Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

PROFISSIONAIS DE SOBRAL (CE) APLICAM FORMAÇÃO CONTINUADA EM PAÇO DO LUMIAR

Ao longo desta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de abril, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizaram uma formação com técnicos da Semed sobre o Programa Libertar pelo Saber.

Os formadores são de Sobral (CE) e, na oportunidade, fizeram a exposição dos resultados obtidos com os testes diagnósticos aplicados na fase inicial para alunos de 2°e 5° ano, com provas de Língua Portuguesa, Matemática e Leitura, bem como a discussão de estratégias para melhorar os indicadores em Paço do Lumiar.

A formação é resultado de uma parceria entre a Associação Bem Comum e a Fundação Lemann, para prestar assessoria gratuita a municípios brasileiros para a implantação de práticas sustentáveis de gestão escolar. A idealização do projeto vem da experiência dos gestores na reforma educacional do município de Sobral, no Ceará, entre os anos de 2005 e 2017, quando alcançaram um IDEB quase duas vezes maior do que a média brasileira. Além disso, os coordenadores também trouxeram a experiência da estruturação do Programa de Alfabetização na Idade Certa, criado pela Secretaria de Educação do estado do Ceará.

Em sua primeira edição, o programa selecionou cinco estados, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Sul, totalizando cerca de 25 cidades participantes, entre estas Paço do Lumiar. Márcia Cavalcante, coordenadora executiva do Programa, afirma que o compromisso político por melhorias na educação é uma aposta que começa firmada pelas prefeituras nessas cidades.

Publicado em: 26/04/2019