Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018

COLOCADAS PLACAS QUE INDICAM DIVISAS ENTRE MUNICÍPIOS DA GRANDE ILHA

A manhã desta quarta-feira, 5 de dezembro, foi histórica para os municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. Estes municípios da Grande Ilha passaram a ter um instrumento preciso de delimitação de cada um deles. O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem), instalou as placas de Divisas dos Municípios da Ilha de São Luís. Os pontos contam com coordenadas geográficas, para que a posição possa ser identificada com GPS. O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), acompanhou a ação.

Foram colocadas três placas, a primeira no limite entre São Luís e São José de Ribamar (localizada na Rua Rio Branco, na Av. dos Holandeses); a segunda entre Ribamar e Paço do Lumiar (na Travessa Araçagi) e a terceira entre Paço e Raposa (na Rua 10/MA-204). “A delimitação dos limites entre os municípios da Região Metropolitana foi uma luta travada desde o início da minha gestão e o Imesc tentava fazer seu trabalho desde 2007 e só agora deu tudo certo”, afirmou o prefeito Dutra.

Também acompanharam a instalação das placas o vice-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio; a prefeita de Raposa, Talita Laci; o superintendente da Agência Metropolitana, Lívio Corrêa; o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, e o secretário de Articulação Política de São Luís, Ivaldo Rodrigues, entre outras autoridades dos municípios envolvidos.

Para o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, este foi um importante passo, com o início da entrega das primeiras placas indicativas dos limites. “Foram confeccionadas 200 placas que serão instaladas para que todos os moradores dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa saibam onde é o seu território”, explicou o prefeito.

Ele acrescentou que é benéfico a cada município saber corretamente seu território. “Ao sabermos qual é o nosso território fica mais fácil fazermos as cooperações de assuntos de interesses comuns, que justificam a Região Metropolitana. Portanto, parabenizo o governador Flávio Dino pela iniciativa, os prefeitos envolvidos e, principalmente, a população, que agora, poderá exigir seus direitos com mais autoridade”, completou Domingos Dutra.

A instalação das placas de identificação territorial dos municípios vai colaborar, principalmente, para resolver um problema histórico dos moradores de bairros limítrofes entre as cidades que compõe a Grande Ilha, que afetava a cobrança de impostos e, em alguns casos, até duplicidade nos boletos enviados aos domicílios.

A ação contou com a parceria do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

SAIBA MAIS

A Lei nº 10.648, de 31 de julho de 2017, atualizou a divisa entre Paço do Lumiar e Raposa. A Lei nº 10.650, de 31 de julho de 2017 trata sobre os limites entre Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Os quatro municípios da Grande Ilha integram a Região Metropolitana da Grande São Luís, instituída pela Lei Estadual Complementar nº 174/2015.

Divisa São José de Ribamar/Paço do Lumiar

Os bairros que integram o município de São José de Ribamar após a Atualização Cartográfica são: Araçagi; Vila Tamer; Parque Florêncio; Parque Jair; Trizidela; Res. Paraíso das Rosas; Vila Kiola; Tijupá Queimado; Vila Sarney Filho; Vila Dr. José Silva; São José dos Índios; Vila Dr. Julinho; Vila Roseana Sarney; Mutirão e Itapari.

Já os bairros que integram o município de Paço do Lumiar após atualização cartográfica são: AlphaVille; Dahma; Bob Kennedy; Boa Vista; Vassoural; Maioba; Maioba do Genipapeiro; Sítio Grande; Lima Verde; Maiobão; Sítio Paranã; Residencial Portal do Paço; Pau Deitado; Timbuba e Mojó.

Divisa Paço do Lumiar/Raposa

Os bairros Pirâmide, Residencial Pirâmide e Cumbique compõem a área territorial tanto do município Paço do Lumiar quanto de Raposa, devido a sua grande extensão perimétrica e detecção de políticas públicas de ambos os municípios.

Divisa São Luís/São José de Ribamar

Os bairros que integram o município de São Luís após a atualização cartográfica são: Vila Luizão; Santa Rosa; Bom Jardim; Chácara Brasil; Ipem Turu; Cohatrac I; Cohatrac II; Cohatrac III; Cohatrac IV; Residencial Primavera; Jardim das Margaridas; Conjunto São Raimundo; Vila Brasil; Cidade Operária; Santa Efigênia; Jeniparana; Cidade Olímpica; Cruzeiro de Santa Bárbara; Residencial Nestor; Andiroba; Tajipuru e Mato Grosso.

Já os bairros que integram o Município São José de Ribamar após a Atualização Cartográfica são: Central Park; Central Park II; Alto do Jaguarema; Vila Alonso Costa; Miritiua; Parque Vitória; Residencial Canudos; Terra Livre; Jardim Turu; Alto Turu III; Alto Itapiracó; Trizidela; Alvorada; Itaguará; Jardim Araçagi; Cohatrac V; Maiobinha; Vila Flamengo; Jardim Tropical; Vila Sarney Costa; Mata; Santana; Bom Jardim e Santa Maria.

Texto: Érika Rosa/Ascom Paço do Lumiar, com informações do Imesc

Fotos: Adrielly Dayne