NOTÍCIAS

02-JUN-2023

Prefeitura de Paço do Lumiar realiza Gincana Interescolar de Coleta de Lixo Eletrônico na Praça Nossa Senhora da Luz

#MeioAmbiente POR ASCOM 02 DE JUNHO DE 2023

Prefeitura de Paço do Lumiar realiza Gincana Interescolar de Coleta de Lixo Eletrônico na Praça Nossa Senhora da Luz (Foto: Esdras Aroucha)

Brincadeiras, sorteios e muita diversão na manhã de sexta-feira (2), durante Gincana Interescolar de Coleta de Lixo Eletrônico, realizada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAP), em parceria com a Secretaria de Educação (SEMED). Alberlúcia Mendes e Gleyciane Pessoa Ribeiro, titulares das respectivas pastas, prestigiaram o evento, realizado na Praça Nossa Senhora da Luz, na Sede de Paço do Lumiar.

A Gincana Interescolar de Coleta de Lixo Eletrônico contou com a participação de mais de 30 estudantes da UEB Professora Maria de Lourdes Carvalho da Silva, UEB Lêda Tajra e UEB Nicolau Dino. Cada escola selecionou entre 10 e 15 estudantes para participar das ações, que resultaram na coleta de mais de uma tonelada (mil quilos) de lixo eletrônico. Lixo esse que será repassado para empresa parceira de Paço do Lumiar, para que seja feita a correta destinação.

Além do sorteio de brindes e das brincadeiras, a gincana rendeu prêmios e troféus para as escolas e para os estudantes. O 1º lugar, com a coleta de 395,350 Kg de resíduo eletrônicos, ficou para a UEB Maria de Lourdes Carvalho da Silva, que ganhou um Data Show e um computador. A UEB Lêda Tajra ficou com o 2º lugar (337,100 quilos), e a UEB Nicolau Dino com o 3º lugar (336,800 Kg). Ambas ganharam um computador.

Além desses prêmios, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais Alberlúcia Mendes informou que a SEMAP irá distribuir coletores de resíduos para as escolas participantes, para que as mesmas realizem a coleta seletiva. Ela também destacou que este é o 3º Mutirão de Lixo Eletrônico realizado neste ano de 2023 pela SEMAP. Os outros dois foram realizados na Vila São José.

"A realização desses mutirões de coleta de resíduos eletrônicos traz benefício para o solo, para a água, e para todo o meio ambiente. Os estudantes que participam são sensibilizados para a importância da reciclagem e do descarte correto de resíduos. E também tem sido de fundamental importância a parceria da Secretaria de Educação, por meio dos gestores escolares, para que os nossos mutirões alcancem o sucesso desejado", assinalou Alberlúcia Mendes.

A assessora técnica de Educação Ambiental da SEMAP, Flávia Guterres, que durante a realização da gincana esta manhã falou sobre o recolhimento e destinação correta de lixo eletrônico, disse que um dos principais objetivos da ação é fazer dos estudantes multiplicadores de informações, levando aos pais, familiares e toda comunidade a importância do descarte correto para a Saúde, o Meio Ambiente e a vida.

Kerliane Rebouças, gestora geral da UEB Lêda Tajra, esclareceu que a gincana começou há duas semanas, quando os alunos foram selecionados e mobilizados para participar. "Eles sempre se animam para essas ações, e hoje foi um dia muito especial pra todos", disse Kerliane. A estudante do 4º ano do Ensino Fundamental da Lêda Tajra, Hadassah Sophia Morais Pinheiro, de 9 anos, disse que conseguiu contribuir pouco para a coleta, com um celular e um controle, mas que o melhor de tudo foi interagir com os colegas e a comunidade.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Município Há 5 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar e Governo do Maranhão inauguram Maiobão Fast Food

Nesta sábado (13), por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Gov [...]

#Município Há 6 dia(s)

Prefeitura e Governo entregam o Maiobão Fast Food neste sábado

Como uma boa anfitriã, amanhã(13), a partir das 9:00hs da manhã, a prefeita Paula Azevedo( [...]

#Prefeita Há 6 dia(s)

Em um único dia, Site oficial da Prefeitura tem mais de 32 mil acessos

Os moradores de Paço do Lumiar têm demonstrado uma preferência crescente por fontes de i [...]

#Desenvolvimento Há 7 dia(s)

Prefeitura entrega nova estrutura para abrigar “Casa dos Conselhos”.

Após ajustes e adequações a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da secretaria Municip [...]

#Educação Há 8 dia(s)

Semed emite nota para esclarecer fake news sobre fardamento escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar emitiu nota hoje (10) para esclarec [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito