Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019

CARREATA DO TRANSPORTE COMPARTILHADO COMEMORA ANIVERSÁRIO DE PAÇO

O aniversário de 58 anos de emancipação política de Paço do Lumiar comemorado esta semana, no dia 14 de janeiro, foi marcado por uma vasta programação de ações de governo e atrações culturais, entre elas a carreata dos veículos do transporte compartilhado, os populares “carrinhos” ou táxi-lotação. A carreata abriu a programação oficial do aniversário no sábado, 12, no bairro Cidade Verde.

A carreata reuniu aproximadamente 100 carros do transporte compartilhado, serviço que foi legalizado na administração do prefeito Dutra, por meio da criação do Serviço Compartilhado Opcional de Transporte de Passageiros, com o aval do Ministério Público. O prefeito participou da carreata ao lado dos motoristas das três cooperativas que reúnem cerca de 200 veículos. Eles percorreram a Vila Cafeteira e o Paranã até chegar à Praça do Viva Maiobão.

O serviço do transporte compartilhado é de natureza privada, mas de interesse público, o que possibilitou a Paço do Lumiar legalizá-lo, tornando-se o primeiro município do país a regulamentar a atividade sem ferir a Constituição Federal. “Em muitos municípios o serviço dos carrinhos é coibido pela Prefeitura. Aqui em Paço buscamos um entendimento e, em parceria com o Ministério Público e as cooperativas, conseguimos legalizar a atividade e garantir o sustento de centenas de pais e mães de família”, destacou o prefeito Domingos Dutra.

“Esta carreata do serviço compartilhado é uma forma de os motoristas homenagearem o município, comemorar e também agradecer ao prefeito Dutra pela legalização”, observou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Pádua Nazareno.

Para Josy Santos, da Cootransc, uma das cooperativas de motoristas do serviço compartilhado de Paço do Lumiar, a carreata foi importante para que a comunidade soubesse que pode contar com um serviço regularizado, o que dá muito mais segurança ao usuário. “Muita gente duvida da regulamentação, por isso queremos deixar bem claro que ela aconteceu sim e hoje estamos aqui, com o apoio do prefeito, mostrando os carros devidamente adesivados e comemorando o aniversário de Paço do Lumiar”, afirmou a motorista.

Todos os carros legalizados estão adesivados. Eles estão com a documentação em dia, os motoristas têm carteira de habilitação e certidão negativa de antecedentes criminais. Os demais “carrinhos” que continuarem rodando serão recolhidos, pois estão na clandestinidade.

Texto: Érika Rosa/Ascom

Foto: Adrielly Dayne