Quinta-Feira, 18 de Julho de 2019

110 CUIDADORES DE IDOSOS SÃO CAPACITADOS EM PAÇO DO LUMIAR

Foi concluído na manhã desta sexta-feira, 22, o curso de Cuidador de Idoso, oferecido pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e a Coordenação de Políticas Públicas para Mulheres, com parceria do Instituto de Previdência dos Servidores de Paço do Lumiar (PrevPaço), Pacto pela Paz e do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Maranhão (IPREV). No total, 110 pessoas foram certificadas e capacitadas para atender à população da terceira idade.

A conclusão das atividades do curso foi realizada no Instituto de Ensino Superior Franciscano (Iesf), localizado no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar. A primeira-dama do município, Nubia Feitosa, esteve presente no encerramento do curso, parabenizando todos aqueles que concluíram a capacitação.

Curso

O curso de Cuidador de Idoso iniciou no dia 18 de março, sendo realizado das 8h às 12h nas dependências do Iesf. Durante esses dias, os participantes receberam informações sobre a rotina do idoso; os cuidados diários essas pessoas devem ter; os direitos que os assistem; entre outras informações de grande importância para aqueles que se tornarão cuidadores oferecerem uma qualidade de vida melhor para as pessoas da terceira idade.

O curso também foi uma forma de inserção no mercado de trabalho, uma vez que grande parte do público que participou da capacitação foi formado por mulheres em estado de vulnerabilidade social de comunidades carentes de Paço do Lumiar, que poderão utilizar o conhecimento adquirido para conseguir uma renda.

Eleilsa Gomes, de 24 anos, moradora do Maiobão, foi uma das alunas certificadas no fim do curso e avaliou positivamente os dias em que esteve na capacitação. “Eu aprendi muita coisa e tenho certeza que, se tivesse vindo antes, aprenderia muito mais. Gostei muito e quero levar para minha vida e para minha mãe e tios que são idosos. É uma capacitação muito importante”, disse.

Prova de amor

A primeira-dama de Paço do Lumiar e secretária municipal de Planejamento, Nubia Feitosa, que também está respondendo provisoriamente pela Secretaria de Saúde, destacou o curso de cuidador de idoso como uma prova de amor.

“Esse curso é a prova de amor. As pessoas fazerem um curso para se doar e cuidar de outros é fantástico. Além disso, os idosos ainda terão o tratamento honrado e digno: eu como secretária de saúde já estou abrindo um espaço do CSU apenas para os idosos e vamos utilizar o trabalho dos nossos cuidadores. Tenho certeza que os nossos idosos estarão em boas mãos”, pontuou a primeira-dama.

Ela afirmou ainda que ações como essas convergem para o Pacto pela Paz. “Cada palavra, pensamento, ação e gesto nosso em Paço do Lumiar tem que convergir para a paz mundial. Esse é o Pacto pela Paz. Tanta violência lá fora e aqui nos temos que ter muita luz e amor. Temos de pregar a paz diariamente para qualquer pessoa que você encontre na sua frente”, observou.

Presente no evento, o secretário municipal de Direitos Humanos, José Vale, afirmou que o curso servirá para o atendimento de uma demanda já existente na cidade. “Todos saem agora capacitados para fazer um atendimento humanitário de qualidade. O curso também nos ajudou a descobrir que há uma grande demanda necessitando desse serviço e nós estamos tentando qualificar pessoas para fazer esse atendimento e prestar o serviço de qualidade para quem precisa”, observou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo superintendente do PrevPaço, Carlos Antônio Sousa. “Esse curso é uma atividade humanitária e que deve ser honrada. Quanto mais cuidadores de idosos houver, melhor para todos”, destacou.

O presidente do Iprev, Joel Benin, afirmou que a parceria com o município de Paço do Lumiar tende a se fortalecer. “É uma felicidade muito grande para o Iprev e o Governo do Estado ajudar por meio do PAI. O curso de cuidador de idosos é uma referência. Essa parceria vai se fortalecer daqui pra frente”, ressaltou.

Texto: Leandro Santos

Foto: Adrielly Dayne