Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019
Min:23º | Max: 33º


PAÇO DO LUMIAR PARTICIPA DO PROGRAMA EDUCAR PRA VALER

Paço do Lumiar está entre os cinco municípios maranhenses escolhidos para participar do Programa Educar pra Valer, que pretende trazer diversos benefícios para a educação básica em cidades brasileiras. Nesta quinta-feira, 24, em reunião no Rio Poty Hotel com prefeitos e gestores do Maranhão, a equipe do programa apresentou uma agenda com o plano de ações para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos municípios selecionados e consolidar a alfabetização até os 7 anos de idade.

Segundo o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), que participou do evento com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o objetivo de participar do projeto e trazer educadores para trocar informações em Paço do Lumiar é de deixar um legado digno para a educação municipal.

“Nós já aumentamos significativamente nosso IDEB, mas ainda falta muito para avançar. Esse programa tem duração de 4 anos, com a experiência, com as referências e com o sucesso que Sobral alcançou na educação no Brasil. Eu tenho certeza de que vamos dar um salto de qualidade, fazendo com que nossas crianças tenham a perspectiva de um futuro melhor”, orgulha-se o prefeito, ao falar da parceria.

Para o secretário de Educação de Paço do Lumiar, Paulo Roberto Soares, a educação básica é uma prioridade da atual gestão. “Não se pode pensar em resgate da educação e, consequentemente, das vidas e das pessoas, se a gente não pensar isso na base”, analisa.

 

Parceria

Resultado de uma parceria entre a Associação Bem Comum e a Fundação Lemann, o Programa Educar Pra Valer presta assessoria gratuita a municípios brasileiros para a implantação de práticas sustentáveis de gestão escolar. A idealização do projeto vem da experiência dos gestores na reforma educacional do município de Sobral, no Ceará, entre os anos de 2005 e 2017, quando alcançaram um IDEB quase duas vezes maior do que a média brasileira. Além disso, os coordenadores também trouxeram a experiência da estruturação do Programa de Alfabetização na Idade Certa, criado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Em sua primeira edição, o programa selecionou cinco estados, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Sul, totalizando cerca de 25 cidades participantes. Para Márcia Cavalcante, coordenadora executiva do Programa, o compromisso político por melhorias na educação é uma aposta que começa firmada pelas prefeituras nessas cidades.

“É muito importante, a parceria, a motivação dos prefeitos. O prefeito de Paço do Lumiar tem mostrado esse interesse, inclusive está participando aqui do seminário conosco. Tudo começa, na rede pública, com a decisão política de querer fazer”, destaca Márcia Cavalcante. No entanto, a coordenadora também ressalta que o “querer fazer” se traduz, de forma prática, em direcionar os investimentos necessários e possíveis para o desenvolvimento da educação municipal.

 

Finalidade

A finalidade do programa é, principalmente, se deter sobre as condições de alfabetização na infância, como forma de garantir processos de ensino-aprendizagem mais eficientes no ensino básico. Também constam como metas da equipe auxiliar as escolas e os gestores a reduzir os números de reprovação, repetência e distorção idade-série, bem como eliminar a evasão escolar, ultrapassar os índices do IDEB estipulados pelo Ministério da Educação e aumentar o percentual de alunos com níveis minimamente adequados em português e matemática.

“Não viemos ensinar nada a ninguém porque as pessoas sabem o que fazer, nós viemos aprender juntos a construção do melhor caminho”, explica José Clodoveu, professor visitante na Universidade de Columbia, em Nova York, ex-prefeito de Sobral e atual integrante do projeto cearense.

O projeto prevê várias etapas até a mudança efetiva nos índices educacionais e deve durar 4 anos em cada um dos municípios participantes. Entre as fases, há tanto uma gestão compartilhada entre escolas e educadores, como a criação de projetos político-pedagógicos, avaliação e acompanhamento das instituições envolvidas. A partir dessas ações e de um diagnóstico preciso dos problemas nas escolas serão construídos os mecanismos de sustentabilidade do Programa.

Segundo Clodoveu, a reunião em São Luís foi apenas o primeiro encontro, dos muitos que virão no Maranhão, para estabelecer esse vínculo institucional com a rede de gestores municipais. “E isso tudo será construído pela própria rede, que são os protagonistas que vão desenvolver o trabalho. Quem vai realizar as atividades é a própria rede, o secretário, o prefeito, os diretores e professores. Nós vamos, na medida do possível e do desejado, colaborar”, afirma.

 

Mais leitura

Em 2019, a Prefeitura de Paço do Lumiar pretende aumentar a carga de leitura nas escolas luminenses, especialmente do 1º ao 5º ano do Fundamental. As leituras ocuparão o primeiro horário do dia durante toda a semana de aulas.

“Leituras em que o aluno não só aprenda a decifrar o que está escrito, mas a interpretar, leituras de caráter interpretativo”, ressalta Paulo Roberto. Em Sobral, modelo de educação trazido pelo Programa Educar pra Valer, a leitura, a escrita e a matemática também são as prioridades. Foi devido a esses investimentos que a cidade recebeu homenagem do Ministério da Educação em 2018, como forma de reconhecimento aos melhores resultados brasileiros em alfabetização.

 

 

SAIBA MAIS

 

Das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 77 estão no Ceará. É o que afirmam os números do último IDEB e o que tornou o modelo cearense de educação, tanto o estadual quanto o municipal, uma referência para todo o Brasil. Aproveitando esse contexto, Paço do Lumiar terá a oportunidade de implementar nos próximos anos uma metodologia de ensino-aprendizagem que dialogue exatamente com essas conquistas cearenses na educação pública. Em fevereiro deste ano, por exemplo, um seminário a ser realizado em Sobral reunirá todos os municípios selecionados pelo projeto e terá presença de Paço do Lumiar, com sua equipe da Secretaria Municipal de Educação.

 

Texto: Tiago Amate

Foto: Divulgação

 

 

 


Publicado em: 24/01/2019

Fotos da Matéria

Praça Nossa Senhora da Luz,,Centro, 01
Paço do Lumiar-MA
Telefone

2019 - Prefeitura de Paço do Lumiar - Todos os direitos reservados

Assessoria de Comunicação