NOTÍCIAS

11-MAR-2023

Atendimento Educacional Especializado (AEE) está em 34 salas de 19 escolas de Paço do Lumiar

#Educação POR ASCOM 11 DE MARÇO DE 2023

Atendimento Educacional Especializado (AEE) está em 34 salas de 19 escolas de Paço do Lumiar

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem ocupado cada vez mais espaço nas escolas de Paço do Lumiar. O serviço foi implementado há dez anos no município e tem evoluído ao longo do período; o AEE está presente em 19 escolas da rede municipal de ensino, que somando a cada turno, totaliza 34 salas, atendendo todos que apresentam comprovada necessidade de acompanhamento, possibilitando o acesso à participação e aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial.

O serviço ocorre em salas especializadas localizadas nas escolas e também através de uma equipe multidisciplinar para o atendimento, avaliação e acompanhamento dos estudantes com psicopedagogos, especialistas em braile, educação inclusiva, libras, professor intérprete de libras e tutores/cuidadores.

O atendimento em cada classe tem variações de acordo com a necessidade dos estudantes, ofertando no contraturno ao ensino comum as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), que oferecem atividades de intervenção nas áreas de linguagem, coordenação motora, cognitiva, atividade de vida prática e raciocínio lógico. Essas salas estão presentes em todas as 19 escolas que oferecem o AEE em Paço.

Também existe a Classe Especial de Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 3, onde é desenvolvido atendimento em caráter extraordinário para estruturação de um currículo natural funcional adaptado para os alunos com autismo. O atendimento fica localizado na UEB Poeta Gonçalves Dias.

A Classe Especial Bilíngue da Alfabetização de Libras, com professores e instrutores de libras, realiza o ensino de libras como primeira língua e atende na UEB Padre Paulo Sampaio. E o Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação, para suplementação curricular de alunos com altas habilidades e superdotação ou dupla excepcionalidade, está presente na UEB Henrique de La Roque.

"Nessas salas, os atendimentos são realizados por professores especializados, com pós-graduação em Educação Inclusiva ou AEE, justamente para traçar o perfil educacional individualizado desse aluno, destacando as habilidades que ele já desenvolveu e as que ele necessita desenvolver, em um ambiente estruturado, com recursos adaptados para cada necessidade", explica a professora do AEE, Fernanda França, sobre a Sala de Recurso Multifuncional.

TUTORES/CUIDADORES

Além das salas disponibilizadas nas escolas de Paço do Lumiar, também existe o trabalho dos tutores/cuidadores dentro das escolas com estudantes que apresentam comprovada necessidade de atendimento educacional especializado. Os tutores/cuidadores são profissionais que dão apoio educacional em caso de necessidades de comunicação, alimentação, segurança, socialização e demais atividades escolares. Os tutores estão presentes nas atividades de sala de aula e extraclasse.

A gestora Conceição dos Santos, da UEB Bandeira Tribuzzi, afirma que o AEE ganhou mais atenção na escola após o número de alunos com deficiência aumentar no ano de 2023. "Este ano, estamos dando ainda mais atenção ao AEE em nossa escola, pois o número de alunos que precisam desse serviço teve um crescimento significativo. Estamos empenhados em atender a todos de forma satisfatória e pretendemos expandir ainda mais para melhor rendimento dos nossos estudantes", declarou.

O tutor Matheus Felipe Torres, que também atua na UEB Bandeira Tribuzzi, falou sobre a importância do acompanhamento. "Temos o professor da Sala de Recurso que vai fazer o atendimento do aluno com deficiência; o tutor é responsável por auxiliar o professor a partir de um planejamento direcionado para o aluno, que acompanha e vai auxiliá-lo na transposição do conhecimento. O tutor é um facilitador do processo pedagógico e auxilia o aluno dentro e fora de sala de aula", explicou.

A secretária municipal de Educação de Paço do Lumiar, Monique Carmona, endossa a importância da expansão do AEE em Paço do Lumiar. "O AEE é um serviço de inclusão, nenhuma criança ou jovem deve ficar fora da escola. A verdadeira educação está baseada na perspectiva de que todos, sem exceção, devem ter acesso a ela, e por isso estamos ampliando cada vez mais o AEE para que mais alunos tenham acesso ao aprendizado. Estamos dando continuidade aos trabalhos para a ampliação deste Atendimento Educacional Especializado em todas as escolas, que vem como um serviço complementar e suplementar para o público alvo da Educação Especial. Todos estão satisfeitos com o trabalho que está sendo realizado e com os resultados através do bom desempenho desses alunos e suas famílias tão especiais", enfatizou a secretária Monique.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Município Há 5 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar e Governo do Maranhão inauguram Maiobão Fast Food

Nesta sábado (13), por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Gov [...]

#Município Há 6 dia(s)

Prefeitura e Governo entregam o Maiobão Fast Food neste sábado

Como uma boa anfitriã, amanhã(13), a partir das 9:00hs da manhã, a prefeita Paula Azevedo( [...]

#Prefeita Há 6 dia(s)

Em um único dia, Site oficial da Prefeitura tem mais de 32 mil acessos

Os moradores de Paço do Lumiar têm demonstrado uma preferência crescente por fontes de i [...]

#Desenvolvimento Há 7 dia(s)

Prefeitura entrega nova estrutura para abrigar “Casa dos Conselhos”.

Após ajustes e adequações a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da secretaria Municip [...]

#Educação Há 8 dia(s)

Semed emite nota para esclarecer fake news sobre fardamento escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar emitiu nota hoje (10) para esclarec [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito