Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019

PREFEITURA RECEBE EQUIPAMENTOS PARA OTIMIZAR PRODUÇÃO DE MARISCOS EM PAÇO DO LUMIAR

Em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque nesta terça-feira, 22, o Governo do Estado do Maranhão realizou por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) a entrega de equipamentos agrícolas e de pesca para 54 municípios. A Prefeitura de Paço do Lumiar foi beneficiada com 10 motores rabeta, quatro kits marisqueira e uma unidade de ostreicultura flutuante. Os equipamentos se destinam às famílias que atuam na atividade extrativista do munícipio.

Com o objetivo de incentivar a aquicultura em Paço do Lumiar, foram disponibilizados barcos, redes, caixas e coletes, além de kits com freezer, fogão industrial, panelas e botijões de gás, entre outros utensílios necessários à cultura e venda de mariscos. O governador Flávio Dino (PCdoB – MA) ressaltou a importância dos investimentos destinados aos pequenos produtores como forma de reduzir as desigualdades no estado. “Nós precisamos avançar na justiça social. E o único caminho de fazê-lo, de modo sustentável e perene, é acreditar nos esforços e na capacidade de trabalho do povo do Maranhão”, declarou Dino.

Presente na solenidade para receber os equipamentos em nome do município, o prefeito Domingos Dutra (PCdoB – MA) analisou que os atuais investimentos do Governo do Maranhão terão um impacto econômico muito positivo em Paço do Lumiar nos próximos anos. Segundo o prefeito, a produção ainda artesanal de mariscos precisa de mais estrutura para dar um maior retorno financeiro aos trabalhadores, pois a venda in natura ainda enfrenta inúmeras precariedades.

“Esses equipamentos que o governador disponibilizou hoje vão abrir portas para buscarmos mais tecnologias, agrupando os catadores de sururu, sarnambi, etc., para que eles organizados possam adquirir mais conhecimento e agregar valor, colocando seus produtos no mercado”, afirmou.

Importância

Durante a entrega, vários produtores rurais e pescadores acompanharam o discurso do governador. José Ferreira, presidente do Sindicato dos Pescadores e Marisqueiras da Grande Ilha, destaca a importância dessas aquisições para a qualidade de vida da população que trabalha com o cultivo de mariscos.

Segundo Ferreira, a troca de barcos a remo por exemplares motorizados deve aumentar a eficiência e a produtividade das marisqueiras em Paço do Lumiar. “Isso deve beneficiar mais de 20 famílias, porque cada kit desse contempla cerca de 6 famílias”, enumerou o sindicalista.

Texto: Tiago Amate/Ascom Paço do Lumiar

Fotos: Annielle Pimentel