Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019
Min:23º | Max: 33º


ALUNOS DA COMUNIDADE PAU DEITADO EM PAÇO DO LUMIAR REALIZAM DESFILE CÍVICO

Os moradores do bairro Pau Deitado em Paço do Lumiar, pararam na tarde desta quinta-feira,5, para verem de perto o desfile cívico de escolas das proximidades. O desfile aconteceu em alusão ao dia 7 de Setembro, data em que se comemora a independência do Brasil. Vale ressaltar que em outras comunidades, como Mojó e Mocajutuba esse momento se repetiu.

Este ano a prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(SD), decidiu fazer uma semana da Pátria diferente, resgatando a tradição dos desfiles nas próprias comunidades.

" Resolvemos comemorar essa data de maneira diferente, começando com um desfile cívico emocionante na sede de Paço do Lumiar, coisa que nunca tinha acontecido. Durante toda semana diversas atividades foram realizadas nas escolas e optamos por deixar cada polo educacional, desfilar na comunidade onde é inserida, para envolver toda comunidade neste ato de civismo. O bairro do Pau Deitado está de parabéns pela iniciativa, eu fiquei emocionada diante a tanta beleza. Quero agradecer os professores e gestores pelo empenho e tambem os alunos pela dedicação" disse a prefeita.

Desfilar perto de casa, dos amigos e familiares foi diferente e prazeroso para os estudantes, que se sentiram honrados com a presença massiva do público. Segundo a estudante Lia Raquel, de 11 anos, a experiência chegou a dar frio na barriga." Eu fiquei nervosa no início, porque é a primeira que a gente desfila aqui no bairro, onde todo mundo conhece a gente, eu senti um frio na barriga mas eu estava tão feliz e orgulhosa de poder participar que passou rapidinho(risos)" descartou a jovem.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Marcos Ferreira, as mudanças nas comemorações do 7 de Setembro teve o intuito de resgar uma tradição que vem perdendo força

"Decidimos resgatar os desfiles nas comunidades, depois que percebemos que essa tradição estava caindo no descaso e que estava aumentando a desvalorização das relações familiares e o desinteresse da população pelas questões políticas do nosso país. Como educadores e formadores de opinião, achamos importante valorizarmos o nosso passado, para podermos construir um futuro com cidadãos bem mais esclarecidos”, salientou o secretário.


Publicado em: 06/09/2019

Fotos da Matéria

Praça Nossa Senhora da Luz,,Centro, 01
Paço do Lumiar-MA
Telefone

2019 - Prefeitura de Paço do Lumiar - Todos os direitos reservados

Assessoria de Comunicação