Quinta-Feira, 18 de Julho de 2019
Min:23º | Max: 33º


GOVERNO E PREFEITURA ENTREGAM PRIMEIRAS UNIDADES DO CARTÃO GESTANTE

GOVERNO E PREFEITURA ENTREGAM PRIMEIRAS UNIDADES DO CARTÃO GESTANTE

 

O Governo do Estado e a Prefeitura de Paço do Lumiar fizeram a entrega, no dia 4 de julho, das primeiras unidades do Cartão Gestante para mulheres de Paço do Lumiar durante. Nesse primeiro momento, foram beneficiadas nove grávidas, cadastradas no programa Cheque Cesta Básica - Gestante.

 

O programa é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e dará R$ 900,00 para grávidas de baixa renda com até três meses de gravidez e inscritas no CadÚnico.

 

O prazo de três meses foi estabelecido para incentivar as mães a fazerem consultas e exames do pré-natal. São nove parcelas de R$ 100,00: seis delas antes do parto e três após o nascimento da criança. A cada consulta, é liberada uma parcela.

 

A entrega dos cartões aconteceu no auditório do CSU, no Maiobão, evento que contou com a presença do prefeito Domingos Dutra (PCdoB); da vice-prefeita, Paula Azevedo; da secretária municipal de Saúde, Soraya Silva Santana; além das gestantes beneficiadas, e de parte do secretariado municipal.

 

Benefícios - Durante o evento, o prefeito Domingos Dutra informou que o Cartão Gestante trará benefícios e será uma grande ajuda principalmente para as mulheres que hoje moram na zona rural de Paço do Lumiar, pois são as que encontram mais dificuldades para fazer o acompanhamento médico da gestação. 

 

“É um programa inovador do governador Flávio Dino e a Prefeitura de Paço do Lumiar aderiu imediatamente, pois temos muitas mães carentes, principalmente na zona rural, que não fazem os devidos exames. Com esse programa, essas mães vão ter toda a assistência durante o pré-natal para terem filhos saudáveis”, destacou o prefeito Dutra.

 

A secretária municipal de Saúde, Soraya Santana, pontuou que o programa vem para ajudar as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social, contribuindo assim para a diminuição da mortalidade materno-infantil.

 

“Com o programa, vinculamos as gestantes às importantes consultas de pré-natal. Isso garante um parto mais seguro e, consequentemente, a diminuição da mortalidade materno-infantil, tanto no município quanto no estado”, disse a gestora.

 

Betina Lima Santos é dona de casa e moradora do Residencial Manaíra. Ela afirmou que o Cartão Gestante veio em uma boa hora. “É uma grande ajuda, sem dúvida nenhuma. Eu vou poder fazer os meus exames e cuidar da minha saúde e do meu filho”, afirmou a moradora.

 

Texto: Leandro Santos/ Ascom Paço do Lumiare

Foto: Adrielly Daynne


Publicado em: 04/07/2019

Fotos da Matéria

Praça Nossa Senhora da Luz,,Centro, 01
Paço do Lumiar-MA
Telefone

2019 - Prefeitura de Paço do Lumiar - Todos os direitos reservados

Assessoria de Comunicação