Ações sociais são fruto de acompanhamento institucional e cumprem demandas levantadas pelas CTs no município.
Coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos
- SEMDHU de Paço do Lumiar, já está programada para ocorrer no dia 05 de dezembro outra grande ação social destinada ao atendimento de pessoas acolhidas por "Casas Terapêuticas" existentes no município. A próxima atividade acontecerá nas dependências do CT Casa do Pai, na Vila São José.
O encontro seguirá os mesmos moldes do ocorrido na terça-feira (14). Naquela oportunidade, a SEMDHU, em colaboração com as secretarias Desenvolvimento Social (SEMDES), por meio do CADÚNICO ITINERANTE, e Saúde, que ofertou cuidados médicos, além do SINE Agência Paço do Lumiar, propiciaram um dia de cidadania, saúde, valoração e autoestima de acolhidos por três CTs: Kairós na Taperinha da Maioba, CT Dois Corações do Miritiua e Rosa de Saron na Eugênio Pereira.
A secretária Adjunta de Direitos Humanos, Aldeniza Costa, explica que as atividades visam garantir o direito à assistência e saúde para indivíduos em situação de drogadição e/ou inseridas nestes centros. Ela destaca ainda que as ações fazem parte da intensificação da parceria destas unidades terapêuticas e diálogos com a Defensoria Pública, norteados pela Comissão de Apoio e Acompanhamento às CTs.
"Esse plano de medidas vem sendo formulado e implantado desde 2021, por determinação da gestão da prefeita Paula Azevedo, visando melhor funcionamento deste tipo de entidade dentro do município", lembra ela.
Dentre os serviços ofertados, os participantes podem fazer testes rápidos para hiv, sífilis e hepatites virais, consultas médicas, avaliação nutricional, além de tratamento odontológico, vacinas, acesso ao Cadúnico, orientações do SINE e, ainda, instruções jurídicas por parte da Defensoria Pública.