Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

PREFEITURA REALIZA PROGRAMAÇÃO PARA ALERTAR SOBRE O TRABALHO INFANTIL

A Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), realiza a partir desta terça-feira, 19, nos bairros da Pindoba e Armindo Reis o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que tem como objetivo alertar a população, em especial os pais e responsáveis sobre o trabalho precoce de crianças e adolescentes menores de 16.

O Programa, que faz parte da Política Nacional de Assistência Social é realizado em todo o Brasil no mês de junho. Em Paço do Lumiar as ações começaram desde o dia 12, quando se comemora o Dia Mundial em Combate ao Trabalho Infantil. Nesta terça, dia 19, o encontro será na Igreja Batista da Pindoba, Rua São Roque, nº 45. O público alvo são os pais e responsáveis dos alunos das escolas Olavo Melo, Benjamim Peixoto e do Clube das Mães.

No dia 27, quarta-feira, está prevista na parte da manhã, uma blitz na feira do Maiobão, com entrega de panfletos e colagem de adesivos. Na quinta, dia 28, o encontro será no bairro Armindo Reis, no Instituto Social Beneficente de Educação do Maranhão, Rua V, n.º 295, com a participação dos associados e a comunidade em geral. E equipe do PETI vai trabalhar com atividades alusivas, filmes e documentários.

Ao fim do trabalho, a técnica de referência das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), Ana Elisa Bacelar, espera conscientizar o maior número de pessoas. “Como equipe, queremos alertar a sociedade civil e a população em geral da importância do combate ao trabalho infantil por meio das reflexões e atividades, não só agora, mas durante todo o dia”, afirmou.

Em 2018, a campanha do dia 12 de junho no Brasil tem por tema: “Piores Formas: Não proteger a infância é condenar o futuro!” O título chama a atenção para as consequências danosas do trabalho infantil para o futuro das crianças e adolescentes.

DADOS

O compromisso da ONU é erradicar todas as piores formas de trabalho infantil até 2025, conforme preveem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) mostra que, em 2015, havia 2,7 milhões de crianças e adolescentes trabalhando irregularmente.

Mais informações: www.chegadetrabalhoinfantil.org.br

Texto: Alynne Sipaúba