo com os dados da Coordenação da Saúde da Mulher, em 2022 foram ofertados mais de 19 mil atendimentos para as mulheres luminenses.

Os atendimentos estão inseridos em quatro principais programas de atuação da Coordenação da Saúde da Mulher: Planejamento Familiar, com a realização de 6.038 atendimentos; Saúde Materno-Infantil, com 8.211 atendimentos; Rastreio de Câncer de Mama, com a realização de 1.461 exames de mamografias; e Rastreio de Câncer de Colo de Útero, com a realização de 3.340 coletas de preventivos.

A prefeita Paula Azevedo ressaltou o sentimento com as conquistas alcançadas nas ações de saúde da mulher e, principalmente, com o feedback dado pelas luminenses aos serviços desempenhados pela gestão municipal.

"O cuidado com as mulheres é uma das prioridades da nossa gestão, e a prestação de serviços de saúde que atendam de forma humanizada é um passo importante para garantir esse cuidado. Por isso, me sinto privilegiada de estar ofertando todos esses atendimentos e, principalmente, fico muito feliz com o reconhecimento das nossas mulheres luminenses ao trabalho que temos desenvolvido", destacou.

MARÇO LILÁS

O município trabalha todas as campanhas alusivas, com ações educativas em saúde, combate e prevenção. As mobilizações têm início com o 'Março Lilás', mês dedicado à prevenção e combate ao câncer do colo do útero. Dentro da campanha, a Semus preparou uma programação especial durante todo o mês de março, com a oferta de serviços de saúde e cidadania.

A abertura da campanha acontece no sábado (11/03), na UBS Santa Rita de Cássia, no Conjunto Roseana Sarney, com a oferta de serviços, como: consultas médicas, aferição de pressão arterial, vacinação, teste de glicemia, cadastro e encaminhamento ao mercado de trabalho, entre outros. As ações contam com a parceria do Governo do Estado e outras secretarias municipais, e seguirão durante todo o mês de março.

#Saúde 11/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha Março Lilás de prevenção ao câncer do colo do útero foi lançada neste sábado (11) em Paço do Lumiar

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SEMDES) e de Direitos Humanos (SEMDHU), fez a abertura neste sábado, dia 11, da Campanha Março Lilás, de prevenção e combate ao câncer do colo do útero. A Campanha, que vai até o dia 31 deste mês, foi lançada na UBS Santa Rita de Cássia, no bairro Novo Horizonte.

Com o tema "Câncer de colo do útero: vamos prevenir!", a campanha Março Lilás chama a atenção das mulheres e de toda a sociedade luminense para a importância da prevenção e diagnóstico. O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado por alguns tipos de HPV - Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. Em alguns casos, contudo, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Alterações que podem ser facilmente detectadas pelo exame preventivo (conhecido como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. A Campanha chega, portanto, fazendo um alerta para a importância da realização periódica do exame preventivo.

Além da prefeita Paula Azevedo, participaram da abertura da campanha, a secretária de Saúde do Munícipio, Danielle Oliveira; a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Diniz; a Adjunta de Direitos Humanos, Aldeniza Costa; e a coordenadora da Mulher em Paço do Lumiar/SEMDHU, Ellen Silveira. Também prestigiaram a solenidade, Biné Amado, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo; e o presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Jorge Maru; entre outras autoridades das polícias Militar, Civil e órgãos de luta e defesa dos direitos das mulheres em Paço do Lumiar.

Danielle Oliveira falou sobre a estratégia da campanha, que visa despertar entre o público feminino a importância da prevenção e da busca pelos serviços de saúde disponíveis para mudar a realidade dos índices elevados de registros e notificações da doença.

"Hoje, nós estamos trazendo para esta UBS e para a comunidade, algo além de uma ação social. Enquanto participantes da gestão Paula Azevedo, e preocupados com a situação, estamos fazendo este alerta às mulheres desta comunidade, e de toda Paço do Lumiar, quanto à necessidade de buscarem informação, fazerem seus exames, preventivos, e cuidar da saúde com foco também no combate ao câncer de colo do útero", enfatizou a secretária.

Já a prefeita Paula Azevedo destacou que a atenção especial às mulheres tem sido uma das bandeiras de sua gestão desde o início, quer seja na área da Saúde, Assistência Social, ou qualquer outro tipo de serviço que possa vir a ser ofertado pela gestão. Destacou, ainda, que para este tipo de ação tem sido imprescindível a união das secretarias em torno deste mesmo objetivo.

"A exemplo de hoje, várias outras ações sociais em diversas comunidades têm ocorrido com a participação e união das nossas secretarias, que demandam recursos técnicos e profissionais capacitados, esforços e os meios técnicos para garantir o maior êxito possível, o maior número de pessoa atendidas, quer seja com serviços de Saúde, de Assistência Social, e outro área importante", resumiu Paula Azevedo.

A abertura das ações da Campanha Março Lilás, na manhã deste sábado (11), produziu um número expressivo de atendimentos em consultas médicas, aferição de pressão arterial, vacinação, teste de glicemia, e cadastro e encaminhamento para o mercado de trabalho por meio das ações do SINE - agência de Paço do Lumiar, ligada à estrutura da SEMDES (Secretaria de Desenvolvimento Social).

#Saúde 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais de 15 mil estudantes luminenses devem ser beneficiados com ações do Programa Saúde na Escola

Mais de 15 mil estudantes de escolas da rede municipal, estadual e comunitárias de Paço do Lumiar devem ser alcançados com as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2023. O quantitativo de alunos foi definido após a Repactuação do PSE entre as secretarias Municipais de Saúde e de Educação, realizada na última sexta-feira (24).

Com a realização do ato, as duas secretarias definiram um cronograma de ações a serem realizadas durante todo o ano em 46 unidades escolares de Paço do Lumiar, entre escolas municipais, estaduais e comunitárias, beneficiando um total de 15.963 alunos até dezembro.

Com caráter formativo, informativo e preventivo, as ações do PSE serão desempenhadas por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agente comunitário de saúde, técnicos de higiene Bucal (THD), dentistas, nutricionista, psicólogo e educador físico.

A coordenadora do PSE na Semus, Lidyane Mondego destacou a importância das ações programadas dentro do programa, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

"As ações do PSE são pensadas e planejadas para contribuir com o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens, através da articulação de iniciativas que unem saúde e educação, prevenindo e reabilitando doenças, além de despertar a cidadania, responsabilidade pessoal e social", pontuou.

O cronograma de ações será iniciado já no mês de março e contempla iniciativas como: promoção da alimentação adequada e saudável; promoção das práticas corporais da atividade física e do lazer; ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti; prevenção à Covid-19; verificação da situação vacinal; direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS e gravidez na adolescência; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; promoção da cultura de paz e prevenção das violências e dos acidentes; entre outras.

#Saúde 19/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura leva informação e serviços de testagem e vacinação para mais de 400 pessoas no “Carnaval com Prevenção” De 13 a 17/02, foram realizados mais de 100 testes para Covid-19, aplicadas mais de 200 doses de vacinas e realizados mais de 300 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais
#Saúde 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar ultrapassa meta e alcança quase 70% de cobertura em ações de Saúde aos beneficiários do Bolsa Família O levantamento feito pela Semus, através da Coordenação de Atenção Primária em Saúde, mostra um percentual de 69,08%
#Saúde 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar entregou nesta quarta-feira duas modernas ambulâncias para atender a população luminense Os veículos contam com uma estrutura completa de equipamentos e equipe especializada para realizar o atendimento de urgência e emergência em toda a cidade
#Saúde 03/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar participa de seminários estaduais com foco em Saúde e Educação

A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), participou nesta quarta e quinta-feira (01 e 02/02) de seminários de capacitação com foco na interligação entre Saúde e Educação.

Promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), os seminários de Prevenção da Gravidez na Adolescência e de Qualificação das Ações do PSE (programa Saúde na Escola) foram realizados no Auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, e integram a programação alusiva à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que acontece nos primeiros oito dias de fevereiro, em todo o Brasil.

Durante os seminários, foram realizadas várias palestras e discussões sobre a temática, e aconteceu ainda o lançamento do Plano Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

A Semus de Paço do Lumiar foi representada pela coordenadora do Programa Saúde na Escola, Lidyane Mondego, que destacou a importância dos temas discutidos nos dois seminários.

"Os seminários tiveram um papel singular voltado para nossas crianças e adolescentes. As temáticas abordadas rememoraram o que já fazemos nas escolas do nosso município, e nos fizeram pensar em estratégias de prevenção, que alcancem o maior número de alunos e, consequentemente, de famílias", ressaltou.

#Saúde 31/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar: Em um ano, Centro de Atendimento ao Autista já atendeu mais de 4 mil pessoas

Mais de 4 mil pessoas acolhidas e atendidas em um ano de atividades. Essa é a marca alcançada pelo Centro de Atendimento ao Autista (CAA) de Paço do Lumiar, que há um ano presta serviços especializados a crianças luminenses diagnosticadas com Autismo.

A comemoração da data e da marca alcançada pelo CAA aconteceu nesta segunda-feira (30). A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou um momento especial que reuniu colaboradores, mães e crianças atendidas pelo espaço. A festa de um ano do CAA foi realizada na Sala de Atendimento do TEA, na sede da Semus e contou com a presença da prefeita Paula Azevedo e da secretária Municipal de Saúde, Daniele Oliveira.

A coordenadora do CAA, Rosângela Santos, disse que mais do que um número, a marca alcançada pelo Centro, representa milhares de oportunidades de contribuir com o desenvolvimento de cada criança atendida.

"Já realizamos quatro mil atendimentos. São quatro mil oportunidades de contribuir com o desenvolvimento de cada criança, de contribuir com a melhora de condição de vida dela, da família e de todo o ambiente que essa criança está inserida", destacou.

O CAA oferece um atendimento com especialidades médicas que possibilitam o desenvolvimento integral de todas as capacidades das crianças diagnosticadas com Autismo. A secretária Daniele Oliveira destacou a importância do atendimento especializado.

"Aqui as nossas crianças que são diagnosticadas com o TEA (Transtorno do Espectro Autismo), têm todo o atendimento especializado necessário para o seu desenvolvimento, com especialidades médicas que contribuem para a sua inclusão integral, como neuropediatria, psicologia, terapia ocupacional, assistência social. Então temos uma equipe completa para as crianças e seus pais, para que haja um desenvolvimento completo", enfatizou.

Ampliação e gratidão

A prefeita Paula Azevedo disse já está em fase de estudo e planejamento pela gestão municipal, a ampliação do atendimento realizado pelo Centro de Atendimento ao Autista.

"Nosso município tem uma necessidade muito grande pelos serviços de acolhimento que o nosso Centro realiza e por isso, estamos já trabalhando para expandir e ampliar o atendimento para cada vez mais crianças do nosso município", pontuou.

Mãe do pequeno Benjamin, Brenda Ribeiro se disse agradecida pela forma como seu filho é atendido no Centro de Atendimento ao Autista e pelo desenvolvimento que ele vem apresentando desde que começou a frequentar o CAA.

"O que eu tenho hoje por essa equipe do Centro é só gratidão. Gratidão por tudo que vocês fizeram e fazem pelo meu filho, pelos nossos filhos e também por nós, que também precisamos de atendimento, de ajuda. O Benjamin hoje fez grandes avanços, principalmente, na comunicação com as pessoas. E tudo isso se deve ao atendimento que ele tem aqui", contou.

#Saúde 27/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura promove "Dia D" contra Hanseníase com serviços de conscientização, prevenção, diagnóstico e tratamento

A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou nesta sexta-feira (27) o 'Dia D' de conscientização, prevenção, diagnóstico e tratamento da Hanseníase. O ato faz parte da campanha Janeiro Roxo, que tem como responsável a Coordenação de Vigilância em Saúde.

A atividade, que aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde do Maiobão, realizou dezenas de atendimentos. A população teve acesso a consultas; avaliação física e psicológica; testes rápidos de HIV, Sífilis, e Hepatites B e C; verificação de pressão arterial e glicemia; atualização de vacinas, além de palestra educativa sobre a Hanseníase.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Alan Abreu, destacou a importância das ações de conscientização, prevenção e diagnóstico da Hanseníase. "Estamos levando a campanha para todas as unidades de saúde da nossa rede com o objetivo de sensibilizar, conscientizar, além de ofertar o diagnóstico e tratamento dessa doença, que ainda carrega um estigma muito grande. Por isso, disponibilizamos toda a nossa estrutura para, neste mês alusivo ao combate da Hanseníase, atender de forma efetiva e afetiva a nossa população", pontuou.

Moradora do bairro Maiobão, a assistente administrativa Rita de Cássia, de 54 anos, elogiou a ação, que proporcionou diversos atendimentos em Saúde perto de sua casa. "Muito importante ter esses serviços aqui perto da gente, em vez de ter que se deslocar até São Luís em busca de atendimento. Vim me consultar, mas aproveitei também para assistir a palestra sobre Hanseníase e fazer outros procedimentos que estavam sendo oferecidos", contou.

Além da UBS do Maiobão, as ações da campanha Janeiro Roxo já foram realizadas em mais 12 unidades de saúde de Paço do Lumiar, atendendo em média 100 pessoas em cada uma delas. A campanha segue até a próxima terça-feira (31), com ações em mais quatro UBS: Santa Rita de Cássia, Paranã, Cafeteira e Canaã.

Campanha Janeiro Roxo

A Campanha Janeiro Roxo tem como objetivo chamar atenção para os sinais e sintomas da hanseníase, alertando para a importância do diagnóstico precoce a fim de evitar sequelas graves. O último domingo de janeiro é dedicado ao Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase.

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial da Hanseníase. A cada ano, são diagnosticados cerca de 30 mil novos casos. O tratamento da Hanseníase é gratuito. Após iniciar o tratamento o paciente não transmite mais a doença.

#Saúde 19/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Até julho, Prefeitura de Paço entregará 17 UBS's totalmente reformadas e inaugurará as unidades Mercês e Novo Horizonte

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da sua Secretaria Municipal de Saúde, cumprirá até julho o cronograma de reformas, que já está em andamento, em todas as 17 Unidades Básicas de Saúde do município. Em seguida irá aparelhar e colocar em funcionamento as duas unidades que já estão prontas e ainda não foram inauguradas, em virtude da limitação de recursos para sanar todos os problemas de uma vez.

A Secretária Municipal de Saúde explica que a atual gestão assumiu a pasta em março de 2021 diante de inúmeros desafios, incluindo a crise gerada pela pandemia da Covid-19, além dos problemas herdados da gestão anterior, que impactavam na execução dos atendimentos.

A atual gestão recebeu as UBS das Mercês e Novo Horizonte prontas, porém sem aparelhamento e funcionários.

Diante da limitação de recursos para sanar todos os problemas no mesmo período, a Secretaria de Saúde preferiu focar nas reformas e melhoramento das unidades que já estavam em funcionamento.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde está cumprindo um cronograma de reforma das 17 UBS's do município. O prazo para entrega é até julho deste ano.

Após essa etapa, a Prefeitura garante que dará total atenção para a reparação estrutural e aparelhamento técnico e profissional das UBS's das Mercês e Novo Horizonte. Vale ressaltar que já existe processo licitatório para aquisição de móveis e equipamentos, e também para contratação de profissionais, para que todas as unidades estejam em pleno funcionamento até dezembro de 2023.

Outro questionamento da comunidade é sobre a localização da UBS das Mercês. Isso foi um mal-entendido, já esclarecido.

A unidade não foi construída no "meio do mato" e o local escolhido só demonstra o respeito e o cuidado que o município tem com a região e os moradores. A construção da UBS, embora com o atraso na entrega, é uma das atitudes que provam isso, em atendimento aos anseios da comunidade.

Sobre a ausência da vacina Coronavac na UBS Santa Rita de Cássia, a prefeitura destacou que a vacina Coronavac atualmente é destinada a um público específico, de crianças de 3 a 4 anos de idade. A referida vacina está em número reduzido em todo o território nacional, o que impacta no repasse dos estados aos municípios.

Há disponível a vacina da Pfizer Baby (para crianças de 6 meses a 4 anos), todavia, quem inicia o esquema vacinal com a Coronavac, tem que completar com outra dose da mesma vacina.

Todo mês, a Secretaria de Saúde do Município encaminha à Secretaria de Estado da Saúde (SES) os pedidos de vacina, especificando os números de dose de cada tipo para atender as necessidades locais. Todavia, a disponibilização das doses depende da capacidade de fornecimento da SES.

A última vez que a Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar recebeu vacina Coronavac foi no dia 07/12/2022. Foi feito o pedido de 500 doses, no entanto apenas 100 doses foram recebidas - quantidade insuficiente para atender toda a demanda.

Esse quantitativo ainda teve que ser dividido para as 17 UBS, priorizando aquelas com maior demanda. A UBS Santa Rita de Cássia recebeu apenas 10 doses. Vale ressaltar que já foi feita a solicitação de mais doses e a secretaria está aguardando o envio por parte do Estado.

Quanto aos anticoncepcionais, eles também são fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde aos municípios, porém a listagem de Paço do Lumiar foi enviada desde a segunda quinzena de dezembro e até o presente momento o pedido não foi atendido. O que pode acarretar o desabastecimento de alguns insumos do Programa de Planejamento Familiar em unidades de saúde do município.

A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu ainda que há disponibilidade de diferentes tipos de anticoncepcionais no estoque, inclusive com uma quantidade "reserva" que serve para reposição quando há uma procura elevada. Porém, no último mês, a demanda foi maior que o esperado, e também há atrasos na entrega das solicitações feitas à Saúde do Estado.

#Saúde 18/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de multivacinação, voltada para todas as idades, vai até o dia 20 no Shopping Pátio Norte

As secretarias de Saúde de Paço do Lumiar (SEMUS) e do governo do Estado (SES) lançaram nesta terça-feira (17) uma Campanha conjunta de Multivacinação, voltada para pessoas de todas as idades. A Campanha vai até o dia 20 deste mês e tem como objetivo ampliar os índices de cobertura vacinal no município e no Estado.

Em Paço, a Campanha estará concentrada em um posto de vacinação especial montado no Shopping Pátio Norte. A escolha do local foi estratégica, por conta do grande volume de pessoas em circulação no shopping, destaca a secretária municipal de Saúde, Danielle Oliveira.

"Escolhemos como ponto de vacinação a praça de alimentação do principal shopping de Paço do Lumiar, para atrair por impulso o maior número de pessoas, principalmente o público jovem. Como ainda estamos no período de férias, apostamos também nessa estratégia para atingir nosso objetivo de ampliar o índice de pessoas vacinadas no município", explicou Danielle.

De hoje até o dia 20 serão oferecidas no posto especial da Campanha, 18 tipos de vacinas do calendário básico nacional e ainda as vacinas infantil e adulto contra a Covid 19. "No posto serão oferecidas vacinas importantes que protegem contra doenças graves, como Tétano, Sarampo e Poliomielite, além de outras enfermidades", explica o coordenador de Vigilância em Saúde de Paço do Lumiar. "É uma excelente oportunidade para todas as pessoas atualizarem suas Carteiras de Vacinação e ficarem protegidas", reforça.

A exemplo da situação dos demais municípios brasileiros, Paço do Lumiar está com seus índices de cobertura vacinal abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. "Uma série de fatores tem feito com que muitas pessoas estejam deixando de vacinar a si próprios ou a seus filhos. É preciso reverter isso, em favor da saúde de toda a sociedade ", aponta a chefe do setor de Imunização de Paço, Layla Trindade.

"Campanhas de multivacinação como essa, feitas em locais estratégicos com grande circulação, fortalecem o trabalho de convencimento sobre a importância da vacina, e, ao mesmo tempo, ajudam a aumentar a cobertura", conclui Layla.

APROVEITANDO A OPORTUNIDADE

A dona de casa Daniela Silva chegou ao posto antes mesmo do início da vacinação. Voltou para casa satisfeita, após vacinar o filho Pedro Lucas contra a Covid. "Vim na maior expectativa e saio com a sensação boa de estar fazendo o melhor para garantir a saúde do meu filho".

Já a profissional liberal Beatriz Campos aproveitou a oportunidade em dose dupla. Trouxe para vacinar as filhas gêmeas, Milena e Giovanna, de 4 anos. "Vi o anúncio da Campanha pelas Redes Sociais e corri para o Shopping. Vacina é de fato a melhor proteção, o resto que falam é pura bobagem", concluiu.

#Saúde 16/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MATERNIDADE DE PAÇO DO LUMIAR COMPLETA ANIVERSÁRIO COM GRANDES REALIZAÇÕES

Um sonho que se tornou realidade. É assim que os luminenses descrevem a Maternidade de Paço do Lumiar que no último sábado (14) completou um ano de fundação.

O dia 14 de janeiro tem um significado especial para as mamães luminenses. Acontece que há um ano, nesta data, foi inaugurada a Maternidade Paço do Lumiar que agora proporciona mais comodidade, dignidade e bem-estar para os novos luminenses nascidos ao longo dos últimos meses.

Em comemoração ao primeiro ano de exercício, a prefeita Paula Azevedo e o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, realizaram na manhã desta segunda-feira (16) uma solenidade com autoridades, funcionários e representantes da comunidade para celebrar as conquistas alcançadas.

Desde a inauguração realizada em 14 de janeiro de 2022, a Maternidade de Paço do Lumiar apresenta números animadores. Segundo a gerência do local 1.589 partos foram realizados até a primeira quinzena de 2023. Além disso, não foram registrados óbitos de mães ao longo dos últimos meses, bem como o total de 73 mil atendimentos em 365 dias de atuação.

Para a prefeita Paula Azevedo a maternidade foi uma vitória do povo luminense.

"Nós lutamos muito para conseguir instalar a Maternidade em nosso município. Contamos com grandes parceiros como o ex-governador, Flávio Dino, e o governador Carlos Brandão para poder entregar esse grande presente para as famílias da cidade. Antes as mães iam parir em outras cidades, agora elas têm livre acesso a maternidade e podem ter seus filhos em um local agradável e acolhedor", enfatizou a gestora.

O secretário de Estado da Saúde enfatizou a importância desse equipamento para que as mulheres possam ter seus filhos com mais segurança e comodidade.

"Nós sabemos que para muitas mulheres esse é um momento muito esperado. A Maternidade de Paço do Lumiar vem com essa proposta de facilitar e promover partos cada vez mais humanizados e respeitosos. Aproveito para parabenizar a toda a equipe da maternidade por todo o trabalho realizado com tanta maestria", disse o secretário.

#Saúde 15/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço regulamenta Programas de assistência em Saúde para pacientes com necessidades especiais

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, assinou no fim de semana Decretos-lei com as regras gerais para o funcionamento de cinco importantes Programas de assistência à saúde para a população do município. Entre os Decretos assinados estão o de fornecimento de alimentação especial por sonda, e o que vai possibilitar a emissão de carteira especial de identificação para pessoas diagnosticadas com Fibromialgia.

Além do Programa Municipal de Fibromialgia foram regulamentados os Programas de fornecimento de alimentação enteral, de fraldas descartáveis, de insumos para pacientes acamados, e para portadores de Diabetes. Os critérios e orientações para participar de cada Programa foram apresentados na sexta-feira (13) durante evento promovido pela Secretaria de Saúde do Município (SEMUS).

Para ser beneficiado pelos programas, o interessado precisa dar entrada com pedido no setor de Protocolo da SEMUS (Av. 13 s/n, Maiobão), levando documentos pessoais, laudo médico com a descrição clínica do paciente, comprovante de endereço, além de atender aos critérios exigidos para ser integrado aos programas (consulte box ao fim da matéria).

Para a secretária de Saúde de Paço, Danielle Oliveira, a regulamentação assinada pela prefeita Paula Azevedo vai permitir o aprimoramento e ampliação dos Programas, possibilitando levar a assistência em saúde a um número bem maior de pessoas. "Todos esses cinco Programas estão em pleno funcionamento. A regulamentação possibilita ao município ampliar a oferta de insumos farmacêuticos imprescindíveis, como fraldas descartáveis e alimentação enteral, por exemplo", explicou a secretária.

"O objetivo é levar a assistência em saúde a pacientes que estejam em casa acamados e que necessitam de atenção e cuidados especiais", concluiu.

Programas regulamentados:

Programa Municipal para fornecimento de Alimentação Enteral.

Programa Municipal para fornecimento de Insumos Hospitalares.

Programa Municipal para fornecimento de Insumos a Diabéticos.

Programa Municipal para fornecimento de Fraldas Descartáveis.

Programa Municipal de Fibromialgia.

Critérios exigidos para ingressar nos Programas

Residir em Paço do Lumiar.

Possuir diagnóstico e laudo médico detalhado (histórico, quadro clínico atual, previsão de tratamento).

Ser cadastrado no Cadúnico.

Possuir prescrição (receita) do médico ou nutricionista do SUS, emitida nos últimos 30 dias.

#Saúde 16/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Maternidade de Paço do Lumiar fecha o ano sem mortes de gestantes de alto risco

Após 11 meses desde a sua inauguração, a Maternidade de Paço do Lumiar apresenta números animadores. Segundo relatório divulgado pela equipe do Ambulatório de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, a estimativa de gestantes atendidas este ano pela rede municipal é de 1.887. Desse quantitativo, o Ministério da Saúde pressupõe que 15% são gestantes prováveis de apresentar alto risco na gestação. Paço do Lumiar já estratificou (por grau de risco) até agora, direcionando para um acompanhamento especializado, 275 (91%) dessas gestantes.

E a estatística mais animadora é a de mortalidade materna, pois o município não apresentou nenhum caso. A parceria entre governos estadual e municipal tem refletido nos números que a maternidade tem colhido. Desde a sua inauguração, 1.425 partos foram realizados, todos eles passaram por acompanhamento de pré-natal especializado.

O atendimento às gestantes passa, inicialmente, pela rede de atenção primária do município, que corresponde a 17 Unidades Básicas de Saúde, dois Centros de Especialidades e 22 equipes da Estratégia de Saúde da Família.

Em seguida, quando rastreada a necessidade de acompanhamento especializado, a gestante é atendida por uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionistas, psicólogos, obstetras, entre outros.

O fortalecimento dessa rede de apoio à gestante só está sendo possível, segundo a prefeita Paula Azevedo, em função da contínua qualificação de toda a Rede Municipal de Saúde.

"Nós temos uma equipe muito boa, profissionais que amam o que fazem, e cuidam das nossas mães luminenses com todo zelo e responsabilidade. Hoje, chegamos a 1.425 partos registrados e nenhuma morte de gestante, graças ao árduo trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado," enfatiza a gestora municipal.

Para a secretária de Saúde, Danielle Oliveira, a maternidade tem mudado a realidade de centenas de mães e tornado esse momento ainda mais especial.

"As gestantes luminenses contam com uma rede especializada de apoio; são dezenas de especialidades e centenas de profissionais que têm como objetivo levar bem-estar e saúde para essas mães. Sabemos que os números são muito animadores, mas queremos alcançar coisas maiores, pois, assim, essas mulheres terão ainda mais dignidade e assistência na hora do parto", ressalta a secretária.

Como forma de reconhecimento ao trabalho realizado por essas equipes, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (16) a entrega de placas de honra ao mérito às equipes que mais se destacaram pelo trabalho realizado ao longo desses 11 meses de acompanhamento, foram elas:

1º LUGAR - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MAIOBÃO COM 42 GESTANTES ESTRATIFICADAS

GESTORA DA UNIDADE: Priscila Pereira Pavão.

ENFERMEIROS: Ricardo Augusto Carvalho Frazão, Paula Cleide Ferreira Cardoso, Maurienne Araújo Pereira e Danielle Ramos da Costa.

MÉDICOS - Lilian Abdala Lima, Adriana Hortegal e Josenilton Vieira Ramos.

2º LUGAR - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SANTA RITA DE CÁSSIA COM 34 GESTANTES ESTRATIFICADAS

GESTORA DA UNIDADE: Ana Kátia Magalhães.

ENFERMEIROS: Nayce Souza Cunha Maia.

MÉDICOS - Luiza Leal Ferreira do Lago e Lorena de Sousa Mendes.

3º LUGAR - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE VILA SÃO JOSÉ COM 31 GESTANTES ESTRATIFICADAS

GESTORA DA UNIDADE: Ana Cristina.

ENFERMEIROS: Carlos Eduardo Neves Almeida, Graziele Serejo da Rocha, Ilana Barros Moraes e Gedielson Pereira de Sousa e Silva.

MÉDICOS - Tamara Aroucha Matos e Larissa Machado Neme.

PREFEITA MUNICIPAL - Paula Azevedo.

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE - Danielle Pereira.

COORDENADORA DA ATENÇÃO PRIMARIA - Adriana Tavares.

COORDENADORA DE SAÚDE DA MUHER - Lúcia Vasconcelos.

SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE - Tiago Fernandes.

COORDENADORA ESTADUAL DO PROJETO DE PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO MARANHÃO (SES) - Ana Carolina Fernandes.

RESPONSÁVEL TÉCNICA DO INSTITUTO ACQUA - Analamacia Brito.

COORDENADORA DO AMBULATÓRIO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E REPRESENTANDO A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO AMBULATÓRIO - Naiara Jane Santos.

SUPERVISORA DE ATENDIMENTO REPRESENTANDO A EQUIPE DE RECEPÇÃO E ADMINISTRATIVO DO AMBULATÓRIO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA - Valeska Itamar.

DIRETORA ADMINISTRATIVA DA MATERNIDADE DE PAÇO DO LUMIAR - Andréa Moraes, representando os demais diretores, o diretor técnico, Marina Rosa, Diretor clínico, Pedro Roumiet, e a gerente de enfermagem, Iara Elce Lopes.

#Saúde 16/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar promove ação de multivacinação para ampliar cobertura vacinal no município

Com objetivo de ampliar os índices de cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde de Paço do Lumiar (SEMUS) realizou nesta sexta-feira (16) um dia especial de multivacinação, voltado para a população residente na Zona Rural do município.

Último evento do ano de vacinação itinerante em Paço, o "Natal Feliz, Vacinação em Dia" ofereceu 15 tipos de vacinas do calendário básico, incluindo a recém-lançada Baby Pfizer - vacina contra a Covid destinada a bebês de seis meses a 2 anos idade com comorbidades.

Ao abrir oficialmente o evento, a prefeita do município, Paula Azevedo, destacou a importância do trabalho preventivo de combate a doenças, feito continuamente pelas equipes multiprofissionais da SEMUS.

"O objetivo principal do evento foi principalmente atualizar a carteira de vacinação de crianças e idosos, os dois públicos mais vulneráveis às doenças. A Zona rural de Paço é muito extensa, e ações como esta ajudam as pessoas a terem acesso mais facilitado aos serviços públicos de saúde", explica a prefeita.

O dia especial de multivacinação foi realizado na Praça Nossa Senhora da Luz, em frente à Prefeitura, na Sede de Paço. A ação teve o objetivo de intensificar a vacinação da população residente nas localidades do Centro, Mojó, Iguaíba e localidades vizinhas.

"A ampliação dos índices de vacinação é fundamental para mantermos equilibrados nossos indicadores de saúde. Ficamos felizes em proporcionar momentos como este de grande relevância para a saúde pública", ressaltou a secretária de Saúde de Paço, Daniele Oliveira.

#Saúde 02/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEZEMBRO VERMELHO: PREFEITURA INICIA CAMPANHA NO MUNICÍPIO Ação de abertura ocorreu na Praça da Família no Maiobão.
#Saúde 28/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOVEMBRO AZUL: EVENTO PARA SERVIDORES MARCA ENCERRAMENTO DA CAMPANHA
#Saúde 25/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar inaugura Cartório de Registro Civil em maternidade do município Prefeitura de Paço do Lumiar inaugura Cartório de Registro Civil em maternidade do município
#Saúde 09/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR ENTREGA MAIS DE 140 TABLETS AOS AGENTES COMUNITARIOS DE SAÚDE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR ENTREGA MAIS DE 140 TABLETS AOS AGENTES COMUNITARIOS DE SAÚDE
#Saúde 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MUNICÍPIO BUSCA SOLUÇÕES PARA REABERTURA DO SAMU EM PAÇO DO LUMIAR MUNICÍPIO BUSCA SOLUÇÕES PARA REABERTURA DO SAMU EM PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 13/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITA DE PAÇO DO LUMIAR CONVIDA MORADORES PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE REATIVAÇÃO DO SAMU NO MUNICÍPIO Reunião será realizada na sede da Promotoria de Justiça, no Maiobão
#Saúde 10/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS SANTA RITA DE CÁSSIA RECEBE AÇÃO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA E VERDE UBS SANTA RITA DE CÁSSIA RECEBE AÇÃO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA E VERDE
#Saúde 28/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE MENTAL DO SERVIDOR É TEMA DE PALESTRA EM ALUSÃO AO SETEMBRO AMARELO SAÚDE MENTAL DO SERVIDOR É TEMA DE PALESTRA EM ALUSÃO AO SETEMBRO AMARELO
#Saúde 17/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura leva serviços de saúde para a Comunidade Novo Paço Prefeitura leva serviços de saúde para a Comunidade Novo Paço
#Saúde 26/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZA XII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA REALIZA XII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 03/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE APROVADO REAJUSTE SALARIAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATES DE ENDEMIAS EM PAÇO DO LUMIAR APROVADO REAJUSTE SALARIAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATES DE ENDEMIAS EM PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 23/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE NA COMUNIDADE ATENDE CENTENAS DE MORADORES DO CUMBIQUE PROGRAMA SAÚDE NA COMUNIDADE ATENDE CENTENAS DE MORADORES DO CUMBIQUE
#Saúde 22/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação Covid-19: Crianças de 03 a 05 anos de idade já podem ser vacinadas em Paço do Lumiar Vacinação Covid-19: Crianças de 03 a 05 anos de idade já podem ser vacinadas em Paço do Lumiar
#Saúde 14/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZA DIA DE TESTAGEM CONTRA A COVID-19 NA COMUNIDADE PAU DEITADO PREFEITURA REALIZA DIA DE TESTAGEM CONTRA A COVID-19 NA COMUNIDADE PAU DEITADO
#Saúde 12/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPES DA SEMUS PARTICIPAM DE OFICINA E CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO PRÉ-NATAL EQUIPES DA SEMUS PARTICIPAM DE OFICINA E CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO PRÉ-NATAL
#Saúde 08/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AÇÃO DE SAÚDE MOBILIZA LUMINENSES NA PRAÇA DA FAMÍLIA AÇÃO DE SAÚDE MOBILIZA LUMINENSES NA PRAÇA DA FAMÍLIA
#Saúde 05/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA INICIA PRIMEIRA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E SARAMPO NAS UBS DE PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA INICIA PRIMEIRA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E SARAMPO NAS UBS DE PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 01/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS realiza ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo SEMUS realiza ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
#Saúde 25/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MARÇO LILÁS: SEMUS REALIZA SEMINÁRIO SOBRE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO MARÇO LILÁS: SEMUS REALIZA SEMINÁRIO SOBRE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO
#Saúde 28/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE ATENDIMENTO AO AUTISTA É INAUGURADO PELA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR CENTRO DE ATENDIMENTO AO AUTISTA É INAUGURADO PELA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INICIA CAMPANHA ITINERANTE DE TESTAGEM PARA COVID-19 NO MUNICÍPIO PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INICIA CAMPANHA ITINERANTE DE TESTAGEM PARA COVID-19 NO MUNICÍPIO
#Saúde 14/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO INAUGURAM MATERNIDADE EM PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO INAUGURAM MATERNIDADE EM PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 22/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanhas Outubro Rosa e Paço Sorridente Juntas em prol da Saúde Luminense Campanhas Outubro Rosa e Paço Sorridente Juntas em prol da Saúde Luminense
#Saúde 12/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Chegou a vez do Parque Bob Kennedy receber a ação #OutubroRosa Chegou a vez do Parque Bob Kennedy receber a ação #OutubroRosa ??
#Saúde 01/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMEÇA A CAMPANHA OUTUBRO ROSA EM PAÇO DO LUMIAR  COMEÇA A CAMPANHA OUTUBRO ROSA EM PAÇO DO LUMIAR 
#Saúde 30/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZA GRANDE CAMINHADA EM PREVENÇÃO AO SUÍCIDIO PREFEITURA REALIZA GRANDE CAMINHADA EM PREVENÇÃO AO SUÍCIDIO
#Saúde 18/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZA "DIA D" DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO PREFEITURA REALIZA "DIA D" DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
#Saúde 02/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMUNICADO COMUNICADO
#Saúde 01/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR GANHA CENTRO DE ATENDIMENTO AO FUMANTE PAÇO DO LUMIAR GANHA CENTRO DE ATENDIMENTO AO FUMANTE
#Saúde 07/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARCERIA ENTRE SEMDES E IESF VIABILIZARÁ EXPERIÊNCIA E PRÁTICA PARA FUTUROS ASSISTENTES SOCIAIS PARCERIA ENTRE SEMDES E IESF VIABILIZARÁ EXPERIÊNCIA E PRÁTICA PARA FUTUROS ASSISTENTES SOCIAIS
#Saúde 24/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM PAÇO DO LUMIAR PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 11/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MOBILIZA AÇÕES CONTRA A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO  PREFEITURA MOBILIZA AÇÕES CONTRA A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO 
#Saúde 11/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR CELEBRA AVANÇO NA VACINAÇÃO COM NOVOS POLOS DE IMUNIZAÇÃO PAÇO DO LUMIAR CELEBRA AVANÇO NA VACINAÇÃO COM NOVOS POLOS DE IMUNIZAÇÃO
#Saúde 11/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A partir desta sexta-feira (11) o público geral de 29 anos de idade ou mais podem se vacinar na quadra do do IESF. Fique atento! A partir desta sexta-feira (11) o público geral de 29 anos de idade ou mais podem se vacinar na quadra do IESF, localizada no Maiobão.
#Saúde 11/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A partir desta sexta-feira (11) a UEB Nadir Nascimento Moraes atenderá exclusivamente gestantes e Puérperas A partir desta sexta-feira (11) a UEB Nadir Nascimento Moraes atenderá exclusivamente gestantes e Puérperas (pós parto de até 45 anos).
#Saúde 10/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICO DE 35 ANOS É VACINADO CONTRA A COVID-19 EM PAÇO DO LUMIAR  PÚBLICO DE 35 ANOS É VACINADO CONTRA A COVID-19 EM PAÇO DO LUMIAR 
#Saúde 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TESTAGEM COVID-19 PAÇO DO LUMIAR TESTAGEM COVID-19 PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar Inaugura Teste do Pezinho em 6 Unidades Básicas de Saúde Prefeitura de Paço do Lumiar Inaugura Teste do Pezinho em 6 Unidades Básicas de Saúde
#Saúde 31/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 POR DRIVE-THRU É RETOMADA  VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 POR DRIVE-THRU É RETOMADA 
#Saúde 25/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE SE DESTACA COM MAIS VACINAS CONTRA A COVID-19 E OBRAS DA MATERNIDADE DE PAÇO DO LUMIAR EM FASE AVANÇADA SAÚDE SE DESTACA COM MAIS VACINAS CONTRA A COVID-19 E OBRAS DA MATERNIDADE DE PAÇO DO LUMIAR EM FASE AVANÇADA
#Saúde 14/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR RECEBE QUATRO VEÍCULOS PARA TRANSPORTE DE PACIENTES E AGENTES DE SAÚDE  PAÇO DO LUMIAR RECEBE QUATRO VEÍCULOS PARA TRANSPORTE DE PACIENTES E AGENTES DE SAÚDE 
#Saúde 29/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINAÇÃO CONTRA COVID 19 NO PÁTIO NORTE SHOPPING, ATRAVÉS DE DRIVE THRU, TEM INÍCIO NESTA SEGUNDA-FEIRA, 29 DE MARÇO VACINAÇÃO CONTRA COVID 19 NO PÁTIO NORTE SHOPPING, ATRAVÉS DE DRIVE THRU, TEM INÍCIO NESTA SEGUNDA-FEIRA, 29 DE MARÇO
#Saúde 25/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INTENSIFICA VACINAÇÃO DE IDOSOS COM MAIS DE 70 ANOS  PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INTENSIFICA VACINAÇÃO DE IDOSOS COM MAIS DE 70 ANOS 
#Saúde 23/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação em Paço do Lumiar começa a ocorrer de forma centralizada Vacinação em Paço do Lumiar começa a ocorrer de forma centralizada
#Saúde 11/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MUNICÍPIO INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO PARA PREVENIR AGLOMERAÇÕES NAS REGIÕES DO COMÉRCIO DE PAÇO DO LUMIAR MUNICÍPIO INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO PARA PREVENIR AGLOMERAÇÕES NAS REGIÕES DO COMÉRCIO DE PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 05/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR ATINGE META DE IMUNIZAÇÃO E SEGUIRÁ RECEBENDO NOVAS DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19  PAÇO DO LUMIAR ATINGE META DE IMUNIZAÇÃO E SEGUIRÁ RECEBENDO NOVAS DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19 
#Saúde 04/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 SEGUE SENDO CUMPRIDO EM PAÇO DO LUMIAR  CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 SEGUE SENDO CUMPRIDO EM PAÇO DO LUMIAR 
#Saúde 02/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOVAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO À COVID-19 SERÃO ADOTADAS EM PAÇO DO LUMIAR E MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA  NOVAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO À COVID-19 SERÃO ADOTADAS EM PAÇO DO LUMIAR E MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA 
#Saúde 26/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE ATINGE 70%DE COBERTURA EM AÇÕES DO BOLSA FAMÍLIA SAÚDE ATINGE 70%DE COBERTURA EM AÇÕES DO BOLSA FAMÍLIA
#Saúde 18/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Idosos Centenários são Imunizados Contra a Covid-19 em Paço do Lumiar Idosos Centenários são Imunizados Contra a Covid-19 em Paço do Lumiar
#Saúde 09/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar recebe novas doses da vacina Contra Covid-19 e vai inserir novos grupos Paço do Lumiar recebe novas doses da vacina Contra Covid-19 e vai inserir novos grupos
#Saúde 04/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pacientes de hemodiálise, radioterapia e quimioterapia podem agendar a vacinação contra Covid-19 na CEMARC Pacientes de hemodiálise, radioterapia e quimioterapia podem agendar a vacinação contra Covid-19 na CEMARC
#Saúde 28/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 63,54% DAS VACINAS ENVIADAS PARA PAÇO DO LUMIAR JÁ FORAM UTILIZADAS 63,54% DAS VACINAS ENVIADAS PARA PAÇO DO LUMIAR JÁ FORAM UTILIZADAS
#Saúde 26/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROFISSIONAIS DE SAÚDE RECEBEM TREINAMENTO PARA MELHORAR INDICADORES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO PROFISSIONAIS DE SAÚDE RECEBEM TREINAMENTO PARA MELHORAR INDICADORES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO
#Saúde 20/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE É A PRIMEIRA PESSOA VACINADA CONTRA COVID-19 EM PAÇO DO LUMIAR AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE É A PRIMEIRA PESSOA VACINADA CONTRA COVID-19 EM PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 22/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR INTENSIFICA COMBATE A DOENÇAS COMO DENGUE CHIKUNGUNIA E ZIKA PAÇO DO LUMIAR INTENSIFICA COMBATE A DOENÇAS COMO DENGUE CHIKUNGUNIA E ZIKA
#Saúde 18/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR CONTINUA EM ALERTA PARA O "DEZEMBRO VERMELHO" PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR CONTINUA EM ALERTA PARA O "DEZEMBRO VERMELHO"
#Saúde 09/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA INTENSIFICA VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO PARA ATENDER ÁREAS SEM COBERTURA PREFEITURA INTENSIFICA VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO PARA ATENDER ÁREAS SEM COBERTURA
#Saúde 02/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS CONCLUI REVISÃO DE MAPAS PARA REORDENAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS SEMUS CONCLUI REVISÃO DE MAPAS PARA REORDENAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS
#Saúde 23/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA CAPACITA PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA O RASTREAMENTO DE CASOS DA COVID-19 EM PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA CAPACITA PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA O RASTREAMENTO DE CASOS DA COVID-19 EM PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 07/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS vai debater planejamento familiar SEMUS vai debater planejamento familiar
#Saúde 31/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE AÇÃO EM SAÚDE. PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVE AÇÃO EM SAÚDE.
#Saúde 28/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS destina apoio técnico ao mapeamento do Coronavírus SEMUS destina apoio técnico ao mapeamento do Coronavírus
#Saúde 18/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS VOLTA A TER ATENDIMENTO PRESENCIAL COM PROTOCOLO DE SEGURANÇA REFORÇADO CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS VOLTA A TER ATENDIMENTO PRESENCIAL COM PROTOCOLO DE SEGURANÇA REFORÇADO
#Saúde 15/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REINICIA SANITIZAÇÃO EM UNIDADES DE SAÚDE DE PAÇO DO LUMIAR  PREFEITURA REINICIA SANITIZAÇÃO EM UNIDADES DE SAÚDE DE PAÇO DO LUMIAR 
#Saúde 30/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mãe e filho são atendidos pelo SAMU após parto dentro de casa

Acostumados a atuarem em situações extremas, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão sempre prontos para agir. Desta vez o chamado para um atendimento domiciliar, além das dificuldades habituais em qualquer tipo de atendimento médico de urgência, representou um momento de grande emoção para os socorristas que estavam de plantão na última quinta-feira (25). A equipe precisou realizar procedimentos de emergência para assistência e acolhimento de mãe e filho após um parto normal feito em casa.

O enfermeiro Giovanne Moraes Costa, contou que o chamado ocorreu às 6h da manhã. Ao chegarem no local indicado, ele o condutor Juvêncio Sousa Cabral, iniciaram os procedimentos para acolhimento e transporte da criança que já estava nos braços da mãe, Patrícia de Jesus Reis, uma jovem de 29 anos de idade.

Como se tratava de um parto normal que aconteceu dentro de uma residência, foi preciso agir rápido e fazer o clampeamento e o corte do cordão umbilical, bem como envolver o bebê em uma manta térmica especial para manter a temperatura corporal da criança durante todo o trajeto até a maternidade.

"A mãe também precisou de atenção especial, onde foi feita a higienização da parturiente, coleta da placenta e uma avaliação da integridade física", explicou o enfermeiro.

Mãe e filho foram deslocados de sua casa no Residencial Nova Terra, bairro pertencente à São José de Ribamar, para a maternidade mais próxima.

"A experiência e presteza de nosso condutor, em se apressar a cumprir a melhor rota garantindo também o menor trajeto para o deslocamento, também foi de suma importância, para que mãe filho chegassem bem à maternidade", enfatizou Giovanne.

SAMU - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Paço do Lumiar, está entre os serviços de saúde mais demandados no município. A exemplo desta e outras situações, atua como uma base descentralizada para atender a diversos tipos de ocorrências. Em caso de necessidade, para acessar o serviço basta ligar para a Central de Regulação Médica das Urgências do SAMU pelo número 192.

#Saúde 27/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura inicia nova etapa do Cheque Cesta Básica Gestante

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), iniciou mais uma etapa de entrega do Cheque Cesta Básica Gestante. Ao todo serão beneficiadas 96 gestantes somente nesta etapa que será concluída até o dia 7 de julho.

Uma importante parceria entre a gestão municipal, por meio das ações da Secretária de Saúde de Paço do Lumiar e Governo do Estado, o programa conta hoje com mais de 972 gestantes cadastradas. Após análise criteriosas das exigências e consequente enquadramento de perfil socioeconômico para ingressarem no programa, elas recebem o benefício que soma R$ 900,00 (novecentos reais) divididos em 9 parcelas de R$100,00.

"Esse benefício é disponibilizado por meio de um cartão pós-pago para auxiliar na compra de alimentos em qualquer estabelecimento", enfatiza a gestora do programa no município, Lúcia Vasconcelos.

Para se cadastrar, a gestante deve procurar a rede pública de saúde até a 12ª semana de gestação, estar inserida no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e possuir renda familiar mensal que não ultrapasse o valor de um salário mínimo.

"Nós estamos alcançando nos próximos dias a marca de mil gestantes cadastradas. Dada a importância deste programa, o que nós planejamos é seguir dando a oportunidade para que aquela futura mamãe, que se encontra em condições mais vulneráveis, possa por meio deste auxílio financeiro, contar com melhores condições para gestar e ter o seu bebê", disse a secretária de Saúde do município, Soraya Santana.

#Saúde 23/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar e Governo inauguram UPA 24h

Posta em atividade nesta terça-feira (23), a Unidade de Pronto Atendimento UPA 24H de Paço do Lumiar, é resultado de esforço e dedicação conjunta por meio de parceria institucional entre Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar. A solenidade que marcou a inauguração foi transmitida ao vivo pelas redes sociais para que as pessoas pudessem acompanhar de modo virtual.

A solenidade que foi iniciada com um momento de oração, contou com a presença de algumas autoridades, entre elas o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o deputado estadual Adelmo Soares, a prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), a secretária de saúde do município, Soraya Santana, e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande.

Ao falar sobre a inauguração, Paula Azevedo destacou os inúmeros esforços conjuntos entre governo e gestão municipal para que este momento chegasse. Ela agradeceu a sensibilidade do governador Flávio Dino (PCdoB), em atender um desejo do povo de Paço do Lumiar, e também a sua secretária municipal de saúde e equipe pelo empenho no que fosse preciso para ajudar na implantação da unidade.

"Com o importante apoio que nos foi e é dado pelo Governo do Estado, estamos entregando mais uma casa de saúde para atender ao povo de Paço do Lumiar. Uma obra que se concretiza após superadas todas as dificuldades, e em um momento tão preciso como o qual nós estamos passando", disse a prefeita.

O secretário Carlos Lula, em seu discurso, enfatizou a importância da Unidade neste momento de pandemia. E destacou também, que a unidade "está entre as maiores UPA's em atividade no Maranhão, pertencente a Rede de Saúde do Estado".

A secretária de saúde do município, Soraya Santana, explicou que o suporte de uma UPA Tipo - III é um imprescindível para uma cidade do tamanho e com o número de habitantes de Paço do Lumiar. Ela ressaltou também que esta unidade, neste momento passa a ser um grande apoio para receber pacientes acometidos pelo novo coronavírus, mas também figura como referência prioritária para o trabalho desenvolvido pelo SAMU de Paço do Lumiar.

" A remoção de pacientes da Covid-19, ou mesmo de vítimas em caso de acidentes, por exemplo, poderá ser feita de modo mais rápido e direcionado para atendimento na unidade. Isso agilizará o acesso ao atendimento para estabilização de nossos socorridos, após os procedimentos de primeiros socorros, feitos pelos socorristas do SAMU", explicou a secretária de saúde do município, Soraya Santana.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Paço do Lumiar, está localizada na Av. 8, s/n, Conjunto Maiobão, em Paço do Lumiar. Ao todo, a UPA - 24H de Paço do Lumiar coloca à disposição da população 27 leitos, sedo 16 da ala amarela, 6 de pediatria e 5 leitos de estabilização.

A UPA conta com apoio diagnóstico e terapêutico. Entre os espaços estão a recepção, administração, classificação de risco, consultórios, salas de observação, salas para realização de curativos e suturas, aplicação de medicamentos, inalação, sala de imobilização (gesso), eletrocardiografia, Raio X, CME (Central de Material e Esterilização Recepção e Limpeza), vestiários e repousos para profissionais da assistência, almoxarifado, entre outros. Conta também com diversos equipamentos de retaguarda para funcionamento em situações atípicas, a exemplo de quadro de comando e gerador para emergências na falta de energia.

#Saúde 22/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAMU de Paço do Lumiar terá UPA 24h como referência prioritária para atendimento de pacientes

A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24H de Paço do Lumiar passará a ser referência para recebimentos de casos graves da Covid-19 em meio a pandemia do novo coronavírus. Em breve, a unidade 24H, vai atender também outros casos de urgência atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município.

A abertura de leitos especializados e UTI's, destinados para atender a população, sempre foi uma luta e um desejo da atual administração em Paço do Lumiar. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), várias ações colaborativas e inúmeros pedidos foram direcionados ao Governo do Estado, para que a UPA fosse instalada e posta em funcionamento.

"No momento em que atravessamos uma pandemia, de proporções e duração ainda incertas, um centro especializado para atender casos de coronavírus é uma grande notícia para os munícipes", destaca a prefeita em exercício Paula Azevedo.

A UPA também será um grande suporte para o trabalho desenvolvido pelo SAMU de Paço do Lumiar. A remoção de pacientes graves da Covid-19, ou mesmo de vítimas em caso de acidentes, por exemplo, poderá ser feita de modo mais rápido e direcionado para atendimento na unidade.

"Com o funcionamento da Unidade 24 horas aqui em Paço do Lumiar, nosso Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) terá a UPA como referência prioritária para destinação dos socorridos. Isso facilitará o acesso e agilizará o atendimento para estabilização, após os procedimentos de primeiros socorros, feitos pelos socorristas do nosso SAMU", explicou a secretária de Saúde do Município, Soraya Santana.

Custeado com recursos próprios pela administração municipal, o serviço conta com duas ambulâncias em funcionamento e 39 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulâncias. De forma planejada, desde o início do surto da Covid-19, a SEMUS garantiu a adequação deste tipo de atendimento com aquisição e entrega de EPI's adequados para atuação dos profissionais (aventais impermeáveis descartáveis de manga longa, gorros descartáveis, lençóis descartáveis, máscaras cirúrgicas descartáveis N95 tipo PFF-2, óculos de proteção, álcool em gel a 70% e luvas descartáveis para procedimentos cirúrgicos). O SAMU também foi reaparelhado com balões de oxigênio (Dispositivo BV), aspiradores de secreção portátil, sonda de aspiração traqueal, máscaras concentradoras de oxigênio (SEPAP), entre outros aparelhos adquiridos com recursos próprios.

O SAMU é um dos serviços que mais vem sendo demandados durante este tempo de pandemia do coronavírus. Mantém uma média mensal de cerca de 150 a 200 atendimentos de diversas causas e motivos. Para se ter uma ideia, no mês de maio foram 69 atendimentos de urgência de origens clínicas, ou seja, alterações de pressão, glicemia e outros problemas desta natureza. Também foram registrados 32 atendimentos de urgência para traumatologia, e ainda 13 atendimentos psiquiátricos aos quais tem sido notado ligeiro crescimento em ralação a outros meses. Em se tratando do coronavírus, de abril até o fim do mês passado, foram 45 atendimentos de casos graves para Covid-19.

Em caso de necessidade, para acessar o serviço basta ligar para a Central de Regulação Médica das Urgências do SAMU pelo número 192.

#Saúde 04/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais duas Unidades Básicas de Saúde recebem obras de reforma em Paço do Lumiar As obras atendem as UBS Safira e Nova Canaã
#Saúde 28/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COVID-19: Profissionais da saúde e segurança são testados para triagem em Paço do Lumiar

Com auxílio de testes rápidos para a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar (SEMUS) está realizando processo de triagem dos profissionais da saúde e da segurança do município. O objetivo é garantir que profissionais que atuam na linha de frente dos atendimentos ao público não sejam vetores de contaminação.

A realização do procedimento é feita em posto interno para testagem montado pela SEMUS. O resultado do teste é obtido dentro de poucos minutos após ser coletado uma gota de sangue do profissional. A realização dos testes se encaixa nas orientações técnicas do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS) com vistas a cumprir objetivos de fornecer número expressivo de testes junto aos profissionais da linha de frente no combate à pandemia do novo Coronavírus.

#Saúde 19/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Retomada da vacinação em Paço ocorre nesta quarta-feira (20) Retomada da vacinação em Paço ocorre nesta quarta-feira (20)
#Saúde 18/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura realiza vistoria em estabelecimentos comerciais do Maiobão Prefeitura realiza vistoria em estabelecimentos comerciais do Maiobão
#Saúde 14/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar recebe UTI Móvel como medida de enfrentamento à COVID-19 Prefeitura de Paço do Lumiar recebe UTI Móvel como medida de enfrentamento à COVID-19
#Saúde 14/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Prefeitura de Paço do Lumiar informa que o trabalho de desinfecção e sanitização foi iniciado no município. A Prefeitura de Paço do Lumiar informa que o trabalho de desinfecção e sanitização foi iniciado no município na noite da última terça-feira (12).
#Saúde 13/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura leva sanitização para o Mercado Municipal, Unidades de Saúde e outros prédios públicos. Prefeitura leva sanitização para o Mercado Municipal, Unidades de Saúde e outros prédios públicos.
#Saúde 13/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura do Paço do Lumiar usa técnica da sanitização para desinfectar espaços públicos. Prefeitura do Paço do Lumiar usa técnica da sanitização para desinfectar espaços públicos.
#Saúde 11/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COVID-19: Prefeitura de Paço do Lumiar credencia costureiros e costureiras para produção de máscaras COVID-19: Prefeitura de Paço do Lumiar credencia costureiros e costureiras para produção de máscaras
#Saúde 23/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITA PAULA AZEVEDO PARTICIPA DE VÍDEOCONFERÊNCIA COM VEREADORES DO MUNICÍPIO. PREFEITA PAULA AZEVEDO PARTICIPA DE VÍDEOCONFERÊNCIA COM VEREADORES DO MUNICÍPIO.
#Saúde 22/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE UPA DO MUNICÍPIO. PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE UPA DO MUNICÍPIO.
#Saúde 19/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar presta acompanhamento, orientação e apoio às pessoas com Covid-19 Prefeitura de Paço do Lumiar presta acompanhamento, orientação e apoio às pessoas com Covid-19
#Saúde 17/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura fecha parceria com agências bancárias do Município para realizar ações em combate ao coronavírus Prefeitura fecha parceria com agências bancárias do Município para realizar ações em combate ao coronavírus
#Saúde 16/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZA AÇÕES DE SAÚDE E INFRAESTRUTURA NO CUMBIQUE  Crianças e idosos foram vacinados contra o H1N1 e a avenida principal recebeu  revestimento primário
#Saúde 15/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação contra H1N1 é retomada em Paço do Lumiar. Vacinação contra H1N1 é retomada em Paço do Lumiar.
#Saúde 14/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CRESCE O NÚMERO DE CASOS DE INFECÇÃO POR CORONAVÍRUS EM PAÇO DO LUMIAR CRESCE O NÚMERO DE CASOS DE INFECÇÃO POR CORONAVÍRUS EM PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 13/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar: SAMU localizado no município está reabastecido com materiais hospitalares e EPI's desde o último dia 30 Paço do Lumiar: SAMU localizado no município está reabastecido com materiais hospitalares e EPI's desde o último dia 30
#Saúde 10/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar recomenda intensificar isolamento durante Semana Santa. Paço do Lumiar recomenda intensificar isolamento durante Semana Santa.
#Saúde 07/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Paço do Lumiar monitora casos suspeitos de Coronavírus Já são cinco casos confirmados no município e nenhum óbito, até então
#Saúde 01/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS intensifica entrega de kits de proteção para UBS's Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo manter a segurança de profissionais e pacientes
#Saúde 30/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS DESTACA AÇÕES POSITIVAS EMPREGADAS CONTRA CORONAVÍRUS EM PAÇO DO LUMIAR SEMUS DESTACA AÇÕES POSITIVAS EMPREGADAS CONTRA CORONAVÍRUS EM PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 30/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINAÇÃO CONTRA H1N1 CONTINUA PARA ACAMADOS E IDOSOS COM DIFICULDADES DE LOCOMOÇÃO POR AGENDAMENTO SEMUS informa, ainda, que está aguardando mais lotes de vacinas chegarem para retomar as ações por completo no município
#Saúde 27/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA PLANEJAMENTO DE AÇÕES POR MEIO DE REUNIÕES VIRTUAIS A medida tem o objetivo de manter o ritmo de atividades mesmo durante a quarentena em prevenção ao Coronavírus
#Saúde 25/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA E POLÍCIA MILITAR CONTINUAM OPERAÇÃO PREVENTIVA CONTRA O CORONAVÍRUS EM PAÇO DO LUMIAR PREFEITURA E POLÍCIA MILITAR CONTINUAM OPERAÇÃO PREVENTIVA CONTRA O CORONAVÍRUS EM PAÇO DO LUMIAR
#Saúde 24/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA E POLÍCIA MILITAR REALIZAM AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CORONAVÍRUS Comércio e serviços não essenciais foram fechadas de acordo com determinação do Governo do Estado
#Saúde 23/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO CONTRA O H1N1 NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO CONTRA O H1N1
#Saúde 23/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INICIA PRIMEIRA FASE DA CAMPANHA CONTRA A INFLUENZA H1N1 A vacinação está sendo realizada em 21 postos de atendimento no município
#Saúde 20/03/2020 PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Saúde 16/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR: NOTA COVID-19 Prefeitura de Paço do Lumiar emite nota acerca do Covid-19, doença transmitida pelo Coronavírus
#Saúde 12/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ações voltadas às mulheres em Paço do Lumiar marcam mês de março. Ações voltadas às mulheres em Paço do Lumiar marcam mês de março.
#Saúde 12/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar e UNDB assinam convênio voltado para a área da saúde. Prefeitura de Paço do Lumiar e UNDB assinam convênio voltado para a área da saúde.
#Saúde 06/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Reforço na Saúde: Paço do Lumiar recebe ambulância do Governo do Estado Reforço na Saúde: Paço do Lumiar recebe ambulância do Governo do Estado
#Saúde 17/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação contra o Sarampo vai até 13 de março em Paço do Lumiar Vacinação contra o Sarampo vai até 13 de março em Paço do Lumiar
#Saúde 14/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA 24H) DE PAÇO DO LUMIAR ENTRARÁ EM FUNCIONAMENTO EM 60 DIAS Autoridades em geral participaram da vistoria ténica em visita ao local
#Saúde 12/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA PROMOVE AÇÃO SOCIAL NA SEDE DO MUNICÍPIO Atendimentos médicos, serviços sociais e terapias integrativas foram oferecidas à população
#Saúde 04/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE REALIZAM CADASTRO DOMICILIAR DE CIDADÃOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE REALIZAM CADASTRO DOMICILIAR DE CIDADÃOS
#Saúde 23/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JANEIRO BRANCO - Prefeitura de Paço do Lumiar  promove palestra com orientações sobre cuidados psicológicos JANEIRO BRANCO - Prefeitura de Paço do Lumiar  promove palestra com orientações sobre cuidados psicológicos
#Saúde 20/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço leva atendimento médico e assitência social à comunidade Armindo Reis Prefeitura de Paço leva atendimento médico e assitência social à comunidade Armindo Reis
#Saúde 18/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR FAZ ENTREGA DE CARTÕES DO CHEQUE CESTA BÁSICA-GESTANTE.  PAÇO DO LUMIAR FAZ ENTREGA DE CARTÕES DO CHEQUE CESTA BÁSICA-GESTANTE. 
#Saúde 14/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA AÇÃO SOCIAL NO COHABIANO X. PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA AÇÃO SOCIAL NO COHABIANO X.
#Saúde 03/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPS DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA BAZAR NATALINO. CAPS DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA BAZAR NATALINO.
#Saúde 05/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar busca recursos para a saúde junto ao Governo do Estado Prefeitura de Paço do Lumiar busca recursos para a saúde junto ao Governo do Estado
#Saúde 22/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Paço do Lumiar entrega kits na UBS Itapera. Prefeitura de Paço do Lumiar entrega kits na UBS Itapera.
#Saúde 17/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR: OBRAS DO CREAS TAMBAÚ SÃO RETOMADAS. PAÇO DO LUMIAR: OBRAS DO CREAS TAMBAÚ SÃO RETOMADAS.
#Saúde 02/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Unidades Básicas de Saúde de Paço do Lumiar recebem equipamentos e mobiliários novos As 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Paço do Lumiar, estão sendo beneficiadas com equipamentos e mobiliários novos. É a saúde municipal vivendo um novo tempo. As entregas começaram pelas UBS,s Nova Canaã e Pindoba, onde unidades receberam; geladeiras para farmácia, cadeiras, foco ginecológico, lixeiras, armários de inox, ventiladores, ar condicionados e prateleiras. As farmácias também foram reabastecidas.

Os materiais foram entregues nesta quarta-feira,02, pela prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(SD) e pela Secretária Municipal de Saúde, Soraya Santana. A Prefeita explicou que todas as Unidades Básicas de Saúde estão recebendo os equipamentos para melhor atender a comunidade.

“Estamos aparelhando nossas unidades com o intuito de cuidar bem dos cidadãos luminenses, que precisam das UBS's. A aquisição dos materiais potencializarão o trabalho realizado pelas equipes, que já são muito dedicadas. Sou consciente de que ainda há muito o que fazer pela nossa saúde, mas no que depender dos nosso esforços, daremos um grande salto. Em breve as unidades serão reformadas e estaremos ativando alguns prédios que foram construídos em gestões anteriores, que estão concluídos, mas que nunca abriram duas portas. Nossa gente merece sempre o melhor", destacou a prefeita.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Soraya Santana, a gestão preza pela humanização dos serviços. “Os equipamentos irão fazer com que os profissionais trabalhem com mais resolutividade, junto à comunidade. Humanização é uma prioridade", disse a secretária.

A diretora da UBS da Pindoba, Valéria Ferreira Pereira, afirmou que proporcionar condições de trabalho aos servidores é fundamental, conforme preconiza a política nacional de humanização.
"A humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores, nesse processo de produção de saúde", ressaltou a diretora.
www.pacodolumiar.ma.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 01:47:47