NOTÍCIAS

21-OUT-2023

Presença de autoridades e grande público marcam realização do Festival de Gastronomia de Paço do Lumiar

#Turismo POR ASCOM 21 DE OUTUBRO DE 2023

o festival apresentou uma amostra do que é produzido na culinária luminense e dos demais municípios maranhenses FOTO: FERNANDO BOGÉA

A variedade de sabores e o colorido do artesanato luminenses deram o tom na programação do Festival de Gastronomia de Paço do Lumiar, realizado nessa sexta-feira (20), na Praça da Família, no coração do Maiobão. A Prefeita Paula Azevedo(PCdoB ) fez questão de visitar todos os stands da atração e participar da Aula-Show preparada pela equipe do Senac. O evento também contou com música ao vivo e distribuição de mudas para o plantio.

O Festival foi promovido pela Instância de Governança do Polo São Luís, presidida pelo Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), Biné Amado, com apoio institucional da Prefeitura de Paço do Lumiar e do Senac. A IGR do Polo São Luís engloba os municípios de Paço do Lumiar, São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Alcântara.

Para a prefeita Paula Azevedo, além de movimentar a economia do município, o Festival trouxe uma amostra do que é produzido na culinária luminense e dos demais municípios, incluindo, também, no artesanato do Estado. "Muito bom prestigiar esse momento, com variedades de comidas típicas, licores, produtos confeccionados pelos grupos organizados do nosso artesanato de Paço do Lumiar, e os de São Luís, Raposa, Alcântara e São José de Ribamar", destacou a prefeita.

O secretário da SEMICT, Biné Amado, ressaltou que o Festival de Gastronomia, anteriormente, foi realizado em São Luís e São José de Ribamar. Além disso, também terão etapas do evento, em Raposa, no mês de novembro e, no final do ano, em Alcântara.

"Em Paço do Lumiar, tivemos apoio total da Gestão da Prefeita Paula Azevedo, que fez questão de prestigiar do início ao fim a realização do festival. Tenho certeza que haverá vários ganhos para o artesanato, culinária e todos os segmentos que estiveram presentes nesse momento tão especial", declarou.

Participando da atividade, a empreendedora Maiara dos Santos, do Timbuba, levou sua "Barraca do Sarnambi" para oferecer as comidas típicas que prepara, tendo como base os mariscos. "Fomos convidados para participar e trouxemos o carro-chefe da nossa comunidade que é o Sarnambi, o arroz-de-Sarnambi e a torta de Sururu. Quero agradecer aos organizadores a oportunidade de está aqui, hoje auferindo uma renda extra", afirmou.

O Festival foi prestigiado por autoridades, como o presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Maru; os secretários municipais de São José de Ribamar, Emmanuelle Barralho, o de Cultura e Turismo de Alcântara, Jedson Coelho; a gerente do Restaurante Escola do Senac, Gabriela Vasconcellos; o secretário adjunto da SEMICT, Ataíde Baiano; a secretária de Ciência e Tecnologia de Paço do Lumiar, Elisabeth Diniz, e a secretária adjunta de Desenvolvimento Social Gracilda Silva, dentre outras.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Prefeita Há 1 dia(s)

Prefeita Paula Azevedo trata com a Secid pacote de obras estruturantes no município

A prefeita Paula Azevedo (PcdoB), na tarde desta terça-feira, 05, buscando melhorias em [...]

#Infraestrutura Há 1 dia(s)

Em reunião, Paço do Lumiar discute resolução sobre o manejo de resíduos sólidos

Representantes de prefeituras da região metropolitana estiveram, nesta segunda-feira (4) [...]

#Saúde Há 3 dia(s)

SEMUS promove encerramento da Semana Nacional de Busca Ativa Vacinal

A Prefeitura de Paço do Lumiar, que tem à frente a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), por me [...]

#Infraestrutura Há 4 dia(s)

Executivo investe na recuperação de ruas e avenidas

A cidade de Paço do Lumiar vive um novo capítulo de melhorias viárias com o pacote de re [...]

#Tributo Há 5 dia(s)

Secretária Gabriella Golonhesky representou o município no 4º Ciclo de Estudos sobre a Reforma Tributária

Na tarde da última quinta-feira (30), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secret [...]

#Educação Há 5 dia(s)

Programa Saúde na Escola recebe reconhecimento por atuação na atualização da caderneta vacinal de estudantes

Reconhecimento e valorização marcaram a participação da equipe do Programa Saúde na Esco [...]

#Infraestrutura Há 5 dia(s)

Escola Bandeira Tribuzzi é contemplada com palestra sobre educação ambiental e coleta seletiva

Levar a educação ambiental para as escolas é um dos compromissos da Prefeitura de Paço d [...]

#Desenvolvimento Há 5 dia(s)

SEMDES realiza divulgações sobre o "Família Acolhedora — SFA"

A Secretaria de Desenvolvimento Social — SEMDES de Paço do Lumiar - iniciou uma série de [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito