Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

PESCADORES ARTESANAIS DE MOJÓ RECEBEM KITS DE PESCA

Pescadores artesanais da região de Mojó, em Paço do Lumiar, tiveram mais incentivos para a realização de suas atividades. Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura, foram doados para esses profissionais kits de pesca, objetos esses que contribuirão diretamente para o aumento da produtividade.

O kit foi adquirido pelo Governo do Estado e a prefeitura fez a entrega dos materiais na tarde de sábado, dia 18, para pescadores no Porto do Mojó, zona rural do município de Paço do Lumiar. Foram disponibilizados cinco motores de rabeta e ainda novas redes de pesca para os pescadores desenvolverem melhor os seus ofícios. A entrega foi feita pelo prefeito Domingos Dutra (PCdoB), juntamente com parte da sua equipe de governo.

Eficiência

Antes, os pescadores usavam canoas com remos, o que demandava mais tempo e esforço físico. Com os novos motores de rabeta, o trabalho será mais produtivo, pois esses profissionais poderão alcançar uma distância maior para a captura dos peixes e ainda realizar a atividade de forma mais ágil.

Essa é mais uma ação de incentivo aos pescadores artesanais que tanto contribuem para o desenvolvimento de Paço do Lumiar. “O motor vai facilitar que os pescadores cheguem mais rápido ao local de pescaria, aumentando a produção e diminuindo o esforço físico. Quero agradecer ao governador Flávio Dino e à Secretaria de Agricultura do Estado que nos brindou com esses motores que estamos entregando. Vamos entregar ainda em outras duas comunidades”, disse o prefeito Domingos Dutra.

A mesma opinião foi compartilhada por Raimundo João, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). “É uma marca do ineditismo da administração do prefeito Dutra que tem procurado soluções simplificadas que mexem de fato com a vida dos agricultores e pescadores. Já estive conversando com as pessoas da comunidade e estou propondo que se reúnam para fazer uma associação representativa da classe dos pescadores artesanais para que mais projetos sejam direcionados e eles”, destacou o secretário.

Os pescadores que receberam os materiais agradeceram pelo incentivo. “Antes nós íamos pescar com o remo. Com o motor agora, vamos ter mais facilidade para pegar o peixinho para comer”, disse o pescador José Diniz dos Santos, de 73 anos de idade.

Texto: Leandro Santos/Ascom Paço do Lumiar

Foto: Adrielly Dayne