Domingo, 24 de Março de 2019

FORMATURA DE ALUNOS DA UNITI DE PAÇO DO LUMIAR SERÁ NESTA QUINTA, DIA 13

Esta quinta-feira, 13 de dezembro, será muito importante para 56 alunos de Paço do Lumiar (ver lista no final do texto). A partir das 14h, no auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF) (Avenida 14 do Maiobão), será realizada a solenidade de colação de grau da primeira turma da Universidade da Terceira Idade (Uniti) luminense.

“Este é um momento de muita alegria para todos nós, que participamos deste programa tão valioso, que resgata vidas”, afirma o superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Paço do Lumiar (PrevPaço), Carlos Antônio Sousa.

A Uniti é um programa realizado pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio do PrevPaço, em parceria com Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Paço é o único município maranhense a ter uma Uniti, além da capital. As aulas desta primeira turma tiveram início em novembro do ano passado.

A Uniti tem como principal objetivo dar oportunidade a pessoas a partir dos 60 anos de ingressarem em diversos processos de formação continuada nas áreas física, mental e intelectual, oferecendo condições para o resgate da autoconfiança e da autoestima e de um envelhecimento com qualidade de vida. “Nós estamos possibilitando aos nossos idosos o direito de continuarem estudando e se capacitando, resgatando a autoestima e se sentindo úteis, ao invés de ficarem em casa adoecendo", destaca o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB).

O IESF e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) são parceiros do projeto da Uniti em Paço, assim como a Secretaria de Planejamento e Articulação Política, por meio da secretária Nubia Feitosa.

O Curso de Formação Continuada da Uniti de Paço do Lumiar teve carga horária de 280 horas e foi dividido em 4 módulos: Saúde do Idoso, Psicologia, Cultura e Educação Física. As aulas ocorriam todos os dias da semana, no turno matutino (das 8h30 às 11h30). No IESF foram realizadas as aulas teóricas. As aulas práticas ocorreram no Sinproesemma, em São José de Ribamar. Para estas aulas foi disponibilizado transporte particular aos alunos.

No curso, os idosos têm aulas como Noções de Gerontologia, Psicologia na Terceira Idade, Turismo na Terceira Idade, Vida e Espiritualidade, Conhecendo e Sentindo o Corpo na Terceira Idade, Nutrição na Terceira Idade e Terapia Ocupacional, além das disciplinas optativas como Informática, Fitoterapia, Artesanato, Concentração e Memória, Modelagem em Papel e História da Arte.

Veja a lista dos formandos:

Adenilce do Livramento Silva

Aldenora Moraes