Quinta-Feira, 18 de Julho de 2019

SECRETÁRIAS VISITAM NÚCLEOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

A secretária municipal de Planejamento de Paço do Lumiar, Nubia Feitosa, e a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gilzete Ribeiro, visitaram nesta quarta-feira, 3 de julho, três dos cinco núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O objetivo da visita foi verificar a atual situação desses espaços com o intuito de buscar melhorias para os locais

Foram visitados os núcleos localizados nas comunidades Novo Paço, Vila Cafeteira e Mocajutuba. Ao longo das ações, os responsáveis pelos núcleos explicaram as atividades que estão sendo desenvolvidas e informaram as demandas necessárias para a melhoria dos atendimentos.

Importância - O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é uma atividade de proteção social básica, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Nesses espaços, os grupos atendidos são crianças e adolescentes. Lá são desenvolvidas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, além de ser garantida a oferta de uma refeição aos participantes. Paço do Lumiar conta ainda com núcleos do SCFV nas comunidades de Pirâmide e Mojó.

“O serviço de convivência vem para somar. Por isso é importante outros materiais para que possamos continuar desenvolvendo as nossas atividades”, disse Elisa Regina dos Santos, orientadora social do SCFV no Novo Paço.

Após a visita, a secretária municipal de Planejamento de Paço do Lumiar, Nubia Feitosa, se comprometeu em reforçar os centros. “Há muito a ser feito, mas estamos aqui para reforçar os centros de convivência não apenas com as alimentações, mas com o saber e o lúdico para impedir que as nossas crianças e adolescentes se desvirtuem para outros caminhos”, a primeira-dama de Paço do Lumiar.

A mesma opinião foi compartilhada pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gilzete Ribeiro, que destacou a importância dos centros para o desenvolvimento saudável dos jovens.

“Os centros oferecem toda uma convivência familiar e comunitária para as crianças e adolescentes, dando a oportunidade de um desenvolvimento saudável para eles. Temos toda uma equipe de educadores e orientadores para proporcionar atividades socioeducativas com temas transversais para atender essas pessoas”, pontuou.

Publicado em: 04/07/2019