NOTÍCIAS

19-MAI-2023

Paço do Lumiar homenageia profissionais da Enfermagem no encerramento da I Mostra de Enfermagem Luminense

#Saúde POR ASCOM 19 DE MAIO DE 2023

Paço do Lumiar homenageia profissionais da Enfermagem no encerramento da I Mostra de Enfermagem Luminense (Fotos: Marcos Caldas)

Na manhã desta sexta-feira (19), ocorreu a solenidade de encerramento da I Mostra de Enfermagem Luminense, promovida pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem Seção Maranhão (ABEN - MA) e o Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). A cerimônia foi realizada no Palácio Vereador Gigi, sede da Câmara Municipal de Paço do Lumiar.

Durante a solenidade, foram feitas homenagens para todos os profissionais da Enfermagem de Paço do Lumiar, que contribuíram e contribuem para a melhoria da saúde pública do município. Em uma das homenagens, o IESF, representado pela professora Walkiria Silveira, presenteou as enfermeiras Kezia Batista Ferreira dos Santos e Jeane Sousa Oliveira, primeiro e segundo lugar, respectivamente, no Relato de Experiências Exitosas da I Mostra de Enfermagem Luminense, com bolsas de estudo integral em Pós-Graduação no IESF.

"Meu trabalho tem como objetivo valorizar o profissional da enfermagem, sobretudo a da atenção básica. A atenção básica é a base do sistema público de saúde, portanto, ela deve ser valorizada e os enfermeiros devem reconhecê-la como a porta de entrada, e garantir essa assistência à população", discursou a enfermeira Kezia.

"Vi toda a força de vontade e trabalho bem feito de todos. Foi uma semana grandiosa e de aprendizagem. Passamos por uma pandemia e, sem o trabalho dos profissionais da Enfermagem, jamais venceríamos essa guerra. Quantos profissionais nós perdemos? Quantos deixaram de ver suas famílias nesse período. A Enfermagem tem que ser valorizada e aqui em Paço do Lumiar ela é valorizada", disse Danielle Oliveira, Secretária Municipal de Saúde.

"É muito gratificante estarmos aqui homenageando os profissionais da Enfermagem. Quero agradecer toda a categoria, que contribui para a saúde do município, que cuidam e dão assistência para a nossa população. Como presidente da Câmara Municipal, gostaria de dizer que estamos à disposição da categoria", declarou Jorge Maru, presidente da Câmara dos Vereadores de Paço do Lumiar.

"A I Mostra de Enfermagem Luminense só foi possível pelo trabalho, em conjunto, de diferentes instituições, como a Prefeitura de Paço do Lumiar, a ABEN-MA e o IESF. Na condição de coordenador deste evento, sou muito grato a toda a equipe de enfermeiros, técnicos e auxiliares, parteiras e monitores, pela dedicação. Estamos tendo muitas conquistas, e a mais recente foi a aprovação do piso salarial da nossa categoria", anunciou Diego Raí, Coordenador do Polo de Paço do Lumiar da ABEN-MA.

Célia Regina Dutra e Silva, a técnica de enfermagem mais antiga de Paço do Lumiar, também foi homenageada. Conjuntamente, houve homenagem para a parteira Lucilia Maria de Jesus da Assunção, de 81 anos, que trabalhou como parteira desde os 18 anos. Antes de se aposentar, Lucilia trabalhou por mais de 30 anos na área de saúde de Paço do Lumiar, após se qualificar em curso ofertado pela SEMUS.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Infraestrutura Há 1 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar limpa bueiro e resolve problema na Avenida do Pau Deitado

Na tarde desta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através de funcionários [...]

#DireitosHumano Há 1 dia(s)

Autoridades luminenses visitam Apac para conhecer a realidade e o trabalho de ressocialização dos internos

Acompanhada do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Maru(SD), a esposa dele- Josy Braga [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Prefeita Paula Azevedo e técnicos da SEMED participam do 1º Seminário do Programa Educar pra Valer

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar marcou presença no I Seminá [...]

#Município Há 6 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar e Governo do Maranhão inauguram Maiobão Fast Food

Nesta sábado (13), por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Gov [...]

#Município Há 7 dia(s)

Prefeitura e Governo entregam o Maiobão Fast Food neste sábado

Como uma boa anfitriã, amanhã(13), a partir das 9:00hs da manhã, a prefeita Paula Azevedo( [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito