Quinta-Feira, 18 de Julho de 2019

UNITI DE PAÇO DO LUMIAR FORMA SUA PRIMEIRA TURMA

Depois de um ano de curso, a primeira turma da Universidade da Terceira Idade (Uniti) de Paço do Lumiar encerrou suas atividades com um grande baile de formatura, que aconteceu na tarde de 13 de dezembro, quinta-feira, no auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano (Iesf), no Maiobão.

A iniciativa é da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio do Instituto de Previdência Social do Município (PrevPaço), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). Os idosos passaram por dois semestres durante o curso de formação continuada, em uma proposta educativa com atividades sociais, culturais, de convívio e atividades físicas, favorecendo a melhoria da qualidade de vida.

Na tarde de gala, os concludentes estiveram ao lado de familiares e amigos, que prestigiaram a festa de colação de grau dos 56 alunos. "Este é um momento especial e inesquecível na minha vida. Há um ano, alguém me perguntou se a felicidade existia e eu na época respondi que não, mas hoje eu quero mudar a minha reposta, felicidade existe sim, eu estou e sou muito feliz, eu reaprendi a viver com a Uniti e voltei a sonhar", afirmou Maria Eulália Silva, a aluna mais idosa da turma, em um discurso emocionante.

Logo no início da festa, o coral da Uniti cantou o hino de Paço do Lumiar e os alunos puderam acompanhar um vídeo em homenagem a eles. Em seguida, iniciou-se o momento mais esperado pela turma, a entrega dos certificados de conclusão de curso. Os alunos e seus respetivos padrinhos foram chamados um a um ao centro do salão e as autoridades presentes fizeram a entrega do documento em meio a lágrimas e aplausos.

O prefeito Domingos Dutra (PCdoB) prestigiou o evento. No seu discurso, o gestor destacou o valor da pessoa idosa. “Vocês são força e motivação para os mais jovens. Ninguém aqui é velho, velha, mas sim vividos e cheios de experiências. Esperamos que vocês tenham aprendido com a Uniti e que saibam que o nosso papel é trazer ações de qualidade e bem-estar individual. Continuaremos com este propósito de valorização da pessoa idosa”, enfatizou o prefeito.

O superintendente doa PrevPaço e coordenador da Uniti/Paço do Lumiar, Carlos Antônio Sousa, parabenizou a turma concludente, dando boas notícias. "Graças ao empenho do nosso prefeito Domingos Dutra e da primeira dama e secretária de Planejamento dra. Núbia Feitosa, no ano que vem teremos novas turmas. O melhor é que além de dar oportunidade a outros idosos, essa turma vai poder dar continuidade ao curso. Isto é uma grande alegria para nós todos", ressaltou o superintendente.

A animação do baile ficou por conta do projeto cultural Click, uma banda composta só por artistas luminenses.

Publicado em: 13/12/2018