Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019

PROJETO "EDUCAR PRA VALER"

PROJETO "EDUCAR PRA VALER" DE SOBRAL CONTINUA EM PAÇO DO LUMIAR.

Mais um importante passo foi dado na manhã desta quarta-feira,4,para assegurar uma educação de qualidade aos estudantes de Paco do Lumiar. A prefeita em exercício, Paula Azevedo(SD), reafirmou o compromisso, com Associação Bem Comum, que oferece ao município o projeto Educar pra Valer(EpV), que tem como finalidade apoiar a implementação de boas práticas de gestão, tendo como base os resultados obtidos no município de Sobral, no Ceará.

O Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a Associacao Bem Comum, foi assinado no ano passado. O problema é que o projeto não estava sendo  devidamente executado, alguns entraves, como a falta de material para os educadores colocarem em prática as atividades do programa e a não aplicação das provas de avaliação dos alunos, atrapalharam os resultados.

Esses problemas foram pontuados durante uma reunião na sede da Semed, no conjunto maiobão, entre a chefe do executivo,o Secretário Municipal de Educação, Marcos Ferreira e as duas coordenadoras estaduais do projeto, Roberta César e Aurilene Marcelo.

A prefeita Paula afirmou na ocasião, que educação em sua gestão é prioridade e por isso fez questão de receber pessoalmente a equipe de Sobral.

“O estado do Ceará tem um dos melhores níveis de aprendizagem do país e Sobral traz nota 9.1 no último Ideb. Queremos que Paço do Lumiar avance também e por isso é importante nos espelharmos em experiências exitosas. Eu estou aqui a disposição, disposta a fazer de tudo para que esse projeto seja um sucesso em nosso Município, eu entendo que  educação não é só oferecer merenda, kit escolar e estrutura qualificada. Educação é fazer com que as nossas crianças de fato aprendam”, concluiu a prefeita.

Uma das coordenadoras Estaduais do Educar pra Valer, a Aurilene Marcelo , explicou sobre o programa, sobre a experiência de Sobral e sobre a importância de cumprir corretamente o cronograma do projeto.

“A adesão de Paço do Lumiar ao programa não  representa nenhum custo para o município, isso porque a Associação Bem Comum conta com apoio da Fundação Lemann na execução do EpV, que tem como inspiração os resultados e, sobretudo, os processos que foram implementados em Sobral e no estado do Ceará, mas precisamos da contrapartida do Município, precisamos que o projeto funcione da forma como idealizamos. Paço do Lumiar tem tudo para ser referência do EpV no estado do Maranhão”, pontuou a coordenadora.

Para o secretário municipal de educação, investir no pedagógico e na valorização do educador é essencial.

" São dois pontos primordiais, primeiro o
educador precisa ser valorizado não só por compartilhar conhecimento, mas por ser um  estimulador que guia os alunos na construção de seus próprios conceitos, valores, atitudes e habilidades. Já o pedagógico é o coração da escola e  pode ser percebido ao longo do tempo, com os resultados dos métodos implementados, que refletem diretamente no processo de ensino-aprendizagem" disse o secretário.

Publicado em: 04/09/2019