Quinta-Feira, 25 de Abril de 2019

GESTORES SÃO ORIENTADOS SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM PRÉDIOS PÚBLICOS

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Cemar, promoveu nesta sexta-feira (25), no bairro Maiobão, nas instalações do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), uma palestra que abordou a eficiência energética em prédios públicos. Neste primeiro momento, a ação foi voltada para gestores das escolas do município, mas segundo o prefeito Domingos Dutra (PCdoB), que acompanhou o encontro, a palestra será realizada em outros momentos, para todas as secretarias.

“Alguns hábitos simples, que não requerem investimentos, podem ser o começo. Iniciamos este projeto pela Secretaria de Educação para que os gestores coloquem em prática o que foi ensinado aqui no ambiente escolar, influenciando deste modo nossos alunos, que acabam levando a mensagem para dentro de casa. Essa foi só a primeira palestra, mas a ideia é levar para todos os servidores, buscando a otimização de bons hábitos, produzindo ganhos econômicos e ambientais. Agradeço à Cemar pela disponibilidade de atender ao meu pedido”, explicou o prefeito.

A Cemar mostrou que todos podem economizar. Durante a palestra foi destacado que o tema “eficiência energética” torna-se cada vez mais relevante, levando em consideração a crise econômica do país. Foi mostrado que com dicas simples, como evitar acender lâmpadas, dando preferência à iluminação natural, e desligar todos os equipamentos a cada fim de expediente pode-se economizar bastante.

Os gestores consideraram a iniciativa louvável. “Eu fiz questão de participar porque tinha algumas dúvidas que foram esclarecidas hoje. Eu faço minha parte, sou cuidadoso mas é sempre bom aprender mais. Esta foi uma grande iniciativa e é muito bom ver que temos um prefeito preocupado com detalhes que muitas vezes passam despercebidos até dentro das nossas casas”, pontuou o diretor da UEB Nadir Nascimento de Moraes, César William.

A executiva de Relacionamentos da Cemar, Jackeline Guimarães, parabenizou o prefeito Dutra pela inciativa em procurá-los. “O prefeito Dutra está de parabéns. A iniciativa de trabalharmos este tema no município partiu dele. Durante uma de nossas reuniões ele fez a proposta e nós atendemos imediatamente. Esta ação visa a implementação de medidas de eficiência energética e a difusão da informação junto aos agentes envolvidos com a administração pública”, declarou a executiva.

MAIS

Algumas ações serão feitas em escolas de Paço do Lumiar durante o mês de fevereiro: presença do Caminhão Mais Educação; troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED e palestras sobre como economizar energia.

Publicado em: 25/01/2019