x


Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Min:23º | Max: 33º


Paço do Lumiar

Localizado no litoral norte maranhense, Paço do Lumiar é um dos municípios que mais crescem no Maranhão. Pertence à Região Metropolitana da Grande São Luís e possui uma população de 119.915 habitantes e uma área territorial de 122.828 KM2, segundo dados do IBGE.

Junto com os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Alcântara, Rosário e Bacabeira integra  a maior metrópole do estado do Maranhão, também conhecida como a Grande São Luís.

História

Segundo relatos históricos, a ocupação inicial é datada de 22 de maio de 1625, quando chegou à capital da província do Maranhão, o governador Francisco Coelho de Carvalho. Na época, o jesuíta Luís Figueira já possuía uma légua de terra no sítio chamado Anindiba que, por escritura pública, fora-lhe doada por Pedro Dias e sua mulher Apolônia Bustamente.

Por meio da Carta Régia de 11 de junho de 1761, o então Governador Joaquim de Melo e Póvoas desloca-se, no ano seguinte, para o território e eleva-o à categoria de Vila, com o nome de Paço do Lumiar, em razão de sua semelhança com a localidade  Freguesia do Lumiar, que fica nos arredores de Lisboa, em Portugal.

Paço do Lumiar chegou a ser distrito da capital São Luís, no século XX,  e em seguida passou a ser distrito de  Ribamar. A emancipação administrativa e política ocorre em 7 de dezembro de 1959 pela Lei nº1890. A cidade teve como  primeiro prefeito, Pedro Ferreira da Cruz.

Geografia


 O município foi criado a partir do desmembramento do município de  Ribamar. Bairros como Maiobão, Maioba, Mocajituba, Iguaíba, Paranã I, II e III, Vila Mercês e Residenciais Abdalla I e II, comunidade de Tendal-Mirim,  Loteamento Todos os Santos, Vila São Jose I e II, comunidades dos Portos de Mocajituba, Caranguejo, Pau Deitado, as comunidades de Novo Horizonte, Nova Luz, Nova Vida, Jardins das Meses, Residenciais Araguaia, Roseana Sarney,  Conjunto Tambaú, Loteamento Jardim Paranã, Residencial Orquídeas, Vila Nazaré, entre outras vilas e comunidades compõem o cenário geográfico de Paço do Lumiar.

 O município possui extensas áreas verdes ainda não ocupadas por atividades humanas. Belezas naturais e um rico patrimônio da cultura popular como o sotaque de Matraca representado pelos batalhões da Maioba e do Iguaíba que dão brilho cultural na cidade mais bonita do litoral norte maranhense.

Com a economia em crescimento, diversas atividades são desenvolvidas no município como o extrativismo, pesca, agricultura familiar e ainda o desenvolvimento do comércio atacadista e varejista, além de atividades ligadas ao Ecoturismo, que também movimentam a economia local.

 Com uma morfologia natural de rios e cursos d’aguas, há em algumas localidades, a presença dos mangues. O município diante do cenário nacional vive um desafio que é fazer uma cidade moderna com foco em seu maior patrimônio: sua gente. Paço do Lumiar está em desenvolvimento e avanço constante nas áreas social e econômica.

 

Praça Nossa Senhora da Luz,,Centro, 01
Paço do Lumiar-MA
Telefone

2018 - Prefeitura de Paço do Lumiar - Todos os direitos reservados

Assessoria de Comunicação