Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

COOPERATIVA DE CATADORES DE PAÇO REALIZA MUTIRÃO RECICLÁVEL NA FEIRA DO MAIOBÃO

Os catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis da cooperativa do município de Paço do Lumiar, que antes atuavam no lixão de Iguaíba, fechado no mês passado, foram à feira do bairro Maiobão, acompanhados do prefeito Domingos Dutra (PCdoB), para um mutirão de reciclagem. Objetos reutilizáveis acumulados em espaços dentro da feira, como madeiras, plástico e eletrodomésticos, que antes só serviam para deixar o ambiente com aspecto de sujeira, agora servirão como fonte de renda para 22 trabalhadores.

"Aqui tem muita coisa que podemos aproveitar, foi uma grande iniciativa do prefeito Dutra nos trazer à feira para esse trabalho. Saímos da área do lixão e começamos a atuar dentro dos galpões. Portanto, agora toda ajuda é bem-vinda e se a população colaborar não vai nos faltar serviço.  É muito melhor trabalhar nos galpões do que no lixão", disse o catador Waldemiro Silva.

De acordo com o prefeito Dutra, o lixo recolhido pela cooperativa ganha um destino certo, que é abastecer as indústrias recicladoras que farão a reinserção dos resíduos em outras cadeias produtivas. No final de todo esse processo, ganham os catadores e, principalmente, o meio ambiente.

"Estes catadores desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com destaque para a gestão integrada dos resíduos sólidos. De modo geral, atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem e com o meio ambiente. Portanto, todos devem colaborar com esse trabalho, quem tiver material reciclável em casa, basta ligar para a cooperativa que o caminhão vai até você", destacou o prefeito.

Publicado em: 05/01/2019