Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

PENSANDO NOS CATADORES, FECHAMENTO DO LIXÃO DE IGUAÍBA FOI ADIADO PARA O DIA 6 DE DEZEMBRO

Durante uma reunião na Vara de Direitos, Difusos e Coletivos entre o Juiz Douglas de Melo, o Prefeito de Paço do Lumiar Domingos Dutra (PCdoB), os Secretários de Meio Ambiente Renato Gomes, de Saúde Juarez Lima, de Educação Paulo Roberto, o adjunto de Infraestrutura Reginaldo Santana e um representante da Agência Metropolitana, foi decidido que o encerramento do lixão na comunidade do Iguaiba será adiado para o dia 6 de Dezembro.

A importante decisão visa ganhar tempo para que as grandes geradoras de lixo sejam notificadas. Empresas e condomínios receberão ofícios, para que a partir de agora comecem a separar os resíduos, o material será encaminhado para os galpões onde irão funcionar as cooperativas, os espaços estão prontos para funcionamento e assim os catadores que são as peças mais importante neste processo, não ficarão sem fonte de renda durante o trâmite de fechamento do lixão.

Essa era uma preocupação da categoria,  já que demandaria tempo até que houvesse organização na coleta seletiva foi o que relatou o catador Waldemir Souza. "Eu estou feliz com esse progresso, porque apesar de ter orgulho da minha profissão, eu não gosto de trabalhar nesse ambiente, quem gosta né? Fazemos isso por necessidade e eu estava preocupado, porque depois que o lixão fechasse, levaria um tempo para que os matérias recicláveis chegassem as cooperativas, o adiamento foi uma boa ideia sim, assim não ficaremos parados nenhum dia" disse o catador.

De acordo com Juiz Douglas de Melo, além de articular uma maneira que garanta renda aos catadores de forma imediata, os próximos dias que antecedem o encerramento definitivo do lixão servirão também para que os trabalhadores possam passar por procedimentos médicos. " Em condições extremamente precárias, com risco de contaminação e transmissão de doenças, esses trabalhadores são agentes essenciais para a reciclagem e por isso nossa preocupação. Vamos adiar esse encerramento para que tudo seja feito com calma, ele receberão atenção da secretária de saúde, enquanto nós nos articulamos para garantir o ganha pão dessa classe" destacou o Juiz.

Apesar da ansiedade de fechar o lixão, o prefeito Domingos que luta desde o início da gestão para que este dia pudesse chegar, entende a necessidade do adiamento. "Os catadores são os que coletam, o que separam, transportam, acondicionam e, às vezes, beneficiam os resíduos sólidos, transformando o que antes era visto como lixo, inútil e pronto para ser descartado, em mercadoria, com valor de uso e de troca, por tanto não podemos tomar decisões sem antes pensarmos no destino destas pessoas. Achamos a solução, que é a cooperativa, porém até os galpões serem abastecidos a classe ficaria sem renda, então faremos um estoque mínimo nos galpões e aí sim, no dia 6 de Dezembro fecharemos o lixão.  Explicou o prefeito Dutra.

A coleta seletiva será abordada também nas escolas da rede Municipal, onde um concurso de redação será realizado, como forma de incentivar os alunos a aderirem essa nova cultura.

Publicado em: 22/11/2018