NOTÍCIAS

15-MAR-2023

TRAJETÓRIA E DESAFIOS: Após participar de sindicatos e liderar movimentos sociais, Paula Azevedo chega à prefeitura

Paula Azevedo é casada, mãe de 4 filhos, moradora da Pindoba, agricultora e prefeita reeleita de Paço do Lumiar. Nasceu no município de Bacabeira, em família humilde, de 13 irmãos.

#Prefeita POR ASCOM 15 DE MAR?O DE 2023

TRAJETÓRIA E DESAFIOS: Após participar de sindicatos e liderar movimentos sociais, Paula Azevedo chega à prefeitura

Ainda na infância, Paula Azevedo enfrentou muitos desafios, porque precisava ajudar a cuidar dos irmãos e nos serviços de casa. "Minha mãe contava só com a gente; os filhos. Ela tinha um problema sério de saúde. Foi uma luta, mas ela sempre quis o melhor para os filhos e nunca desistiu. Eu aprendi a lutar, vendo a luta da minha mãe. Isso me tornou a mulher guerreira que sou hoje!".

Em busca de uma vida melhor, há mais de trinta anos mudou-se para Paço do Lumiar, onde seguiu trabalhando na agricultura. "Vim com meus filhos já todos crescidos. Eu e meu marido criamos eles com o suor do nosso trabalho. Não tive como estudar, porque trabalhava muito para ajudar no sustento de casa".

Em Paço do Lumiar, Paula Azevedo começou a participar de sindicatos e liderar movimentos que lutavam pelas causas sociais. O protagonismo sindical abriu as portas para a política partidária. Veio o convite desafiador para ser candidata a vice-prefeita. Quando assumiu o comando do município, muitos não acreditavam que uma agricultora daria conta do trabalho, mas ela não somente provou a capacidade, como conseguiu ser reeleita.

"Foi uma superação e nunca pensei em um dia ser prefeita de uma cidade. Comecei a participar nas associações de comunidade, trabalhei como voluntária e isso foi me dando oportunidade de participar das discussões sociais e comunitárias. Fui coordenadora de sindicato, dirigente da Fetaema. Aprendi com a experiência do dia a dia, na garra. Sempre tive muita empatia pelas causas dos mais necessitados, do trabalhador e das mulheres. Me dediquei muito e os movimentos sociais me ensinaram muita coisa que levo pra vida".

O cargo de prefeita não subiu à cabeça da agricultora familiar, que continua morando no bairro da Pindoba. Ela diz que o mandato é passageiro e que poderá olhar para trás e se orgulhar do legado que deixou para a cidade. "Nunca tive vaidade por ser prefeita, tenho meu pé no chão. Vou ter a honra de dizer que me superei e fiz o que pude, como prefeita. Sou otimista e nunca me acovardei diante dos desafios que a vida que ofereceu. Vejo todas as mulheres com a mesma capacidade e todas podem ser o que quiserem. Eu trabalho com o diálogo, com as proposições pelo bem em comum, tanto como ser humano quanto gestora. Na condição de representante do povo, a gente senta na mesa e conversa. Eu sei que muitas mulheres se espelham em mim, como gente, como amiga, como líder. Eu quero chegar mais adiante, com a ajuda de Deus e ajuda do povo do Maranhão. Não perco a fé em dias melhores".

Qual a sensação de ser a única mulher prefeita entre as maiores cidades do Estado?

Tenho a sensação de que estou realizando o trabalho mais desafiador da minha vida, até aqui. Sei da grande responsabilidade que tenho nas mãos e por isso dou o meu melhor todos os dias. Tenho aquele sentimento de mãe que cuida de um filho, sabe?!. Paço do Lumiar não é uma cidade simples de se administrar, porque tem muito trabalho a ser feito, apesar da gente já ter avançado muito nos últimos anos. Somos uma cidade com mais de 125 mil habitantes, o 13º maior PIB do Maranhão e um dos maiores polos agrícolas do Estado. Por tudo isso, nós estamos sempre em evidência. Seja pelo nosso tamanho e importância econômica, política e social, ou mesmo pelas cobranças da população, que tem toda razão em pedir as melhorias.

Que tipo de toque especial sua condição feminina promove em sua gestão?

Uma coisa que conta muito é a sensibilidade feminina, que é um diferencial em tudo que nós fazemos. Acho que a mulher é mais cautelosa, cuidadosa. Eu, por exemplo, gosto de ouvir muito as pessoas e valorizo o diálogo, inclusive com pessoas que discordam da minha opinião, porque faz a gente pensar e repensar. Só não gosto de ser desrespeitada. Acredito que a mulher tem um jeito especial de trabalhar, que é diferente. Nós não somos melhores que os homens, mas acho que somos mais detalhistas e mais diretas ao ponto. As mulheres fazem tudo com um toque especial.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Hoje

Prefeita Paula Azevedo acompanha celebração de Corpus Christi no Nhozinho Santos, em São Luís

Cerimônia religiosa reuniu cerca de 14 mil pessoas no estádio, em São Luís, para acompanhar a missa campal

#Esporte Há 2 dia(s)

Alunos-Atletas de Paço do Lumiar dão show de talento na 15ª edição do JELs

Desde a última sexta-feira (02), jovens atletas de todo o município de Paço do Lumiar estã [...]

#Infraestrutura Há 2 dia(s)

Secretário Walburg Neto representa a Prefeita Paula Azevedo em inauguração de sistema sanitário, em São Luís

A Prefeita Paula Azevedo foi representada pelo Secretário Municipal de Infraestrutura e Ur [...]

#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Paço do Lumiar realiza pré-conferência com foco nos povos tradicionais

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), [...]

#Educação Há 3 dia(s)

Nos preparativos para o desfile da independência, SEMED realiza entrega de instrumentos na UEB Bandeira Tribuzzi

Entrega contou com a presença da Prefeita Paula Azevedo e de alunos do município

#MeioAmbiente Há 3 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar promove a recomposição da mata ciliar às margens do Rio Paciência, na MA 204

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recurs [...]

#Prefeita Há 4 dia(s)

Agora é oficial: Prefeita Paula Azevedo é membro da Academia Luminense de Letras

Pela primeira vez, A ALPL entrega título de honraria para um prefeito de Paço do Lumiar

#Saúde Há 4 dia(s)

Prefeita Paula Azevedo entrega duas ambulâncias para o SAMU do município

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizo [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito