Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019

PLANTIO DE MUDAS E VISITA AO RIO PACIÊNCIA MARCAM SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM PAÇO DO LUMIAR

Com o plantio de mudas e visita ao Rio Paciência, que corta o município, alunos de escolas de Paço do Lumiar participaram do encerramento da Semana Nacional do Meio Ambiente. Os 3 R’s da sustentabilidade - Reduzir, Reutilizar e Reciclar – foram um dos temas centrais da Semana, encerrada nesta quarta-feira, 6. Desde o final de maio, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semap) e Educação (Semed), realizou atividades em alusão à data.

O ponto alto das ações ocorreu no encerramento das atividades, na Praça Nossa Senhora da Luz, em frente à sede da Prefeitura e à Semap, onde alunos das UEBs Leda Tajra e Tácito Caldas plantaram mudas em alguns pontos da praça. Também houve plantio na área do Viva Maiobão, onde uma palmeira imperial foi plantada num local onde as pessoas costumam jogar lixo.

“É muito bom ver nossos jovens mexendo com a terra, plantando e tendo consciência ambiental. É importante passar essa ideia não só na sala de aula, mas também nas atividades do dia a dia, limpando seu ambiente, varrendo a porta de casa, não jogando lixo depois que o caminhão de coleta passa, plantando mudas e também fazendo suas hortas caseiras”, assinalou o prefeito Domingos Dutra (PCdoB).

Rio Paciência

Outra atividade de destaque foi a visita dos alunos da UEB Bandeira Tribuzzi ao Rio Paciência, que foi por décadas responsável pelo abastecimento de água de grande parte da Ilha e meio de sustento de famílias de pescadores e agricultores. Os alunos foram levados por meio de visita orientada por técnicos da Semap e professores até a área do beira-rio e puderam verificar a poluição. “É triste, né? A gente ver que essa sujeira toda foi provocada pelas ações do homem. As margens e o rio estão bem poluídos”, afirmou Kauan Soares, 11 anos.

“São ações pontuais, de educação, desenvolvidas fundamentalmente com as crianças e os jovens em escolas do município. A ideia é que eles se tornem agentes multiplicadores dos ensinamentos e das práticas de preservação, principalmente na sua família e na comunidade”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Gomes.

11 palestras

Desde o final de maio, o secretário e técnicos da Semap vinham realizando palestras e rodas de bate-papo com alunos em escolas municipais, falando principalmente de reciclagem, queimadas e destinação do lixo. As atividades, num total de 11 palestras, ocorreram nas escolas: UEB Bandeira Tribuzzi, Henrique de La Roque, José Costa Ferreira, Pão da Vida, Alana Ludmila, José Maria Ramos Martins, Monteiro Lobato e Lima Verde. “Os temas abordados sempre foram água, terra e os 3 R’s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), que visam estabelecer uma boa relação entre a população e o meio ambiente”, destacou Renato Gomes.

“Gostei de saber da coleta seletiva. Na minha casa a gente não separa garrafa de plástico e lata de alumínio. Coloca tudo junto no lixo. E isso é ruim, pois vão para o meio ambiente e demoram muito para se acabar. Vou tentar separar em outro saco para entregar aos catadores, para reciclar”, declarou Ana Clara Santos, 10 anos, que assistiu à palestra sobre reciclagem.

SAIBA MAIS

O Rio Paciência corta toda a Grande Ilha, passando em São Luís pelos bairros São Cristóvão e Santa Bárbara e atravessando os municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

Texto: Érika Rosa/Ascom Paço do Lumiar

Fotos: Paulo Filho