NOTÍCIAS

01-DEZ-2021

Prevenção: Prefeitura de Paço do Lumiar promove programação sobre ISTs no dia conscientização contra Aids/HIV

Prevenção: Prefeitura de Paço do Lumiar promove programação sobre ISTs no dia conscientização contra Aids/HIV

#DireitosHumano POR ASCOM 01 DE DEZEMBRO DE 2021

Prevenção: Prefeitura de Paço do Lumiar promove programação sobre ISTs no dia conscientização contra Aids/HIV (Foto: Diego Chaves)

O dia de conscientização contra a Aids/HIV comemorado nesta quarta-feira (01) foi marcado por muitas ações no município. A Prefeitura de Paço do Lumiar realizou palestras, serviços de saúde e muito mais para o público luminense.

Nesta quarta-feira (01) uma ação da Secretaria Municipal da Saúde deu início as atividades da campanha Dezembro Vermelho chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Dentre as atividades realizadas foram na Praça da Família, no Maiobão, foram disponibilizados testes rápido para HIV, Sífilis e hepatites virais, vacinação, distribuição de preservativos, testes de Covid-19 e atividades educativas.

A população também pode contar com orientação médica de formas para se prevenir de ISTs.

"Hoje iniciamos a nossa ação aqui na Praça da Família com diversos serviços a disposição para a população, durante o restante do mês continuaremos com essas ações para assim conscientizar e prevenir contra as ISTs", disse o secretário adjunto de saúde, Carlos Figueiredo.

"Hoje é abertura da campanha Dezembro Vermelho em Paço do Lumiar, no decorrer do mês essas atividades serão ofertadas nas UBS do município onde a população terá acesso a testes rápidos, coleta de preventivos e em casos positivos de HIV, esses pacientes serão tratados dentro da nossa rede de saúde", afirmou Fernanda de Castro Lopes, responsável pelo programa de ISTs de Paço do Lumiar.

Para a dona de Casa Daniele Gomes ter uma ação como essa em praça pública facilitou o acesso a serviços básicos de saúde.

"A prevenção é muito importante, hoje estão acontecendo vários atendimentos, tem teste para Covid, de HIV, tem aferição de pressão e muitas coisas. A gente precisa muito de ações como essas porque as vezes não temos como ir em uma das unidades mistas da cidade", disse Danielle Gomes.

Em outro ponto da cidade, na Escola Domingos Vieira Filho, alunos se reuniram na quadra poliesportiva para um bate papo com o mobilizador social André Pereira sobre os cuidados e prevenção as ISTs.

A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por meio das coordenações da mulher e da juventude como parte também da programação dos 21 dias de ativismo contra a violência de gênero.

"Nós estamos apostando no trabalho da prevenção, queremos trabalhar a conscientização dos nossos jovens e adolescentes e assim evitar que eles sejam contagiados com HIV ou alguma IST", afirmou o secretário de direitos humanos, José Vale.

Para o estudante Guilherme Sousa momentos como esses são cruciais para evitar mais contágios.

"Esse bate papo nos permitiu aprender muita coisa, saber como se prevenir, como tomar as decisões certas para evitar o contágio", disse o estudante.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Município Hoje

PAÇO EM AÇÃO: Roseana Sarney e adjacências serão beneficiados neste sábado

A Prefeitura de Paço do Lumiar realiza amanhã(20), mais uma edição do "PAÇO EM AÇÃO". De [...]

#Infraestrutura Há 1 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar limpa bueiro e resolve problema na Avenida do Pau Deitado

Na tarde desta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através de funcionários [...]

#DireitosHumano Há 1 dia(s)

Autoridades luminenses visitam Apac para conhecer a realidade e o trabalho de ressocialização dos internos

Acompanhada do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Maru(SD), a esposa dele- Josy Braga [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Prefeita Paula Azevedo e técnicos da SEMED participam do 1º Seminário do Programa Educar pra Valer

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar marcou presença no I Seminá [...]

#Município Há 6 dia(s)

Prefeitura de Paço do Lumiar e Governo do Maranhão inauguram Maiobão Fast Food

Nesta sábado (13), por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Gov [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito