NOTÍCIAS

06-MAR-2023

Prefeitura inicia nova pavimentação no Mojó. Investimento vai facilitar escoamento da produção agrícola

#Infraestrutura POR ASCOM 06 DE MARÇO DE 2023

Prefeitura inicia nova pavimentação no Mojó. Investimento vai facilitar escoamento da produção agrícola

A Prefeitura de Paço do Lumiar em parceria com o Governo do Estado iniciou, no final de semana, a penúltima etapa das obras de asfaltamento da Estrada do Mojó, região agrícola estratégica que integra o chamado Cinturão Verde do município. Os serviços de pavimentação, executados pela Secretaria Estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID) e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), estão previstos para serem concluídos até o próximo final de semana.

Nesta nova etapa da obra, a estrada de acesso à região agrícola do Mojó vai ganhar mais 1,2 km de pavimentação asfáltica, no trecho entre a Unidade Escolar Básica Nicolau Dino e o Porto do Mojó. As obras incluem ainda a implantação de rede de drenagem superficial (meio-fio e sarjeta). Após a conclusão dessa etapa, a Estrada do Mojó terá sido contemplada, ao todo, com 6,5 km de pavimentação - sendo 6 km com asfalto e 500 metros em bloquetes de concreto.

Planejada para ser feita em etapas, a pavimentação da estrada teve início em março de 2022 e, segundo o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar, Walburg Neto, vai muito além de garantir, simplesmente, mais facilidade de transporte para as cerca de três mil famílias residentes na região. "O asfaltamento da Estrada do Mojó era um sonho de dezenas de décadas que se tornou realidade durante a gestão da prefeita Paula Azevedo. Até então, a estrada só recebia cuidados esporádicos e paliativos", explica o secretário.

"Além de tirar, definitivamente, várias famílias da área do isolamento, a obra de pavimentação facilitou o acesso e proporcionou uma melhora significativa na qualidade de vida de uma série de trabalhadores e estudantes. Uma promessa de campanha feita aos moradores que agora está faltando bem pouco para ser completamente cumprida", destaca Walburg Neto.

ESCOAMENTO PARA A PRODUÇÃO

Em termos econômicos, a pavimentação da Estrada do Mojó deu um grande impulso para os setores agrícola e pesqueiro, duas atividades extrativistas de grande envergadura na região. "O Mojó integra o grande cinturão verde de Paço do Lumiar, que hoje responde por boa parte dos produtos hortifrutigranjeiros que abastece os municípios da região metropolitana da capital e do interior do Estado", explica a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Paço, Júlia Assunção.

"O asfaltamento da estrada permitiu o fortalecimento da atividade agrícola na região, ao possibilitar uma maior regularidade no trabalho de assistência técnica prestado pelas equipes da SEMAPA junto aos agricultores, além de facilitar o escoamento de tudo que é produzido na área, principalmente coco verde", ressalta Júlia Assunção.

A chegada do asfalto ao Mojó também favoreceu a comercialização de peixes e frutos do mar, outra atividade de grande vocação no Mojó. "O prolongamento da pavimentação asfáltica até o Porto, somado à urbanização do Terminal Pesqueiro, traz uma nova perspectiva para esse outro segmento da economia produtiva de Paço do Lumiar", projeta a secretária. O último trecho da Estrada do Mojó a ser pavimentado corresponde a 1,6 km, e fica entre o Porto do Mojó ao final da rodovia.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Município Há 1 dia(s)

PAÇO EM AÇÃO: Roseana Sarney e adjacências serão beneficiados neste sábado

A Prefeitura de Paço do Lumiar realiza amanhã(20), mais uma edição do "PAÇO EM AÇÃO". De [...]

#Infraestrutura Há 2 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar limpa bueiro e resolve problema na Avenida do Pau Deitado

Na tarde desta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através de funcionários [...]

#DireitosHumano Há 2 dia(s)

Autoridades luminenses visitam Apac para conhecer a realidade e o trabalho de ressocialização dos internos

Acompanhada do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Maru(SD), a esposa dele- Josy Braga [...]

#Educação Há 2 dia(s)

Prefeita Paula Azevedo e técnicos da SEMED participam do 1º Seminário do Programa Educar pra Valer

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar marcou presença no I Seminá [...]

#Município Há 7 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar e Governo do Maranhão inauguram Maiobão Fast Food

Nesta sábado (13), por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Gov [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito